O dissídio de Reparador de Tratores 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914420 no cargo de Reparador de Tratores.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 2.895,90
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.248 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Vilhena - RO
R$ 1.524,80
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Barueri - SP
518 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Comércio Atacadista de Máquinas e Equipamentos para Uso Industrial
R$ 3.911,53
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Comércio Atacadista de Máquinas, Aparelhos e Equipamentos para Uso Agropecuário
825 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de tratores realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de tratores de rodas e esteiras, utilizados em atividades agrícolas, florestais e industriais Elabora plano de manutenção.
Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
O que faz um Reparador de Tratores
O Mecânico de manutenção de tratores elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de tratores de rodas e esteiras, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.
Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.
Realiza manutenção mecânica de motores, removendo e desmontando o motor Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.
Remove o sistema de transmissão, efetua ajuste de montagem, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.
Regula e faz a sangria do sistema de freios.
Drena filtros da linha de alimentação Regula o sistema de ignição e injeção.
Ajusta cubos de rodas e esteiras.
Regula altura e lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de tratores de rodas e esteiras, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.
Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Troca componentes de esteiras Repara componentes, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento.
Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, válvula injetora diesel, bomba injetora, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar.
Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades Testa desempenho de componentes e sistemas dos tratores de rodas e esteiras, realizando testes de motor no veículo, testando sistema de transmissão e válvulas injetoras e efetuando testes hidráulicos e pneumáticos Testa circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão.
Verifica o funcionamento do sistema de arrefecimento Examina o funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Verifica as condições da tubulação e do tanque de combustível.
Realiza teste de emissão de poluentes Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho.
Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.
.
Funções do Mecânico de manutenção de tratores
O profissional Reparador de Tratores deve reparar componentes e sistemas de veículos, demonstrar competências pessoais, elaborar plano de manutenção, realizar o trabalho com segurança, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, substituir peças dos diversos sistemas, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos.
Condições de trabalho da profissão
Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de tratores
Um Mecânico de manutenção de tratores deve desmontar sistema de transmissão, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, testar circuitos eletroeletrônicos, trabalhar com responsabilidade, alinhar sistema de direção, realizar teste de emissão de poluentes, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, identificar áreas de risco, reparar sistema de arrefecimento, realizar manutenção da bomba hidráulica, demonstrar destreza manual, avaliar satisfação do cliente, testar válvulas injetoras, orientar o cliente no uso correto do veículo, orçar serviços manuais e por computador, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, testar sistema de transmissão no veículo, efetuar limpeza geral, instalar sistemas de transmissão no veículo, trocar molas, trocar válvulas pneumáticas, trocar sensores térmicos, identificar tipos de transmissão e funcionamento, manter o local de trabalho organizado, identificar sons no ambiente, reparar válvula injetora (diesel), ajustar componentes pneumáticos, reparar bomba d'água, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, vestir equipamentos de proteção individual, limpar filtros de transmissão, regular altura da suspensão, ajustar cubos de rodas, preencher requisição de material, montar motor, trocar peças do sistema de escapamento, trocar componentes eletroeletrônicos, efetuar ajustes de montagem na transmissão, reparar válvulas pneumáticas, trocar buchas, trocar mangueiras, correias e polias, reparar unidade hidráulica, realizar o trabalho de modo eficiente, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, interpretar desenhos e normas técnicas, ajustar válvulas no motor, testar pressão de alimentação e vazão, drenar filtros da linha de alimentação, substituir agregados da suspensão, substituir braços do sistema, trocar válvula injetora, trocar rolamentos de rodas, substituir agregados (compressor, alternador, bomba d'água etc.), reparar bomba de combustível, trocar radiadores, reparar sistema de carga e partida, trocar sistema de embreagem, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, trocar fluidos hidráulicos, reparar sistema de escapamento, trocar terminais esféricos (pivôs), trocar amortecedores, coordenar braços e pernas, substituir bolsas de ar, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, trocar vedantes de óleo e água, realizar manutenção do compressor de ar, testar motor no veículo, regular freios, lubrificar articulações da suspensão, remover sistemas de transmissão, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, reparar bomba injetora, reparar chassis, manter-se atualizado profissionalmente, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, reparar bomba hidráulica da direção, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, reparar sistema de sobrealimentação, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, regular sistema de ignição e injeção, trocar peças com defeito de fabricação, manter relacionamento interpessoal, trocar componentes da unidade hidráulica, cumprir compromissos assumidos, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, instalar motor no veículo, confirmar plano de manutenção com o cliente, trabalhar com atenção seletiva, trabalhar em equipe, interpretar diagramas eletroeletrônicos, sangrar sistema de freios, demonstrar orientação espacial, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, desmontar o motor, conferir peças no recebimento, preencher ordem de serviço, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, estimar tempo de execução, reparar caixa de direção, reparar sistema elétrico, identificar o trabalho a ser realizado, trocar filtros e lubrificantes, remover o motor do veículo.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Reparador de Tratores ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Reparador de Tratores e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores que ficou em 8.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Reparador de Tratores em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Reparador de Tratores ficou em 5.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 27,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores 2025
O salário de Reparador de Tratores mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.603 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de veículos automotores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Reparador de Tratores com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Mecânico de Manutenção de Empilhadeiras e Outros Veículos de Cargas Leves
- Afinador de Motores a Diesel
- Alinhador de Rodas
- Mecânico de Manutenção de Ônibus
- Oficial Mecânico de Veículos
- Mecânico de Manutenção de Tratores
- Mecânico de Motor a Diesel
- Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores)
- Mecânico de Suspensão
- Retificador de Motores de Carros