O dissídio de Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331205 no cargo de Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais.
Estado com maior salário médio
Piauí
R$ 5.506,81
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
10.141 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.327,42
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Itajaí - SC
2.456 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Ensino Médio
R$ 18.012,62
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Administração Pública em Geral
12.108 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais
O Professor de nível médio no ensino fundamental participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do Professor de nível médio no ensino fundamental
O profissional Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais deve conscientizar a comunidade escolar, comunicar-se, ministrar aula, demonstrar competências pessoais, preparar aula, diagnosticar a realidade dos alunos, planejar o ano letivo, avaliar os alunos.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental
Um Professor de nível médio no ensino fundamental deve fixar metas, preencher cadastros, contar estórias, elogiar o progresso do aluno, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, participar de reuniões com coordenação e diretoria, selecionar livros paradidáticos, pesquisar informações, entrevistar pais e alunos, encaminhar alunos para profissionais de apoio (psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos), selecionar livros didáticos, aplicar instrumentos de avaliação, participar de conselhos, passar lição de casa, visitar locais para estudos, comprar material, enviar comunicados, demonstrar paciência, ensinar técnicas artísticas, definir estratégias, manter disciplina, responder comunicados, aplicar técnicas de expressão corporal, mediar conflitos, demonstrar dinamismo, preencher lista de chamada, solicitar apoio da orientação ou coordenação, atender pais de alunos, revisar conteúdos, preencher diário de classe, preencher relatório de avaliação, aplicar questionários, debater ideias e temas, distribuir material, demonstrar autoconfiança, vistar agenda dos alunos, definir objetivos, cobrar tarefas, consultar relatório da turma do ano anterior, pesquisar material (editoras, internet), discutir a proposta da escola, confeccionar material, avaliar participação, fornecer subsídios à diretoria, definir métodos de avaliação, autocontrolar-se, elaborar instrumentos de avaliação, selecionar conteúdos, reciclar material, mediar atividades de autocorreção, realizar leituras de apoio, conferir material, contornar situações adversas, interpretar resultados de pré-testes de cognição, adotar medidas disciplinares, definir material didático, trabalhar em grupo, dramatizar situações, demonstrar imparcialidade, participar da definição da proposta pedagógica, selecionar material, demonstrar discernimento, preencher boletins escolares, mediar ensino-aprendizagem, participar da elaboração de normas de conduta, elaborar plano de aula, trabalhar em equipe, demonstrar versatilidade, fornecer informações sobre profissionais de apoio, servir como referencial de conduta, corrigir instrumentos de avaliação, avaliar comportamento, definir cronograma, preencher tarjetas (conceitos, notas), sistematizar material e informações, observar os alunos, convocar pais de alunos, integrar as famílias à comunidade escolar, selecionar atividades lúdicas, demonstrar criatividade, interagir com o grupo, elaborar projetos, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, organizar-se, demonstrar sociabilidade, avaliar planejamento, trocar ideias com professor do ano anterior, definir atividades e eventos extraclasse, esclarecer dúvidas, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, requisitar material, realizar atividades lúdicas, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, discutir conceitos de conduta, demonstrar coerência, identificar a realidade familiar, expor oralmente, participar de reuniões, proferir palestras.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais ficou em 6.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio no ensino fundamental que ficou em 6.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais ficou em 4.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio no ensino fundamental 2025
O salário de Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais mostrado aqui é resultado do levantamento de 33.741 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio no ensino fundamental que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: