O dissídio de Professor de Ensino Pré-primário 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231105 no cargo de Professor de Ensino Pré-primário.
Estado com maior salário médio
Rio Grande do Norte
R$ 5.793,02
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
13.298 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Cacoal - RO
R$ 2.186,44
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.388 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Educação Superior - Graduação
R$ 5.105,23
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
10.167 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) promove a educação e a relação ensino e aprendizagem de crianças de quatro a cinco anos, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pelo cuidado, planeja as situações de aprendizagem, e avalia as práticas educativas e os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos.
Propõe atividades artísticas e lúdicas Elabora recursos didáticos Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Realiza tarefas administrativas Registra informações referentes às etapas - planejamento, desenvolvimento e avaliação - do processo de ensino e de aprendizagem Pode propor e organizar atividades ou eventos extraclasse.
Pesquisa novas práticas, teorias e metodologias de ensino e aprendizagem Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Ensino Pré-primário
O Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) planeja a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica e identificando características, necessidades e potencialidades dos alunos Estabelece metas e objetivos educacionais e define o conteúdo programático para o ano letivo, de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos.
Define a rotina dos alunos, programa as atividades diárias e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Programa atividades extraclasse, projetos para integração com pais e com a comunidade e define ações e projetos para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial.
Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação dos alunos, realizando ações de acolhimento, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Promove a educação dos alunos, estabelecendo regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras, para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Promove a relação ensino e aprendizagem, desenvolvendo aulas conforme o planejado e avaliando a aprendizagem.
Cria situações de aprendizagem, integrando as áreas do conhecimento, expõe o conteúdo formativo, alfabetiza, aplica estratégias de leitura e escrita, propõe atividades artísticas, lúdicas, de canto e dança, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, questões orais e escritas, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações, elabora relatório e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Organiza as atividades, acompanhando a entrada e a saída dos alunos, preparando os ambientes de ensino, e providenciando seleção, substituições, descartes e locais para guarda e acondicionamento dos materiais e dos recursos didáticos Faz requisição de materiais Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios e registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos.
Participa de reuniões pedagógicas com diretoria, coordenação, secretário e demais docentes da escola, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à instituição e aos alunos Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas com pais, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas e participando de eventos.
Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Participa de cursos e programas da área.
Funções do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
O profissional Professor de Ensino Pré-primário deve realizar tarefas administrativas, interagir com a família e a comunidade, avaliar as práticas pedagógicas, promover a educação dos alunos, promover a relação ensino-aprendizagem, planejar a prática educacional, pesquisar, organizar as atividades, demonstrar competências pessoais, cuidar dos alunos.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
Um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) deve organizar comemorações de aniversário, comprar material, criar situações de aprendizagem, escrever para os alunos, acompanhar momento de sono, discutir casos específicos com a coordenação, intervir em situações de risco para os alunos, acolher os alunos, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, brincar com os alunos, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, manter-se atualizado, demonstrar organização, levantar bibliografia, demonstrar dinamismo, documentar as observações, organizar o material didático, controlar a saída de alunos, demonstrar autocontrole, preparar a sala, organizar o espaço das atividades, estabelecer normas e regras de conduta, estimar a necessidade de material, atender alunos, individualmente, convidar personalidades e entidades, definir conteúdo programático do ano letivo, criar recursos didáticos, organizar a entrada e a saída dos alunos, atender pais, enviar comunicados ao pais, conferir material, organizar eventos, contar histórias, promover encontros e atividades com os pais, demonstrar bom humor, preparar adaptação de casos especiais, construir material didático, mediar situações de conflitos no grupo, estudar casos (situações especiais), avaliar o desenvolvimento psicomotor, trabalhar áreas de conhecimento, participar de eventos da comunidade, estabelecer limites, preparar projetos para interação com a comunidade, mostrar-se atento, definir estratégias pedagógicas, registrar ocorrências, preencher documentos com informações dos alunos, planejar a rotina dos alunos, ministrar aulas, demonstrar flexibilidade, orientar sobre hábitos alimentares, demonstrar disposição, avaliar o desenvolvimento sócio afetivo, definir critérios de agrupamentos de alunos, dançar, preparar o ambiente para as atividades, pesquisar conteúdos, demonstrar capacidade de compreensão oral, orientar os pais sobre alimentação saudável, sondar o conhecimento prévio dos alunos, realizar visitas temáticas, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, prestar esclarecimento aos pais, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, receber alunos novos, elaborar instrumentos de avaliação, desenvolver trabalhos coletivos, revisar o planejamento, demonstrar preparo físico, orientar sobre noções de higiene, orientar sobre noções de segurança, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, observar o comportamento dos alunos, encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída), corrigir trabalhos com os alunos, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar criatividade, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, participar de reuniões e encontros (coordenação, professores), demonstrar paciência, ministrar reuniões de pais, alfabetizar os alunos, rever normas de conduta com as crianças, registrar frequência dos alunos, passear com os alunos, avaliar o desenvolvimento cognitivo, preparar reunião de pais, reelaborar o planejamento, pesquisar recursos didáticos, dramatizar histórias e situações do cotidiano, guardar o material, analisar situações de aprendizagem, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, preparar projetos pedagógicos, auxiliar os alunos na colocação roupas, improvisar atividades, requisitar material, encaminhar documentos e relatórios à secretaria, pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições), selecionar recursos didáticos, promover atividades integradoras, promover a convivência social (socializar), programar atividades diárias, demonstrar alegria, realizar autoavaliação, participar de cursos e treinamentos profissionais, demonstrar bom senso, agrupar os alunos, selecionar material, reconhecer as características do grupo e subgrupos, acompanhar a refeição, demonstrar sensibilidade, programar atividades extraclasses, demonstrar ética, cantar, registrar entrevistas com os pais, receber comunicados dos pais (agenda, circular), ler para os alunos, organizar a refeição, passar lição de casa, desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar), demonstrar disciplina, estabelecer rotinas, expor conteúdos, observar a interação dos alunos, sondar necessidades e potencialidades do grupo, convocar pais de alunos, prestar primeiros socorros, demonstrar empatia.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Ensino Pré-primário ficou em 7.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Pré-primário e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior na educação infantil que ficou em 7.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Pré-primário em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Ensino Pré-primário ficou em 4.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior na educação infantil 2025
O salário de Professor de Ensino Pré-primário mostrado aqui é resultado do levantamento de 35.456 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Pré-primário com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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