O dissídio de Professor I – Ensino Fundamental 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331205 no cargo de Professor I – Ensino Fundamental.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 3.758,70
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
11.092 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Valinhos - SP
R$ 12.400,68
Cidade que mais contrata
Itajaí - SC
2.371 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor I - Ensino Fundamental
O Professor de nível médio no ensino fundamental participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do Professor de nível médio no ensino fundamental
O profissional Professor I - Ensino Fundamental deve avaliar os alunos, planejar o ano letivo, conscientizar a comunidade escolar, comunicar-se, ministrar aula, diagnosticar a realidade dos alunos, demonstrar competências pessoais, preparar aula.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental
Um Professor de nível médio no ensino fundamental deve selecionar atividades lúdicas, mediar conflitos, confeccionar material, comprar material, requisitar material, trocar ideias com professor do ano anterior, cobrar tarefas, aplicar instrumentos de avaliação, elaborar plano de aula, mediar atividades de autocorreção, elogiar o progresso do aluno, corrigir instrumentos de avaliação, reciclar material, participar da definição da proposta pedagógica, atender pais de alunos, pesquisar informações, trabalhar em grupo, preencher tarjetas (conceitos, notas), visitar locais para estudos, avaliar participação, revisar conteúdos, consultar relatório da turma do ano anterior, demonstrar versatilidade, definir cronograma, definir objetivos, avaliar comportamento, preencher relatório de avaliação, fixar metas, trabalhar em equipe, passar lição de casa, selecionar livros didáticos, mediar ensino-aprendizagem, servir como referencial de conduta, vistar agenda dos alunos, demonstrar sociabilidade, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, autocontrolar-se, selecionar livros paradidáticos, proferir palestras, dramatizar situações, aplicar questionários, contornar situações adversas, fornecer subsídios à diretoria, definir estratégias, observar os alunos, convocar pais de alunos, definir material didático, demonstrar discernimento, elaborar projetos, pesquisar material (editoras, internet), solicitar apoio da orientação ou coordenação, preencher cadastros, avaliar planejamento, participar de reuniões, esclarecer dúvidas, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, selecionar material, demonstrar paciência, ensinar técnicas artísticas, enviar comunicados, demonstrar coerência, preencher boletins escolares, aplicar técnicas de expressão corporal, contar estórias, realizar atividades lúdicas, fornecer informações sobre profissionais de apoio, discutir a proposta da escola, responder comunicados, identificar a realidade familiar, sistematizar material e informações, participar de conselhos, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, discutir conceitos de conduta, selecionar conteúdos, preencher lista de chamada, demonstrar imparcialidade, encaminhar alunos para profissionais de apoio (psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos), elaborar instrumentos de avaliação, demonstrar dinamismo, participar de reuniões com coordenação e diretoria, distribuir material, participar da elaboração de normas de conduta, preencher diário de classe, entrevistar pais e alunos, demonstrar criatividade, expor oralmente, realizar leituras de apoio, interpretar resultados de pré-testes de cognição, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, definir métodos de avaliação, debater ideias e temas, manter disciplina, interagir com o grupo, definir atividades e eventos extraclasse, organizar-se, adotar medidas disciplinares, demonstrar autoconfiança, conferir material, integrar as famílias à comunidade escolar.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor I – Ensino Fundamental ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor I – Ensino Fundamental e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio no ensino fundamental que ficou em 5.40% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor I – Ensino Fundamental em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor I – Ensino Fundamental ficou em 3.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio no ensino fundamental 2024
O salário de Professor I – Ensino Fundamental mostrado aqui é resultado do levantamento de 34328 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio no ensino fundamental que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor I – Ensino Fundamental com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Professor I – Ensino Fundamental em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 31h | 3.506,19 | 3.642,08 | 5.139,82 | 23,23 | 4.70% |
Santa Catarina | 31h | 3.618,46 | 3.758,70 | 5.304,39 | 24,42 | 8.10% |
Rio de Janeiro | 28h | 2.356,62 | 2.447,95 | 3.454,62 | 17,24 | 5.70% |
Paraná | 27h | 2.437,66 | 2.532,13 | 3.573,42 | 18,61 | 5.20% |
Minas Gerais | 25h | 2.606,87 | 2.707,90 | 3.821,48 | 21,75 | 7.20% |
Bahia | 32h | 3.197,51 | 3.321,43 | 4.687,31 | 20,58 | 6.80% |
Goiás | 29h | 2.468,41 | 2.564,08 | 3.618,51 | 17,85 | 6.50% |
Pernambuco | 32h | 2.463,33 | 2.558,80 | 3.611,05 | 16,15 | 5.50% |
Rio Grande do Sul | 27h | 3.419,82 | 3.552,36 | 5.013,20 | 26,75 | 6.70% |
Pará | 27h | 2.777,52 | 2.885,17 | 4.071,64 | 21,45 | 7.40% |
Ceará | 35h | 3.567,03 | 3.705,28 | 5.229,00 | 21,19 | 6.70% |
Maranhão | 33h | 2.755,47 | 2.862,27 | 4.039,32 | 17,61 | 7.20% |
Espírito Santo | 25h | 2.291,15 | 2.379,95 | 3.358,66 | 19,26 | 7.00% |
Mato Grosso | 26h | 3.481,69 | 3.616,63 | 5.103,89 | 27,55 | 8.20% |
Distrito Federal | 27h | 3.560,38 | 3.698,37 | 5.219,26 | 27,32 | 4.80% |
Amazonas | 34h | 2.056,31 | 2.136,01 | 3.014,40 | 12,64 | 4.20% |
Rio Grande do Norte | 37h | 2.073,13 | 2.153,47 | 3.039,05 | 11,69 | 8.20% |
Mato Grosso do Sul | 25h | 2.354,98 | 2.446,25 | 3.452,22 | 19,63 | 7.10% |
Alagoas | 34h | 1.817,49 | 1.887,93 | 2.664,31 | 11,08 | 7.30% |
Rondônia | 30h | 2.490,39 | 2.586,91 | 3.650,72 | 17,48 | 4.20% |
Paraíba | 33h | 2.004,26 | 2.081,94 | 2.938,09 | 12,74 | 5.60% |
Acre | 29h | 2.681,70 | 2.785,64 | 3.931,17 | 19,25 | 6.10% |
Piauí | 37h | 3.564,97 | 3.703,14 | 5.225,98 | 19,84 | 4.30% |
Amapá | 33h | 3.222,14 | 3.347,02 | 4.723,42 | 20,33 | 6.30% |
Sergipe | 35h | 1.838,68 | 1.909,94 | 2.695,36 | 10,94 | 7.00% |
Tocantins | 25h | 2.169,63 | 2.253,72 | 3.180,52 | 18,40 | 6.70% |
Roraima | 36h | 1.790,38 | 1.859,77 | 2.624,57 | 10,21 | 6.80% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor I - Ensino Fundamental. |
Dissídio de Professor I - Ensino Fundamental por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Itajaí, SC | 30 | 4.142,26 | 4.302,81 | 6.072,25 | 28,97 | 5.50% |
Rio de Janeiro, RJ | 29 | 2.619,31 | 2.720,82 | 3.839,71 | 18,57 | 5.50% |
São Paulo, SP | 30 | 4.435,17 | 4.607,06 | 6.501,62 | 30,41 | 7.10% |
São José do Rio Preto, SP | 37 | 4.014,32 | 4.169,90 | 5.884,69 | 22,47 | 5.90% |
Belo Horizonte, MG | 23 | 2.481,80 | 2.577,99 | 3.638,13 | 22,13 | 4.20% |
Concordia, SC | 34 | 3.645,29 | 3.786,57 | 5.343,72 | 22,49 | 6.90% |
Santo Amaro da Imperatriz, SC | 31 | 3.240,59 | 3.366,18 | 4.750,46 | 22,03 | 8.10% |
Pinhão, PR | 26 | 2.746,88 | 2.853,34 | 4.026,72 | 21,92 | 7.70% |
Várzea Paulista, SP | 32 | 3.721,69 | 3.865,93 | 5.455,72 | 24,35 | 5.00% |
Curitiba, PR | 31 | 2.969,28 | 3.084,36 | 4.352,74 | 20,05 | 6.20% |
Catanduva, SP | 31 | 3.670,15 | 3.812,40 | 5.380,17 | 24,35 | 5.60% |
Poços de Caldas, MG | 29 | 2.440,56 | 2.535,15 | 3.577,68 | 17,46 | 5.00% |
Rio Claro, SP | 29 | 2.677,12 | 2.780,88 | 3.924,46 | 19,05 | 5.60% |
Brasília, DF | 27 | 3.560,38 | 3.698,37 | 5.219,26 | 27,32 | 4.70% |
Manaus, AM | 34 | 2.049,37 | 2.128,80 | 3.004,23 | 12,53 | 8.00% |
Xanxerê, SC | 27 | 2.837,39 | 2.947,36 | 4.159,41 | 22,16 | 4.30% |
Fortaleza, CE | 33 | 3.908,55 | 4.060,04 | 5.729,65 | 24,57 | 6.20% |
Francisco Beltrão, PR | 29 | 2.297,58 | 2.386,63 | 3.368,08 | 16,39 | 6.10% |
Duque de Caxias, RJ | 29 | 1.983,92 | 2.060,81 | 2.908,28 | 14,20 | 7.00% |
Barra Mansa, RJ | 22 | 1.470,06 | 1.527,04 | 2.155,00 | 14,10 | 6.00% |
Ponta Grossa, PR | 39 | 4.068,98 | 4.226,68 | 5.964,82 | 21,52 | 4.40% |
Salvador, BA | 30 | 3.887,62 | 4.038,29 | 5.698,96 | 26,96 | 6.30% |
São Luís, MA | 32 | 3.504,04 | 3.639,85 | 5.136,67 | 22,99 | 6.70% |
Campo Grande, MS | 23 | 2.274,83 | 2.363,00 | 3.334,73 | 20,52 | 7.60% |
Florianópolis, SC | 31 | 3.436,91 | 3.570,11 | 5.038,25 | 22,77 | 7.00% |
Maceió, AL | 33 | 1.840,91 | 1.912,26 | 2.698,64 | 11,55 | 7.50% |
Uberlândia, MG | 21 | 2.858,94 | 2.969,74 | 4.190,99 | 27,89 | 5.10% |
Niterói, RJ | 31 | 2.781,20 | 2.888,99 | 4.077,03 | 18,89 | 4.60% |
Goiânia, GO | 28 | 2.692,55 | 2.796,90 | 3.947,07 | 20,05 | 5.40% |
Carpina, PE | 29 | 2.101,76 | 2.183,22 | 3.081,03 | 14,93 | 4.40% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor I - Ensino Fundamental. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor I - Ensino Fundamental no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Administração pública em geral | 3.332,41 | 3.461,57 | 4.885,07 | 4.20% | |
Ensino fundamental | 2.878,62 | 2.990,18 | 4.219,83 | 4.80% | |
Educação infantil - pré-escola | 2.482,30 | 2.578,51 | 3.638,87 | 6.10% | |
Ensino médio | 3.870,75 | 4.020,77 | 5.674,23 | 5.70% | |
Educação infantil - creche | 2.331,46 | 2.421,82 | 3.417,75 | 5.10% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.368,35 | 2.460,14 | 3.471,82 | 5.40% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 3.180,42 | 3.303,68 | 4.662,26 | 6.90% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.822,57 | 2.931,96 | 4.137,67 | 8.20% | |
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais | 1.630,19 | 1.693,37 | 2.389,74 | 4.10% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 5.181,85 | 5.382,69 | 7.596,21 | 4.60% | |
Educação superior - graduação | 4.759,83 | 4.944,31 | 6.977,56 | 6.20% | |
Educação profissional de nível técnico | 2.631,79 | 2.733,79 | 3.858,01 | 7.80% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.444,46 | 2.539,20 | 3.583,39 | 5.70% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 2.897,34 | 3.009,64 | 4.247,29 | 4.30% | |
Ensino de idiomas | 3.470,99 | 3.605,51 | 5.088,21 | 5.70% | |
Atividades de organizações religiosas | 2.183,91 | 2.268,55 | 3.201,45 | 6.50% | |
Cursos preparatórios para concursos | 2.902,94 | 3.015,45 | 4.255,50 | 4.50% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 2.966,55 | 3.081,52 | 4.348,74 | 4.80% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 2.225,17 | 2.311,41 | 3.261,93 | 6.10% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 2.813,03 | 2.922,06 | 4.123,69 | 8.00% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |