O dissídio de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234110 no cargo de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior).

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 7.266,27

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

11 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

19 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de matemática pura (no ensino superior) Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas nas diversas áreas da matemática pura e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.

Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.

Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente

O que faz um Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior)

O Professor de matemática pura (no ensino superior) ministra aulas práticas e teóricas nas diversas área da matemática pura e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.

Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.

Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações interativas e não interativas, viabilizando a observação e análise de aplicações matemáticas.

Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.

Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.

Realiza pesquisas na área da matemática pura, elaborando questões a serem investigadas, pesquisando o estado da arte do tema proposto, concebendo projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses.

Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa.

Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico e criatividade.

Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas.

Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas-júniores Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos.

Pode emitir pareceres técnicos para fins legais Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Elabora documentação para obtenção de patente.

Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades.

Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade Pode especializar-se na docência de áreas específicas da matemática pura.

Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.

Funções do Professor de matemática pura (no ensino superior)

O profissional Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) deve colaborar em atividades institucionais, produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos), avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, lecionar matemática, estatística, computação, realizar pesquisas, comunicar-se, orientar alunos, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, demonstrar competências pessoais, coordenar atividades acadêmico-científicas, planejar e implementar cursos e disciplinas.

Condições de trabalho da profissão

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de matemática pura (no ensino superior)

Um Professor de matemática pura (no ensino superior) deve projetar laboratórios de ensino, realizar intercâmbios técnico-científicos, constituir grupos de pesquisa, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, implementar laboratórios de ensino, orientar estágios docentes (ped-capes), avaliar o desempenho funcional de seus pares, proferir palestras, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, criar lista de discussão, reformular suas ideias, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, coordenar cursos de graduação, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, preparar apresentações, demonstrações e exposições, dar concretude aos conceitos abstratos, disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, integrar o corpo editorial de publicações científicas, assessorar profissionais de diversas áreas, orientar monografias de conclusão de curso, orientar a vida acadêmica dos alunos, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, manifestar empatia, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação, produzir textos didáticos, trabalhar em equipe, dirigir unidades acadêmicas, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, editar livros e revistas, relacionar teoria à prática, trabalhar interdisciplinarmente, elaborar projetos, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, demonstrar objetividade, orientar alunos monitores (graduandos), orientar estágios de pós-doutorado, definir o perfil do corpo docente e discente, elaborar critérios para admissão de alunos, coordenar cursos de pós-graduação, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, coordenar eventos científicos, interpretar resultados, levantar questões a serem investigadas, participar de eventos científicos, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório), demonstrar criatividade, desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, participar da administração de órgãos de classe, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, disseminar resultados de pesquisa, elaborar projetos pedagógicos, avaliar o desempenho do aluno, utilizar correio eletrônico (e-mail), elaborar cursos de extensão, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, participar da administração de associações científicas, chefiar departamentos, buscar fontes de financiamento, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, manter-se atualizado, coordenar cursos de extensão, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, disponibilizar material didático ´on line´, preparar aulas e avaliações, coordenar a política científica de bibliotecas, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, realizar visitas científicas, participar de comissões de organização de eventos, desenvolver teorias, coordenar a política científica de laboratórios, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, atender extraclasse para esclarecimentos complementares, escrever artigos técnicos científicos, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, escrever resenhas, propor novos métodos de ensino, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, elaborar cursos de aperfeiçoamento, elaborar cursos de especialização, orientar auxiliares de ensino (graduados), assessorar, cientificamente, a organização de eventos, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, escrever artigos de opinião na imprensa, representar a categoria em órgãos colegiados, orientar mestrandos, implantar laboratórios, revisar periodicamente a grade curricular, participar de comissões, empreender projetos em negócios, dominar sua área de conhecimento, participar da organização de processos de seleção, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, orientar doutorandos, ministrar aulas presencialmente ou à distância, investigar o estado da arte do tema proposto, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, orientar alunos em atividade de iniciação científica, orientar estudantes para competições acadêmicas, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) ficou em 6.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que ficou em 6.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) ficou em 9.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior 2025

O salário de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 43 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) CBO 234110 salário