O dissídio de Professor de Matemática (no Ensino Superior) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234110 no cargo de Professor de Matemática (no Ensino Superior).

Estado com maior salário médio

Amazonas

R$ 9.233,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Paraná

13 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

7 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de matemática pura (no ensino superior) Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas nas diversas áreas da matemática pura e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.

Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.

Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente

O que faz um Professor de Matemática (no Ensino Superior)

O Professor de matemática pura (no ensino superior) ministra aulas práticas e teóricas nas diversas área da matemática pura e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.

Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.

Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações interativas e não interativas, viabilizando a observação e análise de aplicações matemáticas.

Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.

Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.

Realiza pesquisas na área da matemática pura, elaborando questões a serem investigadas, pesquisando o estado da arte do tema proposto, concebendo projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses.

Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa.

Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico e criatividade.

Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas.

Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas-júniores Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos.

Pode emitir pareceres técnicos para fins legais Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Elabora documentação para obtenção de patente.

Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades.

Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade Pode especializar-se na docência de áreas específicas da matemática pura.

Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.

Funções do Professor de matemática pura (no ensino superior)

O profissional Professor de Matemática (no Ensino Superior) deve avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos), coordenar atividades acadêmico-científicas, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, orientar alunos, colaborar em atividades institucionais, lecionar matemática, estatística, computação, planejar e implementar cursos e disciplinas, comunicar-se, realizar pesquisas, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de matemática pura (no ensino superior)

Um Professor de matemática pura (no ensino superior) deve participar de eventos científicos, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, orientar a vida acadêmica dos alunos, escrever resenhas, relacionar teoria à prática, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, coordenar a política científica de laboratórios, escrever artigos de opinião na imprensa, definir o perfil do corpo docente e discente, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, participar da administração de associações científicas, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, orientar alunos monitores (graduandos), atender extraclasse para esclarecimentos complementares, utilizar correio eletrônico (e-mail), ministrar aulas presencialmente ou à distância, propor novos métodos de ensino, trabalhar interdisciplinarmente, constituir grupos de pesquisa, orientar auxiliares de ensino (graduados), demonstrar objetividade, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, preparar apresentações, demonstrações e exposições, revisar periodicamente a grade curricular, orientar monografias de conclusão de curso, preparar aulas e avaliações, implantar laboratórios, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, coordenar cursos de pós-graduação, coordenar cursos de graduação, dirigir unidades acadêmicas, integrar o corpo editorial de publicações científicas, buscar fontes de financiamento, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, levantar questões a serem investigadas, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação, orientar mestrandos, organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório), produzir textos didáticos, elaborar cursos de especialização, orientar estágios docentes (ped-capes), demonstrar criatividade, investigar o estado da arte do tema proposto, elaborar projetos, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, chefiar departamentos, orientar estágios de pós-doutorado, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação, elaborar projetos pedagógicos, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, representar a categoria em órgãos colegiados, orientar alunos em atividade de iniciação científica, orientar estudantes para competições acadêmicas, manifestar empatia, projetar laboratórios de ensino, empreender projetos em negócios, elaborar cursos de extensão, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, interpretar resultados, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, avaliar o desempenho do aluno, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, dar concretude aos conceitos abstratos, realizar visitas científicas, orientar doutorandos, desenvolver teorias, participar da organização de processos de seleção, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, disseminar resultados de pesquisa, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, avaliar o desempenho funcional de seus pares, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, implementar laboratórios de ensino, coordenar cursos de extensão, assessorar, cientificamente, a organização de eventos, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, participar de comissões, disponibilizar material didático ´on line´, coordenar eventos científicos, editar livros e revistas, elaborar cursos de aperfeiçoamento, dominar sua área de conhecimento, realizar intercâmbios técnico-científicos, disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, participar da administração de órgãos de classe, participar de comissões de organização de eventos, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, elaborar critérios para admissão de alunos, reformular suas ideias, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, manter-se atualizado, trabalhar em equipe, assessorar profissionais de diversas áreas, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, coordenar a política científica de bibliotecas, criar lista de discussão, proferir palestras, escrever artigos técnicos científicos, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Matemática (no Ensino Superior) ficou em 6.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Matemática (no Ensino Superior) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que ficou em 6.80% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Matemática (no Ensino Superior) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Matemática (no Ensino Superior) ficou em 8.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior 2024

O salário de Professor de Matemática (no Ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 58 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Matemática (no Ensino Superior) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Matemática (no Ensino Superior) CBO 234110 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Matemática (no Ensino Superior) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Matemática (no Ensino Superior) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Paraná 30h 4.300,85 4.467,54 6.304,72 29,33 7.20%
Rio de Janeiro 22h 7.479,09 7.768,95 10.963,78 70,63 5.60%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Matemática (no Ensino Superior).

Dissídio de Professor de Matemática (no Ensino Superior) por cidade

Quanto ganha um Professor de Matemática (no Ensino Superior) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Matemática (no Ensino Superior) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Matemática (no Ensino Superior). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Matemática (no Ensino Superior) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Educação superior - graduação e pós-graduação 5.132,90 5.331,83 7.524,45 8.20%
Educação superior - graduação 6.228,69 6.470,10 9.130,80 4.40%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 5.979,26 6.211,00 8.765,15 7.50%
Ensino fundamental 3.971,57 4.125,50 5.822,03 7.40%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 1.469,83 1.526,80 2.154,67 5.80%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 10.537,11 10.945,50 15.446,62 5.60%
Educação superior - pós-graduação e extensão 3.795,88 3.943,00 5.564,48 5.10%
Outras atividades esportivas não especificadas anteriormente 1.444,03 1.500,00 2.116,85 6.90%
Educação infantil - pré-escola 2.553,05 2.652,00 3.742,58 4.20%
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais 2.661,84 2.765,00 3.902,05 7.30%
Ensino médio 5.681,79 5.902,00 8.329,08 4.30%
Locação de mão-de-obra temporária 11.516,65 11.963,00 16.882,54 5.60%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.