O dissídio de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 783110 no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias).
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 2.116,40
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.728 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Caetano do Sul - SP
R$ 2.977,67
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.533 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Manobrador orienta e controla a execução de manobras de trens, guiando os maquinistas via rádio ou por sinais manuais ou luminosos, realizando o acoplamento e o desacoplamento de vagões de carga e carros de passageiros, operando aparelho de mudança de via (AMV), e efetuando o estacionamento dos trens Planeja a execução das manobras, examinando a programação.
Inspeciona os veículos ferroviários, executando pequenos reparos Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias)
O Manobrador planeja a execução de manobras de trens, examinando a programação, verificando os tipos de vagões e seus destinos, e identificando bitolas e linhas Confere freios manuais e calços.
Engata mangueiras e abre torneira angular de ar.
Orienta os maquinistas via rádio ou por sinais manuais ou luminosos Prepara o acoplamento de vagões de carga e carros de passageiros, examinando a bitola das linhas e aproximando a máquina.
Verifica a posição, alinha e conecta engate no trem Confirma engate e conecta plugues ou jumpers entre vagões e locomotivas.
Verifica calço do trem.
Opera aparelho de mudança de via (AMV), conferindo e destravando a posição da chave Aciona chave manual e verifica ponta da agulha.
Trava a chave na posição desejada.
Abre o aparelho de mudança de via, limpando e lubrificando a chave Efetua o estacionamento do trem dentro do marco, acionando freio de emergência ou de serviço Aciona freio manual dos vagões.
Calça o trem Recarrega freio, se necessário Comunica ao Centro de Controle Operacional (CCO) o recolhimento de trens e a situação do pátio.
Inspeciona os veículos ferroviários, vistoriando o estado físico dos vagões e verificando o fechamento de suas portas ou seus lacres Executa pequenos reparos nos vagões.
Limpa as locomotivas, abastecendo-as com areia Comunica anormalidades à área de manutenção Prepara o desacoplamento de vagões e carros, aplicando freio de serviço de emergência no veículo.
Fecha a torneira de ar e desengata as mangueiras, prendendo-as no suporte Desacopla plugues ou jumpers e aciona a alavanca de corte do engate Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual, fazendo sinais manuais ou luminosos de alerta, verificando os sistemas de freios e a timoneira, e retirando obstáculos dos trilhos.
Orienta as pessoas sobre as áreas de risco, utilizando rádio transceptor.
Funções do Manobrador
O profissional Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) deve operar amv (aparelho de mudança de via), manobrar veículos ferroviários, revisar veículos ferroviários, desacoplar vagões e carros, estacionar trem, controlar pátio de manobras, acoplar vagões e carros, observar normas de segurança, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos atuam em empresas ferroviárias de transporte de carga e de passageiros como assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e a céu aberto. O agente de pátio atua também em ambiente fechado e o manobrador, em veículos. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de materiais tóxicos, a ruído intenso e aos perigos inerentes a trabalhos realizados em rede aérea elétrica.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Manobrador
Um Manobrador deve engatar máquina nos vagões, alinhar engates, comunicar anormalidades à área de manutenção, limpar chave, utilizar sinais luminosos, executar programação de manobras, comunicar descarrilamento de trens, verificar fechamento das portas ou lacres dos vagões, acompanhar maquinistas em viagem, utilizar epi, aplicar procedimentos de primeiros socorros, inspecionar timoneira, executar pequenos reparos nos vagões, prender mangueira no suporte, destravar a chave, acionar alavanca de corte do engate, verificar bitola das linhas, conferir freios manuais e calços, demonstrar humildade, utilizar rádio transceptor, acionar chave manual, executar engate, lubrificar chave, retirar obstáculos dos trilhos, sinalizar manualmente, combinar manobra com o manobrista, mostrar-se atento, demonstrar força física, verificar posição dos engates, certificar-se das manobras nos pátios, identificar bitolas e linhas, inspecionar estado físico dos vagões, fechar a torneira de ar, desengatar mangueiras, acompanhar cauda do trem, comunicar-se com cco sobre recolhimento de trens, limpar locomotivas, exprimir polidez, cumprir ordens, demonstrar autocontrole, demonstrar agilidade, conectar adaptador de engate no trem, deixar trem dentro do marco, acionar freio manual dos vagões, atentar para anormalidades, assumir responsabilidades, abrir amv, acionar freio de emergência ou de serviço, verificar sistemas de freios, demonstrar iniciativa, travar chave na posição desejada, acompanhar descarregamento quando houver anormalidade, atualizar-se, separar locomotiva dos vagões, manifestar prudência, verificar calço do trem, averiguar local onde o trem está estacionado, orientar maquinista via rádio ou por sinais manuais, demonstrar presteza, manter confidencialidade acerca de acidentes, abrir torneira angular de ar, aproximar máquina do vagão, abrir mandíbulas, conferir posição da chave, abastecer locomotiva com areia, recarregar freio se necessário, desacoplar plugues ou jumpers, verificar ponta da agulha, calçar o trem, identificar tipo de vagão e destino, aplicar freio de serviço de emergência no veículo, demonstrar visão logística, conectar plugues ou jumpers entre vagões locomotivas, demonstrar paciência, engatar mangueiras de ar, informar situação do pátio, confirmar engate, conectar engate no trem.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) ficou em 6.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos que ficou em 6.00% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) ficou em 8.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos 2024
O salário de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) mostrado aqui é resultado do levantamento de 6531 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 43h | 1.935,61 | 2.010,63 | 2.837,46 | 9,32 | 6.80% |
Minas Gerais | 42h | 1.653,07 | 1.717,14 | 2.423,28 | 8,11 | 4.60% |
Paraná | 43h | 1.714,50 | 1.780,95 | 2.513,33 | 8,24 | 4.10% |
Rio de Janeiro | 42h | 1.560,76 | 1.621,26 | 2.287,96 | 7,69 | 5.70% |
Goiás | 43h | 1.726,28 | 1.793,19 | 2.530,60 | 8,30 | 7.80% |
Ceará | 44h | 1.424,22 | 1.479,42 | 2.087,80 | 6,80 | 4.70% |
Rio Grande do Sul | 44h | 1.668,00 | 1.732,65 | 2.445,17 | 7,92 | 5.70% |
Espírito Santo | 43h | 1.730,09 | 1.797,14 | 2.536,18 | 8,45 | 5.10% |
Pernambuco | 44h | 1.562,27 | 1.622,82 | 2.290,17 | 7,42 | 8.30% |
Bahia | 43h | 1.610,49 | 1.672,91 | 2.360,86 | 7,69 | 4.20% |
Santa Catarina | 43h | 2.037,44 | 2.116,40 | 2.986,73 | 9,85 | 4.70% |
Distrito Federal | 44h | 1.593,05 | 1.654,79 | 2.335,30 | 7,61 | 7.30% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 1.671,59 | 1.736,37 | 2.450,42 | 7,90 | 7.30% |
Mato Grosso | 44h | 1.824,57 | 1.895,28 | 2.674,68 | 8,61 | 6.20% |
Pará | 42h | 1.599,62 | 1.661,62 | 2.344,93 | 7,85 | 4.70% |
Maranhão | 43h | 1.726,46 | 1.793,37 | 2.530,86 | 8,40 | 5.70% |
Amazonas | 44h | 1.650,01 | 1.713,96 | 2.418,80 | 7,79 | 8.20% |
Alagoas | 42h | 1.707,45 | 1.773,63 | 2.502,99 | 8,42 | 4.60% |
Rio Grande do Norte | 44h | 1.668,34 | 1.733,00 | 2.445,66 | 7,96 | 4.10% |
Tocantins | 37h | 1.923,34 | 1.997,88 | 2.819,47 | 10,70 | 4.60% |
Piauí | 44h | 1.780,97 | 1.850,00 | 2.610,78 | 8,41 | 4.80% |
Rondônia | 44h | 1.890,56 | 1.963,83 | 2.771,42 | 8,93 | 5.10% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias). |
Dissídio de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 43 | 1.886,19 | 1.959,29 | 2.765,01 | 9,11 | 4.90% |
Curitiba, PR | 43 | 1.658,10 | 1.722,36 | 2.430,65 | 7,98 | 4.20% |
Belo Horizonte, MG | 43 | 1.664,34 | 1.728,85 | 2.439,80 | 8,08 | 5.90% |
Rio de Janeiro, RJ | 41 | 1.553,31 | 1.613,51 | 2.277,03 | 7,80 | 6.40% |
Fortaleza, CE | 43 | 1.421,75 | 1.476,85 | 2.084,18 | 6,79 | 6.00% |
Porto Alegre, RS | 44 | 1.588,53 | 1.650,10 | 2.328,67 | 7,56 | 5.00% |
São Bernardo do Campo, SP | 44 | 2.178,19 | 2.262,61 | 3.193,06 | 10,36 | 4.30% |
Campinas, SP | 43 | 1.822,42 | 1.893,05 | 2.671,53 | 8,78 | 7.90% |
Uberlândia, MG | 42 | 1.682,18 | 1.747,38 | 2.465,95 | 8,24 | 5.80% |
Recife, PE | 44 | 1.434,11 | 1.489,69 | 2.102,30 | 6,80 | 4.70% |
Brasília, DF | 44 | 1.593,05 | 1.654,79 | 2.335,30 | 7,61 | 7.50% |
Goiânia, GO | 43 | 1.718,70 | 1.785,31 | 2.519,49 | 8,34 | 5.60% |
Juiz de Fora, MG | 38 | 1.715,13 | 1.781,60 | 2.514,25 | 9,48 | 4.20% |
Botucatu, SP | 44 | 1.848,62 | 1.920,26 | 2.709,93 | 8,73 | 8.20% |
Campo Grande, MS | 44 | 1.675,90 | 1.740,86 | 2.456,75 | 7,92 | 7.20% |
Guarulhos, SP | 43 | 1.892,57 | 1.965,92 | 2.774,37 | 9,17 | 7.10% |
Caldas Novas, GO | 43 | 1.530,56 | 1.589,88 | 2.243,69 | 7,36 | 4.60% |
Anápolis, GO | 44 | 1.786,80 | 1.856,05 | 2.619,31 | 8,49 | 5.00% |
Ribeirão Preto, SP | 44 | 1.771,67 | 1.840,33 | 2.597,14 | 8,39 | 6.10% |
João Monlevade, MG | 43 | 1.626,20 | 1.689,23 | 2.383,89 | 7,83 | 5.50% |
Vitoria, ES | 40 | 1.565,24 | 1.625,91 | 2.294,53 | 8,05 | 6.10% |
Jacareí, SP | 44 | 2.659,00 | 2.762,06 | 3.897,90 | 12,55 | 6.10% |
Barueri, SP | 43 | 1.888,29 | 1.961,48 | 2.768,10 | 9,04 | 5.00% |
Lauro de Freitas, BA | 44 | 1.429,83 | 1.485,24 | 2.096,02 | 6,75 | 4.80% |
Poços de Caldas, MG | 43 | 1.554,08 | 1.614,31 | 2.278,17 | 7,52 | 4.40% |
Mauá, SP | 44 | 1.678,15 | 1.743,19 | 2.460,04 | 7,92 | 6.10% |
Ipatinga, MG | 43 | 1.795,45 | 1.865,04 | 2.632,00 | 8,66 | 8.30% |
Santos, SP | 40 | 1.939,38 | 2.014,54 | 2.842,99 | 10,17 | 8.20% |
Contagem, MG | 44 | 1.568,43 | 1.629,21 | 2.299,20 | 7,44 | 7.40% |
Sarzedo, MG | 40 | 1.800,60 | 1.870,38 | 2.639,54 | 9,33 | 5.40% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Estacionamento de veículos | 1.682,64 | 1.747,86 | 2.466,63 | 6.90% | |
Transporte ferroviário de carga | 1.747,38 | 1.815,10 | 2.561,53 | 4.60% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal | 1.796,98 | 1.866,63 | 2.634,24 | 8.10% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.322,23 | 2.412,23 | 3.404,21 | 4.60% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana | 2.099,95 | 2.181,34 | 3.078,38 | 8.00% | |
Outras atividades de serviços pessoais não especificadas anteriormente | 1.822,41 | 1.893,04 | 2.671,52 | 5.40% | |
Restaurantes e similares | 1.603,60 | 1.665,75 | 2.350,76 | 7.50% | |
Hotéis | 1.665,04 | 1.729,57 | 2.440,83 | 5.90% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 1.814,27 | 1.884,58 | 2.659,58 | 4.80% | |
Condomínios prediais | 1.727,96 | 1.794,93 | 2.533,06 | 4.20% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.604,87 | 1.667,07 | 2.352,61 | 6.90% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal | 1.775,76 | 1.844,58 | 2.603,12 | 6.20% | |
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais | 1.738,57 | 1.805,95 | 2.548,62 | 6.40% | |
Atividades de condicionamento físico | 1.568,12 | 1.628,89 | 2.298,74 | 6.60% | |
Cabeleireiros | 1.638,36 | 1.701,86 | 2.401,72 | 4.20% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal, exceto em região metropolitana | 1.751,98 | 1.819,88 | 2.568,27 | 4.50% | |
Carga e descarga | 1.616,98 | 1.679,65 | 2.370,37 | 7.50% | |
Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê | 1.786,96 | 1.856,22 | 2.619,55 | 4.50% | |
Extração de minério de ferro | 1.670,30 | 1.735,03 | 2.448,53 | 7.60% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual | 1.826,57 | 1.897,36 | 2.677,61 | 4.90% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |