O dissídio de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231105 no cargo de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos).
Estado com maior salário médio
Paraíba
R$ 3.900,19
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
13.406 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Schroeder - SC
R$ 4.749,62
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.553 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) promove a educação e a relação ensino e aprendizagem de crianças de quatro a cinco anos, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pelo cuidado, planeja as situações de aprendizagem, e avalia as práticas educativas e os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos.
Propõe atividades artísticas e lúdicas Elabora recursos didáticos Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Realiza tarefas administrativas Registra informações referentes às etapas - planejamento, desenvolvimento e avaliação - do processo de ensino e de aprendizagem Pode propor e organizar atividades ou eventos extraclasse.
Pesquisa novas práticas, teorias e metodologias de ensino e aprendizagem Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) planeja a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica e identificando características, necessidades e potencialidades dos alunos Estabelece metas e objetivos educacionais e define o conteúdo programático para o ano letivo, de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos.
Define a rotina dos alunos, programa as atividades diárias e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Programa atividades extraclasse, projetos para integração com pais e com a comunidade e define ações e projetos para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial.
Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação dos alunos, realizando ações de acolhimento, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Promove a educação dos alunos, estabelecendo regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras, para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Promove a relação ensino e aprendizagem, desenvolvendo aulas conforme o planejado e avaliando a aprendizagem.
Cria situações de aprendizagem, integrando as áreas do conhecimento, expõe o conteúdo formativo, alfabetiza, aplica estratégias de leitura e escrita, propõe atividades artísticas, lúdicas, de canto e dança, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, questões orais e escritas, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações, elabora relatório e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Organiza as atividades, acompanhando a entrada e a saída dos alunos, preparando os ambientes de ensino, e providenciando seleção, substituições, descartes e locais para guarda e acondicionamento dos materiais e dos recursos didáticos Faz requisição de materiais Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios e registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos.
Participa de reuniões pedagógicas com diretoria, coordenação, secretário e demais docentes da escola, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à instituição e aos alunos Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas com pais, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas e participando de eventos.
Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Participa de cursos e programas da área.
Funções do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
O profissional Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos) deve avaliar as práticas pedagógicas, cuidar dos alunos, pesquisar, planejar a prática educacional, realizar tarefas administrativas, demonstrar competências pessoais, promover a educação dos alunos, promover a relação ensino-aprendizagem, organizar as atividades, interagir com a família e a comunidade.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
Um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) deve construir material didático, acompanhar a refeição, documentar as observações, dançar, levantar bibliografia, demonstrar organização, registrar ocorrências, improvisar atividades, demonstrar criatividade, conferir material, organizar a entrada e a saída dos alunos, guardar o material, organizar o material didático, preencher documentos com informações dos alunos, requisitar material, discutir casos específicos com a coordenação, demonstrar disciplina, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, demonstrar ética, comprar material, sondar o conhecimento prévio dos alunos, organizar a refeição, preparar o ambiente para as atividades, participar de cursos e treinamentos profissionais, pesquisar recursos didáticos, trabalhar áreas de conhecimento, participar de eventos da comunidade, rever normas de conduta com as crianças, demonstrar capacidade de compreensão oral, observar a interação dos alunos, ministrar reuniões de pais, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, reelaborar o planejamento, acompanhar momento de sono, brincar com os alunos, preparar a sala, atender alunos, individualmente, pesquisar conteúdos, preparar reunião de pais, observar o comportamento dos alunos, atender pais, convidar personalidades e entidades, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, orientar os pais sobre alimentação saudável, agrupar os alunos, desenvolver trabalhos coletivos, prestar primeiros socorros, alfabetizar os alunos, promover a convivência social (socializar), dramatizar histórias e situações do cotidiano, programar atividades diárias, encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída), estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, analisar situações de aprendizagem, estabelecer normas e regras de conduta, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, selecionar material, convocar pais de alunos, organizar comemorações de aniversário, receber comunicados dos pais (agenda, circular), orientar sobre noções de segurança, corrigir trabalhos com os alunos, demonstrar autocontrole, ministrar aulas, receber alunos novos, desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar), demonstrar preparo físico, avaliar o desenvolvimento sócio afetivo, definir estratégias pedagógicas, avaliar o desenvolvimento cognitivo, auxiliar os alunos na colocação roupas, demonstrar bom senso, demonstrar paciência, demonstrar alegria, ler para os alunos, cantar, demonstrar capacidade de tomar decisões, criar recursos didáticos, selecionar recursos didáticos, programar atividades extraclasses, participar de reuniões e encontros (coordenação, professores), preparar projetos para interação com a comunidade, estimar a necessidade de material, demonstrar empatia, demonstrar disposição, planejar a rotina dos alunos, reconhecer as características do grupo e subgrupos, realizar visitas temáticas, passear com os alunos, acolher os alunos, promover encontros e atividades com os pais, enviar comunicados ao pais, demonstrar dinamismo, estudar casos (situações especiais), preparar adaptação de casos especiais, definir conteúdo programático do ano letivo, revisar o planejamento, registrar frequência dos alunos, organizar o espaço das atividades, definir critérios de agrupamentos de alunos, mostrar-se atento, pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições), estabelecer limites, encaminhar documentos e relatórios à secretaria, intervir em situações de risco para os alunos, demonstrar bom humor, registrar entrevistas com os pais, elaborar instrumentos de avaliação, organizar eventos, avaliar o desenvolvimento psicomotor, passar lição de casa, orientar sobre hábitos alimentares, contar histórias, escrever para os alunos, preparar projetos pedagógicos, manter-se atualizado, estabelecer rotinas, promover atividades integradoras, demonstrar flexibilidade, criar situações de aprendizagem, expor conteúdos, prestar esclarecimento aos pais, demonstrar sensibilidade, controlar a saída de alunos, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, realizar autoavaliação, sondar necessidades e potencialidades do grupo, orientar sobre noções de higiene, mediar situações de conflitos no grupo, preservar equipamentos, espaços e mobiliário.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos) ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior na educação infantil que ficou em 4.90% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos) ficou em 6.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior na educação infantil 2024
O salário de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos) mostrado aqui é resultado do levantamento de 33954 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 33h | 3.092,24 | 3.212,09 | 4.532,99 | 19,25 | 5.10% |
Paraná | 32h | 2.233,10 | 2.319,65 | 3.273,55 | 14,68 | 4.60% |
Minas Gerais | 30h | 2.436,57 | 2.531,00 | 3.571,83 | 17,06 | 7.60% |
Rio Grande do Sul | 31h | 2.375,78 | 2.467,86 | 3.482,72 | 16,07 | 7.10% |
Rio de Janeiro | 30h | 2.465,89 | 2.561,46 | 3.614,80 | 17,33 | 6.30% |
Santa Catarina | 35h | 2.608,93 | 2.710,04 | 3.824,49 | 15,69 | 6.50% |
Bahia | 35h | 2.125,76 | 2.208,15 | 3.116,21 | 12,54 | 5.40% |
Distrito Federal | 34h | 3.187,94 | 3.311,50 | 4.673,28 | 19,46 | 7.40% |
Goiás | 29h | 2.391,90 | 2.484,61 | 3.506,35 | 16,86 | 7.30% |
Pará | 27h | 2.998,12 | 3.114,32 | 4.395,02 | 22,75 | 5.90% |
Acre | 43h | 2.705,93 | 2.810,80 | 3.966,69 | 13,13 | 7.00% |
Ceará | 35h | 2.483,66 | 2.579,92 | 3.640,86 | 14,54 | 7.80% |
Mato Grosso | 27h | 2.694,30 | 2.798,73 | 3.949,65 | 20,92 | 6.70% |
Pernambuco | 33h | 2.472,27 | 2.568,09 | 3.624,16 | 15,53 | 4.50% |
Mato Grosso do Sul | 30h | 2.642,74 | 2.745,16 | 3.874,05 | 18,39 | 6.70% |
