O dissídio de Professor de Ensino Pré-escolar 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231105 no cargo de Professor de Ensino Pré-escolar.
Estado com maior salário médio
Paraíba
R$ 3.900,19
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
13.406 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Schroeder - SC
R$ 4.749,62
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.553 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) promove a educação e a relação ensino e aprendizagem de crianças de quatro a cinco anos, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pelo cuidado, planeja as situações de aprendizagem, e avalia as práticas educativas e os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos.
Propõe atividades artísticas e lúdicas Elabora recursos didáticos Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Realiza tarefas administrativas Registra informações referentes às etapas - planejamento, desenvolvimento e avaliação - do processo de ensino e de aprendizagem Pode propor e organizar atividades ou eventos extraclasse.
Pesquisa novas práticas, teorias e metodologias de ensino e aprendizagem Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Ensino Pré-escolar
O Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) planeja a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica e identificando características, necessidades e potencialidades dos alunos Estabelece metas e objetivos educacionais e define o conteúdo programático para o ano letivo, de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos.
Define a rotina dos alunos, programa as atividades diárias e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Programa atividades extraclasse, projetos para integração com pais e com a comunidade e define ações e projetos para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial.
Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação dos alunos, realizando ações de acolhimento, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Promove a educação dos alunos, estabelecendo regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras, para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Promove a relação ensino e aprendizagem, desenvolvendo aulas conforme o planejado e avaliando a aprendizagem.
Cria situações de aprendizagem, integrando as áreas do conhecimento, expõe o conteúdo formativo, alfabetiza, aplica estratégias de leitura e escrita, propõe atividades artísticas, lúdicas, de canto e dança, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, questões orais e escritas, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações, elabora relatório e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Organiza as atividades, acompanhando a entrada e a saída dos alunos, preparando os ambientes de ensino, e providenciando seleção, substituições, descartes e locais para guarda e acondicionamento dos materiais e dos recursos didáticos Faz requisição de materiais Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios e registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos.
Participa de reuniões pedagógicas com diretoria, coordenação, secretário e demais docentes da escola, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à instituição e aos alunos Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas com pais, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas e participando de eventos.
Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Participa de cursos e programas da área.
Funções do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
O profissional Professor de Ensino Pré-escolar deve realizar tarefas administrativas, demonstrar competências pessoais, pesquisar, cuidar dos alunos, planejar a prática educacional, avaliar as práticas pedagógicas, promover a relação ensino-aprendizagem, organizar as atividades, interagir com a família e a comunidade, promover a educação dos alunos.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
Um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) deve analisar situações de aprendizagem, participar de cursos e treinamentos profissionais, demonstrar preparo físico, dançar, observar a interação dos alunos, convidar personalidades e entidades, orientar sobre noções de higiene, desenvolver trabalhos coletivos, organizar comemorações de aniversário, selecionar recursos didáticos, estudar casos (situações especiais), registrar ocorrências, organizar a entrada e a saída dos alunos, revisar o planejamento, encaminhar documentos e relatórios à secretaria, orientar os pais sobre alimentação saudável, promover a convivência social (socializar), organizar o espaço das atividades, prestar esclarecimento aos pais, preparar projetos para interação com a comunidade, manter-se atualizado, acompanhar momento de sono, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, preparar projetos pedagógicos, preparar adaptação de casos especiais, alfabetizar os alunos, demonstrar flexibilidade, construir material didático, ler para os alunos, demonstrar empatia, levantar bibliografia, comprar material, participar de reuniões e encontros (coordenação, professores), organizar o material didático, organizar a refeição, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, estabelecer limites, trabalhar áreas de conhecimento, avaliar o desenvolvimento cognitivo, dramatizar histórias e situações do cotidiano, criar recursos didáticos, ministrar aulas, receber alunos novos, agrupar os alunos, rever normas de conduta com as crianças, realizar visitas temáticas, pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições), controlar a saída de alunos, demonstrar ética, atender pais, elaborar instrumentos de avaliação, avaliar o desenvolvimento sócio afetivo, programar atividades diárias, prestar primeiros socorros, conferir material, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, demonstrar dinamismo, estabelecer rotinas, organizar eventos, demonstrar capacidade de compreensão oral, avaliar o desenvolvimento psicomotor, orientar sobre hábitos alimentares, expor conteúdos, escrever para os alunos, intervir em situações de risco para os alunos, sondar o conhecimento prévio dos alunos, criar situações de aprendizagem, estimar a necessidade de material, contar histórias, promover atividades integradoras, receber comunicados dos pais (agenda, circular), demonstrar disciplina, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, planejar a rotina dos alunos, demonstrar disposição, programar atividades extraclasses, discutir casos específicos com a coordenação, desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar), preparar reunião de pais, cantar, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, convocar pais de alunos, requisitar material, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar alegria, auxiliar os alunos na colocação roupas, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, mediar situações de conflitos no grupo, guardar o material, preencher documentos com informações dos alunos, acompanhar a refeição, preparar o ambiente para as atividades, demonstrar paciência, reconhecer as características do grupo e subgrupos, sondar necessidades e potencialidades do grupo, definir critérios de agrupamentos de alunos, orientar sobre noções de segurança, ministrar reuniões de pais, promover encontros e atividades com os pais, observar o comportamento dos alunos, acolher os alunos, registrar entrevistas com os pais, pesquisar conteúdos, corrigir trabalhos com os alunos, documentar as observações, estabelecer normas e regras de conduta, reelaborar o planejamento, passear com os alunos, brincar com os alunos, demonstrar organização, demonstrar bom senso, demonstrar criatividade, atender alunos, individualmente, preparar a sala, realizar autoavaliação, registrar frequência dos alunos, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, definir estratégias pedagógicas, demonstrar sensibilidade, pesquisar recursos didáticos, improvisar atividades, definir conteúdo programático do ano letivo, mostrar-se atento, demonstrar bom humor, passar lição de casa, enviar comunicados ao pais, selecionar material, demonstrar autocontrole, participar de eventos da comunidade, encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída).
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Ensino Pré-escolar ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Pré-escolar e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior na educação infantil que ficou em 8.10% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Pré-escolar em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Ensino Pré-escolar ficou em 6.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior na educação infantil 2024
O salário de Professor de Ensino Pré-escolar mostrado aqui é resultado do levantamento de 33954 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Pré-escolar com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Professor de Minimaternal
- Professor de Creche
- Professor de Nível Superior na Educação Infantil (zero a Três Anos)
- Professor de Maternal (nível Superior)
- Professor de Jardim de Infância (nível Superior)
- Professor de Nível Superior na Educação Infantil (quatro a Seis Anos)
- Professor de Ensino Pré-primário
Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Ensino Pré-escolar em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 33h | 3.092,24 | 3.212,09 | 4.532,99 | 19,25 | 5.40% |
Paraná | 32h | 2.233,10 | 2.319,65 | 3.273,55 | 14,68 | 5.60% |
Minas Gerais | 30h | 2.436,57 | 2.531,00 | 3.571,83 | 17,06 | 7.00% |
Rio Grande do Sul | 31h | 2.375,78 | 2.467,86 | 3.482,72 | 16,07 | 6.10% |
Rio de Janeiro | 30h | 2.465,89 | 2.561,46 | 3.614,80 | 17,33 | 8.00% |
Santa Catarina | 35h | 2.608,93 | 2.710,04 | 3.824,49 | 15,69 | 4.10% |
Bahia | 35h | 2.125,76 | 2.208,15 | 3.116,21 | 12,54 | 5.00% |
Distrito Federal | 34h | 3.187,94 | 3.311,50 | 4.673,28 | 19,46 | 6.10% |
Goiás | 29h | 2.391,90 | 2.484,61 | 3.506,35 | 16,86 | 7.00% |
Pará | 27h | 2.998,12 | 3.114,32 | 4.395,02 | 22,75 | 4.60% |
Acre | 43h | 2.705,93 | 2.810,80 | 3.966,69 | 13,13 | 7.60% |
Ceará | 35h | 2.483,66 | 2.579,92 | 3.640,86 | 14,54 | 4.60% |
Mato Grosso | 27h | 2.694,30 | 2.798,73 | 3.949,65 | 20,92 | 6.70% |
Pernambuco | 33h | 2.472,27 | 2.568,09 | 3.624,16 | 15,53 | 7.30% |
Mato Grosso do Sul | 30h | 2.642,74 | 2.745,16 | 3.874,05 | 18,39 | 4.90% |
Amazonas | 39h | 2.277,60 | 2.365,87 | 3.338,79 | 12,20 | 4.60% |
Maranhão | 31h | 2.119,46 | 2.201,60 | 3.106,97 | 14,09 | 6.40% |
Espírito Santo | 29h | 2.032,69 | 2.111,47 | 2.979,77 | 14,65 | 4.20% |
Rio Grande do Norte | 39h | 1.612,95 | 1.675,46 | 2.364,46 | 8,50 | 6.60% |
Sergipe | 37h | 1.904,67 | 1.978,49 | 2.792,11 | 10,70 | 7.30% |
Rondônia | 30h | 2.276,24 | 2.364,46 | 3.336,80 | 15,81 | 5.50% |
Alagoas | 35h | 1.788,19 | 1.857,50 | 2.621,35 | 10,49 | 5.10% |
Piauí | 28h | 3.015,54 | 3.132,41 | 4.420,56 | 22,15 | 7.50% |
Roraima | 38h | 1.775,73 | 1.844,55 | 2.603,09 | 9,60 | 5.50% |
Paraíba | 36h | 3.754,67 | 3.900,19 | 5.504,07 | 21,40 | 7.20% |
Amapá | 41h | 1.651,58 | 1.715,59 | 2.421,10 | 8,31 | 5.60% |
Tocantins | 32h | 2.951,21 | 3.065,60 | 4.326,26 | 19,07 | 5.50% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Ensino Pré-escolar. |
Dissídio de Professor de Ensino Pré-escolar por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 36 | 3.854,76 | 4.004,16 | 5.650,79 | 21,99 | 6.30% |
Brasília, DF | 34 | 3.187,94 | 3.311,50 | 4.673,28 | 19,46 | 5.30% |
Rio de Janeiro, RJ | 29 | 2.643,42 | 2.745,87 | 3.875,05 | 18,83 | 5.40% |
