O dissídio de Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234105 no cargo de Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior).

Estado com maior salário médio

Minas Gerais

R$ 6.613,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

23 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belo Horizonte - MG

R$ 2.601,10

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

11 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

20 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de matemática aplicada (no ensino superior) Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas nas diversas áreas da matemática aplicada e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.

Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.

Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente

O que faz um Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior)

O Professor de matemática aplicada (no ensino superior) ministra aulas práticas e teóricas nas diversas área da matemática aplicada e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.

Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.

Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações interativas e não interativas, viabilizando a observação e análise de aplicações matemáticas.

Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.

Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.

Realiza pesquisas na área da matemática aplicada, levantando questões a serem investigadas, investigando o estado da arte do tema proposto, elaborando projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses, modelando fenômenos, dados e processos, coletando e analisando dados.

Interpreta resultados, planejando tratamentos estatísticos dos experimentos.

Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica.

Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações.

Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas-júniores.

Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos Pode emitir pareceres técnicos para fins legais Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital.

Elabora documentação para obtenção de patente Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.

Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.

Pode especializar-se na docência de áreas específicas da matemática aplicada Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.

Funções do Professor de matemática aplicada (no ensino superior)

O profissional Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior) deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se, realizar pesquisas, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, planejar e implementar cursos e disciplinas, coordenar atividades acadêmico-científicas, lecionar matemática, estatística, computação, produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos), colaborar em atividades institucionais, orientar alunos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de matemática aplicada (no ensino superior)

Um Professor de matemática aplicada (no ensino superior) deve trabalhar em equipe, avaliar o desempenho funcional de seus pares, escrever artigos de opinião na imprensa, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, orientar alunos em atividade de iniciação científica, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, demonstrar objetividade, investigar o estado da arte do tema proposto, preparar aulas e avaliações, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, orientar mestrandos, editar livros e revistas, criar lista de discussão, projetar laboratórios de ensino, montar bancos de dados, orientar a vida acadêmica dos alunos, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, produzir textos didáticos, coordenar cursos de pós-graduação, revisar periodicamente a grade curricular, elaborar cursos de extensão, coordenar a política científica de bibliotecas, desenvolver teorias, assessorar profissionais de diversas áreas, orientar monografias de conclusão de curso, trabalhar interdisciplinarmente, orientar estágios docentes (ped-capes), orientar estágios, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação, buscar fontes de financiamento, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, demonstrar criatividade, integrar o corpo editorial de publicações científicas, participar de eventos científicos, escrever resenhas, relacionar teoria à prática, dirigir unidades acadêmicas, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, propor novos métodos de ensino, participar de comissões, ministrar aulas presencialmente ou à distância, escrever artigos técnicos científicos, averiguar adequação de modelos visando à validação, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, coordenar cursos de extensão, manter-se atualizado, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, implantar laboratórios, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, coordenar a política científica de laboratórios, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, disseminar resultados de pesquisa, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, orientar doutorandos, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, assessorar pesquisas da comunidade, constituir grupos de pesquisa, reformular suas ideias, assessorar as atividades das empresas-júniores, proferir palestras, elaborar cursos de aperfeiçoamento, elaborar projetos, assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos, disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software, implementar laboratórios de ensino, coletar e analisar dados, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, dominar sua área de conhecimento, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório), modelar fenômenos, dados e processos, elaborar projetos pedagógicos, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, assessorar, cientificamente, a organização de eventos, coordenar cursos de graduação, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, realizar visitas científicas, representar a categoria em órgãos colegiados, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, definir o perfil do corpo docente e discente, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, dar concretude aos conceitos abstratos, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, elaborar cursos de especialização, participar de comissões de organização de eventos, orientar estudantes para competições acadêmicas, planejar disciplinas, disponibilizar material didático ´on line´, coordenar eventos científicos, testar hipóteses, orientar estágios de pós-doutorado, participar da administração de órgãos de classe, desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, realizar intercâmbios técnico-científicos, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, chefiar departamentos, interpretar resultados, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, orientar alunos monitores (graduandos), utilizar correio eletrônico (e-mail), avaliar o desempenho do aluno, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas, preparar apresentações, demonstrações e exposições, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, empreender projetos em negócios, manifestar empatia, assessorar a criação de empresas-júniores, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, elaborar critérios para admissão de alunos, participar da organização de processos de seleção, levantar questões a serem investigadas, participar da administração de associações científicas, orientar auxiliares de ensino (graduados), interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, atender extraclasse para esclarecimentos complementares.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior) ficou em 6.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que ficou em 6.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior) ficou em 7.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior 2025

O salário de Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 68 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior) CBO 234105 salário