Amazonas | 39h | 2.277,60 | 2.365,87 | 3.338,79 | 12,20 | 5.20% |
Maranhão | 31h | 2.119,46 | 2.201,60 | 3.106,97 | 14,09 | 8.20% |
Espírito Santo | 29h | 2.032,69 | 2.111,47 | 2.979,77 | 14,65 | 7.50% |
Rio Grande do Norte | 39h | 1.612,95 | 1.675,46 | 2.364,46 | 8,50 | 7.90% |
Sergipe | 37h | 1.904,67 | 1.978,49 | 2.792,11 | 10,70 | 6.80% |
Rondônia | 30h | 2.276,24 | 2.364,46 | 3.336,80 | 15,81 | 5.80% |
Alagoas | 35h | 1.788,19 | 1.857,50 | 2.621,35 | 10,49 | 7.40% |
Piauí | 28h | 3.015,54 | 3.132,41 | 4.420,56 | 22,15 | 8.00% |
Roraima | 38h | 1.775,73 | 1.844,55 | 2.603,09 | 9,60 | 6.30% |
Paraíba | 36h | 3.754,67 | 3.900,19 | 5.504,07 | 21,40 | 4.70% |
Amapá | 41h | 1.651,58 | 1.715,59 | 2.421,10 | 8,31 | 4.50% |
Tocantins | 32h | 2.951,21 | 3.065,60 | 4.326,26 | 19,07 | 5.90% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos). |
Dissídio de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 36 | 3.854,76 | 4.004,16 | 5.650,79 | 21,99 | 5.00% |
Brasília, DF | 34 | 3.187,94 | 3.311,50 | 4.673,28 | 19,46 | 4.60% |
Rio de Janeiro, RJ | 29 | 2.643,42 | 2.745,87 | 3.875,05 | 18,83 | 6.60% |
Salvador, BA | 36 | 2.259,41 | 2.346,98 | 3.312,13 | 12,89 | 5.40% |
Curitiba, PR | 33 | 2.259,75 | 2.347,33 | 3.312,62 | 14,06 | 4.10% |
Guarulhos, SP | 41 | 2.609,18 | 2.710,30 | 3.824,86 | 13,28 | 7.30% |
Sena Madureira, AC | 44 | 2.783,07 | 2.890,93 | 4.079,77 | 13,14 | 6.10% |
Porto Alegre, RS | 32 | 2.740,44 | 2.846,65 | 4.017,27 | 17,66 | 6.90% |
Goiânia, GO | 29 | 2.616,73 | 2.718,15 | 3.835,93 | 18,76 | 6.30% |
Belo Horizonte, MG | 27 | 2.787,91 | 2.895,96 | 4.086,87 | 21,55 | 6.60% |
Londrina, PR | 36 | 2.316,70 | 2.406,49 | 3.396,12 | 13,20 | 6.70% |
Fortaleza, CE | 36 | 2.183,60 | 2.268,23 | 3.200,99 | 12,75 | 4.10% |
Manaus, AM | 39 | 2.293,29 | 2.382,17 | 3.361,79 | 12,19 | 7.80% |
Santana do Araguaia, PA | 24 | 3.941,35 | 4.094,11 | 5.777,72 | 34,24 | 5.20% |
Campinas, SP | 28 | 2.869,43 | 2.980,64 | 4.206,37 | 21,08 | 5.70% |
Ribeirão Preto, SP | 39 | 3.128,20 | 3.249,44 | 4.585,71 | 16,77 | 7.00% |
Campo Grande, MS | 30 | 2.296,08 | 2.385,07 | 3.365,88 | 15,74 | 5.90% |
Paiçandu, PR | 25 | 2.347,39 | 2.438,37 | 3.441,10 | 19,41 | 8.30% |
Joinville, SC | 36 | 2.429,65 | 2.523,82 | 3.561,69 | 13,98 | 8.10% |
Carambei, PR | 22 | 2.111,65 | 2.193,49 | 3.095,52 | 19,94 | 6.00% |
São Caetano do Sul, SP | 32 | 2.872,11 | 2.983,42 | 4.210,29 | 18,76 | 7.00% |
Florianópolis, SC | 34 | 2.965,25 | 3.080,18 | 4.346,84 | 18,15 | 5.70% |
Itapevi, SP | 30 | 3.144,16 | 3.266,02 | 4.609,11 | 21,80 | 4.90% |
Uberlândia, MG | 40 | 2.496,23 | 2.592,98 | 3.659,29 | 12,90 | 7.40% |
Osasco, SP | 35 | 2.214,94 | 2.300,78 | 3.246,93 | 13,27 | 6.40% |
Belém, PA | 30 | 2.201,01 | 2.286,31 | 3.226,51 | 15,20 | 6.00% |
Itapetininga, SP | 37 | 3.740,16 | 3.885,11 | 5.482,79 | 21,17 | 5.10% |
Franca, SP | 31 | 2.248,40 | 2.335,54 | 3.295,98 | 15,03 | 7.40% |
Ibiúna, SP | 25 | 2.394,86 | 2.487,68 | 3.510,69 | 19,53 | 5.90% |
Presidente Prudente, SP | 35 | 2.546,30 | 2.644,99 | 3.732,69 | 15,29 | 6.20% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Educação infantil - creche | 2.762,56 | 2.869,63 | 4.049,70 | 4.70% | |
Educação infantil - pré-escola | 2.250,57 | 2.337,80 | 3.299,17 | 4.10% | |
Ensino fundamental | 2.760,74 | 2.867,74 | 4.047,04 | 8.00% | |
Administração pública em geral | 2.962,51 | 3.077,33 | 4.342,82 | 6.00% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 3.212,63 | 3.337,15 | 4.709,48 | 7.50% | |
Ensino médio | 3.115,92 | 3.236,68 | 4.567,70 | 5.30% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 2.798,55 | 2.907,02 | 4.102,47 | 7.30% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 3.127,99 | 3.249,22 | 4.585,40 | 4.40% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 2.469,89 | 2.565,62 | 3.620,68 | 7.00% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 3.397,65 | 3.529,33 | 4.980,70 | 5.50% | |
Atividades de organizações religiosas | 2.674,71 | 2.778,37 | 3.920,92 | 5.60% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 2.981,61 | 3.097,17 | 4.370,82 | 4.20% | |
Educação superior - graduação | 2.312,44 | 2.402,06 | 3.389,86 | 8.20% | |
Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente | 2.228,76 | 2.315,14 | 3.267,20 | 6.30% | |
Educação profissional de nível técnico | 2.574,21 | 2.673,98 | 3.773,60 | 6.10% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 2.151,53 | 2.234,92 | 3.153,99 | 5.50% | |
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente | 3.022,13 | 3.139,26 | 4.430,22 | 6.30% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.423,02 | 2.516,93 | 3.551,97 | 7.60% | |
Ensino de idiomas | 3.751,21 | 3.896,60 | 5.498,99 | 6.20% | |
Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente | 2.030,74 | 2.109,45 | 2.976,92 | 5.60% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |