O dissídio de Secretário de Escola(tecnólogo) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252320 no cargo de Secretário de Escola(tecnólogo).

Estado com maior salário médio

Roraima

R$ 2.768,90

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

752 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Curitiba - PR

R$ 2.955,55

Cidade que mais contrata

Brasília - DF

276 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Tecnólogo em secretariado escolar Assessora a diretoria de escolas, nas atividades administrativas e educacionais de gestão escolar, nos setores acadêmico, pedagógico e financeiro, respondendo administrativamente e legalmente pela documentação escolar Planeja, coordena, organiza, executa e controla os processos.

Sistematiza, registra e documenta informações, procedimentos, acontecimentos e atos Atende clientes internos e externos, gerencia o sistema de comunicação e informações Elabora, analisa, controla e arquiva documentos, gere suprimentos e recursos materiais.

Participa da organização e realização de reuniões e eventos educativos Atua conforme a legislação educacional, federal, estadual e municipal Segue normas e procedimentos técnicos, de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.

O que faz um Secretário de Escola(tecnólogo)

O Tecnólogo em secretariado escolar assessora a diretoria de escola, nas atividades administrativas e educacionais de gestão escolar, nos setores acadêmico, pedagógico e financeiro, planejando, coordenando, organizando, executando e controlando os processos referentes a tais atividades Gerencia, sistematiza e controla informações e o sistema de informação, procedimentos e acontecimentos no âmbito de uma unidade escolar, de acordo com a legislação e regulamentações internas e externas.

Interpreta documentos, pesquisa e coleta informações, coleta e analisa indicadores e elabora base de dados, controla prazos e cronogramas.

Elabora, analisa, controla, atualiza e arquiva documentos da rotina escolar referente aos setores acadêmico, pedagógico e financeiro, tais como: coletânea de leis, protocolados e expedientes, ata de reuniões, livro-ponto, registros de matrículas, cadastros de alunos, diplomas, certificados, histórico escolares, declarações e atestados, calendário escolar, memorandos, desempenho de alunos, registro de avaliações e de conclusão de cursos, pagamento de salários, emissão de boletos, registros de compra de materiais, elaboração de planilhas e gráficos e outros Pode providenciar a tradução de documentação advinda de ou a ser encaminha a outros países.

Participa na elaboração do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar e acompanha as atualizações referentes às metodologias de ensino e aprendizagem, às tecnologias educacionais e às práticas didático-pedagógicas, definidas pela unidade escolar.

Arquiva documentos físicos e digitais, garantindo a segurança, o acesso e o sigilo profissional, definindo o método de arquivamento, identificando-os por assunto e natureza, classificando-os, ordenando-os, cadastrando-os e utilizando tabela de temporalidade.

Arquiva correspondência, administra e atualiza arquivos Supervisiona equipes de apoio aos trabalhos de secretaria, estabelecendo atribuições, programando atividades, definindo cronograma, monitorando horários de saída e de entrada.

Seleciona pessoal, avalia e capacita equipes e contrata serviços de terceiros.

Gere suprimentos, verificando necessidades de recursos materiais, cotando preços, requisitando e formulando pedidos de compra de insumos, de equipamentos e mobiliário Confere e avalia os itens adquiridos e acompanha contratos e documentos de garantia Participa da organização e realização de eventos educativos, pesquisando e providenciando local de realização e o empenho de verba, contratando expositores ou palestrantes, enviando convites, providenciando passagens, hospedagem e transporte local, bem como materiais, equipamentos e serviços de apoio.

Define procedimentos e ações para os intervalos do evento Elabora lista de presença e providencia a emissão e envio de certificados de participação Atua de acordo com a legislação vigente e com as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.

Controla desperdícios de materiais e mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações e cumprimento de prazos e pela preservação, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho.

Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.

Funções do Tecnólogo em secretariado escolar

O profissional Secretário de Escola(tecnólogo) deve controlar correspondência física e eletrônica, demonstrar competências pessoais, arquivar documentos físicos e eletrônicos, gerenciar informações, supervisionar equipes de trabalho, organizar eventos e viagens, elaborar documentos, atender pessoas (cliente externo e interno), assessorar executivo(s) / Área(s), gerir suprimentos.

Condições de trabalho da profissão

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Tecnólogo em secretariado escolar

Um Tecnólogo em secretariado escolar deve utilizar a tabela de temporalidade, preparar sala/local, atender pedidos e solicitações, orientar pessoas, elaborar lista de presença, enviar convite ou convocação, elaborar atas, estabelecer atribuições da equipe, demonstrar proatividade, demonstrar iniciativa, protocolar correspondência, avaliar a equipe, controlar prazos, dar suporte em reuniões, arquivar correspondência, manter atualizado o banco de dados, demonstrar capacidade de retórica, preparar apresentações, cadastrar documentos, demonstrar capacidade de comunicação, trabalhar em equipe, digitar documentos, encaminhar pessoas, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, demonstrar dinamismo, contornar situações adversas, despachar com o(s) executivo(s), conferir material, cobrar ações, consultar profissionais de outras áreas, marcar compromissos, formatar documentos, reproduzir documentos, administrar arquivos, definir horários, administrar estresse, estabelecer cronograma de atividades, filtrar ligações telefônicas, escolher cardápio, pesquisar informações e dados, requisitar material, direcionar informações, cancelar compromissos, controlar cronogramas, encaminhar documentos, triar correspondência, anotar informações, elaborar relatórios, colher assinatura, transmitir fax, ler documentos, programar as atividades da equipe, administrar pendências, selecionar pessoal, monitorar horários de entrada e saída, acompanhar processos, comprar material, equipamento e mobiliário, acompanhar contratos e garantias, recepcionar pessoas, receber correspondência, secretariar reuniões, elaborar documentação escolar, divulgar informações, adaptar-se a mudanças, identificar o assunto, monitorar o trabalho da equipe, pesquisar local, enviar correspondência, levantar necessidades de material, encaminhar certificados, registrar correspondência, classificar documentos, encaminhar ligações telefônicas, transmitir recados, capacitar equipe, cobrar respostas, cobrar relatórios, priorizar compromissos e ligações telefônicas, administrar agenda do(s) executivo(s), anotar recados, demonstrar discrição, demonstrar senso de organização, atualizar arquivos, elaborar ficha de avaliação, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), elaborar convites e convocações, contratar expositores e palestrantes, identificar a natureza do documento, ordenar documentos, demonstrar sensibilidade, trabalhar sob pressão, fornecer informações, transcrever textos, atender ligações telefônicas, administrar conflitos, elaborar planilhas e gráficos, elaborar base de dados, demonstrar espírito de liderança, adaptar espaço para armazenagem, redigir documentos, demonstrar paciência, assinar documentação escolar, dar suporte durante o evento, tomar ditados, reservar sala/local, datilografar documentos, confirmar presença, fazer ligações telefônicas, elaborar prestação de contas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Secretário de Escola(tecnólogo) ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Secretário de Escola(tecnólogo) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 5.40% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Secretário de Escola(tecnólogo) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Secretário de Escola(tecnólogo) ficou em 9.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2024

O salário de Secretário de Escola(tecnólogo) mostrado aqui é resultado do levantamento de 3120 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Secretário de Escola(tecnólogo) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Secretário de Escola(tecnólogo) CBO 252320 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Secretário de Escola(tecnólogo) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Secretário de Escola(tecnólogo) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 2.289,60 2.378,34 3.356,38 11,12 4.10%
Rio de Janeiro 41h 1.847,37 1.918,97 2.708,11 9,26 6.20%
Minas Gerais 41h 2.132,16 2.214,80 3.125,59 10,70 5.20%
Distrito Federal 43h 2.099,14 2.180,50 3.077,19 10,26 4.40%
Paraná 43h 2.268,14 2.356,05 3.324,93 11,04 4.10%
Pará 42h 1.959,63 2.035,58 2.872,68 9,60 4.10%
Goiás 41h 2.394,30 2.487,10 3.509,86 12,01 6.70%
Bahia 43h 1.904,07 1.977,86 2.791,22 9,31 7.80%
Ceará 42h 1.752,95 1.820,89 2.569,69 8,66 8.10%
Santa Catarina 41h 2.355,39 2.446,67 3.452,82 12,03 7.30%
Rio Grande do Sul 42h 1.948,06 2.023,56 2.855,72 9,68 8.10%
Mato Grosso 43h 2.181,58 2.266,13 3.198,03 10,63 6.70%
Espírito Santo 42h 2.208,16 2.293,74 3.236,99 11,01 4.40%
Mato Grosso do Sul 42h 2.147,50 2.230,73 3.148,07 10,51 7.00%
Pernambuco 43h 1.920,18 1.994,60 2.814,85 9,22 5.90%
Paraíba 44h 1.729,66 1.796,70 2.535,55 8,24 7.30%
Amazonas 43h 1.923,20 1.997,74 2.819,27 9,27 7.00%
Alagoas 43h 1.841,63 1.913,00 2.699,69 8,88 7.90%
Rio Grande do Norte 40h 1.874,22 1.946,86 2.747,47 9,81 4.50%
Amapá 41h 2.602,32 2.703,18 3.814,81 13,07 6.10%
Maranhão 39h 1.773,86 1.842,61 2.600,35 9,57 7.50%
Rondônia 44h 1.628,74 1.691,87 2.387,61 7,69 7.50%
Sergipe 43h 1.653,02 1.717,08 2.423,20 7,94 7.30%
Tocantins 41h 1.876,11 1.948,82 2.750,23 9,59 7.20%
Roraima 43h 2.665,59 2.768,90 3.907,55 12,94 6.50%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Secretário de Escola(tecnólogo).

Dissídio de Secretário de Escola(tecnólogo) por cidade

Quanto ganha um Secretário de Escola(tecnólogo) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Secretário de Escola(tecnólogo) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Brasília, DF 43 2.099,14 2.180,50 3.077,19 10,26 6.70%
São Paulo, SP 43 2.715,68 2.820,94 3.980,99 13,21 6.30%
Rio de Janeiro, RJ 42 1.863,17 1.935,38 2.731,27 9,28 4.70%
Belém, PA 43 1.962,08 2.038,12 2.876,26 9,55 7.10%
Belo Horizonte, MG 42 2.616,96 2.718,38 3.836,26 12,98 5.40%
Goiânia, GO 41 2.837,79 2.947,77 4.159,99 14,38 7.70%
Fortaleza, CE 42 1.745,96 1.813,63 2.559,45 8,74 6.40%
Curitiba, PR 43 2.845,28 2.955,55 4.170,97 13,75 4.40%
São José dos Campos, SP 44 2.344,42 2.435,28 3.436,74 11,18 5.60%
Salvador, BA 43 2.187,34 2.272,12 3.206,48 10,62 6.90%
Nova Iguaçu, RJ 43 1.818,83 1.889,33 2.666,27 8,82 7.50%
Cascavel, PR 44 1.847,28 1.918,88 2.707,97 8,75 6.90%
Niterói, RJ 42 2.078,93 2.159,50 3.047,55 10,39 4.10%
Manaus, AM 43 1.854,87 1.926,76 2.719,11 8,92 6.30%
Guarulhos, SP 44 2.094,88 2.176,07 3.070,94 9,92 8.00%
Campo Grande, MS 42 2.350,29 2.441,38 3.445,36 11,52 5.70%
Porto Alegre, RS 43 2.187,41 2.272,19 3.206,59 10,69 5.70%
Sinop, MT 42 1.988,97 2.066,06 2.915,68 9,79 7.60%
Campinas, SP 44 2.362,97 2.454,56 3.463,94 11,27 7.70%
Santos, SP 43 2.230,97 2.317,43 3.270,43 10,78 4.60%
Uberlândia, MG 43 1.698,58 1.764,41 2.490,00 8,18 7.30%
Joinville, SC 43 1.816,34 1.886,74 2.662,62 8,86 6.70%
Vitoria, ES 42 2.529,63 2.627,67 3.708,24 12,48 5.40%
Macapá, AP 41 2.733,93 2.839,89 4.007,74 13,74 8.30%
Suzano, SP 42 1.694,92 1.760,62 2.484,63 8,43 4.50%
Montes Claros, MG 42 1.919,21 1.993,59 2.813,41 9,52 8.20%
Vila Velha, ES 44 2.365,44 2.457,12 3.467,56 11,23 8.30%
Bauru, SP 42 1.857,25 1.929,24 2.722,59 9,09 8.10%
Sorocaba, SP 43 1.993,33 2.070,59 2.922,08 9,62 5.40%
São Gonçalo, RJ 40 1.674,67 1.739,57 2.454,94 8,72 8.10%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Secretário de Escola(tecnólogo). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Secretário de Escola(tecnólogo) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino fundamental 2.166,43 2.250,39 3.175,82 6.90%
Educação infantil - pré-escola 2.032,35 2.111,12 2.979,28 4.90%
Educação infantil - creche 1.913,47 1.987,63 2.805,01 5.90%
Ensino médio 2.285,82 2.374,41 3.350,84 7.20%
Educação profissional de nível técnico 1.898,28 1.971,85 2.782,73 6.20%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 2.600,15 2.700,92 3.811,62 6.40%
Educação superior - graduação e pós-graduação 2.444,79 2.539,55 3.583,89 5.60%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.436,34 2.530,77 3.571,49 4.70%
Educação superior - graduação 2.205,97 2.291,47 3.233,79 7.90%
Ensino de idiomas 1.583,98 1.645,38 2.322,00 5.40%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 1.664,45 1.728,96 2.439,95 7.00%
Limpeza em prédios e em domicílios 2.065,44 2.145,49 3.027,78 7.80%
Administração pública em geral 2.301,89 2.391,10 3.374,40 4.50%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 1.939,55 2.014,72 2.843,24 6.00%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.148,37 2.231,64 3.149,36 4.30%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.905,69 1.979,55 2.793,60 5.90%
Cursos preparatórios para concursos 1.866,69 1.939,04 2.736,43 6.80%
Educação superior - pós-graduação e extensão 2.406,16 2.499,42 3.527,25 7.30%
Treinamento em informática 1.962,86 2.038,93 2.877,40 6.30%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 2.529,30 2.627,33 3.707,77 6.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.