O dissídio de Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331205 no cargo de Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 3.758,70
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
11.092 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Valinhos - SP
R$ 12.400,68
Cidade que mais contrata
Itajaí - SC
2.371 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais
O Professor de nível médio no ensino fundamental participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do Professor de nível médio no ensino fundamental
O profissional Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais deve comunicar-se, conscientizar a comunidade escolar, diagnosticar a realidade dos alunos, ministrar aula, planejar o ano letivo, demonstrar competências pessoais, avaliar os alunos, preparar aula.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental
Um Professor de nível médio no ensino fundamental deve revisar conteúdos, pesquisar material (editoras, internet), discutir a proposta da escola, fornecer informações sobre profissionais de apoio, atender pais de alunos, fornecer subsídios à diretoria, sistematizar material e informações, demonstrar imparcialidade, discutir conceitos de conduta, definir cronograma, vistar agenda dos alunos, visitar locais para estudos, avaliar participação, adotar medidas disciplinares, cobrar tarefas, aplicar questionários, demonstrar dinamismo, avaliar planejamento, comprar material, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, definir métodos de avaliação, preencher cadastros, realizar atividades lúdicas, contar estórias, participar da definição da proposta pedagógica, organizar-se, selecionar livros paradidáticos, demonstrar versatilidade, dramatizar situações, passar lição de casa, servir como referencial de conduta, contornar situações adversas, esclarecer dúvidas, mediar ensino-aprendizagem, requisitar material, convocar pais de alunos, demonstrar sociabilidade, observar os alunos, consultar relatório da turma do ano anterior, preencher diário de classe, participar de reuniões, trabalhar em grupo, responder comunicados, enviar comunicados, trabalhar em equipe, preencher lista de chamada, interpretar resultados de pré-testes de cognição, preencher tarjetas (conceitos, notas), definir material didático, aplicar técnicas de expressão corporal, mediar conflitos, demonstrar paciência, definir atividades e eventos extraclasse, participar de conselhos, pesquisar informações, elaborar plano de aula, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, definir objetivos, elaborar projetos, realizar leituras de apoio, elogiar o progresso do aluno, fixar metas, selecionar conteúdos, selecionar atividades lúdicas, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, mediar atividades de autocorreção, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, conferir material, proferir palestras, solicitar apoio da orientação ou coordenação, reciclar material, debater ideias e temas, distribuir material, ensinar técnicas artísticas, aplicar instrumentos de avaliação, elaborar instrumentos de avaliação, participar de reuniões com coordenação e diretoria, encaminhar alunos para profissionais de apoio (psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos), expor oralmente, definir estratégias, entrevistar pais e alunos, demonstrar autoconfiança, interagir com o grupo, manter disciplina, selecionar livros didáticos, confeccionar material, avaliar comportamento, demonstrar coerência, preencher boletins escolares, demonstrar discernimento, identificar a realidade familiar, demonstrar criatividade, preencher relatório de avaliação, selecionar material, integrar as famílias à comunidade escolar, corrigir instrumentos de avaliação, autocontrolar-se, participar da elaboração de normas de conduta, trocar ideias com professor do ano anterior.