O dissídio de Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234105 no cargo de Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior).
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 19.379,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
29 admissões
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Belo Horizonte - MG
15 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de matemática aplicada (no ensino superior) Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas nas diversas áreas da matemática aplicada e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.
Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente
O que faz um Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior)
O Professor de matemática aplicada (no ensino superior) ministra aulas práticas e teóricas nas diversas área da matemática aplicada e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.
Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.
Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações interativas e não interativas, viabilizando a observação e análise de aplicações matemáticas.
Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.
Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.
Realiza pesquisas na área da matemática aplicada, levantando questões a serem investigadas, investigando o estado da arte do tema proposto, elaborando projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses, modelando fenômenos, dados e processos, coletando e analisando dados.
Interpreta resultados, planejando tratamentos estatísticos dos experimentos.
Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica.
Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações.
Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas-júniores.
Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos Pode emitir pareceres técnicos para fins legais Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital.
Elabora documentação para obtenção de patente Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.
Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.
Pode especializar-se na docência de áreas específicas da matemática aplicada Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.
Funções do Professor de matemática aplicada (no ensino superior)
O profissional Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior) deve realizar pesquisas, demonstrar competências pessoais, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, lecionar matemática, estatística, computação, produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos), comunicar-se, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, colaborar em atividades institucionais, planejar e implementar cursos e disciplinas, coordenar atividades acadêmico-científicas, orientar alunos.
Condições de trabalho da profissão
Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de matemática aplicada (no ensino superior)
Um Professor de matemática aplicada (no ensino superior) deve elaborar critérios para admissão de alunos, testar hipóteses, implementar laboratórios de ensino, integrar o corpo editorial de publicações científicas, manter-se atualizado, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, elaborar cursos de aperfeiçoamento, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, preparar aulas e avaliações, propor novos métodos de ensino, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, disseminar resultados de pesquisa, disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, escrever resenhas, trabalhar interdisciplinarmente, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, montar bancos de dados, dirigir unidades acadêmicas, orientar monografias de conclusão de curso, coletar e analisar dados, desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, produzir textos didáticos, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, levantar questões a serem investigadas, interpretar resultados, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, orientar estágios, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, coordenar cursos de pós-graduação, elaborar cursos de especialização, constituir grupos de pesquisa, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, assessorar profissionais de diversas áreas, avaliar o desempenho do aluno, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, demonstrar criatividade, assessorar as atividades das empresas-júniores, utilizar correio eletrônico (e-mail), motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório), empreender projetos em negócios, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, desenvolver teorias, realizar intercâmbios técnico-científicos, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, elaborar projetos pedagógicos, participar de comissões de organização de eventos, assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, trabalhar em equipe, dar concretude aos conceitos abstratos, avaliar o desempenho funcional de seus pares, ministrar aulas presencialmente ou à distância, participar de comissões, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, criar lista de discussão, coordenar cursos de graduação, implantar laboratórios, representar a categoria em órgãos colegiados, coordenar eventos científicos, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, disponibilizar material didático ´on line´, proferir palestras, planejar disciplinas, coordenar a política científica de laboratórios, modelar fenômenos, dados e processos, projetar laboratórios de ensino, elaborar projetos, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, atender extraclasse para esclarecimentos complementares, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, editar livros e revistas, orientar estudantes para competições acadêmicas, participar de eventos científicos, chefiar departamentos, buscar fontes de financiamento, orientar auxiliares de ensino (graduados), coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas, orientar estágios docentes (ped-capes), reformular suas ideias, orientar a vida acadêmica dos alunos, assessorar pesquisas da comunidade, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, participar da administração de órgãos de classe, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, orientar alunos monitores (graduandos), definir o perfil do corpo docente e discente, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, assessorar a criação de empresas-júniores, investigar o estado da arte do tema proposto, preparar apresentações, demonstrações e exposições, realizar visitas científicas, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, dominar sua área de conhecimento, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, elaborar cursos de extensão, revisar periodicamente a grade curricular, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, participar da administração de associações científicas, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, averiguar adequação de modelos visando à validação, orientar estágios de pós-doutorado, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, coordenar a política científica de bibliotecas, relacionar teoria à prática, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, participar da organização de processos de seleção, orientar alunos em atividade de iniciação científica, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, demonstrar objetividade, escrever artigos técnicos científicos, orientar mestrandos, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação, manifestar empatia, escrever artigos de opinião na imprensa, coordenar cursos de extensão, orientar doutorandos, assessorar, cientificamente, a organização de eventos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior) ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que ficou em 5.40% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior) ficou em 8.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior 2024
O salário de Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 75 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior)
- Professor de Matemática (no Ensino Superior)
- Professor de Pesquisa Operacional (no Ensino Superior)
- Professor de Informática (no Ensino Superior)
- Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior)
- Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior)
- Professor de Matemática Pura (no Ensino Superior)
- Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior)
- Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior)
- Professor de Computação (no Ensino Superior)
Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 21h | 6.211,24 | 6.451,97 | 9.105,21 | 62,89 | 7.00% |
Minas Gerais | 9h | 3.542,53 | 3.679,82 | 5.193,08 | 78,20 | 7.00% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior). |
Dissídio de Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Belo Horizonte, MG | 7 | 2.349,99 | 2.441,07 | 3.444,91 | 74,73 | 6.80% |
São Paulo, SP | 18 | 5.377,99 | 5.586,43 | 7.883,74 | 61,34 | 4.90% |
Engenheiro Coelho, SP | 22 | 6.843,39 | 7.108,62 | 10.031,89 | 66,01 | 7.30% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Educação superior - graduação e pós-graduação | 7.688,84 | 7.986,84 | 11.271,27 | 6.40% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 2.349,99 | 2.441,07 | 3.444,91 | 5.20% | |
Ensino fundamental | 3.229,75 | 3.354,92 | 4.734,57 | 7.20% | |
Ensino médio | 8.455,62 | 8.783,33 | 12.395,30 | 6.50% | |
Educação superior - pós-graduação e extensão | 5.749,95 | 5.972,80 | 8.428,99 | 6.70% | |
Educação superior - graduação | 6.941,31 | 7.210,33 | 10.175,44 | 7.90% | |
Educação profissional de nível técnico | 3.148,96 | 3.271,00 | 4.616,13 | 6.90% | |
Cursos preparatórios para concursos | 3.775,35 | 3.921,67 | 5.534,37 | 4.30% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 2.287,83 | 2.376,50 | 3.353,79 | 6.50% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |