O dissídio de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231105 no cargo de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos).

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Norte

R$ 5.793,02

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

13.298 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Cacoal - RO

R$ 2.186,44

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.388 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Educação Superior - Graduação

R$ 5.105,23

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

10.167 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) promove a educação e a relação ensino e aprendizagem de crianças de quatro a cinco anos, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pelo cuidado, planeja as situações de aprendizagem, e avalia as práticas educativas e os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos.

Propõe atividades artísticas e lúdicas Elabora recursos didáticos Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.

Realiza tarefas administrativas Registra informações referentes às etapas - planejamento, desenvolvimento e avaliação - do processo de ensino e de aprendizagem Pode propor e organizar atividades ou eventos extraclasse.

Pesquisa novas práticas, teorias e metodologias de ensino e aprendizagem Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos)

O Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) planeja a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica e identificando características, necessidades e potencialidades dos alunos Estabelece metas e objetivos educacionais e define o conteúdo programático para o ano letivo, de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.

Seleciona e elabora recursos didáticos.

Define a rotina dos alunos, programa as atividades diárias e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Programa atividades extraclasse, projetos para integração com pais e com a comunidade e define ações e projetos para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial.

Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação dos alunos, realizando ações de acolhimento, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.

Promove a educação dos alunos, estabelecendo regras de conduta, limites e rotinas.

Implementa atividades e estratégias integradoras, para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.

Promove a relação ensino e aprendizagem, desenvolvendo aulas conforme o planejado e avaliando a aprendizagem.

Cria situações de aprendizagem, integrando as áreas do conhecimento, expõe o conteúdo formativo, alfabetiza, aplica estratégias de leitura e escrita, propõe atividades artísticas, lúdicas, de canto e dança, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, questões orais e escritas, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações, elabora relatório e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Organiza as atividades, acompanhando a entrada e a saída dos alunos, preparando os ambientes de ensino, e providenciando seleção, substituições, descartes e locais para guarda e acondicionamento dos materiais e dos recursos didáticos Faz requisição de materiais Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios e registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos.

Participa de reuniões pedagógicas com diretoria, coordenação, secretário e demais docentes da escola, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à instituição e aos alunos Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas com pais, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas e participando de eventos.

Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.

Participa de cursos e programas da área.

Funções do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)

O profissional Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos) deve pesquisar, interagir com a família e a comunidade, promover a relação ensino-aprendizagem, avaliar as práticas pedagógicas, planejar a prática educacional, cuidar dos alunos, realizar tarefas administrativas, organizar as atividades, demonstrar competências pessoais, promover a educação dos alunos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)

Um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) deve estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, demonstrar ética, estabelecer normas e regras de conduta, demonstrar bom senso, mediar situações de conflitos no grupo, prestar esclarecimento aos pais, demonstrar paciência, analisar situações de aprendizagem, planejar a rotina dos alunos, preparar a sala, contar histórias, promover atividades integradoras, demonstrar capacidade de compreensão oral, discutir casos específicos com a coordenação, definir critérios de agrupamentos de alunos, observar a interação dos alunos, enviar comunicados ao pais, convocar pais de alunos, preparar reunião de pais, convidar personalidades e entidades, escrever para os alunos, programar atividades extraclasses, preparar o ambiente para as atividades, preparar adaptação de casos especiais, intervir em situações de risco para os alunos, participar de reuniões e encontros (coordenação, professores), ministrar reuniões de pais, desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar), orientar sobre noções de higiene, avaliar o desenvolvimento cognitivo, desenvolver trabalhos coletivos, orientar sobre hábitos alimentares, sondar o conhecimento prévio dos alunos, pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições), reconhecer as características do grupo e subgrupos, manter-se atualizado, demonstrar preparo físico, demonstrar organização, orientar sobre noções de segurança, demonstrar sensibilidade, registrar ocorrências, registrar entrevistas com os pais, promover a convivência social (socializar), documentar as observações, demonstrar bom humor, passar lição de casa, organizar a entrada e a saída dos alunos, demonstrar alegria, demonstrar capacidade de tomar decisões, atender alunos, individualmente, elaborar instrumentos de avaliação, avaliar o desenvolvimento sócio afetivo, rever normas de conduta com as crianças, selecionar recursos didáticos, cantar, acompanhar momento de sono, acompanhar a refeição, organizar o espaço das atividades, demonstrar flexibilidade, mostrar-se atento, pesquisar conteúdos, sondar necessidades e potencialidades do grupo, atender pais, demonstrar empatia, improvisar atividades, participar de eventos da comunidade, demonstrar disposição, requisitar material, criar recursos didáticos, encaminhar documentos e relatórios à secretaria, demonstrar criatividade, levantar bibliografia, realizar autoavaliação, dramatizar histórias e situações do cotidiano, encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída), participar de cursos e treinamentos profissionais, realizar visitas temáticas, avaliar o desenvolvimento psicomotor, acolher os alunos, organizar comemorações de aniversário, receber comunicados dos pais (agenda, circular), lidar com a diversidade cultural, social e econômica, registrar frequência dos alunos, ler para os alunos, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, ministrar aulas, orientar os pais sobre alimentação saudável, definir estratégias pedagógicas, controlar a saída de alunos, pesquisar recursos didáticos, demonstrar dinamismo, organizar o material didático, guardar o material, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, preparar projetos para interação com a comunidade, alfabetizar os alunos, brincar com os alunos, demonstrar disciplina, passear com os alunos, estudar casos (situações especiais), conferir material, promover encontros e atividades com os pais, organizar a refeição, estabelecer limites, trabalhar áreas de conhecimento, criar situações de aprendizagem, selecionar material, receber alunos novos, estabelecer rotinas, programar atividades diárias, reelaborar o planejamento, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, revisar o planejamento, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, organizar eventos, demonstrar autocontrole, dançar, construir material didático, agrupar os alunos, definir conteúdo programático do ano letivo, auxiliar os alunos na colocação roupas, estimar a necessidade de material, preencher documentos com informações dos alunos, prestar primeiros socorros, observar o comportamento dos alunos, preparar projetos pedagógicos, expor conteúdos, corrigir trabalhos com os alunos, comprar material.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos) ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior na educação infantil que ficou em 8.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos) ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior na educação infantil 2025

O salário de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos) mostrado aqui é resultado do levantamento de 35.456 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos) CBO 231105 salário