O dissídio de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234115 no cargo de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior).

Estado com maior salário médio

Minas Gerais

R$ 3.218,64

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Minas Gerais

55 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Araxá - MG

R$ 2.310,42

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Uberaba - MG

21 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Ensino Médio

R$ 2.686,56

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Médio

32 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de estatística (no ensino superior) Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas na área da estatística e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.

Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.

Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente

O que faz um Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior)

O Professor de estatística (no ensino superior) ministra aulas práticas e teóricas na área da estatística e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares e aplicativos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.

Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.

Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações para representar aplicações da estatística.

Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.

Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.

Realiza pesquisas na área da estatística, levantando questões a serem investigadas, elaborando projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses, modelando fenômenos, dados e processos, coletando e analisando dados.

Utiliza recursos computacionais e, se necessário, cria e modifica programas.

Interpreta resultados, planejando tratamentos estatísticos dos experimentos Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais.

Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino.

Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas.

Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas juniores Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos Pode emitir pareceres técnicos para fins legais.

Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.

Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.

Pode especializar-se na docência de áreas específicas da estatística aplicada Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.

Funções do Professor de estatística (no ensino superior)

O profissional Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) deve produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos), demonstrar competências pessoais, realizar pesquisas, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, lecionar matemática, estatística, computação, colaborar em atividades institucionais, comunicar-se, planejar e implementar cursos e disciplinas, coordenar atividades acadêmico-científicas, orientar alunos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de estatística (no ensino superior)

Um Professor de estatística (no ensino superior) deve preparar apresentações, demonstrações e exposições, trabalhar em equipe, elaborar cursos de aperfeiçoamento, disponibilizar material didático ´on line´, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, orientar alunos em atividade de iniciação científica, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, participar da administração de associações científicas, orientar estudantes para competições acadêmicas, empreender projetos em negócios, dirigir unidades acadêmicas, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, implementar laboratórios de ensino, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, integrar o corpo editorial de publicações científicas, investigar o estado da arte do tema proposto, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, participar de comissões, elaborar cursos de especialização, elaborar projetos pedagógicos, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, implantar laboratórios, revisar periodicamente a grade curricular, assessorar a coleta, tratamento, análise e interpretação de dados, montar bancos de dados, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, manter-se atualizado, dar concretude aos conceitos abstratos, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, preparar aulas e avaliações, realizar intercâmbios técnico-científicos, relacionar teoria à prática, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, projetar laboratórios de ensino, elaborar projetos, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, planejar disciplinas, organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório), coordenar cursos de extensão, coordenar cursos de graduação, levantar questões a serem investigadas, realizar visitas científicas, assessorar as atividades das empresas-júniores, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação, orientar estágios, assessorar nas etapas de planejamento, realização e análise de resultados de pesquisa, desenvolver teorias, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, proferir palestras, interpretar resultados, modelar fenômenos, dados e processos, assessorar a criação de empresas-júniores, manifestar empatia, disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, demonstrar objetividade, assessorar, cientificamente, a organização de eventos, coordenar eventos científicos, orientar mestrandos, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, participar de comissões de organização de eventos, definir o perfil do corpo docente e discente, chefiar departamentos, participar da administração de órgãos de classe, escrever resenhas, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, constituir grupos de pesquisa, coletar e analisar dados, buscar fontes de financiamento, utilizar correio eletrônico (e-mail), disseminar resultados de pesquisa, orientar monografias de conclusão de curso, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, participar de eventos científicos, propor novos métodos de ensino, desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, demonstrar criatividade, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, criar lista de discussão, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, realizar diagnósticos sociodemográficos, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, orientar doutorandos, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas, escrever artigos técnicos científicos, orientar alunos monitores (graduandos), coordenar cursos de pós-graduação, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação, participar da organização de processos de seleção, escrever artigos de opinião na imprensa, orientar a vida acadêmica dos alunos, averiguar adequação de modelos visando à validação, assessorar profissionais de diversas áreas, assessorar pesquisas da comunidade, orientar auxiliares de ensino (graduados), avaliar o desempenho do aluno, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, coordenar a política científica de laboratórios, orientar estágios de pós-doutorado, ministrar aulas presencialmente ou à distância, testar hipóteses, dominar sua área de conhecimento, editar livros e revistas, produzir textos didáticos, reformular suas ideias, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, orientar estágios docentes (ped-capes), buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, avaliar o desempenho funcional de seus pares, representar a categoria em órgãos colegiados, coordenar a política científica de bibliotecas, elaborar critérios para admissão de alunos, elaborar cursos de extensão, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, atender extraclasse para esclarecimentos complementares, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, trabalhar interdisciplinarmente, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) ficou em 6.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que ficou em 6.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) ficou em 3.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior 2025

O salário de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 60 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) CBO 234115 salário