O dissídio de Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234105 no cargo de Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior).
Estado com maior salário médio
Minas Gerais
R$ 6.613,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
23 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belo Horizonte - MG
R$ 2.601,10
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
11 admissões
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
20 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de matemática aplicada (no ensino superior) Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas nas diversas áreas da matemática aplicada e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.
Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente
O que faz um Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior)
O Professor de matemática aplicada (no ensino superior) ministra aulas práticas e teóricas nas diversas área da matemática aplicada e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.
Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.
Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações interativas e não interativas, viabilizando a observação e análise de aplicações matemáticas.
Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.
Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.
Realiza pesquisas na área da matemática aplicada, levantando questões a serem investigadas, investigando o estado da arte do tema proposto, elaborando projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses, modelando fenômenos, dados e processos, coletando e analisando dados.
Interpreta resultados, planejando tratamentos estatísticos dos experimentos.
Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica.
Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações.
Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas-júniores.
Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos Pode emitir pareceres técnicos para fins legais Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital.
Elabora documentação para obtenção de patente Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.
Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.
Pode especializar-se na docência de áreas específicas da matemática aplicada Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.
Funções do Professor de matemática aplicada (no ensino superior)
O profissional Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior) deve planejar e implementar cursos e disciplinas, lecionar matemática, estatística, computação, produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos), prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, coordenar atividades acadêmico-científicas, realizar pesquisas, orientar alunos, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, demonstrar competências pessoais, colaborar em atividades institucionais, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de matemática aplicada (no ensino superior)
Um Professor de matemática aplicada (no ensino superior) deve elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software, produzir textos didáticos, assessorar a criação de empresas-júniores, criar lista de discussão, orientar estágios de pós-doutorado, trabalhar em equipe, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, preparar apresentações, demonstrações e exposições, orientar alunos em atividade de iniciação científica, proferir palestras, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, dar concretude aos conceitos abstratos, modelar fenômenos, dados e processos, participar de eventos científicos, orientar estudantes para competições acadêmicas, investigar o estado da arte do tema proposto, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, coordenar cursos de extensão, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, relacionar teoria à prática, planejar disciplinas, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, escrever resenhas, demonstrar criatividade, representar a categoria em órgãos colegiados, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, assessorar as atividades das empresas-júniores, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, revisar periodicamente a grade curricular, projetar laboratórios de ensino, testar hipóteses, definir o perfil do corpo docente e discente, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, averiguar adequação de modelos visando à validação, manifestar empatia, elaborar cursos de extensão, elaborar critérios para admissão de alunos, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, desenvolver teorias, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, disponibilizar material didático ´on line´, interpretar resultados, atender extraclasse para esclarecimentos complementares, orientar monografias de conclusão de curso, assessorar pesquisas da comunidade, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, orientar estágios docentes (ped-capes), realizar intercâmbios técnico-científicos, chefiar departamentos, participar da organização de processos de seleção, dirigir unidades acadêmicas, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, trabalhar interdisciplinarmente, utilizar correio eletrônico (e-mail), emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação, assessorar, cientificamente, a organização de eventos, coordenar cursos de graduação, elaborar projetos pedagógicos, preparar aulas e avaliações, avaliar o desempenho funcional de seus pares, orientar a vida acadêmica dos alunos, montar bancos de dados, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação, orientar estágios, assessorar profissionais de diversas áreas, ministrar aulas presencialmente ou à distância, implantar laboratórios, orientar doutorandos, orientar mestrandos, escrever artigos técnicos científicos, participar de comissões, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, buscar fontes de financiamento, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, implementar laboratórios de ensino, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, empreender projetos em negócios, coletar e analisar dados, organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório), expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, participar de comissões de organização de eventos, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, coordenar a política científica de bibliotecas, coordenar eventos científicos, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, manter-se atualizado, elaborar cursos de especialização, reformular suas ideias, escrever artigos de opinião na imprensa, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, participar da administração de associações científicas, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, elaborar cursos de aperfeiçoamento, levantar questões a serem investigadas, assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, avaliar o desempenho do aluno, orientar auxiliares de ensino (graduados), orientar alunos monitores (graduandos), coordenar a política científica de laboratórios, constituir grupos de pesquisa, propor novos métodos de ensino, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, dominar sua área de conhecimento, editar livros e revistas, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, demonstrar objetividade, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, integrar o corpo editorial de publicações científicas, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, participar da administração de órgãos de classe, disseminar resultados de pesquisa, realizar visitas científicas, coordenar cursos de pós-graduação, elaborar projetos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior) ficou em 7.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que ficou em 7.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior) ficou em 4.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior 2025
O salário de Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 68 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Professor de Informática (no Ensino Superior)
- Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior)
- Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior)
- Professor de Matemática (no Ensino Superior)
- Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior)
- Professor de Computação (no Ensino Superior)
- Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior)
- Professor de Pesquisa Operacional (no Ensino Superior)
- Professor de Matemática Pura (no Ensino Superior)
- Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior)