O dissídio de Professor I – Ensino Fundamental 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331205 no cargo de Professor I – Ensino Fundamental.
Estado com maior salário médio
Piauí
R$ 5.506,81
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
10.141 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.327,42
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Itajaí - SC
2.456 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Ensino Médio
R$ 18.012,62
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Administração Pública em Geral
12.108 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor I - Ensino Fundamental
O Professor de nível médio no ensino fundamental participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do Professor de nível médio no ensino fundamental
O profissional Professor I - Ensino Fundamental deve diagnosticar a realidade dos alunos, planejar o ano letivo, avaliar os alunos, ministrar aula, conscientizar a comunidade escolar, preparar aula, comunicar-se, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental
Um Professor de nível médio no ensino fundamental deve definir material didático, fixar metas, mediar atividades de autocorreção, manter disciplina, avaliar planejamento, integrar as famílias à comunidade escolar, proferir palestras, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, solicitar apoio da orientação ou coordenação, conferir material, autocontrolar-se, cobrar tarefas, servir como referencial de conduta, selecionar livros paradidáticos, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, reciclar material, demonstrar paciência, dramatizar situações, aplicar questionários, fornecer informações sobre profissionais de apoio, avaliar comportamento, visitar locais para estudos, aplicar instrumentos de avaliação, selecionar conteúdos, avaliar participação, definir métodos de avaliação, trocar ideias com professor do ano anterior, adotar medidas disciplinares, passar lição de casa, participar de conselhos, observar os alunos, discutir conceitos de conduta, discutir a proposta da escola, demonstrar coerência, selecionar atividades lúdicas, responder comunicados, debater ideias e temas, demonstrar autoconfiança, selecionar material, definir atividades e eventos extraclasse, elaborar projetos, revisar conteúdos, identificar a realidade familiar, realizar leituras de apoio, demonstrar discernimento, definir objetivos, consultar relatório da turma do ano anterior, realizar atividades lúdicas, vistar agenda dos alunos, organizar-se, preencher tarjetas (conceitos, notas), preencher cadastros, trabalhar em equipe, interagir com o grupo, participar da elaboração de normas de conduta, interpretar resultados de pré-testes de cognição, contornar situações adversas, preencher boletins escolares, convocar pais de alunos, definir estratégias, demonstrar criatividade, selecionar livros didáticos, aplicar técnicas de expressão corporal, elaborar instrumentos de avaliação, esclarecer dúvidas, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, distribuir material, pesquisar material (editoras, internet), demonstrar sociabilidade, preencher lista de chamada, demonstrar imparcialidade, mediar conflitos, encaminhar alunos para profissionais de apoio (psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos), trabalhar em grupo, mediar ensino-aprendizagem, participar de reuniões, atender pais de alunos, expor oralmente, contar estórias, elaborar plano de aula, corrigir instrumentos de avaliação, enviar comunicados, requisitar material, fornecer subsídios à diretoria, elogiar o progresso do aluno, participar da definição da proposta pedagógica, ensinar técnicas artísticas, demonstrar dinamismo, preencher diário de classe, comprar material, entrevistar pais e alunos, sistematizar material e informações, preencher relatório de avaliação, participar de reuniões com coordenação e diretoria, confeccionar material, definir cronograma, demonstrar versatilidade, pesquisar informações.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor I – Ensino Fundamental ficou em 7.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor I – Ensino Fundamental e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio no ensino fundamental que ficou em 7.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor I – Ensino Fundamental em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor I – Ensino Fundamental ficou em 8.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio no ensino fundamental 2025
O salário de Professor I – Ensino Fundamental mostrado aqui é resultado do levantamento de 33.741 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio no ensino fundamental que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor I – Ensino Fundamental com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: