O dissídio de Pesquisador em Ciências da Educação 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 203515 no cargo de Pesquisador em Ciências da Educação.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 9.716,50
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Santa Catarina
51 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio de Janeiro - RJ
R$ 9.534,44
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Florianópolis - SC
36 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Outras Atividades de Ensino
R$ 9.341,50
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Outras Atividades de Ensino
58 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Pesquisador em ciências da educação Formula o problema e o objeto de pesquisa em ciências da educação, para a produção científica e a propagação de conhecimentos sobre os processos e os resultados educativos, para explicá-los e nortear uma educação qualitativa, acessível e com equidade Planeja pesquisas e coordena atividades, procede à coleta, tratamento, análise de dados, considerando bases teóricas, fontes confiáveis, éticas e legais, como documentos, publicações, gravações, filmes, bases de dados, entre outras.
Avalia resultados e índices de aprovação do trabalho Compõe pesquisas, teses e artigos Providencia o registro e a legitimação de sua produção e dissemina resultados.
Participa de eventos, reuniões e grupo de estudos técnico-científicos Realiza o trabalho em observância à ética, à legislação, a procedimentos e normas técnicas, aos princípios de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ao meio ambiente Pode ministrar aula.
O que faz um Pesquisador em Ciências da Educação
O Pesquisador em ciências da educação planeja, projeta, conduz e analisa resultados de atividades de pesquisa para estudar os processos e os resultados educativos, considerando-se os critérios de geração de conhecimentos, relevância e exequibilidade da investigação Define método, metas e etapas do trabalho, cronograma físico e financeiro, recursos humanos e materiais, formas de divulgação de resultados.
Formula o problema e delimita objeto de estudo e a base teórico-metodológica da pesquisa em ciências da educação, tendo em vista a produção científica e a propagação de conhecimentos sobre processos e resultados educativos, explicá-los e nortear uma educação qualitativa, acessível e com equidade, considerando bases teóricas e fontes confiáveis, éticas e legais, como documentos, publicações, gravações, filmes, bases de dados, entre outras.
Formula, redige e organiza hipóteses, define e revisa bibliografia, fontes e base de dados para consulta, justifica a relevância do tema e estabelece as questões para as quais pretende obter respostas Organiza documentos e submete o projeto ao comitê de ética de pesquisas para aprovação.
Providencia os termos de consentimento livre e esclarecido dos participantes objeto de estudo Identifica e busca fontes de financiamento, formata o projeto, captando recursos financeiros, estabelecendo pontos de avaliação, critérios e indicadores de qualidade e efetividade da produção científica.
Organiza a coleta de dados e informações de fontes das ciências da educação, definindo procedimentos e elaborando instrumentos para obtenção de elementos de fontes primárias e secundárias.
Organiza recursos laboratoriais, seleciona, controla e modifica variáveis em pesquisa com humanos, e observa e registra o comportamento em relação às variáveis Procede ao tratamento, análise de dados e informações de pesquisa sobre processos e resultados educativos e as relações com o contexto histórico, social, cultural e político.
Analisa os resultados dos testes, usando técnicas estatísticas e avalia a significância dos dados em relação à hipótese original.
Organiza acervos, seleciona, classifica e organiza dados e informações Realiza procedimentos de crítica e validação de dados coletados Analisa dados de fontes e de informações primárias e secundárias, desenvolve métodos e procedimentos de pesquisa, formula teorias, coteja hipóteses e resultados alcançados e analisa abrangência e impacto da pesquisa para a sociedade.
Organiza e coordena dinâmicas de grupo, entrevistas, depoimentos, grupos de foco Supervisiona trabalho de campo e sistematiza dados e informações coletados para a produção científica Avalia e dissemina resultados de pesquisa em ciências da educação, considerando aspectos como relevância e efetividade do tema, problematização, contextualização teórica, consistência argumentativa da fundamentação, significância em termos quantitativos e qualitativos, nível de aceitação e de acessos, quantidade de citações em trabalhos científicos e acadêmicos.
Apresenta resultados de pesquisas em meios de comunicação, seminários, em encontros e eventos sobre as ciências da educação Fornece subsídios para formulação de políticas públicas, restitui resultados aos sujeitos pesquisados.
Participa de grupos de estudos e discussão Aplica técnicas de comunicação oral e escrita, elaborando relatórios, questionários e roteiro, instrumentos de obtenção de dados e de acesso, trabalhos científicos, boletins, pareceres, entre outros Coordena atividades de pesquisa, compatibilizando necessidades materiais aos recursos financeiros, selecionando e treinando equipes de trabalho, solicitando compra de materiais, contratação de pessoal e de serviços de apoio, supervisionando o cumprimento de atividades, avaliando a qualidade das etapas.
Pode ministrar aulas Realiza o trabalho em observância à ética, à legislação, a procedimentos e normas técnicas, aos princípios de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ao meio ambiente.
