O dissídio de Professor de Educação Física do Ensino Fundamental 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231315 no cargo de Professor de Educação Física do Ensino Fundamental.

Estado com maior salário médio

Pará

R$ 11.534,18

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.285 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 3.135,38

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

974 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Condicionamento Físico

R$ 10.703,56

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

1.295 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de educação física do ensino fundamental ministra aulas de educação física (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Instrui os alunos com técnicas de movimento do corpo e de expressão corporal - com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança – relacionadas aos campos da saúde, da educação e da formação, da cultura e do lazer.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas Pode organizar atividades extraclasse.

Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Educação Física do Ensino Fundamental

O Professor de educação física do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos relacionadas ao movimento e à expressão corporal Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação.

Verifica a disponibilidade de espaços para as atividades e a conservação de materiais e recursos didáticos.

Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define objetivos das aulas.

Considera o interesse dos alunos e analisa a realidade da escola, das famílias e da comunidade ao redor da unidade escolar para, então, decidir quais conteúdos devem ser abordados e de qual maneira.

Ministra aulas de educação física (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Orienta a experimentação e a criação de diferentes jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

Coloca, como objetos de conhecimento, as práticas de ginástica de condicionamento físico e de conscientização corporal.

Orienta as práticas de esportes de marca (como modalidades do atletismo), de rede/parede (como voleibol e tênis de mesa), de invasão (como basquetebol e futebol), entre outras Apresenta aos alunos as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos, demonstrando e estimulando danças, como as urbanas e de salão Propõe o estudo de lutas praticadas no país e no mundo.

Pode fazer uso de jogos eletrônicos, selecionando-os de acordo com as respectivas exigências corporais por eles colocadas Pode programar práticas corporais de aventuras urbanas e na natureza Promove a educação dos alunos no processo de construção de conhecimentos relativos às práticas de dimensão corporal, tais como coordenação motora fina e global, estruturação espacial e corporal, organização temporal, imagem, esquema corporal e lateralidade.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito às diferenças, às regras, à coletividade, à arte e à cultura Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos, e aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva e situações-problema Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, estimulando autoestima, autoconfiança, concentração e disciplina.

Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, para assistir a competições esportivas, visitar museu de futebol, conhecer danças folclóricas, entre outras finalidades Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, contribuindo na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação Realiza pesquisas relacionadas à utilização da expressão corporal como forma de linguagem.

Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do Professor de educação física do ensino fundamental

O profissional Professor de Educação Física do Ensino Fundamental deve participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, promover a educação dos alunos, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, planejar cursos, aulas e atividades escolares, comunicar-se, estudar, demonstrar competências pessoais, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de educação física do ensino fundamental

Um Professor de educação física do ensino fundamental deve demonstrar controle emocional, construir relações de confiança com os alunos, elaborar o projeto pedagógico, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, dialogar com a direção e coordenações da escola, trocar experiências com os professores através de reuniões, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, empregar recursos e procedimentos didáticos, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, estimular a troca de conhecimento, assumir funções administrativo-pedagógicas, demonstrar liderança, consultar legislação, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, registrar avaliações e resultados, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, demonstrar capacidade de diálogo, selecionar os conteúdos, registrar atividades extracurriculares, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, discutir projetos interdisciplinares com colegas, ministrar aulas, contextualizar os conhecimentos, respeitar os limites dos alunos, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, debater projetos interdisciplinares com os alunos, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, criar situações múltiplas de aprendizagem, realizar reuniões com os pais para orientação, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, preencher diário de classe, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, orientar a autoavaliação dos alunos, prever recursos materiais e didáticos, elaborar os instrumentos de avaliação, demonstrar criatividade e iniciativa, consultar bibliotecas, propor regras comuns para comunidade escolar, participar da gestão escolar nos colegiados, participar das assembleias escolares, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, demonstrar pontualidade e assiduidade, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, definir processos e critérios de avaliação, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, propor estudos interdisciplinares, propor critérios para a composição das classes, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, determinar os objetivos do curso e da disciplina, conviver com as ideias ou posições contrárias, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, demonstrar capacidade de intervir na realidade, revelar interesses multidisciplinares, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, analisar o plano de gestão da escola, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, possibilitar a apropriação de conhecimentos, expressar-se com clareza, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, acompanhar as mudanças na área da educação, organizar a bibliografia, agir eticamente, prever participação em eventos culturais e científicos, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, aprender novas tecnologias, colocar-se disponível para os alunos, propor calendário de avaliação escrita, avaliar a frequência dos alunos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, organizar atividades comunitárias, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, elencar temas para projetos pedagógicos, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, decodificar diferentes códigos e linguagens, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, estabelecer as metodologias de ensino, trabalhar em equipe, listar material escolar básico, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, ler literatura específica da área de conhecimento, demonstrar solidariedade, participar da elaboração do plano de gestão da escola, preencher formulários com notas e faltas, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, respeitar a heterogeneidade dos alunos, analisar a autoavaliação dos alunos, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, sistematizar o conhecimento, propor atividades culturais, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, registrar atividades culturais e pedagógicas, propor opções para o horário de trabalho.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Educação Física do Ensino Fundamental ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Educação Física do Ensino Fundamental e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 7.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Educação Física do Ensino Fundamental em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Educação Física do Ensino Fundamental ficou em 3.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2025

O salário de Professor de Educação Física do Ensino Fundamental mostrado aqui é resultado do levantamento de 7.058 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Educação Física do Ensino Fundamental com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Educação Física do Ensino Fundamental CBO 231315 salário