O dissídio de Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234105 no cargo de Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior).
Estado com maior salário médio
Minas Gerais
R$ 6.613,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
23 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belo Horizonte - MG
R$ 2.601,10
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
11 admissões
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
20 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de matemática aplicada (no ensino superior) Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas nas diversas áreas da matemática aplicada e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.
Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente
O que faz um Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior)
O Professor de matemática aplicada (no ensino superior) ministra aulas práticas e teóricas nas diversas área da matemática aplicada e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.
Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.
Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações interativas e não interativas, viabilizando a observação e análise de aplicações matemáticas.
Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.
Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.
Realiza pesquisas na área da matemática aplicada, levantando questões a serem investigadas, investigando o estado da arte do tema proposto, elaborando projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses, modelando fenômenos, dados e processos, coletando e analisando dados.
Interpreta resultados, planejando tratamentos estatísticos dos experimentos.
Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica.
Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações.
Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas-júniores.
Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos Pode emitir pareceres técnicos para fins legais Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital.
Elabora documentação para obtenção de patente Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.
Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.
Pode especializar-se na docência de áreas específicas da matemática aplicada Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.
Funções do Professor de matemática aplicada (no ensino superior)
O profissional Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior) deve produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos), demonstrar competências pessoais, orientar alunos, colaborar em atividades institucionais, comunicar-se, planejar e implementar cursos e disciplinas, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, coordenar atividades acadêmico-científicas, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, realizar pesquisas, lecionar matemática, estatística, computação.
Condições de trabalho da profissão
Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de matemática aplicada (no ensino superior)
Um Professor de matemática aplicada (no ensino superior) deve interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, escrever resenhas, produzir textos didáticos, planejar disciplinas, participar de comissões de organização de eventos, assessorar a criação de empresas-júniores, coordenar cursos de graduação, trabalhar interdisciplinarmente, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, utilizar correio eletrônico (e-mail), definir o perfil do corpo docente e discente, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, preparar apresentações, demonstrações e exposições, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, orientar alunos em atividade de iniciação científica, averiguar adequação de modelos visando à validação, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, assessorar, cientificamente, a organização de eventos, montar bancos de dados, elaborar projetos pedagógicos, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, elaborar projetos, revisar periodicamente a grade curricular, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, participar de comissões, interpretar resultados, elaborar critérios para admissão de alunos, dirigir unidades acadêmicas, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, constituir grupos de pesquisa, propor novos métodos de ensino, manter-se atualizado, coordenar a política científica de laboratórios, organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório), orientar a vida acadêmica dos alunos, participar da organização de processos de seleção, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, orientar mestrandos, representar a categoria em órgãos colegiados, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, coletar e analisar dados, dominar sua área de conhecimento, participar da administração de órgãos de classe, desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, orientar monografias de conclusão de curso, disponibilizar material didático ´on line´, dar concretude aos conceitos abstratos, criar lista de discussão, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, demonstrar criatividade, preparar aulas e avaliações, empreender projetos em negócios, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, escrever artigos técnicos científicos, assessorar pesquisas da comunidade, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, trabalhar em equipe, coordenar a política científica de bibliotecas, orientar doutorandos, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, integrar o corpo editorial de publicações científicas, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas, participar da administração de associações científicas, proferir palestras, disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software, orientar estágios docentes (ped-capes), orientar auxiliares de ensino (graduados), emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, elaborar cursos de extensão, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, modelar fenômenos, dados e processos, avaliar o desempenho do aluno, orientar estágios de pós-doutorado, disseminar resultados de pesquisa, assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos, levantar questões a serem investigadas, manifestar empatia, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, projetar laboratórios de ensino, editar livros e revistas, realizar intercâmbios técnico-científicos, elaborar cursos de aperfeiçoamento, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, escrever artigos de opinião na imprensa, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, chefiar departamentos, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, implantar laboratórios, coordenar cursos de extensão, avaliar o desempenho funcional de seus pares, relacionar teoria à prática, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação, orientar alunos monitores (graduandos), reformular suas ideias, demonstrar objetividade, atender extraclasse para esclarecimentos complementares, investigar o estado da arte do tema proposto, orientar estágios, assessorar as atividades das empresas-júniores, coordenar eventos científicos, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, buscar fontes de financiamento, desenvolver teorias, testar hipóteses, assessorar profissionais de diversas áreas, implementar laboratórios de ensino, participar de eventos científicos, coordenar cursos de pós-graduação, elaborar cursos de especialização, realizar visitas científicas, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, ministrar aulas presencialmente ou à distância, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, orientar estudantes para competições acadêmicas, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior) ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que ficou em 7.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior) ficou em 9.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior 2025
O salário de Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 68 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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