Funções do Pesquisador em ciências da educação
O profissional Pesquisador em Ciências da Educação deve proceder ao tratamento, análise de dados e informações de pesquisa em ciências humanas e sociais, demonstrar competências pessoais, formular objeto de estudo e pesquisa sobre relações humanas e sociais, coletar dados e informações de ciências humanas e sociais, planejar atividades de pesquisa sobre relações humanas e sociais, coordenar atividades de pesquisa, disseminar resultados de pesquisa.
Condições de trabalho da profissão
Pesquisadores das ciências sociais e humanas atuam em uma grande gama de atividades econômicas, dentre as quais os serviços sociais e de saúde, a administração pública, as atividades recreativas, esportivas e culturais, a pesquisa e desenvolvimento, o ensino. Costumam trabalhar em fundações, instituições de pesquisa, universidades e organizações não- governamentais (ONGs), empresas ou instituições federais, estaduais e municipais de planejamento e estatística, como assalariados registrados, estatutários e também como autônomos, prestando serviços. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes compostas por profissionais com formação em diversas áreas do conhecimento.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
As ocupações requerem, para o seu exercício, no mínimo o curso universitário completo e mestrado ou cursos de especialização nas áreas de conhecimento abrangidas nesta família, quais sejam: Filosofia, História, Psicologia, Teologia, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, Ciências políticas, Educação, Economia, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da informação, Comunicação, Demografia, Direito, Museologia, Planejamento urbano e regional, Serviço social e turismo. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, no caso de pesquisadores vinculados à área pública. De uma forma geral, considera-se que os titulares das ocupações devam ter desenvolvido suas atividades durante, pelo menos, três a quatro anos, sob supervisão de outros pesquisadores.
Atividades exercidas por um Pesquisador em ciências da educação
Um Pesquisador em ciências da educação deve compatibilizar necessidades materiais aos recursos financeiros, sistematizar dados e informações, apresentar resultados de pesquisa em meios de comunicação, orçar custos de pesquisa, demonstrar criatividade, especificar resultados esperados de pesquisa, organizar acervos, demonstrar alteridade, analisar dados e informações de fontes primárias e secundárias, definir cronograma físico e financeiro, definir atividades de trabalho, definir recursos humanos e materiais, formular hipóteses, selecionar equipe de trabalho, apresentar resultados de pesquisa em encontros e seminários, captar recursos financeiros, dirigir dinâmicas de grupo, especificar objetivos de pesquisa, promover interdisciplinaridade, emitir parecer sobre trabalhos científicos, definir forma de divulgação de resultado de pesquisa, elaborar instrumento de acesso a acervo, fornecer subsídios para formulação de políticas públicas, planejar avaliação de andamento da pesquisa, revisar bibliografia, elaborar relatórios de pesquisa, treinar equipe de trabalho, desenvolver capacidade de análise crítica, desenvolver métodos e procedimentos de pesquisa, determinar procedimentos para obtenção de dados primários, cotejar hipóteses e resultados de pesquisa, elaborar questionários e roteiros, justificar relevância da pesquisa, desenvolver expressão oral, administrar testes pedagógicos e psicológicos, formatar projeto de pesquisa, desenvolver expressão escrita, realizar observação participante, classificar dados e informações, restituir resultados aos sujeitos pesquisados, formular problemática de pesquisa, organizar dados e informações, elaborar trabalhos científicos, pré-testar instrumentos e procedimentos para obtenção de dados primários, supervisionar trabalho de campo, selecionar dados e informações, formular teorias, coletar dados e informações de fontes primárias, participar de grupos de estudos e discussão, demonstrar capacidade de reflexão, elaborar boletim informativo, realizar procedimentos de crítica e validação de dados coletados, identificar fontes de financiamento de pesquisa, evidenciar sensibilidade social, especificar referencial teórico, coletar informações de fontes secundárias, definir metas de pesquisa, especificar metodologia de pesquisa, supervisionar cumprimento de atividades de pesquisa, analisar impactos da pesquisa para sociedade, elaborar instrumentos para obtenção de dados primários, identificar aspectos éticos e legais para viabilização da pesquisa, solicitar compra de materiais, contratação de pessoal e de serviços, realizar entrevistas, definir amostra, coletar depoimentos, trabalhar em equipe, avaliar andamento de pesquisas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Pesquisador em Ciências da Educação ficou em 5.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Pesquisador em Ciências da Educação e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Pesquisadores das ciências sociais e humanas que ficou em 5.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Pesquisador em Ciências da Educação em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Pesquisador em Ciências da Educação ficou em 9.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Pesquisadores das ciências sociais e humanas 2025
O salário de Pesquisador em Ciências da Educação mostrado aqui é resultado do levantamento de 133 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Pesquisadores das ciências sociais e humanas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Pesquisador em Ciências da Educação com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: