O dissídio de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234115 no cargo de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior).

Estado com maior salário médio

Espírito Santo

R$ 7.659,50

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Minas Gerais

45 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Uberlândia - MG

19 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de estatística (no ensino superior) Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas na área da estatística e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.

Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.

Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente

O que faz um Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior)

O Professor de estatística (no ensino superior) ministra aulas práticas e teóricas na área da estatística e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares e aplicativos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.

Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.

Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações para representar aplicações da estatística.

Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.

Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.

Realiza pesquisas na área da estatística, levantando questões a serem investigadas, elaborando projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses, modelando fenômenos, dados e processos, coletando e analisando dados.

Utiliza recursos computacionais e, se necessário, cria e modifica programas.

Interpreta resultados, planejando tratamentos estatísticos dos experimentos Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais.

Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino.

Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas.

Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas juniores Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos Pode emitir pareceres técnicos para fins legais.

Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.

Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.

Pode especializar-se na docência de áreas específicas da estatística aplicada Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.

Funções do Professor de estatística (no ensino superior)

O profissional Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) deve produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos), coordenar atividades acadêmico-científicas, comunicar-se, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, demonstrar competências pessoais, orientar alunos, lecionar matemática, estatística, computação, colaborar em atividades institucionais, planejar e implementar cursos e disciplinas, realizar pesquisas.

Condições de trabalho da profissão

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de estatística (no ensino superior)

Um Professor de estatística (no ensino superior) deve desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, definir o perfil do corpo docente e discente, coordenar cursos de graduação, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, editar livros e revistas, implementar laboratórios de ensino, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, escrever artigos técnicos científicos, avaliar o desempenho funcional de seus pares, assessorar as atividades das empresas-júniores, coletar e analisar dados, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, escrever resenhas, assessorar pesquisas da comunidade, dirigir unidades acadêmicas, preparar aulas e avaliações, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, orientar estágios, dar concretude aos conceitos abstratos, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, assessorar a coleta, tratamento, análise e interpretação de dados, elaborar projetos, dominar sua área de conhecimento, coordenar cursos de pós-graduação, planejar disciplinas, orientar estágios docentes (ped-capes), manter-se atualizado, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, escrever artigos de opinião na imprensa, participar da administração de associações científicas, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, elaborar projetos pedagógicos, realizar intercâmbios técnico-científicos, disseminar resultados de pesquisa, atender extraclasse para esclarecimentos complementares, participar da administração de órgãos de classe, coordenar eventos científicos, assessorar nas etapas de planejamento, realização e análise de resultados de pesquisa, coordenar cursos de extensão, integrar o corpo editorial de publicações científicas, demonstrar objetividade, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, demonstrar criatividade, disponibilizar material didático ´on line´, orientar doutorandos, realizar diagnósticos sociodemográficos, elaborar cursos de extensão, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, coordenar a política científica de bibliotecas, avaliar o desempenho do aluno, buscar fontes de financiamento, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, averiguar adequação de modelos visando à validação, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software, levantar questões a serem investigadas, participar de comissões de organização de eventos, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, orientar monografias de conclusão de curso, coordenar a política científica de laboratórios, orientar alunos monitores (graduandos), raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, investigar o estado da arte do tema proposto, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, elaborar critérios para admissão de alunos, orientar auxiliares de ensino (graduados), testar hipóteses, elaborar cursos de especialização, orientar a vida acadêmica dos alunos, organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório), motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, implantar laboratórios, proferir palestras, orientar alunos em atividade de iniciação científica, projetar laboratórios de ensino, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, revisar periodicamente a grade curricular, chefiar departamentos, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, assessorar, cientificamente, a organização de eventos, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, ministrar aulas presencialmente ou à distância, preparar apresentações, demonstrações e exposições, reformular suas ideias, participar da organização de processos de seleção, interpretar resultados, empreender projetos em negócios, participar de comissões, propor novos métodos de ensino, orientar estágios de pós-doutorado, trabalhar em equipe, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação, criar lista de discussão, desenvolver teorias, participar de eventos científicos, assessorar profissionais de diversas áreas, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação, montar bancos de dados, orientar mestrandos, manifestar empatia, constituir grupos de pesquisa, modelar fenômenos, dados e processos, utilizar correio eletrônico (e-mail), coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, elaborar cursos de aperfeiçoamento, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, assessorar a criação de empresas-júniores, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, orientar estudantes para competições acadêmicas, trabalhar interdisciplinarmente, representar a categoria em órgãos colegiados, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, realizar visitas científicas, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, relacionar teoria à prática, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, produzir textos didáticos, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) ficou em 4.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que ficou em 4.50% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) ficou em 4.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior 2024

O salário de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 52 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) CBO 234115 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Minas Gerais 19h 2.989,79 3.105,67 4.382,81 32,28 5.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior).

Dissídio de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) por cidade

Quanto ganha um Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Uberlândia, MG 19 2.477,91 2.573,95 3.632,43 27,40 5.00%
Uberaba, MG 22 3.801,92 3.949,27 5.573,32 36,68 7.60%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino médio 2.411,19 2.504,64 3.534,63 6.60%
Educação superior - graduação e pós-graduação 4.875,15 5.064,10 7.146,61 6.60%
Ensino fundamental 2.609,71 2.710,86 3.825,64 6.40%
Educação superior - graduação 7.185,03 7.463,50 10.532,72 4.20%
Cursos preparatórios para concursos 1.689,52 1.755,00 2.476,71 7.90%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.