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais ficou em 6.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio no ensino fundamental que ficou em 6.10% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais ficou em 3.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio no ensino fundamental 2024
O salário de Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais mostrado aqui é resultado do levantamento de 34328 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio no ensino fundamental que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 31h | 3.506,19 | 3.642,08 | 5.139,82 | 23,23 | 7.70% |
Santa Catarina | 31h | 3.618,46 | 3.758,70 | 5.304,39 | 24,42 | 5.10% |
Rio de Janeiro | 28h | 2.356,62 | 2.447,95 | 3.454,62 | 17,24 | 4.80% |
Paraná | 27h | 2.437,66 | 2.532,13 | 3.573,42 | 18,61 | 6.30% |
Minas Gerais | 25h | 2.606,87 | 2.707,90 | 3.821,48 | 21,75 | 8.10% |
Bahia | 32h | 3.197,51 | 3.321,43 | 4.687,31 | 20,58 | 5.90% |
Goiás | 29h | 2.468,41 | 2.564,08 | 3.618,51 | 17,85 | 4.60% |
Pernambuco | 32h | 2.463,33 | 2.558,80 | 3.611,05 | 16,15 | 7.70% |
Rio Grande do Sul | 27h | 3.419,82 | 3.552,36 | 5.013,20 | 26,75 | 7.90% |
Pará | 27h | 2.777,52 | 2.885,17 | 4.071,64 | 21,45 | 5.80% |
Ceará | 35h | 3.567,03 | 3.705,28 | 5.229,00 | 21,19 | 7.00% |
Maranhão | 33h | 2.755,47 | 2.862,27 | 4.039,32 | 17,61 | 5.50% |
Espírito Santo | 25h | 2.291,15 | 2.379,95 | 3.358,66 | 19,26 | 4.90% |
Mato Grosso | 26h | 3.481,69 | 3.616,63 | 5.103,89 | 27,55 | 6.80% |
Distrito Federal | 27h | 3.560,38 | 3.698,37 | 5.219,26 | 27,32 | 5.30% |
Amazonas | 34h | 2.056,31 | 2.136,01 | 3.014,40 | 12,64 | 4.70% |
Rio Grande do Norte | 37h | 2.073,13 | 2.153,47 | 3.039,05 | 11,69 | 4.40% |
Mato Grosso do Sul | 25h | 2.354,98 | 2.446,25 | 3.452,22 | 19,63 | 6.40% |
Alagoas | 34h | 1.817,49 | 1.887,93 | 2.664,31 | 11,08 | 4.90% |
Rondônia | 30h | 2.490,39 | 2.586,91 | 3.650,72 | 17,48 | 7.60% |
Paraíba | 33h | 2.004,26 | 2.081,94 | 2.938,09 | 12,74 | 5.00% |
Acre | 29h | 2.681,70 | 2.785,64 | 3.931,17 | 19,25 | 6.80% |
Piauí | 37h | 3.564,97 | 3.703,14 | 5.225,98 | 19,84 | 6.80% |
Amapá | 33h | 3.222,14 | 3.347,02 | 4.723,42 | 20,33 | 8.20% |
Sergipe | 35h | 1.838,68 | 1.909,94 | 2.695,36 | 10,94 | 5.90% |
Tocantins | 25h | 2.169,63 | 2.253,72 | 3.180,52 | 18,40 | 6.80% |
Roraima | 36h | 1.790,38 | 1.859,77 | 2.624,57 | 10,21 | 5.20% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais. |
Dissídio de Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Itajaí, SC | 30 | 4.142,26 | 4.302,81 | 6.072,25 | 28,97 | 5.40% |
Rio de Janeiro, RJ | 29 | 2.619,31 | 2.720,82 | 3.839,71 | 18,57 | 7.10% |
São Paulo, SP | 30 | 4.435,17 | 4.607,06 | 6.501,62 | 30,41 | 5.60% |
São José do Rio Preto, SP | 37 | 4.014,32 | 4.169,90 | 5.884,69 | 22,47 | 4.80% |
Belo Horizonte, MG | 23 | 2.481,80 | 2.577,99 | 3.638,13 | 22,13 | 5.80% |
Concordia, SC | 34 | 3.645,29 | 3.786,57 | 5.343,72 | 22,49 | 6.60% |
Santo Amaro da Imperatriz, SC | 31 | 3.240,59 | 3.366,18 | 4.750,46 | 22,03 | 5.90% |
Pinhão, PR | 26 | 2.746,88 | 2.853,34 | 4.026,72 | 21,92 | 4.30% |
Várzea Paulista, SP | 32 | 3.721,69 | 3.865,93 | 5.455,72 | 24,35 | 7.10% |
Curitiba, PR | 31 | 2.969,28 | 3.084,36 | 4.352,74 | 20,05 | 6.90% |
Catanduva, SP | 31 | 3.670,15 | 3.812,40 | 5.380,17 | 24,35 | 4.30% |
Poços de Caldas, MG | 29 | 2.440,56 | 2.535,15 | 3.577,68 | 17,46 | 7.30% |
Rio Claro, SP | 29 | 2.677,12 | 2.780,88 | 3.924,46 | 19,05 | 5.10% |
Brasília, DF | 27 | 3.560,38 | 3.698,37 | 5.219,26 | 27,32 | 7.40% |
Manaus, AM | 34 | 2.049,37 | 2.128,80 | 3.004,23 | 12,53 | 7.60% |
Xanxerê, SC | 27 | 2.837,39 | 2.947,36 | 4.159,41 | 22,16 | 6.50% |
Fortaleza, CE | 33 | 3.908,55 | 4.060,04 | 5.729,65 | 24,57 | 6.70% |
Francisco Beltrão, PR | 29 | 2.297,58 | 2.386,63 | 3.368,08 | 16,39 | 6.40% |
Duque de Caxias, RJ | 29 | 1.983,92 | 2.060,81 | 2.908,28 | 14,20 | 7.70% |
Barra Mansa, RJ | 22 | 1.470,06 | 1.527,04 | 2.155,00 | 14,10 | 6.30% |
Ponta Grossa, PR | 39 | 4.068,98 | 4.226,68 | 5.964,82 | 21,52 | 7.70% |
Salvador, BA | 30 | 3.887,62 | 4.038,29 | 5.698,96 | 26,96 | 8.20% |
São Luís, MA | 32 | 3.504,04 | 3.639,85 | 5.136,67 | 22,99 | 6.30% |
Campo Grande, MS | 23 | 2.274,83 | 2.363,00 | 3.334,73 | 20,52 | 5.00% |
Florianópolis, SC | 31 | 3.436,91 | 3.570,11 | 5.038,25 | 22,77 | 7.20% |
Maceió, AL | 33 | 1.840,91 | 1.912,26 | 2.698,64 | 11,55 | 4.90% |
Uberlândia, MG | 21 | 2.858,94 | 2.969,74 | 4.190,99 | 27,89 | 4.70% |
Niterói, RJ | 31 | 2.781,20 | 2.888,99 | 4.077,03 | 18,89 | 7.90% |
Goiânia, GO | 28 | 2.692,55 | 2.796,90 | 3.947,07 | 20,05 | 5.30% |
Carpina, PE | 29 | 2.101,76 | 2.183,22 | 3.081,03 | 14,93 | 8.20% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Administração pública em geral | 3.332,41 | 3.461,57 | 4.885,07 | 5.40% | |
Ensino fundamental | 2.878,62 | 2.990,18 | 4.219,83 | 4.60% | |
Educação infantil - pré-escola | 2.482,30 | 2.578,51 | 3.638,87 | 6.10% | |
Ensino médio | 3.870,75 | 4.020,77 | 5.674,23 | 4.90% | |
Educação infantil - creche | 2.331,46 | 2.421,82 | 3.417,75 | 6.80% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.368,35 | 2.460,14 | 3.471,82 | 8.10% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 3.180,42 | 3.303,68 | 4.662,26 | 7.60% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.822,57 | 2.931,96 | 4.137,67 | 4.30% | |
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais | 1.630,19 | 1.693,37 | 2.389,74 | 6.10% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 5.181,85 | 5.382,69 | 7.596,21 | 7.50% | |
Educação superior - graduação | 4.759,83 | 4.944,31 | 6.977,56 | 8.00% | |
Educação profissional de nível técnico | 2.631,79 | 2.733,79 | 3.858,01 | 7.00% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.444,46 | 2.539,20 | 3.583,39 | 6.20% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 2.897,34 | 3.009,64 | 4.247,29 | 5.80% | |
Ensino de idiomas | 3.470,99 | 3.605,51 | 5.088,21 | 5.50% | |
Atividades de organizações religiosas | 2.183,91 | 2.268,55 | 3.201,45 | 5.30% | |
Cursos preparatórios para concursos | 2.902,94 | 3.015,45 | 4.255,50 | 6.60% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 2.966,55 | 3.081,52 | 4.348,74 | 4.20% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 2.225,17 | 2.311,41 | 3.261,93 | 4.30% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 2.813,03 | 2.922,06 | 4.123,69 | 7.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |