O dissídio de Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234105 no cargo de Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior).
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 19.379,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
29 admissões
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Belo Horizonte - MG
15 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de matemática aplicada (no ensino superior) Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas nas diversas áreas da matemática aplicada e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.
Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente
O que faz um Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior)
O Professor de matemática aplicada (no ensino superior) ministra aulas práticas e teóricas nas diversas área da matemática aplicada e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.
Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.
Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações interativas e não interativas, viabilizando a observação e análise de aplicações matemáticas.
Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.
Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.
Realiza pesquisas na área da matemática aplicada, levantando questões a serem investigadas, investigando o estado da arte do tema proposto, elaborando projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses, modelando fenômenos, dados e processos, coletando e analisando dados.
Interpreta resultados, planejando tratamentos estatísticos dos experimentos.
Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica.
Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações.
Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas-júniores.
Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos Pode emitir pareceres técnicos para fins legais Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital.
Elabora documentação para obtenção de patente Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.
Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.
Pode especializar-se na docência de áreas específicas da matemática aplicada Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.
Funções do Professor de matemática aplicada (no ensino superior)
O profissional Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior) deve prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, lecionar matemática, estatística, computação, comunicar-se, produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos), avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, orientar alunos, realizar pesquisas, demonstrar competências pessoais, planejar e implementar cursos e disciplinas, colaborar em atividades institucionais, coordenar atividades acadêmico-científicas.
Condições de trabalho da profissão
Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de matemática aplicada (no ensino superior)
Um Professor de matemática aplicada (no ensino superior) deve utilizar correio eletrônico (e-mail), avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, elaborar critérios para admissão de alunos, orientar mestrandos, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, planejar disciplinas, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, assessorar as atividades das empresas-júniores, modelar fenômenos, dados e processos, dominar sua área de conhecimento, orientar estágios, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, relacionar teoria à prática, investigar o estado da arte do tema proposto, projetar laboratórios de ensino, buscar fontes de financiamento, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, orientar doutorandos, participar de comissões de organização de eventos, disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software, criar lista de discussão, participar de comissões, elaborar projetos, orientar alunos em atividade de iniciação científica, implantar laboratórios, editar livros e revistas, definir o perfil do corpo docente e discente, assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, integrar o corpo editorial de publicações científicas, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, orientar auxiliares de ensino (graduados), coordenar cursos de graduação, empreender projetos em negócios, realizar intercâmbios técnico-científicos, participar da administração de associações científicas, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, ministrar aulas presencialmente ou à distância, orientar monografias de conclusão de curso, escrever resenhas, elaborar cursos de especialização, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, produzir textos didáticos, coordenar eventos científicos, desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, elaborar cursos de extensão, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, coletar e analisar dados, participar de eventos científicos, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, dirigir unidades acadêmicas, disseminar resultados de pesquisa, demonstrar criatividade, propor novos métodos de ensino, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, revisar periodicamente a grade curricular, testar hipóteses, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação, implementar laboratórios de ensino, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, trabalhar interdisciplinarmente, coordenar a política científica de laboratórios, disponibilizar material didático ´on line´, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, coordenar a política científica de bibliotecas, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, desenvolver teorias, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório), coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas, constituir grupos de pesquisa, reformular suas ideias, orientar a vida acadêmica dos alunos, avaliar o desempenho do aluno, orientar estudantes para competições acadêmicas, demonstrar objetividade, elaborar projetos pedagógicos, elaborar cursos de aperfeiçoamento, assessorar, cientificamente, a organização de eventos, manifestar empatia, coordenar cursos de extensão, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, participar da administração de órgãos de classe, montar bancos de dados, orientar estágios docentes (ped-capes), chefiar departamentos, trabalhar em equipe, averiguar adequação de modelos visando à validação, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, preparar apresentações, demonstrações e exposições, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação, proferir palestras, representar a categoria em órgãos colegiados, escrever artigos técnicos científicos, assessorar a criação de empresas-júniores, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, coordenar cursos de pós-graduação, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, assessorar profissionais de diversas áreas, assessorar pesquisas da comunidade, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, realizar visitas científicas, participar da organização de processos de seleção, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, interpretar resultados, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, levantar questões a serem investigadas, manter-se atualizado, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, atender extraclasse para esclarecimentos complementares, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, orientar alunos monitores (graduandos), preparar aulas e avaliações, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, avaliar o desempenho funcional de seus pares, orientar estágios de pós-doutorado, escrever artigos de opinião na imprensa, dar concretude aos conceitos abstratos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior) ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que ficou em 4.20% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior) ficou em 5.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior 2024
O salário de Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 75 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Professor de Matemática Financeira (no Ensino Superior)
- Professor de Informática (no Ensino Superior)
- Professor de Matemática Pura (no Ensino Superior)
- Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior)
- Professor de Matemática (no Ensino Superior)
- Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior)
- Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior)
- Professor de Computação (no Ensino Superior)
- Professor de Teoria Matemática de Sistemas (no Ensino Superior)
- Professor de Pesquisa Operacional (no Ensino Superior)
Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 21h | 6.211,24 | 6.451,97 | 9.105,21 | 62,89 | 5.20% |
Minas Gerais | 9h | 3.542,53 | 3.679,82 | 5.193,08 | 78,20 | 5.10% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior). |
Dissídio de Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Belo Horizonte, MG | 7 | 2.349,99 | 2.441,07 | 3.444,91 | 74,73 | 7.40% |
São Paulo, SP | 18 | 5.377,99 | 5.586,43 | 7.883,74 | 61,34 | 7.10% |
Engenheiro Coelho, SP | 22 | 6.843,39 | 7.108,62 | 10.031,89 | 66,01 | 8.20% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
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Educação superior - graduação e pós-graduação | 7.688,84 | 7.986,84 | 11.271,27 | 5.70% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 2.349,99 | 2.441,07 | 3.444,91 | 5.20% | |
Ensino fundamental | 3.229,75 | 3.354,92 | 4.734,57 | 6.00% | |
Ensino médio | 8.455,62 | 8.783,33 | 12.395,30 | 5.10% | |
Educação superior - pós-graduação e extensão | 5.749,95 | 5.972,80 | 8.428,99 | 7.70% | |
Educação superior - graduação | 6.941,31 | 7.210,33 | 10.175,44 | 5.40% | |
Educação profissional de nível técnico | 3.148,96 | 3.271,00 | 4.616,13 | 5.30% | |
Cursos preparatórios para concursos | 3.775,35 | 3.921,67 | 5.534,37 | 6.20% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 2.287,83 | 2.376,50 | 3.353,79 | 7.40% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |