O dissídio de Professor I – Ensino Fundamental 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331205 no cargo de Professor I – Ensino Fundamental.

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 5.506,81

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

10.141 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.327,42

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Itajaí - SC

2.456 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Ensino Médio

R$ 18.012,62

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Administração Pública em Geral

12.108 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor I - Ensino Fundamental

O Professor de nível médio no ensino fundamental participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.

Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.

Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.

Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.

Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.

Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.

Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.

Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .

Funções do Professor de nível médio no ensino fundamental

O profissional Professor I - Ensino Fundamental deve ministrar aula, demonstrar competências pessoais, avaliar os alunos, comunicar-se, planejar o ano letivo, conscientizar a comunidade escolar, preparar aula, diagnosticar a realidade dos alunos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental

Um Professor de nível médio no ensino fundamental deve mediar ensino-aprendizagem, solicitar apoio da orientação ou coordenação, selecionar material, elaborar instrumentos de avaliação, aplicar instrumentos de avaliação, encaminhar alunos para profissionais de apoio (psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos), autocontrolar-se, fornecer informações sobre profissionais de apoio, revisar conteúdos, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, demonstrar sociabilidade, comprar material, fixar metas, demonstrar versatilidade, selecionar conteúdos, selecionar livros didáticos, corrigir instrumentos de avaliação, trabalhar em grupo, discutir conceitos de conduta, enviar comunicados, participar de reuniões com coordenação e diretoria, preencher relatório de avaliação, aplicar técnicas de expressão corporal, demonstrar discernimento, manter disciplina, preencher tarjetas (conceitos, notas), observar os alunos, consultar relatório da turma do ano anterior, elaborar projetos, trabalhar em equipe, participar de reuniões, preencher diário de classe, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, cobrar tarefas, demonstrar imparcialidade, atender pais de alunos, selecionar livros paradidáticos, elogiar o progresso do aluno, discutir a proposta da escola, mediar conflitos, definir cronograma, participar de conselhos, mediar atividades de autocorreção, sistematizar material e informações, definir estratégias, servir como referencial de conduta, convocar pais de alunos, demonstrar coerência, requisitar material, demonstrar criatividade, responder comunicados, realizar atividades lúdicas, visitar locais para estudos, definir objetivos, preencher boletins escolares, organizar-se, interagir com o grupo, esclarecer dúvidas, preencher cadastros, trocar ideias com professor do ano anterior, conferir material, adotar medidas disciplinares, elaborar plano de aula, confeccionar material, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, preencher lista de chamada, fornecer subsídios à diretoria, avaliar comportamento, dramatizar situações, contornar situações adversas, passar lição de casa, participar da elaboração de normas de conduta, pesquisar informações, distribuir material, contar estórias, definir atividades e eventos extraclasse, demonstrar paciência, avaliar participação, pesquisar material (editoras, internet), definir material didático, avaliar planejamento, entrevistar pais e alunos, demonstrar autoconfiança, realizar leituras de apoio, ensinar técnicas artísticas, vistar agenda dos alunos, demonstrar dinamismo, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, identificar a realidade familiar, participar da definição da proposta pedagógica, reciclar material, proferir palestras, integrar as famílias à comunidade escolar, selecionar atividades lúdicas, expor oralmente, aplicar questionários, interpretar resultados de pré-testes de cognição, definir métodos de avaliação, debater ideias e temas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor I – Ensino Fundamental ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor I – Ensino Fundamental e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio no ensino fundamental que ficou em 4.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor I – Ensino Fundamental em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor I – Ensino Fundamental ficou em 7.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio no ensino fundamental 2025

O salário de Professor I – Ensino Fundamental mostrado aqui é resultado do levantamento de 33.741 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio no ensino fundamental que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor I – Ensino Fundamental com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor I - Ensino Fundamental CBO 331205 salário