O dissídio de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234115 no cargo de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior).

Estado com maior salário médio

Minas Gerais

R$ 3.218,64

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Minas Gerais

55 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Araxá - MG

R$ 2.310,42

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Uberaba - MG

21 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Ensino Médio

R$ 2.686,56

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Médio

32 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de estatística (no ensino superior) Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas na área da estatística e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.

Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.

Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente

O que faz um Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior)

O Professor de estatística (no ensino superior) ministra aulas práticas e teóricas na área da estatística e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares e aplicativos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.

Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.

Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações para representar aplicações da estatística.

Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.

Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.

Realiza pesquisas na área da estatística, levantando questões a serem investigadas, elaborando projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses, modelando fenômenos, dados e processos, coletando e analisando dados.

Utiliza recursos computacionais e, se necessário, cria e modifica programas.

Interpreta resultados, planejando tratamentos estatísticos dos experimentos Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais.

Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino.

Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas.

Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas juniores Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos Pode emitir pareceres técnicos para fins legais.

Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.

Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.

Pode especializar-se na docência de áreas específicas da estatística aplicada Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.

Funções do Professor de estatística (no ensino superior)

O profissional Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) deve colaborar em atividades institucionais, orientar alunos, lecionar matemática, estatística, computação, comunicar-se, planejar e implementar cursos e disciplinas, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, demonstrar competências pessoais, coordenar atividades acadêmico-científicas, produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos), avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, realizar pesquisas.

Condições de trabalho da profissão

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de estatística (no ensino superior)

Um Professor de estatística (no ensino superior) deve estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, assessorar profissionais de diversas áreas, trabalhar interdisciplinarmente, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, coletar e analisar dados, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, assessorar a criação de empresas-júniores, orientar estágios, organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório), elaborar projetos pedagógicos, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, atender extraclasse para esclarecimentos complementares, disseminar resultados de pesquisa, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, propor novos métodos de ensino, escrever resenhas, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação, assessorar, cientificamente, a organização de eventos, coordenar a política científica de laboratórios, orientar estágios de pós-doutorado, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, implantar laboratórios, avaliar o desempenho do aluno, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, demonstrar criatividade, dirigir unidades acadêmicas, participar de eventos científicos, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, elaborar cursos de extensão, elaborar cursos de aperfeiçoamento, manifestar empatia, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, elaborar projetos, desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, reformular suas ideias, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, chefiar departamentos, coordenar cursos de graduação, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, integrar o corpo editorial de publicações científicas, coordenar cursos de extensão, assessorar as atividades das empresas-júniores, desenvolver teorias, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, orientar a vida acadêmica dos alunos, representar a categoria em órgãos colegiados, revisar periodicamente a grade curricular, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, elaborar cursos de especialização, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, disponibilizar material didático ´on line´, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, levantar questões a serem investigadas, orientar monografias de conclusão de curso, preparar apresentações, demonstrações e exposições, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, realizar intercâmbios técnico-científicos, ministrar aulas presencialmente ou à distância, coordenar a política científica de bibliotecas, orientar alunos monitores (graduandos), co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, participar da administração de órgãos de classe, realizar diagnósticos sociodemográficos, orientar alunos em atividade de iniciação científica, planejar disciplinas, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, implementar laboratórios de ensino, coordenar cursos de pós-graduação, interpretar resultados, editar livros e revistas, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, participar da administração de associações científicas, modelar fenômenos, dados e processos, orientar estágios docentes (ped-capes), elaborar critérios para admissão de alunos, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, participar da organização de processos de seleção, assessorar a coleta, tratamento, análise e interpretação de dados, criar lista de discussão, produzir textos didáticos, proferir palestras, avaliar o desempenho funcional de seus pares, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, orientar doutorandos, orientar mestrandos, orientar estudantes para competições acadêmicas, dar concretude aos conceitos abstratos, manter-se atualizado, escrever artigos técnicos científicos, projetar laboratórios de ensino, utilizar correio eletrônico (e-mail), realizar visitas científicas, testar hipóteses, coordenar eventos científicos, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, demonstrar objetividade, participar de comissões, escrever artigos de opinião na imprensa, buscar fontes de financiamento, empreender projetos em negócios, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação, investigar o estado da arte do tema proposto, constituir grupos de pesquisa, orientar auxiliares de ensino (graduados), dominar sua área de conhecimento, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas, preparar aulas e avaliações, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, montar bancos de dados, averiguar adequação de modelos visando à validação, assessorar nas etapas de planejamento, realização e análise de resultados de pesquisa, participar de comissões de organização de eventos, assessorar pesquisas da comunidade, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, relacionar teoria à prática, definir o perfil do corpo docente e discente, trabalhar em equipe.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que ficou em 4.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) ficou em 3.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior 2025

O salário de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 60 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) CBO 234115 salário