Salvador, BA | 36 | 2.259,41 | 2.346,98 | 3.312,13 | 12,89 | 5.90% |
Curitiba, PR | 33 | 2.259,75 | 2.347,33 | 3.312,62 | 14,06 | 4.20% |
Guarulhos, SP | 41 | 2.609,18 | 2.710,30 | 3.824,86 | 13,28 | 6.00% |
Sena Madureira, AC | 44 | 2.783,07 | 2.890,93 | 4.079,77 | 13,14 | 5.50% |
Porto Alegre, RS | 32 | 2.740,44 | 2.846,65 | 4.017,27 | 17,66 | 4.20% |
Goiânia, GO | 29 | 2.616,73 | 2.718,15 | 3.835,93 | 18,76 | 4.40% |
Belo Horizonte, MG | 27 | 2.787,91 | 2.895,96 | 4.086,87 | 21,55 | 7.80% |
Londrina, PR | 36 | 2.316,70 | 2.406,49 | 3.396,12 | 13,20 | 4.70% |
Fortaleza, CE | 36 | 2.183,60 | 2.268,23 | 3.200,99 | 12,75 | 4.20% |
Manaus, AM | 39 | 2.293,29 | 2.382,17 | 3.361,79 | 12,19 | 6.50% |
Santana do Araguaia, PA | 24 | 3.941,35 | 4.094,11 | 5.777,72 | 34,24 | 5.40% |
Campinas, SP | 28 | 2.869,43 | 2.980,64 | 4.206,37 | 21,08 | 7.70% |
Ribeirão Preto, SP | 39 | 3.128,20 | 3.249,44 | 4.585,71 | 16,77 | 5.70% |
Campo Grande, MS | 30 | 2.296,08 | 2.385,07 | 3.365,88 | 15,74 | 5.80% |
Paiçandu, PR | 25 | 2.347,39 | 2.438,37 | 3.441,10 | 19,41 | 5.90% |
Joinville, SC | 36 | 2.429,65 | 2.523,82 | 3.561,69 | 13,98 | 7.30% |
Carambei, PR | 22 | 2.111,65 | 2.193,49 | 3.095,52 | 19,94 | 7.70% |
São Caetano do Sul, SP | 32 | 2.872,11 | 2.983,42 | 4.210,29 | 18,76 | 7.30% |
Florianópolis, SC | 34 | 2.965,25 | 3.080,18 | 4.346,84 | 18,15 | 6.30% |
Itapevi, SP | 30 | 3.144,16 | 3.266,02 | 4.609,11 | 21,80 | 4.90% |
Uberlândia, MG | 40 | 2.496,23 | 2.592,98 | 3.659,29 | 12,90 | 5.40% |
Osasco, SP | 35 | 2.214,94 | 2.300,78 | 3.246,93 | 13,27 | 7.30% |
Belém, PA | 30 | 2.201,01 | 2.286,31 | 3.226,51 | 15,20 | 7.00% |
Itapetininga, SP | 37 | 3.740,16 | 3.885,11 | 5.482,79 | 21,17 | 5.00% |
Franca, SP | 31 | 2.248,40 | 2.335,54 | 3.295,98 | 15,03 | 7.10% |
Ibiúna, SP | 25 | 2.394,86 | 2.487,68 | 3.510,69 | 19,53 | 6.70% |
Presidente Prudente, SP | 35 | 2.546,30 | 2.644,99 | 3.732,69 | 15,29 | 7.70% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Ensino Pré-escolar. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Ensino Pré-escolar no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Educação infantil - creche | 2.762,56 | 2.869,63 | 4.049,70 | 4.40% | |
Educação infantil - pré-escola | 2.250,57 | 2.337,80 | 3.299,17 | 5.90% | |
Ensino fundamental | 2.760,74 | 2.867,74 | 4.047,04 | 7.80% | |
Administração pública em geral | 2.962,51 | 3.077,33 | 4.342,82 | 5.60% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 3.212,63 | 3.337,15 | 4.709,48 | 4.80% | |
Ensino médio | 3.115,92 | 3.236,68 | 4.567,70 | 5.30% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 2.798,55 | 2.907,02 | 4.102,47 | 8.30% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 3.127,99 | 3.249,22 | 4.585,40 | 4.90% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 2.469,89 | 2.565,62 | 3.620,68 | 7.60% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 3.397,65 | 3.529,33 | 4.980,70 | 7.20% | |
Atividades de organizações religiosas | 2.674,71 | 2.778,37 | 3.920,92 | 4.30% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 2.981,61 | 3.097,17 | 4.370,82 | 6.90% | |
Educação superior - graduação | 2.312,44 | 2.402,06 | 3.389,86 | 7.70% | |
Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente | 2.228,76 | 2.315,14 | 3.267,20 | 8.10% | |
Educação profissional de nível técnico | 2.574,21 | 2.673,98 | 3.773,60 | 8.00% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 2.151,53 | 2.234,92 | 3.153,99 | 6.90% | |
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente | 3.022,13 | 3.139,26 | 4.430,22 | 7.00% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.423,02 | 2.516,93 | 3.551,97 | 4.10% | |
Ensino de idiomas | 3.751,21 | 3.896,60 | 5.498,99 | 6.70% | |
Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente | 2.030,74 | 2.109,45 | 2.976,92 | 7.10% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |