O dissídio de Proprietário de Hotel – Empregador 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141505 no cargo de Proprietário de Hotel – Empregador.

Estado com maior salário médio

Alagoas

R$ 6.124,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

917 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Barueri - SP

R$ 11.325,65

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

251 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de hotel Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de hotéis, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia e promove produtos e serviços em empresas de hospedagem, supervisionando os serviços de reservas, de recepção, de governança, de apoio e outros.

Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões e outros meios de hospedagem Programa e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e instalações.

Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

O que faz um Proprietário de Hotel - Empregador

O Gerente de hotel planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas de hotelaria, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Gerencia serviços em hotéis e outros meios de hospedagem, definindo políticas de atendimento a clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de governança, de apoio (manutenção, segurança e informática).

Supervisiona atividades de recreação e lazer, caso sejam oferecidas Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações.

Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, identificando segmentos de turismo, definindo produtos, serviços e preços, montando pacotes hoteleiros para atendimentos turísticos, de lazer, gastronômicos e de negócios, incluindo locação de salões de eventos.

Define políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas.

Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia Coordena as áreas operacionais de hotéis, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução.

Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução de obras.

Define a programação de atividades de lazer, recreação e eventos Administra a área de alimentos e bebidas, orientando o cardápio e a carta de bebidas, degustado alimentos e bebidas Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de alimentos e bebidas, controlando seus prazos de validade.

Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de funcionários Define benefícios e planos de incentivo aos funcionários.

Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.

Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando fornecedores, elaborando cadastro, atendendo fornecedores, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento.

Autoriza compras Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades e de aplicações financeiras.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Presta assessoria à diretoria da empresa, participando da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira da empresa, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência Propõe reformas das instalações.

Fomenta parcerias com órgãos públicos e privados e participa da promoção de ações sociais Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações visando ao incremento da produtividade.

Funções do Gerente de hotel

O profissional Proprietário de Hotel - Empregador deve gerenciar compras, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, prestar assessoria, administrar recursos financeiros, executar rotinas administrativas, administrar Área de alimentos e bebidas, demonstrar competências pessoais, promover vendas de produtos e serviços, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes, administrar pessoal.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Gerente de hotel

Um Gerente de hotel deve participar da elaboração de normas e procedimentos, criar planos de incentivo, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, elaborar cardápio, definir produtos, serviços e preços, acompanhar fluxo de caixa, definir equipes de trabalho, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, relacionar-se com a mídia, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, demonstrar capacidade de negociação, atender fornecedores, degustar alimentos e bebidas, viabilizar treinamento, participar na elaboração de planos de emergência, participar na definição da política financeira da empresa, pesquisar novas receitas, definir prioridades de execução dos serviços, medir satisfação do cliente, tratar sugestões e reclamações de clientes, supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática), definir parcerias com outras empresas, participar na elaboração do plano estratégico, demonstrar senso de organização, definir padrões de serviços em hotéis, monitorar treinamento de funcionários, demonstrar dinamismo, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, atender auditorias, supervisionar serviços de recepção, definir critérios de avaliação dos serviços, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, motivar equipes, avaliar necessidade treinamento, promover reuniões da equipe, assumir responsabilidade, liderar equipes, controlar inventários, administrar andamento de questões trabalhistas, supervisionar serviços de reservas, analisar previsões de mercado, montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos), acompanhar aplicações financeiras, definir políticas de atendimento a clientes, definir fornecedores, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, avaliar relatórios de desempenho, propor reformas de instalações, controlar estoque do almoxarifado, elaborar carta de bebidas, demonstrar fluência verbal, autorizar compras, coordenar logística para recebimento de produtos, elaborar relatórios gerenciais, definir critérios de seleção de pessoal, administrar conflitos, montar cadastro de fornecedores, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, tomar decisões, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, supervisionar preparação de receitas, atender fiscalizações, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, supervisionar atividades de recreação e lazer, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, coordenar execução de obras, controlar desperdícios, definir benefícios aos funcionários, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, alocar recursos, supervisionar serviços de governança, participar da promoção de ações sociais, avaliar relatórios de atividades financeiras, elaborar orçamento, propor investimentos, controlar documentação, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, supervisionar serviços de eventos, identificar segmentos de turismo, avaliar produtos e serviços adquiridos, participar na avaliação da política de marketing, controlar qualidade dos serviços, negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Proprietário de Hotel – Empregador ficou em 7.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Proprietário de Hotel – Empregador e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que ficou em 7.70% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Proprietário de Hotel – Empregador em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Proprietário de Hotel – Empregador ficou em 7.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação 2024

O salário de Proprietário de Hotel – Empregador mostrado aqui é resultado do levantamento de 3547 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Proprietário de Hotel – Empregador com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Proprietário de Hotel - Empregador CBO 141505 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Proprietário de Hotel – Empregador em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Proprietário de Hotel - Empregador por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 4.804,75 4.990,97 7.043,41 22,93 5.80%
Rio de Janeiro 42h 3.405,61 3.537,60 4.992,37 16,83 4.20%
Minas Gerais 43h 3.094,44 3.214,37 4.536,21 15,01 6.70%
Santa Catarina 43h 3.817,82 3.965,79 5.596,64 18,35 7.80%
Bahia 43h 4.226,69 4.390,50 6.196,01 20,45 6.70%
Rio Grande do Sul 43h 3.802,44 3.949,81 5.574,09 18,19 7.90%
Paraná 44h 4.201,19 4.364,01 6.158,63 20,00 5.60%
Ceará 44h 3.734,56 3.879,30 5.474,58 17,81 6.50%
Pernambuco 44h 4.046,67 4.203,50 5.932,11 19,32 8.20%
Goiás 43h 3.770,63 3.916,77 5.527,46 18,31 6.20%
Alagoas 44h 5.895,51 6.124,00 8.642,37 28,02 4.70%
Mato Grosso 42h 3.044,90 3.162,91 4.463,60 15,01 4.30%
Espírito Santo 44h 2.772,16 2.879,60 4.063,78 13,23 7.30%
Mato Grosso do Sul 44h 3.095,80 3.215,78 4.538,21 14,71 5.10%
Pará 42h 2.761,69 2.868,73 4.048,44 13,54 6.60%
Rio Grande do Norte 44h 4.435,27 4.607,17 6.501,77 20,94 6.70%
Maranhão 43h 2.665,25 2.768,55 3.907,06 13,02 7.30%
Paraíba 43h 3.485,16 3.620,23 5.108,98 16,88 4.30%
Distrito Federal 43h 3.284,93 3.412,25 4.815,46 15,84 7.00%
Tocantins 42h 2.510,32 2.607,61 3.679,94 12,47 8.10%
Amazonas 44h 4.521,10 4.696,32 6.627,59 21,59 4.50%
Rondônia 44h 2.223,58 2.309,76 3.259,60 10,54 4.80%
Piauí 44h 1.981,64 2.058,44 2.904,93 9,38 4.70%
Amapá 39h 2.106,36 2.188,00 3.087,77 11,10 5.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Proprietário de Hotel - Empregador.

Dissídio de Proprietário de Hotel - Empregador por cidade

Quanto ganha um Proprietário de Hotel - Empregador nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Proprietário de Hotel - Empregador na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 7.086,53 7.361,18 10.388,32 33,90 6.90%
Rio de Janeiro, RJ 41 3.887,57 4.038,24 5.698,88 19,61 4.50%
Belo Horizonte, MG 43 4.257,49 4.422,49 6.241,16 20,56 7.80%
Porto Seguro, BA 43 3.915,46 4.067,21 5.739,78 18,88 6.70%
Armação de Búzios, RJ 44 3.279,09 3.406,18 4.806,91 15,62 5.20%
Curitiba, PR 44 4.806,46 4.992,75 7.045,91 22,69 5.50%
Maceió, AL 44 6.117,28 6.354,36 8.967,47 29,14 7.00%
Gramado, RS 44 4.223,83 4.387,53 6.191,82 20,13 6.60%
Campos do Jordao, SP 44 3.477,50 3.612,28 5.097,76 16,52 5.30%
Natal, RN 44 4.581,85 4.759,43 6.716,65 21,63 6.90%
Fortaleza, CE 43 3.403,41 3.535,32 4.989,15 16,44 6.60%
Brasília, DF 43 3.284,93 3.412,25 4.815,46 15,84 6.90%
Angra dos Reis, RJ 42 3.307,49 3.435,68 4.848,53 16,40 7.50%
Recife, PE 44 5.255,95 5.459,66 7.704,83 25,08 4.30%
Foz do Iguaçu, PR 44 4.157,70 4.318,84 6.094,88 19,75 6.00%
Barueri, SP 44 10.903,08 11.325,65 15.983,09 51,64 7.70%
Salvador, BA 44 7.173,96 7.452,00 10.516,49 34,19 5.50%
Porto Alegre, RS 43 4.420,88 4.592,22 6.480,68 21,22 5.60%
Goiânia, GO 43 4.096,67 4.255,44 6.005,41 19,91 6.20%
Ubatuba, SP 44 3.059,27 3.177,84 4.484,66 14,44 6.70%
Ipojuca, PE 44 4.377,49 4.547,15 6.417,07 20,67 7.60%
Florianópolis, SC 44 4.901,15 5.091,11 7.184,72 23,30 7.90%
Ribeirão Preto, SP 44 6.018,34 6.251,59 8.822,43 28,42 6.10%
Jijoca de Jericoacoara, CE 43 1.815,09 1.885,44 2.660,79 8,72 5.40%
Contagem, MG 43 2.136,57 2.219,38 3.132,05 10,32 7.70%
Manaus, AM 44 4.807,11 4.993,42 7.046,86 22,83 4.60%
Pirenópolis, GO 44 2.283,26 2.371,75 3.347,08 10,84 7.50%
Camanducaia, MG 44 3.132,21 3.253,60 4.591,58 14,79 5.70%
Uberlândia, MG 44 4.019,53 4.175,32 5.892,33 18,98 5.00%
Ilhabela, SP 44 2.593,17 2.693,68 3.801,40 12,24 4.60%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Proprietário de Hotel - Empregador. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Proprietário de Hotel - Empregador no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Hotéis 4.165,36 4.326,80 6.106,11 6.60%
Motéis 2.404,80 2.498,00 3.525,25 6.50%
Condomínios prediais 7.523,79 7.815,39 11.029,31 5.60%
Outros alojamentos 2.875,84 2.987,30 4.215,77 8.20%
Restaurantes e similares 2.850,09 2.960,55 4.178,02 6.40%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 1.587,46 1.648,98 2.327,09 5.60%
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares 2.386,55 2.479,04 3.498,50 6.50%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 5.517,26 5.731,09 8.087,89 7.70%
Apart-hotéis 5.050,45 5.246,19 7.403,58 5.70%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 3.290,59 3.418,12 4.823,75 4.40%
Atividades de exibição cinematográfica 2.148,39 2.231,66 3.149,38 6.90%
Limpeza em prédios e em domicílios 1.760,25 1.828,47 2.580,40 6.50%
Albergues, exceto assistenciais 2.403,89 2.497,06 3.523,93 5.00%
Pensões (alojamento) 3.207,38 3.331,69 4.701,78 5.60%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 5.160,22 5.360,21 7.564,50 5.00%
Agências de viagens 2.476,86 2.572,86 3.630,89 7.10%
Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente 5.919,20 6.148,62 8.677,11 7.50%
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente 5.430,23 5.640,69 7.960,31 6.50%
Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê 2.874,43 2.985,83 4.213,70 4.60%
Locação de mão-de-obra temporária 2.986,66 3.102,41 4.378,22 7.60%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.