O dissídio de Professor de Ensino Superior na Área de Prática de Ensino 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234520 no cargo de Professor de Ensino Superior na Área de Prática de Ensino.
Estado com maior salário médio
Tocantins
R$ 9.312,59
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
5.316 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Mineiros - GO
R$ 14.087,61
Cidade que mais contrata
Belo Horizonte - MG
2.057 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino Ministra aulas em cursos de nível superior (graduação, pós-graduação e extensão) de métodos e técnicas de prática de ensino, na formação de professores, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação que se estabelece entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios.
Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar.
Comunica-se com assertividade e objetividade, participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
O que faz um Professor de Ensino Superior na Área de Prática de Ensino
O Professor de ensino superior na área de prática de ensino planeja e ministra aulas, atividades, programas e cronogramas referentes à prática de ensino, prioritariamente a alunos do ensino superior Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos para o trabalho.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.
Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos de prática de ensino, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de prática de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.
Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.
Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino, e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.
Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.
Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
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Funções do Professor de ensino superior na área de prática de ensino
O profissional Professor de Ensino Superior na Área de Prática de Ensino deve prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, produzir material de trabalho, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, avaliar o trabalho acadêmico científico, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, orientar alunos, comunicar-se, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, atualizar-se na Área, demonstrar competências pessoais, supervisionar formação pedagógica em estágios, participar de atividades administrativas.
Condições de trabalho da profissão
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de prática de ensino
Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino deve estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, prever fontes de financiamento, analisar os problemas da realidade brasileira, planejar aulas, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), atuar em comissões editoriais, exercer cargos de representação, avaliar projetos de extensão, dialogar com os professores da instituição, planejar estágios, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, orientar monitores, mapear campos para estágio, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, analisar pesquisas educacionais, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, trabalhar em equipe, participar de associações científicas, coordenar cursos, elaborar pareceres, avaliar o desempenho dos alunos, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, avaliar o desenvolvimento das aulas, participar de associações de classe, atribuir notas e conceitos, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, divulgar resultados de pesquisas, coordenar reuniões, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, coordenar projetos de extensão, participar de atividades culturais, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, estudar a constituição de profissões no campo educacional, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, realizar revisão da literatura na área, exercer cargos de direção, dominar a língua portuguesa, participar de reuniões, coordenar pesquisas, redigir publicações científicas, dialogar com as entidades representativas, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, coordenar áreas, disciplinas e turmas, planejar eventos e seminários, participar de colegiados, sistematizar dados e materiais de pesquisa, produzir hipertextos, avaliar currículos de alunos, avaliar currículos e propostas pedagógicas, estudar diferentes formas de comunicação, planejar os ambientes de aprendizagem, produzir textos para uso pedagógico, coordenar estágios, participar de congressos e eventos científicos, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, planejar a produção de materiais didáticos, coordenar grupos de pesquisa, planejar projetos de intervenção pedagógica, compromissar-se social e politicamente, coordenar