O dissídio de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231305 no cargo de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.

Estado com maior salário médio

Sergipe

R$ 48.460,57

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.667 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 2.242,40

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Cosmópolis - SP

419 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Educação Superior - Graduação

R$ 12.330,74

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

1.778 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental ministra aulas de ciências (da área de conhecimento de ciências da natureza) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Propõe atividades e temas de ciências relacionados à realidade atual, ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Estimula a criatividade dos alunos, a busca pela solução de problemas e o trabalho em grupo Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios e aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

O Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos em relação às ciências Estabelece os objetivos e define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.

Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Pode aplicar tecnologias educacionais, tais como jogos, animações e simuladores com conteúdos relacionados às ciências Define atividades extraclasse.

Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Define objetivos das aulas.

Seleciona conteúdos formativos, definindo a extensão e a profundidade da abordagem Ministra aulas de ciências (da área de conhecimento de ciências da natureza) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Define metodologias de ensino e propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos programáticos, temas transversais, atitudes, princípios e valores.

Propõe temas e atividades contextualizadas com a realidade atual e relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Estimula a criatividade dos alunos e a busca pela solução de problemas Incentiva o trabalho em grupos, para realizarem debates, buscarem mais informações, encontrarem solução de problemas e formularem novas questões.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura e temáticas coletivas.

Implementa orientações e conceitos básicos referentes aos cuidados com o meio ambiente e à responsabilidade de cada pessoa na sua preservação Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, como participação em feiras de ciências, visitas a exposições interativas na área de ciências, entre outros.

Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais – extraclasse, de forma articulada com outros professores Elabora documentos referentes às práticas escolares, como diário de classe, planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação.

Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências da natureza Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental

O profissional Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série deve participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, estudar, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, comunicar-se, planejar cursos, aulas e atividades escolares, promover a educação dos alunos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental

Um Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental deve trocar experiências com os professores através de reuniões, aprender novas tecnologias, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, prever participação em eventos culturais e científicos, registrar atividades extracurriculares, acompanhar as mudanças na área da educação, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, agir eticamente, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, demonstrar pontualidade e assiduidade, sistematizar o conhecimento, trabalhar em equipe, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, demonstrar controle emocional, respeitar a heterogeneidade dos alunos, revelar interesses multidisciplinares, registrar atividades culturais e pedagógicas, propor calendário de avaliação escrita, propor atividades culturais, estabelecer as metodologias de ensino, expressar-se com clareza, analisar o plano de gestão da escola, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, assumir funções administrativo-pedagógicas, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, conviver com as ideias ou posições contrárias, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, propor critérios para a composição das classes, definir processos e critérios de avaliação, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, elaborar os instrumentos de avaliação, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, listar material escolar básico, analisar a autoavaliação dos alunos, debater projetos interdisciplinares com os alunos, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, organizar a bibliografia, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, construir relações de confiança com os alunos, elencar temas para projetos pedagógicos, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, possibilitar a apropriação de conhecimentos, respeitar os limites dos alunos, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, criar situações múltiplas de aprendizagem, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, discutir projetos interdisciplinares com colegas, preencher diário de classe, contextualizar os conhecimentos, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, demonstrar criatividade e iniciativa, demonstrar capacidade de intervir na realidade, ministrar aulas, participar da elaboração do plano de gestão da escola, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, selecionar os conteúdos, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, determinar os objetivos do curso e da disciplina, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, demonstrar capacidade de diálogo, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, elaborar o projeto pedagógico, consultar legislação, empregar recursos e procedimentos didáticos, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, preencher formulários com notas e faltas, propor opções para o horário de trabalho, dialogar com a direção e coordenações da escola, registrar avaliações e resultados, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, estimular a troca de conhecimento, demonstrar liderança, colocar-se disponível para os alunos, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, organizar atividades comunitárias, prever recursos materiais e didáticos, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, orientar a autoavaliação dos alunos, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, propor estudos interdisciplinares, decodificar diferentes códigos e linguagens, consultar bibliotecas, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, ler literatura específica da área de conhecimento, propor regras comuns para comunidade escolar, demonstrar solidariedade, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 4.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 9.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2025

O salário de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série mostrado aqui é resultado do levantamento de 5.119 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 231305 salário