O dissídio de Professor Universitário na Área de Didática 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234505 no cargo de Professor Universitário na Área de Didática.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 8.297,88
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.963 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Cacoal - RO
R$ 3.423,03
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
676 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Educação Superior - Pós-Graduação e Extensão
R$ 9.366,34
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
6.249 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de didática Ensina métodos e técnicas de sequências didáticas, articulando o processo de ensino e aprendizagem na formação de profissionais da educação, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Pode ministrar aulas de didática para licenciatura de professores de nível superior de várias áreas.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional.
Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar Participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Professor Universitário na Área de Didática
O Professor de ensino superior na área de didática planeja e elabora aulas, atividades, programas e cronogramas Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos para o trabalho.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações e atividades de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.
Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.
Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.
Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Atualiza-se na área de atuação, analisando a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.
Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.
Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho .
Funções do Professor de ensino superior na área de didática
O profissional Professor Universitário na Área de Didática deve orientar alunos, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, participar de atividades administrativas, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, comunicar-se, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, avaliar o trabalho acadêmico científico, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, produzir material de trabalho, atualizar-se na Área, demonstrar competências pessoais, supervisionar formação pedagógica em estágios.
Condições de trabalho da profissão
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de didática
Um Professor de ensino superior na área de didática deve coordenar eventos, desenvolver atividades interativas, coordenar projetos pedagógicos, redigir relatórios de pesquisa, atribuir notas e conceitos, gerenciar convênios, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, preencher relatórios de atividades, elaborar programas e cronogramas, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), coordenar reuniões, coordenar áreas, disciplinas e turmas, proferir palestras, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, planejar aulas, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, avaliar projetos de extensão, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, estudar diferentes formas de comunicação, atender alunos, individualmente e em grupo, analisar pesquisas educacionais, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, realizar revisão da literatura na área, discutir resultados de avaliação, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, participar de colegiados, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, produzir hipertextos, dialogar com as entidades representativas, coordenar pesquisas, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, avaliar trabalhos científicos, dialogar com os alunos, participar de atividades culturais, coordenar grupos de pesquisa, orientar alunos de iniciação científica, estudar a legislação educacional, avaliar cursos, avaliar currículos de alunos, divulgar resultados de pesquisas, programar cursos para atendimento a demandas externas, participar de associações científicas, avaliar planos de ação pedagógica, realizar eventos, coordenar projetos de extensão, produzir artigos para divulgação, avaliar o desenvolvimento das aulas, analisar os problemas da realidade brasileira, coletar dados e materiais para pesquisa, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, planejar os ambientes de aprendizagem, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, avaliar material didático, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, participar de reuniões, demonstrar postura crítica, analisar dados e materiais de pesquisa, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, produzir cartazes, coordenar convênios, organizar coletâneas, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, prestar assessoria a órgãos públicos, constituir grupos de pesquisa, estudar propostas e políticas educacionais, atuar em debates, exercer cargos de representação, compromissar-se social e politicamente, dialogar com os professores da instituição, estudar a constituição de profissões no campo educacional, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, atuar no processo de seleção de alunos e professores, produzir textos para uso pedagógico, elaborar projetos de extensão, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, planejar projetos de intervenção pedagógica, participar de associações de classe, produzir vídeos, demonstrar postura ética, atuar em projetos de extensão, coordenar equipes de trabalho, atuar em comissões editoriais, avaliar políticas educacionais, avaliar a própria prática de pesquisa, avaliar currículos e propostas pedagógicas, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, gerenciar projetos, estabelecer relações com os órgãos de fomento, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, dominar a língua portuguesa, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, redigir publicações científicas, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, estudar outros idiomas, prever fontes de financiamento, produzir instrumentos de avaliação, avaliar projetos de pesquisa, sistematizar conteúdos, organizar publicações, participar de congressos e eventos científicos, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, estudar a produção científica da área, avaliar o desempenho dos alunos, orientar monitores, desenvolver propostas de avaliação, exercer cargos de direção, treinar auxiliares de pesquisa, elaborar pareceres, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, produzir transparências, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, atuar em banca examinadora docente e discente, planejar a produção de materiais didáticos, trabalhar em equipe, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, planejar projetos de extensão, trabalhar com diferentes formas de interação humana, planejar eventos e seminários, produzir planos de cursos e de aulas, auto avaliar-se, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, colaborar em comissões de avaliação, sistematizar dados e materiais de pesquisa, sugerir composição de bancas examinadoras, coordenar cursos, participar de comissões, planejar pesquisas, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não).
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor Universitário na Área de Didática ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Universitário na Área de Didática e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 4.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Universitário na Área de Didática em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor Universitário na Área de Didática ficou em 5.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025
O salário de Professor Universitário na Área de Didática mostrado aqui é resultado do levantamento de 11.634 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Universitário na Área de Didática com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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