O dissídio de Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234105 no cargo de Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior).
Estado com maior salário médio
Minas Gerais
R$ 6.613,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
23 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belo Horizonte - MG
R$ 2.601,10
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
11 admissões
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
20 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de matemática aplicada (no ensino superior) Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas nas diversas áreas da matemática aplicada e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.
Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente
O que faz um Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior)
O Professor de matemática aplicada (no ensino superior) ministra aulas práticas e teóricas nas diversas área da matemática aplicada e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.
Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.
Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações interativas e não interativas, viabilizando a observação e análise de aplicações matemáticas.
Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.
Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.
Realiza pesquisas na área da matemática aplicada, levantando questões a serem investigadas, investigando o estado da arte do tema proposto, elaborando projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses, modelando fenômenos, dados e processos, coletando e analisando dados.
Interpreta resultados, planejando tratamentos estatísticos dos experimentos.
Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica.
Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações.
Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas-júniores.
Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos Pode emitir pareceres técnicos para fins legais Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital.
Elabora documentação para obtenção de patente Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.
Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.
Pode especializar-se na docência de áreas específicas da matemática aplicada Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.
Funções do Professor de matemática aplicada (no ensino superior)
O profissional Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior) deve lecionar matemática, estatística, computação, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, planejar e implementar cursos e disciplinas, produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos), realizar pesquisas, colaborar em atividades institucionais, orientar alunos, coordenar atividades acadêmico-científicas, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições.
Condições de trabalho da profissão
Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de matemática aplicada (no ensino superior)
Um Professor de matemática aplicada (no ensino superior) deve emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação, escrever artigos técnicos científicos, coordenar cursos de graduação, orientar auxiliares de ensino (graduados), assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, orientar mestrandos, coordenar a política científica de bibliotecas, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, trabalhar em equipe, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, orientar estágios docentes (ped-capes), preparar apresentações, demonstrações e exposições, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, elaborar projetos, modelar fenômenos, dados e processos, orientar doutorandos, orientar alunos em atividade de iniciação científica, escrever artigos de opinião na imprensa, chefiar departamentos, implementar laboratórios de ensino, orientar monografias de conclusão de curso, preparar aulas e avaliações, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, realizar visitas científicas, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, elaborar critérios para admissão de alunos, participar de eventos científicos, assessorar profissionais de diversas áreas, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, orientar estágios de pós-doutorado, constituir grupos de pesquisa, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, revisar periodicamente a grade curricular, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, elaborar cursos de aperfeiçoamento, projetar laboratórios de ensino, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação, orientar alunos monitores (graduandos), divulgar trabalhos em revistas e periódicos, demonstrar criatividade, avaliar o desempenho do aluno, coletar e analisar dados, disseminar resultados de pesquisa, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, dirigir unidades acadêmicas, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, participar de comissões, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, coordenar a política científica de laboratórios, montar bancos de dados, proferir palestras, elaborar projetos pedagógicos, integrar o corpo editorial de publicações científicas, assessorar pesquisas da comunidade, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, realizar intercâmbios técnico-científicos, assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, participar da administração de associações científicas, participar de comissões de organização de eventos, testar hipóteses, orientar a vida acadêmica dos alunos, coordenar cursos de pós-graduação, buscar fontes de financiamento, planejar disciplinas, assessorar as atividades das empresas-júniores, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, reformular suas ideias, dar concretude aos conceitos abstratos, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, desenvolver teorias, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, orientar estudantes para competições acadêmicas, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, coordenar eventos científicos, orientar estágios, dominar sua área de conhecimento, atender extraclasse para esclarecimentos complementares, elaborar cursos de especialização, disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software, relacionar teoria à prática, demonstrar objetividade, levantar questões a serem investigadas, participar da organização de processos de seleção, avaliar o desempenho funcional de seus pares, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, manifestar empatia, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, coordenar cursos de extensão, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, propor novos métodos de ensino, disponibilizar material didático ´on line´, ministrar aulas presencialmente ou à distância, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, produzir textos didáticos, empreender projetos em negócios, assessorar, cientificamente, a organização de eventos, participar da administração de órgãos de classe, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, averiguar adequação de modelos visando à validação, manter-se atualizado, representar a categoria em órgãos colegiados, assessorar a criação de empresas-júniores, implantar laboratórios, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, investigar o estado da arte do tema proposto, editar livros e revistas, elaborar cursos de extensão, utilizar correio eletrônico (e-mail), motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório), interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, criar lista de discussão, interpretar resultados, escrever resenhas, definir o perfil do corpo docente e discente, trabalhar interdisciplinarmente.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior) ficou em 7.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que ficou em 7.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior) ficou em 8.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior 2025
O salário de Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 68 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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