O dissídio de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234115 no cargo de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior).

Estado com maior salário médio

Minas Gerais

R$ 3.218,64

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Minas Gerais

55 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Araxá - MG

R$ 2.310,42

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Uberaba - MG

21 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Ensino Médio

R$ 2.686,56

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Médio

32 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de estatística (no ensino superior) Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas na área da estatística e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.

Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.

Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente

O que faz um Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior)

O Professor de estatística (no ensino superior) ministra aulas práticas e teóricas na área da estatística e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares e aplicativos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.

Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.

Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações para representar aplicações da estatística.

Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.

Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.

Realiza pesquisas na área da estatística, levantando questões a serem investigadas, elaborando projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses, modelando fenômenos, dados e processos, coletando e analisando dados.

Utiliza recursos computacionais e, se necessário, cria e modifica programas.

Interpreta resultados, planejando tratamentos estatísticos dos experimentos Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais.

Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino.

Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas.

Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas juniores Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos Pode emitir pareceres técnicos para fins legais.

Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.

Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.

Pode especializar-se na docência de áreas específicas da estatística aplicada Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.

Funções do Professor de estatística (no ensino superior)

O profissional Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) deve orientar alunos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos), planejar e implementar cursos e disciplinas, coordenar atividades acadêmico-científicas, realizar pesquisas, lecionar matemática, estatística, computação, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, colaborar em atividades institucionais.

Condições de trabalho da profissão

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de estatística (no ensino superior)

Um Professor de estatística (no ensino superior) deve coordenar cursos de extensão, elaborar cursos de aperfeiçoamento, participar de comissões, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, propor novos métodos de ensino, preparar apresentações, demonstrações e exposições, escrever artigos de opinião na imprensa, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, orientar estágios de pós-doutorado, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, trabalhar interdisciplinarmente, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, testar hipóteses, coordenar eventos científicos, orientar monografias de conclusão de curso, definir o perfil do corpo docente e discente, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, elaborar cursos de extensão, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação, assessorar profissionais de diversas áreas, editar livros e revistas, realizar diagnósticos sociodemográficos, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, orientar a vida acadêmica dos alunos, montar bancos de dados, empreender projetos em negócios, averiguar adequação de modelos visando à validação, participar da administração de órgãos de classe, chefiar departamentos, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, planejar disciplinas, trabalhar em equipe, elaborar cursos de especialização, modelar fenômenos, dados e processos, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas, demonstrar objetividade, coletar e analisar dados, elaborar critérios para admissão de alunos, manter-se atualizado, assessorar, cientificamente, a organização de eventos, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, relacionar teoria à prática, escrever resenhas, implementar laboratórios de ensino, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, buscar fontes de financiamento, proferir palestras, criar lista de discussão, realizar visitas científicas, constituir grupos de pesquisa, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, representar a categoria em órgãos colegiados, orientar estudantes para competições acadêmicas, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, desenvolver teorias, elaborar projetos, orientar mestrandos, participar de eventos científicos, avaliar o desempenho do aluno, orientar alunos monitores (graduandos), assessorar pesquisas da comunidade, integrar o corpo editorial de publicações científicas, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, orientar estágios docentes (ped-capes), emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação, dar concretude aos conceitos abstratos, projetar laboratórios de ensino, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, orientar doutorandos, revisar periodicamente a grade curricular, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, demonstrar criatividade, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, investigar o estado da arte do tema proposto, orientar alunos em atividade de iniciação científica, coordenar a política científica de bibliotecas, orientar auxiliares de ensino (graduados), dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, assessorar a coleta, tratamento, análise e interpretação de dados, assessorar a criação de empresas-júniores, ministrar aulas presencialmente ou à distância, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, assessorar as atividades das empresas-júniores, coordenar cursos de pós-graduação, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, participar da organização de processos de seleção, participar da administração de associações científicas, disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, utilizar correio eletrônico (e-mail), coordenar cursos de graduação, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, coordenar a política científica de laboratórios, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, atender extraclasse para esclarecimentos complementares, escrever artigos técnicos científicos, implantar laboratórios, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, reformular suas ideias, dirigir unidades acadêmicas, produzir textos didáticos, desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, disseminar resultados de pesquisa, realizar intercâmbios técnico-científicos, disponibilizar material didático ´on line´, manifestar empatia, dominar sua área de conhecimento, preparar aulas e avaliações, orientar estágios, elaborar projetos pedagógicos, avaliar o desempenho funcional de seus pares, interpretar resultados, organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório), participar de comissões de organização de eventos, assessorar nas etapas de planejamento, realização e análise de resultados de pesquisa, levantar questões a serem investigadas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) ficou em 3.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que ficou em 3.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) ficou em 6.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior 2025

O salário de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 60 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) CBO 234115 salário