O dissídio de Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331205 no cargo de Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais.

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 5.506,81

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

10.141 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.327,42

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Itajaí - SC

2.456 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Ensino Médio

R$ 18.012,62

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Administração Pública em Geral

12.108 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais

O Professor de nível médio no ensino fundamental participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.

Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.

Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.

Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.

Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.

Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.

Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.

Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .

Funções do Professor de nível médio no ensino fundamental

O profissional Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais deve preparar aula, diagnosticar a realidade dos alunos, avaliar os alunos, planejar o ano letivo, ministrar aula, comunicar-se, conscientizar a comunidade escolar, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental

Um Professor de nível médio no ensino fundamental deve passar lição de casa, participar de reuniões com coordenação e diretoria, sistematizar material e informações, distribuir material, selecionar atividades lúdicas, confeccionar material, visitar locais para estudos, entrevistar pais e alunos, mediar conflitos, comprar material, elogiar o progresso do aluno, conferir material, servir como referencial de conduta, expor oralmente, reciclar material, debater ideias e temas, encaminhar alunos para profissionais de apoio (psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos), definir objetivos, demonstrar criatividade, participar de reuniões, realizar leituras de apoio, aplicar questionários, preencher relatório de avaliação, solicitar apoio da orientação ou coordenação, interagir com o grupo, demonstrar dinamismo, discutir conceitos de conduta, adotar medidas disciplinares, elaborar instrumentos de avaliação, elaborar plano de aula, avaliar planejamento, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, participar da definição da proposta pedagógica, contornar situações adversas, participar de conselhos, selecionar livros didáticos, demonstrar imparcialidade, aplicar instrumentos de avaliação, manter disciplina, organizar-se, demonstrar sociabilidade, selecionar livros paradidáticos, preencher boletins escolares, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, mediar atividades de autocorreção, preencher tarjetas (conceitos, notas), definir atividades e eventos extraclasse, consultar relatório da turma do ano anterior, demonstrar paciência, ensinar técnicas artísticas, definir estratégias, esclarecer dúvidas, vistar agenda dos alunos, observar os alunos, corrigir instrumentos de avaliação, preencher lista de chamada, integrar as famílias à comunidade escolar, demonstrar coerência, identificar a realidade familiar, definir cronograma, trocar ideias com professor do ano anterior, fixar metas, preencher cadastros, trabalhar em grupo, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, enviar comunicados, pesquisar material (editoras, internet), autocontrolar-se, demonstrar versatilidade, proferir palestras, discutir a proposta da escola, participar da elaboração de normas de conduta, dramatizar situações, pesquisar informações, convocar pais de alunos, realizar atividades lúdicas, aplicar técnicas de expressão corporal, definir métodos de avaliação, revisar conteúdos, avaliar participação, avaliar comportamento, selecionar material, cobrar tarefas, responder comunicados, atender pais de alunos, demonstrar discernimento, definir material didático, selecionar conteúdos, requisitar material, interpretar resultados de pré-testes de cognição, fornecer subsídios à diretoria, fornecer informações sobre profissionais de apoio, preencher diário de classe, trabalhar em equipe, contar estórias, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, elaborar projetos, mediar ensino-aprendizagem, demonstrar autoconfiança.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio no ensino fundamental que ficou em 4.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais ficou em 4.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio no ensino fundamental 2025

O salário de Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais mostrado aqui é resultado do levantamento de 33.741 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio no ensino fundamental que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Fundamental – Séries Iniciais com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais CBO 331205 salário