O dissídio de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231305 no cargo de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.

Estado com maior salário médio

Sergipe

R$ 8.820,53

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.635 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Aracaju - SE

R$ 11.996,83

Cidade que mais contrata

Cosmópolis - SP

419 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental ministra aulas de ciências (da área de conhecimento de ciências da natureza) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Propõe atividades e temas de ciências relacionados à realidade atual, ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Estimula a criatividade dos alunos, a busca pela solução de problemas e o trabalho em grupo Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios e aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

O Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos em relação às ciências Estabelece os objetivos e define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.

Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Pode aplicar tecnologias educacionais, tais como jogos, animações e simuladores com conteúdos relacionados às ciências Define atividades extraclasse.

Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Define objetivos das aulas.

Seleciona conteúdos formativos, definindo a extensão e a profundidade da abordagem Ministra aulas de ciências (da área de conhecimento de ciências da natureza) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Define metodologias de ensino e propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos programáticos, temas transversais, atitudes, princípios e valores.

Propõe temas e atividades contextualizadas com a realidade atual e relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Estimula a criatividade dos alunos e a busca pela solução de problemas Incentiva o trabalho em grupos, para realizarem debates, buscarem mais informações, encontrarem solução de problemas e formularem novas questões.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura e temáticas coletivas.

Implementa orientações e conceitos básicos referentes aos cuidados com o meio ambiente e à responsabilidade de cada pessoa na sua preservação Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, como participação em feiras de ciências, visitas a exposições interativas na área de ciências, entre outros.

Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais – extraclasse, de forma articulada com outros professores Elabora documentos referentes às práticas escolares, como diário de classe, planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação.

Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências da natureza Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental

O profissional Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série deve registrar práticas escolares de caráter pedagógico, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, estudar, comunicar-se, promover a educação dos alunos, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, planejar cursos, aulas e atividades escolares, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental

Um Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental deve colocar-se disponível para os alunos, empregar recursos e procedimentos didáticos, registrar avaliações e resultados, respeitar os limites dos alunos, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, prever recursos materiais e didáticos, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, debater projetos interdisciplinares com os alunos, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, criar situações múltiplas de aprendizagem, propor opções para o horário de trabalho, sistematizar o conhecimento, demonstrar liderança, registrar atividades extracurriculares, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, decodificar diferentes códigos e linguagens, conviver com as ideias ou posições contrárias, assumir funções administrativo-pedagógicas, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, possibilitar a apropriação de conhecimentos, preencher diário de classe, propor critérios para a composição das classes, elaborar os instrumentos de avaliação, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, prever participação em eventos culturais e científicos, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, participar da elaboração do plano de gestão da escola, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, elaborar o projeto pedagógico, aprender novas tecnologias, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, consultar legislação, demonstrar criatividade e iniciativa, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, demonstrar pontualidade e assiduidade, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, demonstrar capacidade de diálogo, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, propor atividades culturais, dialogar com a direção e coordenações da escola, acompanhar as mudanças na área da educação, contextualizar os conhecimentos, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, consultar bibliotecas, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, registrar atividades culturais e pedagógicas, revelar interesses multidisciplinares, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, demonstrar capacidade de intervir na realidade, listar material escolar básico, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, propor estudos interdisciplinares, trocar experiências com os professores através de reuniões, construir relações de confiança com os alunos, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, demonstrar controle emocional, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, expressar-se com clareza, trabalhar em equipe, demonstrar solidariedade, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, definir processos e critérios de avaliação, organizar atividades comunitárias, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, analisar o plano de gestão da escola, estabelecer as metodologias de ensino, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, selecionar os conteúdos, ler literatura específica da área de conhecimento, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, orientar a autoavaliação dos alunos, ministrar aulas, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, determinar os objetivos do curso e da disciplina, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, organizar a bibliografia, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, propor regras comuns para comunidade escolar, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, estimular a troca de conhecimento, discutir projetos interdisciplinares com colegas, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, respeitar a heterogeneidade dos alunos, propor calendário de avaliação escrita, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, preencher formulários com notas e faltas, agir eticamente, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, elencar temas para projetos pedagógicos, analisar a autoavaliação dos alunos, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 7.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 7.90% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 3.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2024

O salário de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série mostrado aqui é resultado do levantamento de 4923 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 231305 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 30h 3.930,61 4.082,94 5.761,97 26,90 5.50%
Rio de Janeiro 26h 4.101,65 4.260,61 6.012,71 32,51 6.00%
Minas Gerais 21h 2.922,73 3.036,00 4.284,50 29,08 4.20%
Bahia 23h 3.409,87 3.542,03 4.998,62 30,34 5.30%
Rio Grande do Sul 19h 3.011,76 3.128,48 4.415,01 33,34 4.80%
Paraná 29h 3.794,98 3.942,07 5.563,16 27,11 5.30%
Santa Catarina 29h 4.428,46 4.600,10 6.491,79 31,90 6.30%
Goiás 25h 2.815,15 2.924,25 4.126,79 23,83 4.90%
Pernambuco 32h 3.654,96 3.796,61 5.357,89 24,07 4.60%
Distrito Federal 25h 5.333,60 5.540,32 7.818,66 43,77 6.40%
Ceará 30h 3.416,99 3.549,42 5.009,05 23,52 6.30%
Mato Grosso do Sul 20h 2.716,10 2.821,37 3.981,60 27,69 6.70%
Amazonas 35h 2.201,55 2.286,88 3.227,31 13,00 4.60%
Mato Grosso 23h 3.580,18 3.718,94 5.248,28 32,41 8.20%
Pará 28h 3.539,18 3.676,35 5.188,17 26,07 4.40%
Piauí 26h 2.463,74 2.559,22 3.611,65 19,53 4.80%
Tocantins 25h 3.784,08 3.930,73 5.547,17 31,65 6.50%
Paraíba 30h 2.606,32 2.707,33 3.820,67 18,22 6.10%
Espírito Santo 27h 2.867,94 2.979,10 4.204,19 21,82 6.80%
Maranhão 28h 4.187,75 4.350,06 6.138,93 31,30 7.70%
Sergipe 27h 8.491,43 8.820,53 12.447,80 65,20 7.60%
Rio Grande do Norte 33h 2.658,52 2.761,56 3.897,19 16,62 7.70%
Rondônia 28h 3.378,08 3.509,00 4.952,01 25,30 4.40%
Alagoas 39h 1.905,05 1.978,89 2.792,67 10,02 5.90%
Amapá 34h 2.784,53 2.892,45 4.081,92 16,88 6.20%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.

Dissídio de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série por cidade

Quanto ganha um Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Cosmópolis, SP 32 3.578,84 3.717,55 5.246,32 23,27 7.20%
São Paulo, SP 25 5.643,03 5.861,73 8.272,25 46,71 4.60%
Bariri, SP 28 2.485,15 2.581,47 3.643,05 18,46 5.00%
Rio de Janeiro, RJ 23 3.866,75 4.016,62 5.668,37 35,58 5.00%
Brasília, DF 25 5.333,60 5.540,32 7.818,66 43,77 5.10%
Porto Alegre, RS 17 3.489,83 3.625,08 5.115,83 41,89 6.10%
Belo Horizonte, MG 18 3.203,37 3.327,52 4.695,90 37,60 7.20%
Sorocaba, SP 27 5.527,38 5.741,60 8.102,72 41,94 5.40%
Curitiba, PR 33 3.939,49 4.092,17 5.774,99 24,54 4.80%
Salvador, BA 24 3.571,29 3.709,71 5.235,25 31,48 4.90%
Manaus, AM 36 2.206,60 2.292,12 3.234,71 12,83 6.50%
Altinópolis, SP 28 3.041,38 3.159,25 4.458,44 22,57 7.30%
Campo Grande, MS 21 2.852,11 2.962,65 4.180,98 28,58 6.40%
Ribeirão Preto, SP 29 3.592,08 3.731,29 5.265,71 26,15 4.50%
Estiva Gerbi, SP 30 2.032,94 2.111,73 2.980,13 14,20 5.80%
Joinville, SC 34 7.680,84 7.978,53 11.259,54 47,28 6.60%
Fortaleza, CE 28 3.239,12 3.364,66 4.748,31 24,47 5.40%
Cajamar, SP 30 4.561,22 4.738,00 6.686,41 31,10 6.90%
Santo André, SP 35 3.794,11 3.941,16 5.561,88 22,73 4.30%
Campinas, SP 25 3.961,45 4.114,99 5.807,19 32,92 7.50%
Anápolis, GO 26 2.379,86 2.472,10 3.488,69 18,91 4.20%
Palestina, SP 30 3.197,94 3.321,88 4.687,93 22,06 6.70%
Guarulhos, SP 29 3.707,36 3.851,05 5.434,72 26,18 5.60%
Recife, PE 30 3.124,61 3.245,71 4.580,45 21,40 7.10%
Mogi-Guaçu, SP 37 4.756,12 4.940,46 6.972,12 26,85 7.20%
Ribeirão Bonito, SP 24 2.889,15 3.001,12 4.235,27 24,82 4.20%
São Bernardo do Campo, SP 30 3.876,99 4.027,25 5.683,38 26,61 8.00%
Santos, SP 24 3.395,51 3.527,11 4.977,57 29,89 4.90%
São José do Rio Preto, SP 33 3.283,49 3.410,75 4.813,35 20,88 4.30%
Jundiaí, SP 32 3.485,86 3.620,96 5.110,01 22,86 8.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino fundamental 4.022,80 4.178,71 5.897,13 6.70%
Administração pública em geral 3.175,55 3.298,62 4.655,11 7.80%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 4.139,63 4.300,07 6.068,39 6.20%
Educação infantil - pré-escola 3.015,18 3.132,04 4.420,03 7.40%
Ensino médio 4.224,29 4.388,01 6.192,49 6.30%
Educação infantil - creche 3.120,13 3.241,06 4.573,88 5.60%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.922,94 3.036,23 4.284,81 8.10%
Educação superior - graduação e pós-graduação 7.374,92 7.660,75 10.811,07 7.50%
Locação de mão-de-obra temporária 5.976,59 6.208,23 8.761,23 4.30%
Serviços de assistência social sem alojamento 3.536,53 3.673,59 5.184,28 6.60%
Educação profissional de nível técnico 2.876,17 2.987,65 4.216,26 7.30%
Educação superior - graduação 9.287,90 9.647,87 13.615,36 6.80%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 3.045,54 3.163,57 4.464,53 5.30%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.462,15 2.557,57 3.609,32 8.00%
Ensino de idiomas 4.794,47 4.980,29 7.028,33 7.80%
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais 2.189,54 2.274,40 3.209,70 7.30%
Cursos preparatórios para concursos 2.539,19 2.637,60 3.722,26 7.70%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 2.197,82 2.283,00 3.221,84 7.20%
Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente 2.927,86 3.041,33 4.292,02 5.00%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 3.170,78 3.293,67 4.648,12 7.00%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.