O dissídio de Psicólogo do Trabalho 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 251540 no cargo de Psicólogo do Trabalho.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 5.342,94

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

347 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 3.161,28

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

155 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Apoio à Gestão de Saúde

R$ 6.586,64

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais

199 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Psicólogo do trabalho Exerce atividades da psicologia aplicada ao trabalho, como recrutamento, seleção, orientação, aconselhamento e treinamento profissional Realiza análise de funções, tarefas e operações típicas das ocupações, organiza e aplica testes e provas.

Realiza entrevistas, sondagem de aptidões profissionais e acompanhamento e avaliação de desempenho de pessoal, para assegurar às empresas pessoal dotado das habilidades requeridas e, ao indivíduo, satisfação no trabalho Atua na relação entre gestores e trabalhadores, a fim de identificar e propor soluções para conflitos organizacionais Pode criar programas de desenvolvimento de pessoas e organizar treinamentos, coordenando equipes e atividades.

Realiza pesquisas e ações relacionadas à saúde, às condições laborais e ao clima organizacional, seguindo princípios ético-profissionais, normas de saúde e segurança no trabalho e de meio ambiente

O que faz um Psicólogo do Trabalho

O Psicólogo do trabalho analisa os fenômenos psicológicos relativos à relação do ser humano com o trabalho, as organizações, a gestão de pessoas, a prevenção e promoção da saúde no trabalho e o desenvolvimento de organizações, líderes, equipes de trabalhadores no âmbito laboral Avalia pessoas e grupos, realizando entrevistas, aplicando testes e instrumentos de avaliação de comportamentos psicológicos, levantando dados, observando pessoas e situações.

Seleciona e emprega instrumentos e métodos de avaliação, mensurando, analisando e registrando resultados.

Elabora relatórios técnicos e faz a devolutiva aos participantes Orienta indivíduos, grupos e organizações, propondo intervenções psicológicas destinadas à otimização das relações de trabalho, ao aumento da produtividade e à realização pessoal dos indivíduos e grupos.

Intervém nos conflitos e estabelece estratégias organizacionais para estimular a criatividade, buscar melhor qualidade de vida no trabalho e para fortalecer vínculos interpessoais Acompanha a evolução e os resultados das intervenções realizadas.

Desenvolve técnicas de entrevista e escalas de avaliação, bem como testes para avaliar capacidades, habilidades, atitudes, conhecimentos e interesses como apoio à seleção de candidatos a novas vagas e a promoções.

Realiza processos de recrutamento, seleção e orientação de pessoas, análise ocupacional e profissiográfica, acompanhamento de avaliação de desempenho e de desenvolvimento pessoal da liderança e da força de trabalho da organização, levando em conta o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional Auxilia nos processos de desligamento, demissão, preparação para aposentadoria de trabalhadores e seus novos projetos de vida.

Avalia as condições de trabalho, planeja e implementa ações para aprimorar as relações laborais, a produtividade, a realização individual e grupal em organizações.

Participa em equipes multidisciplinares na elaboração de programas de melhoria da saúde laboral, programas relacionados à segurança no trabalho e à ergonomia, a fim de proporcionar melhores condições laborais Desenvolve pesquisas experimentais e teóricas visando investigar a interação interpessoal, grupal e social, hierarquia, poder, motivação, criatividade, entre outros objetos de estudo Elabora o projeto de pesquisa, definindo os objetivos, bibliografia e metodologia, estabelece parâmetros de pesquisa, define instrumentos, padroniza testes, coleta, organiza e analisa dados, elabora conclusões e documenta a pesquisa.

Pode participar de programas de pesquisa, treinamento e desenvolvimento relacionados ao desenvolvimento profissional, à saúde, às condições laborais e ao clima organizacional Pode prestar consultoria organizacional e facilitar os processos grupais de intervenção psicossocial em diferentes níveis hierárquicos organizacionais Pode participar da elaboração, implementação e acompanhamento das políticas de desenvolvimento da força de trabalho, planos de carreira e sistemas de avaliação de desempenho de trabalhadores e de equipes.

Pode formar indivíduos e grupos com foco na psicologia do trabalho e organizacional, ministrando aulas, cursos e palestras, estudando e analisando casos Coordena grupos de estudo, visando à formação de especialistas da área, capacitando profissionais e desenvolvendo cursos para grupos específicos.

Supervisiona estagiários da área da psicologia do trabalho e áreas afins Coordena equipes e atividades, planejando e programando as atividades, distribuindo tarefas, coordenando reuniões, avaliando a execução das ações Participa de atividades de divulgação, palestras, debates, entrevistas, congressos, seminários e simpósios.

Publica artigos, ensaios e notas técnicas Realiza tarefas administrativas, preenchendo formulários, organizando prontuários, alimentando sistemas informatizados, fazendo levantamentos estatísticos, elaborando relatórios e pareceres Segue princípios ético-profissionais, normas regulamentadoras e procedimentos organizacionais.

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Funções do Psicólogo do trabalho

O profissional Psicólogo do Trabalho deve demonstrar competências pessoais, realizar tarefas administrativas, coordenar equipes e atividades, acompanhar indivíduos, grupos e instituições, analisar - tratar indivíduos, grupos e instituições, orientar indivíduos, grupos e instituições, educar indivíduos, grupos e instituições, avaliar comportamentos psíquicos, desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas, participar de atividades para divulgação profissional.

Condições de trabalho da profissão

Psicólogos e psicanalistas os cargos dessa família CBO atuam, principalmente, em atividades ligadas a saúde, serviços sociais e pessoais e educação. Podem trabalhar como autônomos e/ou com carteira assinada, individualmente ou em equipes. É comum os psicólogos clínico, hospitalar, social e neuropsicólogos trabalharem com supervisão. Têm como local de trabalho ambientes fechados ou, no caso dos neuropsicólogos e psicólogos jurídicos, pode ser a céu aberto. Os psicólogos clínicos, sociais e os psicanalistas, eventualmente, trabalham em horários irregulares. Alguns deles trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos, confinados (psicólogos clínicos e sociais) e expostos a radiação (neuropsicólogo) e ruídos intensos. A ocupação psicanalista não é uma especialização, é uma formação, que segue princípios, processos e procedimentos definidos pelas instituições reconhecidas internacionalmente, podendo o psicanalista ter diferentes formações como: psicólogo, psiquiatra, médico, filósofo etc.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para os trabalhadores dessa família é exigido o nível superior completo e experiência profissional que varia segundo a formação. Para os psicólogos, de um modo geral, pede-se de um a quatro anos, como é o caso do psicólogo clínico. Para o psicanalista é necessário, no mínimo, cinco anos de experiência. Os cursos de qualificação também variam de cursos básicos de duzentas a quatrocentas horas- aula, como no caso do psicólogo hospitalar, mais de quatrocentas horas-aula para os psicólogos jurídicos, psicanalistas e neuropsicólogos, até cursos de especialização para os psicólogos clínicos e sociais. A formação desses profissionais é um conjunto de atividades desenvolvidas por eles, mas os procedimentos são diferentes quanto a aspectos formais relacionados às instituições que os formam.

Atividades exercidas por um Psicólogo do trabalho

Um Psicólogo do trabalho deve mediar conflitos, analisar resultados de instrumentos de avaliação, desenvolver cursos para grupos específicos, auxiliar na formulação de políticas públicas, fornecer subsídios a estratégias e políticas organizacionais, organizar prontuários, manter sigilo profissional, dar devolutiva, participar de palestras, debates e entrevistas, interpretar conflitos e questões, orientar mudança de comportamento, capacitar profissionais, demonstrar capacidade de observação, investigar o psiquismo humano, fazer levantamentos estatísticos, acompanhar a evolução da intervenção, distribuir tarefas à equipe, programar atividades, estabelecer parâmetros de pesquisa, coordenar reuniões, participar de entidades de classe, formar especialistas da área, aplicar instrumentos e métodos de avaliação, ministrar aulas, cursos e palestras, identificar recursos da comunidade, respeitar os limites de atuação, acompanhar resultados de projetos, planejar as atividades da equipe, acompanhar o desenvolvimento de profissionais em formação e especialização, aconselhar pessoas, grupos e famílias, orientar sobre plano de carreira, agendar atendimentos, desenvolver processos de recrutamento e seleção, prover suporte emocional, coordenar grupos de estudo, elaborar manuais, avaliar propostas e projetos, acompanhar impactos de intervenções, definir problema e objetivos, padronizar testes, participar de conselhos municipais, estaduais e federais, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, prestar consultoria/assessoria, supervisionar profissionais da área e áreas afins, providenciar aquisição de material técnico, realizar acompanhamento terapêutico, avaliar a execução das ações, demonstrar capacidade de raciocínio abstrato, participar de plantão técnico, propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos, informar sobre desenvolvimento do psiquismo humano, demonstrar capacidade de manter imparcialidade, analisar dados, participar de comissões técnicas, respeitar valores e crenças dos clientes, selecionar recursos humanos, supervisionar estagiários da área e áreas afins, propiciar criação de vínculo paciente-terapeuta, elaborar diagnósticos, construir instrumentos de pesquisa, organizar eventos, escolher o instrumento de avaliação, apresentar estudos de caso, triar casos, participar de reuniões científicas (congressos, seminários e simpósios), demonstrar habilidade de questionar, estudar casos, recrutar recursos humanos, entrevistar pessoas, elaborar processo de alta, realizar encaminhamento, preencher formulários e cadastro, elaborar instrumentos de avaliação administrativa, pesquisar bibliografia, acompanhar a evolução do caso, demonstrar interesse pela pessoa/ser humano, avaliar resultados, visitar instituições e equipamentos sociais, trabalhar a dinâmica da equipe, facilitar grupos, propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais (setting terapêutico), trabalhar em equipe, realizar orientação vocacional, definir metodologias de ação, promover desenvolvimento da percepção interna (insight), elaborar pareceres, laudos e perícias, publicar artigos, ensaios, livros científicos e notas técnicas, sistematizar informações, ouvir ativamente (saber ouvir), fornecer subsídios à elaboração de legislação, propor intervenções, convocar pessoas, observar pessoas e situações, elaborar projetos, investigar pessoas, situações e problemas, investigar o comportamento individual, grupal e institucional, elucidar conflitos e questões, mensurar resultados de instrumentos de avaliação, levantar dados pertinentes, organizar dados, promover desenvolvimento das relações interpessoais, coletar dados.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Psicólogo do Trabalho ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Psicólogo do Trabalho e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Psicólogos e psicanalistas que ficou em 6.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Psicólogo do Trabalho em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Psicólogo do Trabalho ficou em 9.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Psicólogos e psicanalistas 2025

O salário de Psicólogo do Trabalho mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.028 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Psicólogos e psicanalistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Psicólogo do Trabalho com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Psicólogo do Trabalho CBO 251540 salário