O dissídio de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231305 no cargo de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.

Estado com maior salário médio

Sergipe

R$ 48.460,57

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.667 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 2.242,40

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Cosmópolis - SP

419 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Educação Superior - Graduação

R$ 12.330,74

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

1.778 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental ministra aulas de ciências (da área de conhecimento de ciências da natureza) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Propõe atividades e temas de ciências relacionados à realidade atual, ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Estimula a criatividade dos alunos, a busca pela solução de problemas e o trabalho em grupo Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios e aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

O Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos em relação às ciências Estabelece os objetivos e define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.

Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Pode aplicar tecnologias educacionais, tais como jogos, animações e simuladores com conteúdos relacionados às ciências Define atividades extraclasse.

Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Define objetivos das aulas.

Seleciona conteúdos formativos, definindo a extensão e a profundidade da abordagem Ministra aulas de ciências (da área de conhecimento de ciências da natureza) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Define metodologias de ensino e propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos programáticos, temas transversais, atitudes, princípios e valores.

Propõe temas e atividades contextualizadas com a realidade atual e relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Estimula a criatividade dos alunos e a busca pela solução de problemas Incentiva o trabalho em grupos, para realizarem debates, buscarem mais informações, encontrarem solução de problemas e formularem novas questões.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura e temáticas coletivas.

Implementa orientações e conceitos básicos referentes aos cuidados com o meio ambiente e à responsabilidade de cada pessoa na sua preservação Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, como participação em feiras de ciências, visitas a exposições interativas na área de ciências, entre outros.

Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais – extraclasse, de forma articulada com outros professores Elabora documentos referentes às práticas escolares, como diário de classe, planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação.

Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências da natureza Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental

O profissional Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série deve promover a educação dos alunos, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, planejar cursos, aulas e atividades escolares, estudar, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental

Um Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental deve colocar-se disponível para os alunos, propor critérios para a composição das classes, selecionar os conteúdos, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, dialogar com a direção e coordenações da escola, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, ler literatura específica da área de conhecimento, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, orientar a autoavaliação dos alunos, demonstrar capacidade de diálogo, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, ministrar aulas, prever recursos materiais e didáticos, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, estimular a troca de conhecimento, decodificar diferentes códigos e linguagens, contextualizar os conhecimentos, propor opções para o horário de trabalho, revelar interesses multidisciplinares, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, empregar recursos e procedimentos didáticos, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, consultar bibliotecas, demonstrar liderança, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, demonstrar controle emocional, respeitar os limites dos alunos, participar da elaboração do plano de gestão da escola, registrar atividades culturais e pedagógicas, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, assumir funções administrativo-pedagógicas, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, preencher formulários com notas e faltas, demonstrar solidariedade, discutir projetos interdisciplinares com colegas, respeitar a heterogeneidade dos alunos, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, demonstrar criatividade e iniciativa, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, construir relações de confiança com os alunos, agir eticamente, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, organizar a bibliografia, registrar avaliações e resultados, elaborar o projeto pedagógico, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, prever participação em eventos culturais e científicos, conviver com as ideias ou posições contrárias, definir processos e critérios de avaliação, criar situações múltiplas de aprendizagem, listar material escolar básico, analisar a autoavaliação dos alunos, consultar legislação, possibilitar a apropriação de conhecimentos, acompanhar as mudanças na área da educação, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, propor estudos interdisciplinares, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, preencher diário de classe, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, propor regras comuns para comunidade escolar, expressar-se com clareza, estabelecer as metodologias de ensino, organizar atividades comunitárias, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, demonstrar pontualidade e assiduidade, aprender novas tecnologias, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, trocar experiências com os professores através de reuniões, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, registrar atividades extracurriculares, propor calendário de avaliação escrita, analisar o plano de gestão da escola, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, demonstrar capacidade de intervir na realidade, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, determinar os objetivos do curso e da disciplina, elaborar os instrumentos de avaliação, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, debater projetos interdisciplinares com os alunos, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, trabalhar em equipe, elencar temas para projetos pedagógicos, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, propor atividades culturais, sistematizar o conhecimento, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 7.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 6.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2025

O salário de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série mostrado aqui é resultado do levantamento de 5.119 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 231305 salário