O dissídio de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231305 no cargo de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.
Estado com maior salário médio
Sergipe
R$ 8.820,53
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.635 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Aracaju - SE
R$ 11.996,83
Cidade que mais contrata
Cosmópolis - SP
419 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental ministra aulas de ciências (da área de conhecimento de ciências da natureza) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Propõe atividades e temas de ciências relacionados à realidade atual, ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Estimula a criatividade dos alunos, a busca pela solução de problemas e o trabalho em grupo Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios e aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação Registra informações das atividades desenvolvidas.
Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série
O Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos em relação às ciências Estabelece os objetivos e define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Pode aplicar tecnologias educacionais, tais como jogos, animações e simuladores com conteúdos relacionados às ciências Define atividades extraclasse.
Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Define objetivos das aulas.
Seleciona conteúdos formativos, definindo a extensão e a profundidade da abordagem Ministra aulas de ciências (da área de conhecimento de ciências da natureza) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Define metodologias de ensino e propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos programáticos, temas transversais, atitudes, princípios e valores.
Propõe temas e atividades contextualizadas com a realidade atual e relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Estimula a criatividade dos alunos e a busca pela solução de problemas Incentiva o trabalho em grupos, para realizarem debates, buscarem mais informações, encontrarem solução de problemas e formularem novas questões.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.
Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura e temáticas coletivas.
Implementa orientações e conceitos básicos referentes aos cuidados com o meio ambiente e à responsabilidade de cada pessoa na sua preservação Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, como participação em feiras de ciências, visitas a exposições interativas na área de ciências, entre outros.
Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais – extraclasse, de forma articulada com outros professores Elabora documentos referentes às práticas escolares, como diário de classe, planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação.
Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências da natureza Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental
O profissional Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série deve registrar práticas escolares de caráter pedagógico, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, estudar, comunicar-se, promover a educação dos alunos, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, planejar cursos, aulas e atividades escolares, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental
Um Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental deve colocar-se disponível para os alunos, empregar recursos e procedimentos didáticos, registrar avaliações e resultados, respeitar os limites dos alunos, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, prever recursos materiais e didáticos, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, debater projetos interdisciplinares com os alunos, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, criar situações múltiplas de aprendizagem, propor opções para o horário de trabalho, sistematizar o conhecimento, demonstrar liderança, registrar atividades extracurriculares, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, decodificar diferentes códigos e linguagens, conviver com as ideias ou posições contrárias, assumir funções administrativo-pedagógicas, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, possibilitar a apropriação de conhecimentos, preencher diário de classe, propor critérios para a composição das classes, elaborar os instrumentos de avaliação, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, prever participação em eventos culturais e científicos, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, participar da elaboração do plano de gestão da escola, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, elaborar o projeto pedagógico, aprender novas tecnologias, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, consultar legislação, demonstrar criatividade e iniciativa, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, demonstrar pontualidade e assiduidade, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, demonstrar capacidade de diálogo, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, propor atividades culturais, dialogar com a direção e coordenações da escola, acompanhar as mudanças na área da educação, contextualizar os conhecimentos, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, consultar bibliotecas, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, registrar atividades culturais e pedagógicas, revelar interesses multidisciplinares, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, demonstrar capacidade de intervir na realidade, listar material escolar básico, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, propor estudos interdisciplinares, trocar experiências com os professores através de reuniões, construir relações de confiança com os alunos, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, demonstrar controle emocional, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, expressar-se com clareza, trabalhar em equipe, demonstrar solidariedade, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, definir processos e critérios de avaliação, organizar atividades comunitárias, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, analisar o plano de gestão da escola, estabelecer as metodologias de ensino, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, selecionar os conteúdos, ler literatura específica da área de conhecimento, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, orientar a autoavaliação dos alunos, ministrar aulas, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, determinar os objetivos do curso e da disciplina, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, organizar a bibliografia, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, propor regras comuns para comunidade escolar, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, estimular a troca de conhecimento, discutir projetos interdisciplinares com colegas, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, respeitar a heterogeneidade dos alunos, propor calendário de avaliação escrita, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, preencher formulários com notas e faltas, agir eticamente, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, elencar temas para projetos pedagógicos, analisar a autoavaliação dos alunos, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 7.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 7.90% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 3.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2024
O salário de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série mostrado aqui é resultado do levantamento de 4923 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 30h | 3.930,61 | 4.082,94 | 5.761,97 | 26,90 | 5.50% |
Rio de Janeiro | 26h | 4.101,65 | 4.260,61 | 6.012,71 | 32,51 | 6.00% |
Minas Gerais | 21h | 2.922,73 | 3.036,00 | 4.284,50 | 29,08 | 4.20% |
Bahia | 23h | 3.409,87 | 3.542,03 | 4.998,62 | 30,34 | 5.30% |
Rio Grande do Sul | 19h | 3.011,76 | 3.128,48 | 4.415,01 | 33,34 | 4.80% |
Paraná | 29h | 3.794,98 | 3.942,07 | 5.563,16 | 27,11 | 5.30% |
Santa Catarina | 29h | 4.428,46 | 4.600,10 | 6.491,79 | 31,90 | 6.30% |
Goiás | 25h | 2.815,15 | 2.924,25 | 4.126,79 | 23,83 | 4.90% |
Pernambuco | 32h | 3.654,96 | 3.796,61 | 5.357,89 | 24,07 | 4.60% |
Distrito Federal | 25h | 5.333,60 | 5.540,32 | 7.818,66 | 43,77 | 6.40% |
Ceará | 30h | 3.416,99 | 3.549,42 | 5.009,05 | 23,52 | 6.30% |
Mato Grosso do Sul | 20h | 2.716,10 | 2.821,37 | 3.981,60 | 27,69 | 6.70% |
Amazonas | 35h | 2.201,55 | 2.286,88 | 3.227,31 | 13,00 | 4.60% |
Mato Grosso | 23h | 3.580,18 | 3.718,94 | 5.248,28 | 32,41 | 8.20% |
Pará | 28h | 3.539,18 | 3.676,35 | 5.188,17 | 26,07 | 4.40% |
Piauí | 26h | 2.463,74 | 2.559,22 | 3.611,65 | 19,53 | 4.80% |
Tocantins | 25h | 3.784,08 | 3.930,73 | 5.547,17 | 31,65 | 6.50% |
Paraíba | 30h | 2.606,32 | 2.707,33 | 3.820,67 | 18,22 | 6.10% |
Espírito Santo | 27h | 2.867,94 | 2.979,10 | 4.204,19 | 21,82 | 6.80% |
Maranhão | 28h | 4.187,75 | 4.350,06 | 6.138,93 | 31,30 | 7.70% |
Sergipe | 27h | 8.491,43 | 8.820,53 | 12.447,80 | 65,20 | 7.60% |
Rio Grande do Norte | 33h | 2.658,52 | 2.761,56 | 3.897,19 | 16,62 | 7.70% |
Rondônia | 28h | 3.378,08 | 3.509,00 | 4.952,01 | 25,30 | 4.40% |
Alagoas | 39h | 1.905,05 | 1.978,89 | 2.792,67 | 10,02 | 5.90% |
Amapá | 34h | 2.784,53 | 2.892,45 | 4.081,92 | 16,88 | 6.20% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série. |
Dissídio de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Cosmópolis, SP | 32 | 3.578,84 | 3.717,55 | 5.246,32 | 23,27 | 7.20% |
São Paulo, SP | 25 | 5.643,03 | 5.861,73 | 8.272,25 | 46,71 | 4.60% |
Bariri, SP | 28 | 2.485,15 | 2.581,47 | 3.643,05 | 18,46 | 5.00% |
Rio de Janeiro, RJ | 23 | 3.866,75 | 4.016,62 | 5.668,37 | 35,58 | 5.00% |
Brasília, DF | 25 | 5.333,60 | 5.540,32 | 7.818,66 | 43,77 | 5.10% |
Porto Alegre, RS | 17 | 3.489,83 | 3.625,08 | 5.115,83 | 41,89 | 6.10% |
Belo Horizonte, MG | 18 | 3.203,37 | 3.327,52 | 4.695,90 | 37,60 | 7.20% |
Sorocaba, SP | 27 | 5.527,38 | 5.741,60 | 8.102,72 | 41,94 | 5.40% |
Curitiba, PR | 33 | 3.939,49 | 4.092,17 | 5.774,99 | 24,54 | 4.80% |
Salvador, BA | 24 | 3.571,29 | 3.709,71 | 5.235,25 | 31,48 | 4.90% |
Manaus, AM | 36 | 2.206,60 | 2.292,12 | 3.234,71 | 12,83 | 6.50% |
Altinópolis, SP | 28 | 3.041,38 | 3.159,25 | 4.458,44 | 22,57 | 7.30% |
Campo Grande, MS | 21 | 2.852,11 | 2.962,65 | 4.180,98 | 28,58 | 6.40% |
Ribeirão Preto, SP | 29 | 3.592,08 | 3.731,29 | 5.265,71 | 26,15 | 4.50% |
Estiva Gerbi, SP | 30 | 2.032,94 | 2.111,73 | 2.980,13 | 14,20 | 5.80% |
Joinville, SC | 34 | 7.680,84 | 7.978,53 | 11.259,54 | 47,28 | 6.60% |
Fortaleza, CE | 28 | 3.239,12 | 3.364,66 | 4.748,31 | 24,47 | 5.40% |
Cajamar, SP | 30 | 4.561,22 | 4.738,00 | 6.686,41 | 31,10 | 6.90% |
Santo André, SP | 35 | 3.794,11 | 3.941,16 | 5.561,88 | 22,73 | 4.30% |
Campinas, SP | 25 | 3.961,45 | 4.114,99 | 5.807,19 | 32,92 | 7.50% |
Anápolis, GO | 26 | 2.379,86 | 2.472,10 | 3.488,69 | 18,91 | 4.20% |
Palestina, SP | 30 | 3.197,94 | 3.321,88 | 4.687,93 | 22,06 | 6.70% |
Guarulhos, SP | 29 | 3.707,36 | 3.851,05 | 5.434,72 | 26,18 | 5.60% |
Recife, PE | 30 | 3.124,61 | 3.245,71 | 4.580,45 | 21,40 | 7.10% |
Mogi-Guaçu, SP | 37 | 4.756,12 | 4.940,46 | 6.972,12 | 26,85 | 7.20% |
Ribeirão Bonito, SP | 24 | 2.889,15 | 3.001,12 | 4.235,27 | 24,82 | 4.20% |
São Bernardo do Campo, SP | 30 | 3.876,99 | 4.027,25 | 5.683,38 | 26,61 | 8.00% |
Santos, SP | 24 | 3.395,51 | 3.527,11 | 4.977,57 | 29,89 | 4.90% |
São José do Rio Preto, SP | 33 | 3.283,49 | 3.410,75 | 4.813,35 | 20,88 | 4.30% |
Jundiaí, SP | 32 | 3.485,86 | 3.620,96 | 5.110,01 | 22,86 | 8.30% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Ensino fundamental | 4.022,80 | 4.178,71 | 5.897,13 | 6.70% | |
Administração pública em geral | 3.175,55 | 3.298,62 | 4.655,11 | 7.80% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 4.139,63 | 4.300,07 | 6.068,39 | 6.20% | |
Educação infantil - pré-escola | 3.015,18 | 3.132,04 | 4.420,03 | 7.40% | |
Ensino médio | 4.224,29 | 4.388,01 | 6.192,49 | 6.30% | |
Educação infantil - creche | 3.120,13 | 3.241,06 | 4.573,88 | 5.60% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.922,94 | 3.036,23 | 4.284,81 | 8.10% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 7.374,92 | 7.660,75 | 10.811,07 | 7.50% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 5.976,59 | 6.208,23 | 8.761,23 | 4.30% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 3.536,53 | 3.673,59 | 5.184,28 | 6.60% | |
Educação profissional de nível técnico | 2.876,17 | 2.987,65 | 4.216,26 | 7.30% | |
Educação superior - graduação | 9.287,90 | 9.647,87 | 13.615,36 | 6.80% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 3.045,54 | 3.163,57 | 4.464,53 | 5.30% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.462,15 | 2.557,57 | 3.609,32 | 8.00% | |
Ensino de idiomas | 4.794,47 | 4.980,29 | 7.028,33 | 7.80% | |
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais | 2.189,54 | 2.274,40 | 3.209,70 | 7.30% | |
Cursos preparatórios para concursos | 2.539,19 | 2.637,60 | 3.722,26 | 7.70% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 2.197,82 | 2.283,00 | 3.221,84 | 7.20% | |
Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente | 2.927,86 | 3.041,33 | 4.292,02 | 5.00% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 3.170,78 | 3.293,67 | 4.648,12 | 7.00% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |