O dissídio de Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234105 no cargo de Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior).

Estado com maior salário médio

Minas Gerais

R$ 6.613,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

23 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belo Horizonte - MG

R$ 2.601,10

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

11 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

20 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de matemática aplicada (no ensino superior) Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas nas diversas áreas da matemática aplicada e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.

Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.

Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente

O que faz um Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior)

O Professor de matemática aplicada (no ensino superior) ministra aulas práticas e teóricas nas diversas área da matemática aplicada e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.

Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.

Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações interativas e não interativas, viabilizando a observação e análise de aplicações matemáticas.

Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.

Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.

Realiza pesquisas na área da matemática aplicada, levantando questões a serem investigadas, investigando o estado da arte do tema proposto, elaborando projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses, modelando fenômenos, dados e processos, coletando e analisando dados.

Interpreta resultados, planejando tratamentos estatísticos dos experimentos.

Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica.

Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações.

Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas-júniores.

Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos Pode emitir pareceres técnicos para fins legais Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital.

Elabora documentação para obtenção de patente Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.

Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.

Pode especializar-se na docência de áreas específicas da matemática aplicada Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.

Funções do Professor de matemática aplicada (no ensino superior)

O profissional Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior) deve orientar alunos, planejar e implementar cursos e disciplinas, coordenar atividades acadêmico-científicas, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, comunicar-se, colaborar em atividades institucionais, lecionar matemática, estatística, computação, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, realizar pesquisas, produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos), demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de matemática aplicada (no ensino superior)

Um Professor de matemática aplicada (no ensino superior) deve orientar estágios docentes (ped-capes), manifestar empatia, atender extraclasse para esclarecimentos complementares, averiguar adequação de modelos visando à validação, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, coordenar a política científica de laboratórios, avaliar o desempenho do aluno, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, dominar sua área de conhecimento, orientar monografias de conclusão de curso, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, chefiar departamentos, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, elaborar critérios para admissão de alunos, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, modelar fenômenos, dados e processos, escrever artigos técnicos científicos, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, elaborar projetos, orientar estudantes para competições acadêmicas, trabalhar interdisciplinarmente, interpretar resultados, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação, realizar intercâmbios técnico-científicos, implantar laboratórios, proferir palestras, elaborar cursos de extensão, desenvolver teorias, trabalhar em equipe, definir o perfil do corpo docente e discente, empreender projetos em negócios, elaborar cursos de especialização, levantar questões a serem investigadas, elaborar projetos pedagógicos, propor novos métodos de ensino, editar livros e revistas, coordenar cursos de pós-graduação, escrever artigos de opinião na imprensa, orientar estágios de pós-doutorado, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, avaliar o desempenho funcional de seus pares, relacionar teoria à prática, disponibilizar material didático ´on line´, organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório), assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, orientar auxiliares de ensino (graduados), demonstrar objetividade, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, constituir grupos de pesquisa, orientar alunos monitores (graduandos), assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, disseminar resultados de pesquisa, testar hipóteses, desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, coordenar a política científica de bibliotecas, assessorar pesquisas da comunidade, realizar visitas científicas, escrever resenhas, orientar estágios, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, reformular suas ideias, participar de eventos científicos, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, produzir textos didáticos, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, revisar periodicamente a grade curricular, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, participar da administração de órgãos de classe, assessorar, cientificamente, a organização de eventos, buscar fontes de financiamento, orientar alunos em atividade de iniciação científica, manter-se atualizado, preparar apresentações, demonstrações e exposições, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, projetar laboratórios de ensino, dirigir unidades acadêmicas, participar da administração de associações científicas, representar a categoria em órgãos colegiados, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, ministrar aulas presencialmente ou à distância, orientar mestrandos, elaborar cursos de aperfeiçoamento, coletar e analisar dados, disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software, coordenar cursos de graduação, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, assessorar as atividades das empresas-júniores, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, criar lista de discussão, orientar doutorandos, investigar o estado da arte do tema proposto, montar bancos de dados, coordenar cursos de extensão, demonstrar criatividade, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, implementar laboratórios de ensino, participar de comissões de organização de eventos, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, utilizar correio eletrônico (e-mail), escrever livros técnicos, científicos e didáticos, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, assessorar profissionais de diversas áreas, dar concretude aos conceitos abstratos, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, coordenar eventos científicos, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, orientar a vida acadêmica dos alunos, preparar aulas e avaliações, integrar o corpo editorial de publicações científicas, assessorar a criação de empresas-júniores, participar de comissões, participar da organização de processos de seleção, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, planejar disciplinas, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior) ficou em 3.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que ficou em 3.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior) ficou em 8.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior 2025

O salário de Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 68 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Matemática Aplicada (no Ensino Superior) CBO 234105 salário