O dissídio de Recepcionista Vendedor de Passagens Aéreas 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422105 no cargo de Recepcionista Vendedor de Passagens Aéreas.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 1.929,26

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

190.956 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Alta Floresta D Oeste - RO

R$ 1.548,96

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

75.209 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Exploração de Jogos Eletrônicos Recreativos

R$ 4.058,88

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividade Odontológica com Recursos para Realização de Procedimentos Cirúrgicos

33.360 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Recepcionista, em geral realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Recepcionista Vendedor de Passagens Aéreas

O Recepcionista, em geral planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do Recepcionista, em geral

O profissional Recepcionista Vendedor de Passagens Aéreas deve prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, comunicar-se, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, demonstrar competências pessoais, observar normas internas de segurança, agendar serviços, planejar o cotidiano, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, organizar informações a serem prestadas.

Condições de trabalho da profissão

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral

Um Recepcionista, em geral deve demonstrar eficiência, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, receber pagamentos, imprimir relatórios de controle, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, organizar malotes, demonstrar espírito de equipe, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, anunciar a chegada do cliente, demonstrar entusiasmo, distribuir malotes, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, demonstrar respeito mútuo, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, fornecer informações meteorológicas, demonstrar empatia, efetuar acertos em contas, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, atender o cliente com informações precisas, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, ouvir com atenção, verificar cadastro e reserva, circular informações internas, agir com bom senso, organizar materiais de trabalho, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, averiguar horário de saída dos grupos, demonstrar iniciativa, demonstrar paciência, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, conferir idoneidade dos clientes, pré-cadastrar o cliente, coordenar equipe, transmitir recados e fax, demonstrar pró atividade, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, acolher o cliente e passageiro, demonstrar interesse, interagir com os outros departamentos, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., participar de reuniões na troca de turnos, demonstrar senso de organização, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, demonstrar conhecimentos de informática, entregar o crachá de visitante na entrada, anotar telefonemas e recados, providenciar solicitações de reservas especiais, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, identificar o espaço físico da empresa, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, agendar reservas / consultas dos clientes, emitir notas fiscais e recibos, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar autonomia, acionar alarme de segurança em caso de assalto, propor associação de programas de fidelidade, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, conferir documentos com identificação, encaminhar o cliente para os diversos setores, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, oferecer auxílio para a bagagem, guardar volumes de prestadores de serviços.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Recepcionista Vendedor de Passagens Aéreas ficou em 5.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Recepcionista Vendedor de Passagens Aéreas e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Recepcionistas que ficou em 5.50% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Recepcionista Vendedor de Passagens Aéreas em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Recepcionista Vendedor de Passagens Aéreas ficou em 4.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Recepcionistas 2025

O salário de Recepcionista Vendedor de Passagens Aéreas mostrado aqui é resultado do levantamento de 638.620 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Recepcionistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Recepcionista Vendedor de Passagens Aéreas com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Recepcionista Vendedor de Passagens Aéreas CBO 422105 salário