O dissídio de Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331205 no cargo de Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries.
Estado com maior salário médio
Piauí
R$ 5.506,81
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
10.141 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.327,42
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Itajaí - SC
2.456 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Ensino Médio
R$ 18.012,62
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Administração Pública em Geral
12.108 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries
O Professor de nível médio no ensino fundamental participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do Professor de nível médio no ensino fundamental
O profissional Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries deve ministrar aula, comunicar-se, preparar aula, avaliar os alunos, conscientizar a comunidade escolar, planejar o ano letivo, demonstrar competências pessoais, diagnosticar a realidade dos alunos.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental
Um Professor de nível médio no ensino fundamental deve mediar conflitos, sistematizar material e informações, avaliar comportamento, interpretar resultados de pré-testes de cognição, demonstrar imparcialidade, elaborar instrumentos de avaliação, enviar comunicados, esclarecer dúvidas, participar de reuniões, solicitar apoio da orientação ou coordenação, avaliar planejamento, preencher relatório de avaliação, definir atividades e eventos extraclasse, identificar a realidade familiar, selecionar conteúdos, visitar locais para estudos, realizar atividades lúdicas, conferir material, mediar atividades de autocorreção, revisar conteúdos, discutir conceitos de conduta, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, manter disciplina, selecionar material, definir estratégias, encaminhar alunos para profissionais de apoio (psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos), contar estórias, consultar relatório da turma do ano anterior, demonstrar criatividade, distribuir material, definir cronograma, preencher tarjetas (conceitos, notas), preencher cadastros, aplicar instrumentos de avaliação, requisitar material, autocontrolar-se, contornar situações adversas, fornecer subsídios à diretoria, elaborar plano de aula, participar de conselhos, expor oralmente, reciclar material, preencher lista de chamada, atender pais de alunos, pesquisar material (editoras, internet), fixar metas, fornecer informações sobre profissionais de apoio, comprar material, demonstrar sociabilidade, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, selecionar atividades lúdicas, convocar pais de alunos, elogiar o progresso do aluno, demonstrar dinamismo, realizar leituras de apoio, definir material didático, entrevistar pais e alunos, trabalhar em grupo, corrigir instrumentos de avaliação, aplicar questionários, observar os alunos, organizar-se, servir como referencial de conduta, passar lição de casa, trocar ideias com professor do ano anterior, ensinar técnicas artísticas, debater ideias e temas, cobrar tarefas, integrar as famílias à comunidade escolar, selecionar livros didáticos, aplicar técnicas de expressão corporal, preencher boletins escolares, preencher diário de classe, participar da elaboração de normas de conduta, proferir palestras, demonstrar coerência, participar de reuniões com coordenação e diretoria, demonstrar discernimento, dramatizar situações, confeccionar material, demonstrar autoconfiança, responder comunicados, demonstrar versatilidade, participar da definição da proposta pedagógica, elaborar projetos, trabalhar em equipe, selecionar livros paradidáticos, mediar ensino-aprendizagem, demonstrar paciência, avaliar participação, adotar medidas disciplinares, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, pesquisar informações, vistar agenda dos alunos, definir métodos de avaliação, discutir a proposta da escola, definir objetivos, interagir com o grupo.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries ficou em 7.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio no ensino fundamental que ficou em 7.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries ficou em 4.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio no ensino fundamental 2025
O salário de Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries mostrado aqui é resultado do levantamento de 33.741 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio no ensino fundamental que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: