O dissídio de Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234105 no cargo de Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior).

Estado com maior salário médio

Minas Gerais

R$ 6.613,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

23 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belo Horizonte - MG

R$ 2.601,10

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

11 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

20 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de matemática aplicada (no ensino superior) Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas nas diversas áreas da matemática aplicada e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.

Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.

Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente

O que faz um Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior)

O Professor de matemática aplicada (no ensino superior) ministra aulas práticas e teóricas nas diversas área da matemática aplicada e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.

Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.

Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações interativas e não interativas, viabilizando a observação e análise de aplicações matemáticas.

Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.

Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.

Realiza pesquisas na área da matemática aplicada, levantando questões a serem investigadas, investigando o estado da arte do tema proposto, elaborando projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses, modelando fenômenos, dados e processos, coletando e analisando dados.

Interpreta resultados, planejando tratamentos estatísticos dos experimentos.

Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica.

Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações.

Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas-júniores.

Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos Pode emitir pareceres técnicos para fins legais Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital.

Elabora documentação para obtenção de patente Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.

Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.

Pode especializar-se na docência de áreas específicas da matemática aplicada Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.

Funções do Professor de matemática aplicada (no ensino superior)

O profissional Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior) deve colaborar em atividades institucionais, orientar alunos, realizar pesquisas, demonstrar competências pessoais, coordenar atividades acadêmico-científicas, comunicar-se, produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos), lecionar matemática, estatística, computação, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, planejar e implementar cursos e disciplinas, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições.

Condições de trabalho da profissão

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de matemática aplicada (no ensino superior)

Um Professor de matemática aplicada (no ensino superior) deve coordenar grupos de trabalho em associações científicas, avaliar o desempenho do aluno, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, orientar doutorandos, assessorar profissionais de diversas áreas, assessorar, cientificamente, a organização de eventos, assessorar pesquisas da comunidade, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, implementar laboratórios de ensino, coletar e analisar dados, participar de comissões, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, orientar a vida acadêmica dos alunos, ministrar aulas presencialmente ou à distância, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, orientar auxiliares de ensino (graduados), assessorar a criação de empresas-júniores, manifestar empatia, dirigir unidades acadêmicas, propor novos métodos de ensino, testar hipóteses, relacionar teoria à prática, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, elaborar cursos de aperfeiçoamento, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, produzir textos didáticos, orientar monografias de conclusão de curso, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas, participar da administração de órgãos de classe, disponibilizar material didático ´on line´, orientar alunos monitores (graduandos), orientar estágios de pós-doutorado, preparar apresentações, demonstrações e exposições, implantar laboratórios, orientar estágios docentes (ped-capes), recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, constituir grupos de pesquisa, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, proferir palestras, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, participar de comissões de organização de eventos, empreender projetos em negócios, participar da organização de processos de seleção, integrar o corpo editorial de publicações científicas, modelar fenômenos, dados e processos, dar concretude aos conceitos abstratos, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, trabalhar em equipe, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, levantar questões a serem investigadas, trabalhar interdisciplinarmente, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, preparar aulas e avaliações, assessorar as atividades das empresas-júniores, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, escrever artigos técnicos científicos, projetar laboratórios de ensino, escrever resenhas, desenvolver teorias, definir o perfil do corpo docente e discente, escrever artigos de opinião na imprensa, representar a categoria em órgãos colegiados, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, realizar intercâmbios técnico-científicos, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, coordenar cursos de graduação, demonstrar objetividade, reformular suas ideias, desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, revisar periodicamente a grade curricular, coordenar a política científica de bibliotecas, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, dominar sua área de conhecimento, elaborar projetos, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, avaliar o desempenho funcional de seus pares, coordenar cursos de extensão, assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos, participar da administração de associações científicas, montar bancos de dados, orientar estágios, interpretar resultados, orientar alunos em atividade de iniciação científica, planejar disciplinas, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, elaborar critérios para admissão de alunos, manter-se atualizado, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, coordenar cursos de pós-graduação, orientar estudantes para competições acadêmicas, realizar visitas científicas, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, chefiar departamentos, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, editar livros e revistas, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação, coordenar a política científica de laboratórios, atender extraclasse para esclarecimentos complementares, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, investigar o estado da arte do tema proposto, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, orientar mestrandos, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação, elaborar cursos de especialização, demonstrar criatividade, coordenar eventos científicos, disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software, elaborar cursos de extensão, organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório), averiguar adequação de modelos visando à validação, participar de eventos científicos, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, buscar fontes de financiamento, disseminar resultados de pesquisa, elaborar projetos pedagógicos, utilizar correio eletrônico (e-mail), criar lista de discussão.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior) ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que ficou em 5.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior) ficou em 5.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior 2025

O salário de Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 68 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Cálculo Numérico (no Ensino Superior) CBO 234105 salário