O dissídio de Psicólogo do Trabalho 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 251540 no cargo de Psicólogo do Trabalho.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 5.342,94

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

347 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 3.161,28

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

155 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Apoio à Gestão de Saúde

R$ 6.586,64

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais

199 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Psicólogo do trabalho Exerce atividades da psicologia aplicada ao trabalho, como recrutamento, seleção, orientação, aconselhamento e treinamento profissional Realiza análise de funções, tarefas e operações típicas das ocupações, organiza e aplica testes e provas.

Realiza entrevistas, sondagem de aptidões profissionais e acompanhamento e avaliação de desempenho de pessoal, para assegurar às empresas pessoal dotado das habilidades requeridas e, ao indivíduo, satisfação no trabalho Atua na relação entre gestores e trabalhadores, a fim de identificar e propor soluções para conflitos organizacionais Pode criar programas de desenvolvimento de pessoas e organizar treinamentos, coordenando equipes e atividades.

Realiza pesquisas e ações relacionadas à saúde, às condições laborais e ao clima organizacional, seguindo princípios ético-profissionais, normas de saúde e segurança no trabalho e de meio ambiente

O que faz um Psicólogo do Trabalho

O Psicólogo do trabalho analisa os fenômenos psicológicos relativos à relação do ser humano com o trabalho, as organizações, a gestão de pessoas, a prevenção e promoção da saúde no trabalho e o desenvolvimento de organizações, líderes, equipes de trabalhadores no âmbito laboral Avalia pessoas e grupos, realizando entrevistas, aplicando testes e instrumentos de avaliação de comportamentos psicológicos, levantando dados, observando pessoas e situações.

Seleciona e emprega instrumentos e métodos de avaliação, mensurando, analisando e registrando resultados.

Elabora relatórios técnicos e faz a devolutiva aos participantes Orienta indivíduos, grupos e organizações, propondo intervenções psicológicas destinadas à otimização das relações de trabalho, ao aumento da produtividade e à realização pessoal dos indivíduos e grupos.

Intervém nos conflitos e estabelece estratégias organizacionais para estimular a criatividade, buscar melhor qualidade de vida no trabalho e para fortalecer vínculos interpessoais Acompanha a evolução e os resultados das intervenções realizadas.

Desenvolve técnicas de entrevista e escalas de avaliação, bem como testes para avaliar capacidades, habilidades, atitudes, conhecimentos e interesses como apoio à seleção de candidatos a novas vagas e a promoções.

Realiza processos de recrutamento, seleção e orientação de pessoas, análise ocupacional e profissiográfica, acompanhamento de avaliação de desempenho e de desenvolvimento pessoal da liderança e da força de trabalho da organização, levando em conta o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional Auxilia nos processos de desligamento, demissão, preparação para aposentadoria de trabalhadores e seus novos projetos de vida.

Avalia as condições de trabalho, planeja e implementa ações para aprimorar as relações laborais, a produtividade, a realização individual e grupal em organizações.

Participa em equipes multidisciplinares na elaboração de programas de melhoria da saúde laboral, programas relacionados à segurança no trabalho e à ergonomia, a fim de proporcionar melhores condições laborais Desenvolve pesquisas experimentais e teóricas visando investigar a interação interpessoal, grupal e social, hierarquia, poder, motivação, criatividade, entre outros objetos de estudo Elabora o projeto de pesquisa, definindo os objetivos, bibliografia e metodologia, estabelece parâmetros de pesquisa, define instrumentos, padroniza testes, coleta, organiza e analisa dados, elabora conclusões e documenta a pesquisa.

Pode participar de programas de pesquisa, treinamento e desenvolvimento relacionados ao desenvolvimento profissional, à saúde, às condições laborais e ao clima organizacional Pode prestar consultoria organizacional e facilitar os processos grupais de intervenção psicossocial em diferentes níveis hierárquicos organizacionais Pode participar da elaboração, implementação e acompanhamento das políticas de desenvolvimento da força de trabalho, planos de carreira e sistemas de avaliação de desempenho de trabalhadores e de equipes.

Pode formar indivíduos e grupos com foco na psicologia do trabalho e organizacional, ministrando aulas, cursos e palestras, estudando e analisando casos Coordena grupos de estudo, visando à formação de especialistas da área, capacitando profissionais e desenvolvendo cursos para grupos específicos.

Supervisiona estagiários da área da psicologia do trabalho e áreas afins Coordena equipes e atividades, planejando e programando as atividades, distribuindo tarefas, coordenando reuniões, avaliando a execução das ações Participa de atividades de divulgação, palestras, debates, entrevistas, congressos, seminários e simpósios.

Publica artigos, ensaios e notas técnicas Realiza tarefas administrativas, preenchendo formulários, organizando prontuários, alimentando sistemas informatizados, fazendo levantamentos estatísticos, elaborando relatórios e pareceres Segue princípios ético-profissionais, normas regulamentadoras e procedimentos organizacionais.

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Funções do Psicólogo do trabalho

O profissional Psicólogo do Trabalho deve desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas, participar de atividades para divulgação profissional, orientar indivíduos, grupos e instituições, educar indivíduos, grupos e instituições, demonstrar competências pessoais, coordenar equipes e atividades, analisar - tratar indivíduos, grupos e instituições, realizar tarefas administrativas, acompanhar indivíduos, grupos e instituições, avaliar comportamentos psíquicos.

Condições de trabalho da profissão

Psicólogos e psicanalistas os cargos dessa família CBO atuam, principalmente, em atividades ligadas a saúde, serviços sociais e pessoais e educação. Podem trabalhar como autônomos e/ou com carteira assinada, individualmente ou em equipes. É comum os psicólogos clínico, hospitalar, social e neuropsicólogos trabalharem com supervisão. Têm como local de trabalho ambientes fechados ou, no caso dos neuropsicólogos e psicólogos jurídicos, pode ser a céu aberto. Os psicólogos clínicos, sociais e os psicanalistas, eventualmente, trabalham em horários irregulares. Alguns deles trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos, confinados (psicólogos clínicos e sociais) e expostos a radiação (neuropsicólogo) e ruídos intensos. A ocupação psicanalista não é uma especialização, é uma formação, que segue princípios, processos e procedimentos definidos pelas instituições reconhecidas internacionalmente, podendo o psicanalista ter diferentes formações como: psicólogo, psiquiatra, médico, filósofo etc.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para os trabalhadores dessa família é exigido o nível superior completo e experiência profissional que varia segundo a formação. Para os psicólogos, de um modo geral, pede-se de um a quatro anos, como é o caso do psicólogo clínico. Para o psicanalista é necessário, no mínimo, cinco anos de experiência. Os cursos de qualificação também variam de cursos básicos de duzentas a quatrocentas horas- aula, como no caso do psicólogo hospitalar, mais de quatrocentas horas-aula para os psicólogos jurídicos, psicanalistas e neuropsicólogos, até cursos de especialização para os psicólogos clínicos e sociais. A formação desses profissionais é um conjunto de atividades desenvolvidas por eles, mas os procedimentos são diferentes quanto a aspectos formais relacionados às instituições que os formam.

Atividades exercidas por um Psicólogo do trabalho

Um Psicólogo do trabalho deve propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais (setting terapêutico), estabelecer parâmetros de pesquisa, investigar o psiquismo humano, respeitar valores e crenças dos clientes, recrutar recursos humanos, trabalhar a dinâmica da equipe, entrevistar pessoas, elucidar conflitos e questões, promover desenvolvimento da percepção interna (insight), demonstrar interesse pela pessoa/ser humano, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, estudar casos, elaborar processo de alta, acompanhar a evolução do caso, acompanhar o desenvolvimento de profissionais em formação e especialização, participar de conselhos municipais, estaduais e federais, respeitar os limites de atuação, identificar recursos da comunidade, padronizar testes, participar de comissões técnicas, fazer levantamentos estatísticos, manter sigilo profissional, providenciar aquisição de material técnico, realizar encaminhamento, desenvolver processos de recrutamento e seleção, participar de reuniões científicas (congressos, seminários e simpósios), participar de entidades de classe, propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos, orientar mudança de comportamento, levantar dados pertinentes, propiciar criação de vínculo paciente-terapeuta, avaliar a execução das ações, investigar o comportamento individual, grupal e institucional, auxiliar na formulação de políticas públicas, escolher o instrumento de avaliação, elaborar projetos, demonstrar capacidade de manter imparcialidade, planejar as atividades da equipe, interpretar conflitos e questões, aconselhar pessoas, grupos e famílias, avaliar resultados, definir metodologias de ação, convocar pessoas, elaborar instrumentos de avaliação administrativa, pesquisar bibliografia, mediar conflitos, coordenar reuniões, trabalhar em equipe, coletar dados, coordenar grupos de estudo, preencher formulários e cadastro, orientar sobre plano de carreira, sistematizar informações, dar devolutiva, agendar atendimentos, supervisionar profissionais da área e áreas afins, analisar dados, fornecer subsídios a estratégias e políticas organizacionais, formar especialistas da área, fornecer subsídios à elaboração de legislação, aplicar instrumentos e métodos de avaliação, acompanhar a evolução da intervenção, programar atividades, acompanhar resultados de projetos, demonstrar habilidade de questionar, informar sobre desenvolvimento do psiquismo humano, acompanhar impactos de intervenções, distribuir tarefas à equipe, realizar acompanhamento terapêutico, apresentar estudos de caso, desenvolver cursos para grupos específicos, observar pessoas e situações, propor intervenções, prestar consultoria/assessoria, selecionar recursos humanos, organizar eventos, participar de palestras, debates e entrevistas, construir instrumentos de pesquisa, demonstrar capacidade de observação, demonstrar capacidade de raciocínio abstrato, ministrar aulas, cursos e palestras, organizar prontuários, organizar dados, realizar orientação vocacional, definir problema e objetivos, visitar instituições e equipamentos sociais, publicar artigos, ensaios, livros científicos e notas técnicas, supervisionar estagiários da área e áreas afins, avaliar propostas e projetos, promover desenvolvimento das relações interpessoais, investigar pessoas, situações e problemas, analisar resultados de instrumentos de avaliação, facilitar grupos, triar casos, mensurar resultados de instrumentos de avaliação, elaborar pareceres, laudos e perícias, participar de plantão técnico, elaborar diagnósticos, elaborar manuais, ouvir ativamente (saber ouvir), capacitar profissionais, prover suporte emocional.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Psicólogo do Trabalho ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Psicólogo do Trabalho e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Psicólogos e psicanalistas que ficou em 5.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Psicólogo do Trabalho em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Psicólogo do Trabalho ficou em 3.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Psicólogos e psicanalistas 2025

O salário de Psicólogo do Trabalho mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.028 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Psicólogos e psicanalistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Psicólogo do Trabalho com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Psicólogo do Trabalho CBO 251540 salário