O dissídio de Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231310 no cargo de Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série.
Estado com maior salário médio
Sergipe
R$ 8.889,64
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.195 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Capixaba - AC
R$ 3.020,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
325 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Ensino Médio
R$ 5.214,42
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Ensino Fundamental
971 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de educação artística do ensino fundamental ministra aulas de arte (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Instrui os alunos com técnicas para, transpondo o mundo ao seu redor, se expressarem por meio de artes visuais, dança, música, teatro, dentre outras manifestações artísticas.
Estimula a criatividade dos alunos, a busca pela solução de problemas e o trabalho em grupo Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios e aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação Registra informações das atividades desenvolvidas.
Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série
O Professor de educação artística do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, identificando potencialidades individuais e coletivas de expressão artística Define conteúdo programático, situações de aprendizagem e estratégias de ensino e de avaliação.
Prepara e seleciona recursos para ensinar técnicas de desenho, pintura, escultura, artes digitais, fotografia, dança, interpretação teatral, música, dentre outras.
Define atividades extraclasse Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define objetivos das aulas.
Estabelece extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando a área do conhecimento, a diversidade da turma, e o interesse dos alunos.
Ministra aulas de arte (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos sociais e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Estimula a criatividade dos alunos e a busca pela solução de problemas Incentiva o trabalho em grupos, para reflexão sobre diversos temas, tais como problemas da sociedade contemporânea, arte, cultura e estética Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à percepção, à subjetividade, à criatividade e à apreciação de produção de arte de diversos gêneros.
Desenvolve as capacidades de expressão e de comunicação nas manifestações de arte e de apreciação das mais diferentes linguagens artísticas e culturais Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania e valores éticos e morais Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, como visitar exposições de arte, assistir peças de teatro, entre outras atividades.
Pode acessar museus pela Internet, permitindo que os alunos observem detalhes das obras de arte, dos artefatos expostos e da arquitetura dos espaços Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação.
Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de linguagens Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do Professor de educação artística do ensino fundamental
O profissional Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série deve estudar, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, promover a educação dos alunos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, planejar cursos, aulas e atividades escolares, registrar práticas escolares de caráter pedagógico.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de educação artística do ensino fundamental
Um Professor de educação artística do ensino fundamental deve contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, listar material escolar básico, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, selecionar os conteúdos, organizar a bibliografia, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, prever participação em eventos culturais e científicos, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, estimular a troca de conhecimento, revelar interesses multidisciplinares, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, acompanhar as mudanças na área da educação, estabelecer as metodologias de ensino, propor regras comuns para comunidade escolar, aprender novas tecnologias, debater projetos interdisciplinares com os alunos, expressar-se com clareza, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, analisar o plano de gestão da escola, dialogar com a direção e coordenações da escola, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, analisar a autoavaliação dos alunos, realizar reuniões com os pais para orientação, prever recursos materiais e didáticos, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, contextualizar os conhecimentos, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, demonstrar solidariedade, construir relações de confiança com os alunos, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, elaborar os instrumentos de avaliação, participar da elaboração do plano de gestão da escola, demonstrar criatividade e iniciativa, definir processos e critérios de avaliação, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, participar da gestão escolar nos colegiados, trocar experiências com os professores através de reuniões, registrar atividades culturais e pedagógicas, registrar atividades extracurriculares, discutir projetos interdisciplinares com colegas, elaborar o projeto pedagógico, assumir funções administrativo-pedagógicas, criar situações múltiplas de aprendizagem, demonstrar pontualidade e assiduidade, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, consultar bibliotecas, trabalhar em equipe, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, propor estudos interdisciplinares, agir eticamente, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, ler literatura específica da área de conhecimento, demonstrar capacidade de diálogo, determinar os objetivos do curso e da disciplina, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, decodificar diferentes códigos e linguagens, respeitar a heterogeneidade dos alunos, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, ministrar aulas, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, demonstrar controle emocional, demonstrar capacidade de intervir na realidade, preencher diário de classe, elencar temas para projetos pedagógicos, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, demonstrar liderança, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, colocar-se disponível para os alunos, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, conviver com as ideias ou posições contrárias, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, empregar recursos e procedimentos didáticos, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, participar das assembleias escolares, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, organizar atividades comunitárias, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, registrar avaliações e resultados, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, avaliar a frequência dos alunos, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, propor critérios para a composição das classes, preencher formulários com notas e faltas, consultar legislação, sistematizar o conhecimento, propor atividades culturais, propor opções para o horário de trabalho, possibilitar a apropriação de conhecimentos, orientar a autoavaliação dos alunos, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, respeitar os limites dos alunos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 7.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 7.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série ficou em 5.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2025
O salário de Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.827 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Artes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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