projetos pedagógicos, produzir planos de cursos e de aulas, atuar no processo de seleção de alunos e professores, demonstrar postura ética, constituir grupos de pesquisa, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, sugerir composição de bancas examinadoras, programar cursos para atendimento a demandas externas, desenvolver atividades interativas, organizar publicações, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, produzir artigos para divulgação, avaliar planos de ação pedagógica, estudar a legislação educacional, realizar eventos, avaliar material didático, trabalhar com diferentes formas de interação humana, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, proferir palestras, atuar em debates, gerenciar convênios, desenvolver propostas de avaliação, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), atuar em banca examinadora docente e discente, produzir transparências, gerenciar projetos, coletar dados e materiais para pesquisa, atuar em projetos de extensão, elaborar programas e cronogramas, coordenar convênios, estudar propostas e políticas educacionais, redigir relatórios de pesquisa, avaliar projetos de pesquisa, estudar outros idiomas, atender alunos, individualmente e em grupo, elaborar projetos de extensão, estabelecer relações com os órgãos de fomento, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, avaliar cursos, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, orientar alunos de iniciação científica, estudar a produção científica da área, treinar auxiliares de pesquisa, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, avaliar a própria prática de pesquisa, sistematizar conteúdos, planejar pesquisas, prestar assessoria a órgãos públicos, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, orientar alunos sobre campos de estágio, preencher relatórios de atividades, participar de comissões, produzir instrumentos de avaliação, analisar dados e materiais de pesquisa, mediar a relação do estagiário com a instituição, auto avaliar-se, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, coordenar eventos, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, demonstrar postura crítica, avaliar políticas educacionais, organizar coletâneas, produzir vídeos, produzir cartazes, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, discutir resultados de avaliação, planejar projetos de extensão, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, coordenar equipes de trabalho, colaborar em comissões de avaliação, avaliar trabalhos científicos, dialogar com os alunos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Ensino Superior na Área de Prática de Ensino ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Superior na Área de Prática de Ensino e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 8.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Superior na Área de Prática de Ensino em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Ensino Superior na Área de Prática de Ensino ficou em 3.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025
O salário de Professor de Ensino Superior na Área de Prática de Ensino mostrado aqui é resultado do levantamento de 17634 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Superior na Área de Prática de Ensino com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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Valor do salário na CCT 2025 de Professor de Ensino Superior na Área de Prática de Ensino em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 25h | 6.086,80 | 6.322,71 | 8.922,80 | 50,15 | 5.10% |
Minas Gerais | 14h | 3.718,21 | 3.862,32 | 5.450,62 | 56,82 | 6.40% |
Paraná | 30h | 5.002,95 | 5.196,85 | 7.333,95 | 35,07 | 7.60% |
Bahia | 26h | 4.161,28 | 4.322,56 | 6.100,12 | 32,97 | 7.40% |
Santa Catarina | 18h | 4.231,36 | 4.395,35 | 6.202,85 | 47,91 | 7.60% |
Rio de Janeiro | 30h | 5.341,62 | 5.548,64 | 7.830,41 | 36,81 | 5.90% |
Rio Grande do Sul | 27h | 6.212,02 | 6.452,78 | 9.106,35 | 48,27 | 7.30% |
Pernambuco | 36h | 5.144,96 | 5.344,36 | 7.542,13 | 30,01 | 4.60% |
Mato Grosso | 22h | 4.728,56 | 4.911,82 | 6.931,71 | 44,71 | 5.50% |
Distrito Federal | 32h | 7.952,00 | 8.260,19 | 11.657,03 | 52,34 | 6.40% |
Mato Grosso do Sul | 27h | 6.519,59 | 6.772,27 | 9.557,23 | 49,84 | 7.60% |
Goiás | 25h | 5.653,18 | 5.872,28 | 8.287,14 | 46,71 | 4.50% |
Maranhão | 22h | 4.351,75 | 4.520,41 | 6.379,34 | 41,95 | 4.80% |
Paraíba | 33h | 4.452,23 | 4.624,78 | 6.526,63 | 27,72 | 6.50% |
Amazonas | 28h | 4.220,18 | 4.383,74 | 6.186,46 | 31,66 | 5.10% |
Pará | 27h | 4.752,73 | 4.936,94 | 6.967,15 | 36,65 | 6.80% |
Espírito Santo | 26h | 5.910,67 | 6.139,75 | 8.664,60 | 46,64 | 4.70% |
Alagoas | 26h | 4.362,12 | 4.531,18 | 6.394,54 | 35,15 | 7.40% |
Rondônia | 40h | 6.025,80 | 6.259,35 | 8.833,38 | 31,48 | 5.80% |
Ceará | 26h | 4.350,75 | 4.519,37 | 6.377,87 | 34,25 | 4.80% |
Tocantins | 41h | 8.965,13 | 9.312,59 | 13.142,21 | 45,36 | 5.40% |
Sergipe | 34h | 3.741,09 | 3.886,09 | 5.484,16 | 22,87 | 6.70% |
Piauí | 34h | 7.089,18 | 7.363,94 | 10.392,21 | 42,76 | 5.90% |
Rio Grande do Norte | 34h | 4.309,45 | 4.476,47 | 6.317,33 | 26,27 | 6.60% |
Acre | 25h | 3.932,04 | 4.084,43 | 5.764,07 | 32,14 | 4.10% |
Amapá | 25h | 5.882,81 | 6.110,81 | 8.623,76 | 49,64 | 7.50% |
Roraima | 15h | 2.978,71 | 3.094,15 | 4.366,56 | 40,43 | 4.40% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Ensino Superior na Área de Prática de Ensino. |
Dissídio de Professor de Ensino Superior na Área de Prática de Ensino por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Belo Horizonte, MG | 8 | 2.539,23 | 2.637,65 | 3.722,32 | 65,35 | 6.30% |
São Paulo, SP | 29 | 7.637,17 | 7.933,16 | 11.195,51 | 54,20 | 6.80% |
Salvador, BA | 24 | 3.803,05 | 3.950,45 | 5.574,99 | 32,29 | 7.80% |
Curitiba, PR | 30 | 6.618,08 | 6.874,58 | 9.701,61 | 46,51 | 7.00% |
Brasília, DF | 32 | 7.952,00 | 8.260,19 | 11.657,03 | 52,34 | 5.90% |
Rio de Janeiro, RJ | 34 | 6.349,59 | 6.595,69 | 9.308,03 | 38,40 | 5.30% |
São Bernardo do Campo, SP | 31 | 8.288,54 | 8.609,78 | 12.150,38 | 55,96 | 8.30% |
Recife, PE | 40 | 4.635,69 | 4.815,36 | 6.795,58 | 24,26 | 7.20% |
Campo Grande, MS | 26 | 7.184,86 | 7.463,32 | 10.532,46 | 57,70 | 5.60% |
Londrina, PR | 35 | 5.465,93 | 5.677,78 | 8.012,65 | 32,20 | 8.30% |
Manaus, AM | 25 | 3.758,23 | 3.903,89 | 5.509,28 | 31,38 | 7.30% |
Maringá, PR | 33 | 2.613,43 | 2.714,72 | 3.831,09 | 16,28 | 5.30% |
Lauro de Freitas, BA | 29 | 5.679,93 | 5.900,06 | 8.326,35 | 40,22 | 8.10% |
João Pessoa, PB | 39 | 4.995,47 | 5.189,08 | 7.322,99 | 26,91 | 4.10% |
Americana, SP | 19 | 2.711,17 | 2.816,25 | 3.974,38 | 29,17 | 6.30% |
Campinas, SP | 22 | 4.759,42 | 4.943,88 | 6.976,95 | 45,96 | 6.80% |
Mogi das Cruzes, SP | 25 | 5.457,57 | 5.669,09 | 8.000,39 | 45,92 | 5.50% |
Maceió, AL | 24 | 4.198,70 | 4.361,43 | 6.154,99 | 35,89 | 5.30% |
Ipatinga, MG | 28 | 7.271,41 | 7.553,23 | 10.659,34 | 54,44 | 4.80% |
Ribeirão Preto, SP | 15 | 5.019,66 | 5.214,20 | 7.358,44 | 68,64 | 6.40% |
Cuiabá, MT | 28 | 5.774,12 | 5.997,91 | 8.464,42 | 43,60 | 6.80% |
Cascavel, PR | 37 | 6.235,82 | 6.477,50 | 9.141,24 | 34,83 | 8.00% |
Botucatu, SP | 13 | 2.410,68 | 2.504,11 | 3.533,88 | 38,89 | 8.10% |
Osasco, SP | 30 | 7.158,98 | 7.436,44 | 10.494,53 | 49,84 | 5.40% |
Sorocaba, SP | 32 | 8.241,70 | 8.561,13 | 12.081,72 | 53,24 | 5.10% |
São Luís, MA | 18 | 4.197,40 | 4.360,08 | 6.153,08 | 49,03 | 8.20% |
Porto Alegre, RS | 26 | 6.345,08 | 6.591,00 | 9.301,41 | 49,85 | 8.20% |
Duque de Caxias, RJ | 17 | 3.080,47 | 3.199,86 | 4.515,74 | 37,19 | 6.10% |
Piracicaba, SP | 25 | 6.513,35 | 6.765,78 | 9.548,08 | 53,51 | 4.70% |
Chapeco, SC | 15 | 4.035,83 | 4.192,24 | 5.916,22 | 56,40 | 4.90% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Ensino Superior na Área de Prática de Ensino. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Ensino Superior na Área de Prática de Ensino no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2025 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Educação superior - graduação e pós-graduação | 5.766,78 | 5.990,29 | 8.453,67 | 7.40% | |
Educação superior - graduação | 4.966,17 | 5.158,65 | 7.280,04 | 5.70% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 2.121,81 | 2.204,05 | 3.110,42 | 5.80% | |
Educação superior - pós-graduação e extensão | 9.629,34 | 10.002,54 | 14.115,88 | 6.80% | |
Ensino fundamental | 4.211,64 | 4.374,87 | 6.173,95 | 7.40% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 6.936,01 | 7.204,83 | 10.167,67 | 5.70% | |
Educação infantil - pré-escola | 5.471,92 | 5.683,99 | 8.021,42 | 8.20% | |
Ensino médio | 5.277,62 | 5.482,16 | 7.736,59 | 8.00% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 5.083,79 | 5.280,83 | 7.452,46 | 5.50% | |
Outras sociedades de participação, exceto holdings | 9.122,73 | 9.476,30 | 13.373,23 | 6.80% | |
Atividades de condicionamento físico | 3.895,27 | 4.046,24 | 5.710,17 | 8.00% | |
Atividades de apoio à gestão de saúde | 9.691,23 | 10.066,83 | 14.206,61 | 4.90% | |
Educação profissional de nível técnico | 4.390,31 | 4.560,47 | 6.435,87 | 7.10% | |
Cursos preparatórios para concursos | 4.577,61 | 4.755,02 | 6.710,43 | 4.80% | |
Administração pública em geral | 3.543,57 | 3.680,91 | 5.194,60 | 7.80% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 3.701,08 | 3.844,53 | 5.425,51 | 4.50% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 4.274,32 | 4.439,99 | 6.265,84 | 4.50% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 5.565,97 | 5.781,69 | 8.159,29 | 4.60% | |
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte | 2.173,60 | 2.257,85 | 3.186,34 | 6.50% | |
Educação infantil - creche | 3.003,24 | 3.119,64 | 4.402,52 | 5.00% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |