O dissídio de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234110 no cargo de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior).
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 7.266,27
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
11 admissões
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
19 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de matemática pura (no ensino superior) Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas nas diversas áreas da matemática pura e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.
Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente
O que faz um Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior)
O Professor de matemática pura (no ensino superior) ministra aulas práticas e teóricas nas diversas área da matemática pura e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.
Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.
Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações interativas e não interativas, viabilizando a observação e análise de aplicações matemáticas.
Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.
Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.
Realiza pesquisas na área da matemática pura, elaborando questões a serem investigadas, pesquisando o estado da arte do tema proposto, concebendo projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses.
Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa.
Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico e criatividade.
Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas.
Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas-júniores Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos.
Pode emitir pareceres técnicos para fins legais Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Elabora documentação para obtenção de patente.
Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades.
Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade Pode especializar-se na docência de áreas específicas da matemática pura.
Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.
Funções do Professor de matemática pura (no ensino superior)
O profissional Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) deve coordenar atividades acadêmico-científicas, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos), prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, orientar alunos, realizar pesquisas, colaborar em atividades institucionais, demonstrar competências pessoais, lecionar matemática, estatística, computação, comunicar-se, planejar e implementar cursos e disciplinas.
Condições de trabalho da profissão
Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de matemática pura (no ensino superior)
Um Professor de matemática pura (no ensino superior) deve orientar estudantes para competições acadêmicas, escrever resenhas, revisar periodicamente a grade curricular, elaborar projetos, utilizar correio eletrônico (e-mail), realizar visitas científicas, coordenar a política científica de bibliotecas, proferir palestras, representar a categoria em órgãos colegiados, participar da organização de processos de seleção, criar lista de discussão, dominar sua área de conhecimento, orientar alunos em atividade de iniciação científica, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, elaborar cursos de extensão, empreender projetos em negócios, realizar intercâmbios técnico-científicos, elaborar critérios para admissão de alunos, participar da administração de associações científicas, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, implementar laboratórios de ensino, orientar estágios docentes (ped-capes), chefiar departamentos, coordenar a política científica de laboratórios, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, disseminar resultados de pesquisa, orientar monografias de conclusão de curso, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, orientar doutorandos, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, orientar a vida acadêmica dos alunos, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, assessorar profissionais de diversas áreas, coordenar cursos de pós-graduação, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, elaborar cursos de especialização, dar concretude aos conceitos abstratos, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, constituir grupos de pesquisa, desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas, buscar fontes de financiamento, reformular suas ideias, demonstrar objetividade, produzir textos didáticos, disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software, trabalhar interdisciplinarmente, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, interpretar resultados, demonstrar criatividade, participar de eventos científicos, avaliar o desempenho do aluno, organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório), participar de comissões de organização de eventos, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, manter-se atualizado, orientar auxiliares de ensino (graduados), ministrar aulas presencialmente ou à distância, orientar estágios de pós-doutorado, avaliar o desempenho funcional de seus pares, escrever artigos de opinião na imprensa, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, assessorar, cientificamente, a organização de eventos, disponibilizar material didático ´on line´, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, investigar o estado da arte do tema proposto, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, coordenar cursos de extensão, coordenar cursos de graduação, propor novos métodos de ensino, orientar mestrandos, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, preparar aulas e avaliações, elaborar projetos pedagógicos, levantar questões a serem investigadas, dirigir unidades acadêmicas, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, projetar laboratórios de ensino, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, elaborar cursos de aperfeiçoamento, trabalhar em equipe, participar de comissões, atender extraclasse para esclarecimentos complementares, orientar alunos monitores (graduandos), desenvolver teorias, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, escrever artigos técnicos científicos, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação, relacionar teoria à prática, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, manifestar empatia, integrar o corpo editorial de publicações científicas, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, editar livros e revistas, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, implantar laboratórios, participar da administração de órgãos de classe, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, preparar apresentações, demonstrações e exposições, coordenar eventos científicos, definir o perfil do corpo docente e discente, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) ficou em 7.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que ficou em 7.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) ficou em 6.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior 2025
O salário de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 43 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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