O dissídio de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234110 no cargo de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior).
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 7.266,27
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
11 admissões
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
19 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de matemática pura (no ensino superior) Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas nas diversas áreas da matemática pura e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.
Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente
O que faz um Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior)
O Professor de matemática pura (no ensino superior) ministra aulas práticas e teóricas nas diversas área da matemática pura e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.
Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.
Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações interativas e não interativas, viabilizando a observação e análise de aplicações matemáticas.
Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.
Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.
Realiza pesquisas na área da matemática pura, elaborando questões a serem investigadas, pesquisando o estado da arte do tema proposto, concebendo projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses.
Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa.
Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico e criatividade.
Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas.
Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas-júniores Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos.
Pode emitir pareceres técnicos para fins legais Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Elabora documentação para obtenção de patente.
Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades.
Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade Pode especializar-se na docência de áreas específicas da matemática pura.
Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.
Funções do Professor de matemática pura (no ensino superior)
O profissional Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) deve orientar alunos, comunicar-se, produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos), avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, demonstrar competências pessoais, lecionar matemática, estatística, computação, realizar pesquisas, coordenar atividades acadêmico-científicas, planejar e implementar cursos e disciplinas, colaborar em atividades institucionais, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica.
Condições de trabalho da profissão
Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de matemática pura (no ensino superior)
Um Professor de matemática pura (no ensino superior) deve raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, desenvolver teorias, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, implementar laboratórios de ensino, atender extraclasse para esclarecimentos complementares, disseminar resultados de pesquisa, ministrar aulas presencialmente ou à distância, revisar periodicamente a grade curricular, manifestar empatia, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, coordenar a política científica de laboratórios, coordenar eventos científicos, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas, elaborar projetos, orientar doutorandos, buscar fontes de financiamento, definir o perfil do corpo docente e discente, demonstrar objetividade, participar de comissões, constituir grupos de pesquisa, propor novos métodos de ensino, avaliar o desempenho do aluno, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório), coordenar grupos de trabalho em associações científicas, participar da administração de associações científicas, orientar a vida acadêmica dos alunos, elaborar critérios para admissão de alunos, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, projetar laboratórios de ensino, desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, trabalhar em equipe, editar livros e revistas, participar de comissões de organização de eventos, dar concretude aos conceitos abstratos, coordenar cursos de graduação, trabalhar interdisciplinarmente, realizar intercâmbios técnico-científicos, proferir palestras, avaliar o desempenho funcional de seus pares, dirigir unidades acadêmicas, disponibilizar material didático ´on line´, relacionar teoria à prática, demonstrar criatividade, integrar o corpo editorial de publicações científicas, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, preparar apresentações, demonstrações e exposições, orientar alunos em atividade de iniciação científica, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, criar lista de discussão, assessorar profissionais de diversas áreas, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, participar da organização de processos de seleção, elaborar cursos de extensão, orientar mestrandos, escrever artigos técnicos científicos, orientar monografias de conclusão de curso, utilizar correio eletrônico (e-mail), detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, chefiar departamentos, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, empreender projetos em negócios, manter-se atualizado, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, orientar estágios de pós-doutorado, assessorar, cientificamente, a organização de eventos, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, dominar sua área de conhecimento, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, reformular suas ideias, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, escrever artigos de opinião na imprensa, produzir textos didáticos, interpretar resultados, orientar estágios docentes (ped-capes), elaborar cursos de aperfeiçoamento, participar de eventos científicos, orientar auxiliares de ensino (graduados), orientar estudantes para competições acadêmicas, coordenar cursos de extensão, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, escrever resenhas, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação, investigar o estado da arte do tema proposto, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, implantar laboratórios, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, orientar alunos monitores (graduandos), participar da administração de órgãos de classe, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, levantar questões a serem investigadas, coordenar cursos de pós-graduação, disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software, preparar aulas e avaliações, elaborar projetos pedagógicos, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, elaborar cursos de especialização, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, representar a categoria em órgãos colegiados, coordenar a política científica de bibliotecas, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, realizar visitas científicas, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) ficou em 6.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que ficou em 6.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) ficou em 7.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior 2025
O salário de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 43 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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