O dissídio de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231315 no cargo de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.

Estado com maior salário médio

Ceará

R$ 6.005,94

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.256 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Fortaleza - CE

R$ 6.568,95

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

850 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de educação física do ensino fundamental ministra aulas de educação física (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Instrui os alunos com técnicas de movimento do corpo e de expressão corporal - com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança – relacionadas aos campos da saúde, da educação e da formação, da cultura e do lazer.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas Pode organizar atividades extraclasse.

Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

O Professor de educação física do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos relacionadas ao movimento e à expressão corporal Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação.

Verifica a disponibilidade de espaços para as atividades e a conservação de materiais e recursos didáticos.

Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define objetivos das aulas.

Considera o interesse dos alunos e analisa a realidade da escola, das famílias e da comunidade ao redor da unidade escolar para, então, decidir quais conteúdos devem ser abordados e de qual maneira.

Ministra aulas de educação física (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Orienta a experimentação e a criação de diferentes jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

Coloca, como objetos de conhecimento, as práticas de ginástica de condicionamento físico e de conscientização corporal.

Orienta as práticas de esportes de marca (como modalidades do atletismo), de rede/parede (como voleibol e tênis de mesa), de invasão (como basquetebol e futebol), entre outras Apresenta aos alunos as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos, demonstrando e estimulando danças, como as urbanas e de salão Propõe o estudo de lutas praticadas no país e no mundo.

Pode fazer uso de jogos eletrônicos, selecionando-os de acordo com as respectivas exigências corporais por eles colocadas Pode programar práticas corporais de aventuras urbanas e na natureza Promove a educação dos alunos no processo de construção de conhecimentos relativos às práticas de dimensão corporal, tais como coordenação motora fina e global, estruturação espacial e corporal, organização temporal, imagem, esquema corporal e lateralidade.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito às diferenças, às regras, à coletividade, à arte e à cultura Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos, e aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva e situações-problema Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, estimulando autoestima, autoconfiança, concentração e disciplina.

Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, para assistir a competições esportivas, visitar museu de futebol, conhecer danças folclóricas, entre outras finalidades Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, contribuindo na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação Realiza pesquisas relacionadas à utilização da expressão corporal como forma de linguagem.

Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do Professor de educação física do ensino fundamental

O profissional Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série deve avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, promover a educação dos alunos, comunicar-se, planejar cursos, aulas e atividades escolares, demonstrar competências pessoais, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, estudar, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de educação física do ensino fundamental

Um Professor de educação física do ensino fundamental deve analisar o plano de gestão da escola, estabelecer as metodologias de ensino, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, respeitar os limites dos alunos, propor opções para o horário de trabalho, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, colocar-se disponível para os alunos, participar da elaboração do plano de gestão da escola, selecionar os conteúdos, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, preencher diário de classe, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, trocar experiências com os professores através de reuniões, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, determinar os objetivos do curso e da disciplina, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, agir eticamente, construir relações de confiança com os alunos, demonstrar liderança, demonstrar criatividade e iniciativa, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, realizar reuniões com os pais para orientação, conviver com as ideias ou posições contrárias, acompanhar as mudanças na área da educação, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, elaborar o projeto pedagógico, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, ler literatura específica da área de conhecimento, listar material escolar básico, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, elaborar os instrumentos de avaliação, expressar-se com clareza, participar da gestão escolar nos colegiados, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, definir processos e critérios de avaliação, organizar atividades comunitárias, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, sistematizar o conhecimento, propor critérios para a composição das classes, prever participação em eventos culturais e científicos, preencher formulários com notas e faltas, avaliar a frequência dos alunos, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, propor atividades culturais, debater projetos interdisciplinares com os alunos, respeitar a heterogeneidade dos alunos, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, demonstrar pontualidade e assiduidade, discutir projetos interdisciplinares com colegas, participar das assembleias escolares, empregar recursos e procedimentos didáticos, prever recursos materiais e didáticos, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, elencar temas para projetos pedagógicos, consultar bibliotecas, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, registrar atividades extracurriculares, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, registrar avaliações e resultados, aprender novas tecnologias, contextualizar os conhecimentos, demonstrar controle emocional, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, demonstrar capacidade de diálogo, possibilitar a apropriação de conhecimentos, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, propor calendário de avaliação escrita, orientar a autoavaliação dos alunos, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, demonstrar capacidade de intervir na realidade, assumir funções administrativo-pedagógicas, criar situações múltiplas de aprendizagem, decodificar diferentes códigos e linguagens, dialogar com a direção e coordenações da escola, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, registrar atividades culturais e pedagógicas, analisar a autoavaliação dos alunos, demonstrar solidariedade, revelar interesses multidisciplinares, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, estimular a troca de conhecimento, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, propor estudos interdisciplinares, organizar a bibliografia, propor regras comuns para comunidade escolar, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, consultar legislação, ministrar aulas, trabalhar em equipe.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 7.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 7.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 5.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2024

O salário de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série mostrado aqui é resultado do levantamento de 6648 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 231315 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 29h 3.201,39 3.325,46 4.692,99 22,72 6.30%
Rio de Janeiro 25h 2.591,26 2.691,69 3.798,60 21,56 6.70%
Paraná 25h 2.673,30 2.776,91 3.918,85 21,85 6.80%
Santa Catarina 30h 3.213,48 3.338,02 4.710,72 21,89 7.40%
Minas Gerais 28h 2.689,29 2.793,51 3.942,29 20,24 6.90%
Distrito Federal 34h 3.388,22 3.519,54 4.966,88 20,75 6.40%
Rio Grande do Sul 23h 2.664,03 2.767,28 3.905,26 24,33 5.50%
Espírito Santo 27h 2.723,40 2.828,96 3.992,31 20,93 7.70%
Pernambuco 34h 3.288,62 3.416,08 4.820,87 20,26 7.50%
Ceará 30h 5.781,86 6.005,94 8.475,77 39,60 5.30%
Pará 32h 3.330,14 3.459,21 4.881,74 21,38 4.10%
Goiás 28h 2.934,63 3.048,36 4.301,94 21,62 4.60%
Mato Grosso do Sul 26h 2.636,73 2.738,92 3.865,25 20,68 6.50%
Bahia 29h 3.290,04 3.417,55 4.822,95 23,94 5.40%
Rio Grande do Norte 35h 3.333,15 3.462,33 4.886,14 19,69 7.90%
Mato Grosso 26h 3.217,29 3.341,99 4.716,31 25,97 6.40%
Maranhão 33h 3.413,14 3.545,42 5.003,41 21,50 6.30%
Sergipe 31h 5.233,84 5.436,69 7.672,41 34,60 4.20%
Amazonas 34h 2.357,92 2.449,31 3.456,54 14,43 7.90%
Alagoas 32h 3.440,80 3.574,15 5.043,95 22,17 6.90%
Paraíba 29h 3.505,36 3.641,22 5.138,60 25,34 5.40%
Piauí 29h 2.486,25 2.582,61 3.644,66 18,11 6.20%
Amapá 35h 2.626,54 2.728,33 3.850,31 15,58 6.20%
Rondônia 31h 2.896,48 3.008,74 4.246,02 19,14 4.80%
Tocantins 30h 2.943,86 3.057,96 4.315,48 20,61 5.50%
Acre 31h 2.216,36 2.302,26 3.249,02 14,63 5.90%
Roraima 34h 2.484,77 2.581,08 3.642,49 15,01 4.60%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.

Dissídio de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série por cidade

Quanto ganha um Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro, RJ 22 2.216,79 2.302,70 3.249,65 20,83 7.60%
São Paulo, SP 26 3.329,76 3.458,81 4.881,18 26,15 4.60%
Curitiba, PR 25 2.948,27 3.062,54 4.321,94 24,54 7.50%
Brasília, DF 34 3.388,22 3.519,54 4.966,88 20,75 8.00%
Limeira, SP 30 3.447,70 3.581,33 5.054,08 24,01 7.60%
São José dos Campos, SP 40 3.614,13 3.754,21 5.298,05 18,63 7.70%
Fortaleza, CE 29 6.323,86 6.568,95 9.270,31 45,07 6.30%
Imbituba, SC 31 3.234,78 3.360,15 4.741,95 21,71 5.60%
Goiânia, GO 27 3.182,14 3.305,47 4.664,78 24,48 4.90%
Monte Alto, SP 30 3.094,58 3.214,52 4.536,43 21,53 6.30%
Belo Horizonte, MG 24 3.118,33 3.239,18 4.571,23 27,13 6.80%
Rio Claro, SP 33 3.281,59 3.408,78 4.810,57 20,97 4.80%
Vitoria, ES 24 2.654,67 2.757,56 3.891,55 23,02 7.90%
Recife, PE 35 4.158,34 4.319,50 6.095,81 25,01 7.50%
Campinas, SP 27 4.303,78 4.470,58 6.309,01 33,42 6.00%
Campo Grande, MS 27 2.554,30 2.653,30 3.744,42 19,79 7.40%
Ourinhos, SP 24 2.186,29 2.271,02 3.204,93 18,88 8.10%
Vila Velha, ES 30 2.291,14 2.379,94 3.358,64 15,63 6.40%
Manaus, AM 35 2.353,69 2.444,91 3.450,33 13,89 5.90%
Natal, RN 34 3.338,73 3.468,13 4.894,33 20,47 6.60%
Novo Horizonte, SP 36 3.886,50 4.037,13 5.697,32 22,37 5.90%
São Carlos, SP 24 3.118,34 3.239,20 4.571,25 27,52 8.20%
Sorocaba, SP 22 2.265,65 2.353,46 3.321,28 21,40 4.70%
Juquiá, SP 30 3.267,25 3.393,88 4.789,54 22,81 7.10%
Aracaju, SE 31 4.345,74 4.514,17 6.370,54 29,41 6.90%
Betim, MG 28 2.508,18 2.605,39 3.676,80 18,41 6.50%
São Luís, MA 32 4.118,11 4.277,72 6.036,84 26,62 4.30%
Belém, PA 33 4.136,66 4.296,99 6.064,04 26,29 7.60%
Ribeirão Preto, SP 29 2.148,31 2.231,58 3.149,27 15,49 7.50%
Saquarema, RJ 41 2.356,34 2.447,67 3.454,22 11,83 6.20%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Administração pública em geral 3.189,49 3.313,11 4.675,56 4.30%
Ensino fundamental 3.676,36 3.818,85 5.389,27 6.50%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.631,21 2.733,19 3.857,16 7.40%
Educação infantil - pré-escola 3.270,44 3.397,19 4.794,22 4.60%
Atividades de condicionamento físico 2.637,39 2.739,61 3.866,21 6.70%
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte 1.831,92 1.902,92 2.685,45 7.60%
Ensino médio 3.874,88 4.025,05 5.680,28 7.20%
Outras atividades esportivas não especificadas anteriormente 2.621,15 2.722,73 3.842,40 6.00%
Educação infantil - creche 2.985,19 3.100,89 4.376,07 6.80%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 2.717,25 2.822,56 3.983,29 4.60%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.647,35 2.749,96 3.880,82 5.20%
Ensino de esportes 2.670,65 2.774,15 3.914,97 6.70%
Clubes sociais, esportivos e similares 2.770,32 2.877,69 4.061,08 6.00%
Produção e promoção de eventos esportivos 2.140,12 2.223,06 3.137,25 5.10%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 3.905,28 4.056,63 5.724,84 7.00%
Atividades de apoio à gestão de saúde 3.178,06 3.301,24 4.658,80 7.20%
Educação profissional de nível técnico 2.166,91 2.250,89 3.176,53 4.10%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 2.395,60 2.488,44 3.511,77 5.80%
Educação superior - graduação e pós-graduação 5.460,98 5.672,63 8.005,39 5.30%
Educação superior - graduação 5.171,96 5.372,41 7.581,71 7.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.