O dissídio de Professor I – Ensino Fundamental 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331205 no cargo de Professor I – Ensino Fundamental.
Estado com maior salário médio
Piauí
R$ 5.506,81
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
10.141 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.327,42
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Itajaí - SC
2.456 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Ensino Médio
R$ 18.012,62
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Administração Pública em Geral
12.108 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor I - Ensino Fundamental
O Professor de nível médio no ensino fundamental participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do Professor de nível médio no ensino fundamental
O profissional Professor I - Ensino Fundamental deve preparar aula, ministrar aula, conscientizar a comunidade escolar, demonstrar competências pessoais, diagnosticar a realidade dos alunos, planejar o ano letivo, avaliar os alunos, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental
Um Professor de nível médio no ensino fundamental deve demonstrar autoconfiança, integrar as famílias à comunidade escolar, esclarecer dúvidas, interpretar resultados de pré-testes de cognição, responder comunicados, distribuir material, mediar conflitos, demonstrar coerência, preencher boletins escolares, confeccionar material, encaminhar alunos para profissionais de apoio (psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos), entrevistar pais e alunos, pesquisar material (editoras, internet), demonstrar versatilidade, avaliar participação, trabalhar em grupo, elaborar instrumentos de avaliação, fixar metas, preencher cadastros, participar de reuniões com coordenação e diretoria, passar lição de casa, corrigir instrumentos de avaliação, requisitar material, mediar ensino-aprendizagem, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, discutir a proposta da escola, visitar locais para estudos, demonstrar sociabilidade, discutir conceitos de conduta, organizar-se, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, definir objetivos, fornecer informações sobre profissionais de apoio, proferir palestras, consultar relatório da turma do ano anterior, elaborar projetos, expor oralmente, contar estórias, selecionar livros didáticos, elaborar plano de aula, solicitar apoio da orientação ou coordenação, selecionar material, definir métodos de avaliação, selecionar atividades lúdicas, aplicar técnicas de expressão corporal, observar os alunos, conferir material, demonstrar dinamismo, revisar conteúdos, servir como referencial de conduta, avaliar comportamento, demonstrar criatividade, adotar medidas disciplinares, aplicar questionários, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, autocontrolar-se, realizar leituras de apoio, enviar comunicados, reciclar material, convocar pais de alunos, preencher diário de classe, definir estratégias, mediar atividades de autocorreção, pesquisar informações, comprar material, definir material didático, vistar agenda dos alunos, preencher tarjetas (conceitos, notas), atender pais de alunos, participar da definição da proposta pedagógica, preencher lista de chamada, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, cobrar tarefas, trocar ideias com professor do ano anterior, demonstrar paciência, preencher relatório de avaliação, fornecer subsídios à diretoria, selecionar livros paradidáticos, selecionar conteúdos, dramatizar situações, trabalhar em equipe, realizar atividades lúdicas, aplicar instrumentos de avaliação, participar da elaboração de normas de conduta, demonstrar discernimento, identificar a realidade familiar, debater ideias e temas, demonstrar imparcialidade, elogiar o progresso do aluno, ensinar técnicas artísticas, definir cronograma, sistematizar material e informações, contornar situações adversas, participar de conselhos, definir atividades e eventos extraclasse, participar de reuniões, avaliar planejamento, manter disciplina, interagir com o grupo.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor I – Ensino Fundamental ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor I – Ensino Fundamental e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio no ensino fundamental que ficou em 8.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor I – Ensino Fundamental em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor I – Ensino Fundamental ficou em 4.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio no ensino fundamental 2025
O salário de Professor I – Ensino Fundamental mostrado aqui é resultado do levantamento de 33.741 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio no ensino fundamental que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor I – Ensino Fundamental com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: