O dissídio de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234115 no cargo de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior).

Estado com maior salário médio

Minas Gerais

R$ 3.218,64

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Minas Gerais

55 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Araxá - MG

R$ 2.310,42

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Uberaba - MG

21 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Ensino Médio

R$ 2.686,56

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Médio

32 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de estatística (no ensino superior) Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas na área da estatística e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.

Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.

Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente

O que faz um Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior)

O Professor de estatística (no ensino superior) ministra aulas práticas e teóricas na área da estatística e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares e aplicativos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.

Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.

Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações para representar aplicações da estatística.

Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.

Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.

Realiza pesquisas na área da estatística, levantando questões a serem investigadas, elaborando projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses, modelando fenômenos, dados e processos, coletando e analisando dados.

Utiliza recursos computacionais e, se necessário, cria e modifica programas.

Interpreta resultados, planejando tratamentos estatísticos dos experimentos Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais.

Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino.

Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas.

Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas juniores Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos Pode emitir pareceres técnicos para fins legais.

Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.

Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.

Pode especializar-se na docência de áreas específicas da estatística aplicada Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.

Funções do Professor de estatística (no ensino superior)

O profissional Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) deve colaborar em atividades institucionais, produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos), realizar pesquisas, comunicar-se, lecionar matemática, estatística, computação, demonstrar competências pessoais, orientar alunos, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, coordenar atividades acadêmico-científicas, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, planejar e implementar cursos e disciplinas.

Condições de trabalho da profissão

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de estatística (no ensino superior)

Um Professor de estatística (no ensino superior) deve co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas, manter-se atualizado, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, coletar e analisar dados, dominar sua área de conhecimento, utilizar correio eletrônico (e-mail), detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, buscar fontes de financiamento, assessorar pesquisas da comunidade, representar a categoria em órgãos colegiados, integrar o corpo editorial de publicações científicas, proferir palestras, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, coordenar cursos de pós-graduação, escrever artigos técnicos científicos, coordenar cursos de extensão, participar da organização de processos de seleção, participar de comissões, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, coordenar a política científica de bibliotecas, realizar intercâmbios técnico-científicos, elaborar projetos pedagógicos, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação, propor novos métodos de ensino, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, relacionar teoria à prática, averiguar adequação de modelos visando à validação, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, elaborar cursos de aperfeiçoamento, trabalhar interdisciplinarmente, orientar estágios de pós-doutorado, orientar auxiliares de ensino (graduados), revisar periodicamente a grade curricular, constituir grupos de pesquisa, participar de comissões de organização de eventos, elaborar cursos de especialização, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório), desenvolver teorias, demonstrar objetividade, orientar doutorandos, orientar mestrandos, preparar aulas e avaliações, elaborar critérios para admissão de alunos, orientar a vida acadêmica dos alunos, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, orientar alunos monitores (graduandos), realizar diagnósticos sociodemográficos, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, empreender projetos em negócios, preparar apresentações, demonstrações e exposições, ministrar aulas presencialmente ou à distância, montar bancos de dados, disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, manifestar empatia, dar concretude aos conceitos abstratos, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, planejar disciplinas, coordenar eventos científicos, reformular suas ideias, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, demonstrar criatividade, implementar laboratórios de ensino, produzir textos didáticos, orientar estudantes para competições acadêmicas, trabalhar em equipe, dirigir unidades acadêmicas, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, implantar laboratórios, avaliar o desempenho funcional de seus pares, realizar visitas científicas, assessorar a criação de empresas-júniores, assessorar, cientificamente, a organização de eventos, avaliar o desempenho do aluno, atender extraclasse para esclarecimentos complementares, testar hipóteses, levantar questões a serem investigadas, assessorar as atividades das empresas-júniores, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, elaborar projetos, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, participar da administração de associações científicas, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, criar lista de discussão, assessorar profissionais de diversas áreas, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, disseminar resultados de pesquisa, escrever artigos de opinião na imprensa, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, assessorar nas etapas de planejamento, realização e análise de resultados de pesquisa, elaborar cursos de extensão, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, definir o perfil do corpo docente e discente, investigar o estado da arte do tema proposto, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, orientar estágios, escrever resenhas, disponibilizar material didático ´on line´, participar da administração de órgãos de classe, interpretar resultados, orientar estágios docentes (ped-capes), orientar alunos em atividade de iniciação científica, modelar fenômenos, dados e processos, coordenar cursos de graduação, editar livros e revistas, assessorar a coleta, tratamento, análise e interpretação de dados, participar de eventos científicos, coordenar a política científica de laboratórios, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, chefiar departamentos, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação, projetar laboratórios de ensino, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, orientar monografias de conclusão de curso.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) ficou em 7.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que ficou em 7.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) ficou em 9.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior 2025

O salário de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 60 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) CBO 234115 salário