O dissídio de Maquinista de Manobras 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 783110 no cargo de Maquinista de Manobras.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 2.256,62

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.807 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 1.927,67

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.556 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Transporte Ferroviário de Passageiros Municipal e em Região Metropolitana

R$ 3.640,27

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Estacionamento de Veículos

2.246 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Manobrador orienta e controla a execução de manobras de trens, guiando os maquinistas via rádio ou por sinais manuais ou luminosos, realizando o acoplamento e o desacoplamento de vagões de carga e carros de passageiros, operando aparelho de mudança de via (AMV), e efetuando o estacionamento dos trens Planeja a execução das manobras, examinando a programação.

Inspeciona os veículos ferroviários, executando pequenos reparos Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Maquinista de Manobras

O Manobrador planeja a execução de manobras de trens, examinando a programação, verificando os tipos de vagões e seus destinos, e identificando bitolas e linhas Confere freios manuais e calços.

Engata mangueiras e abre torneira angular de ar.

Orienta os maquinistas via rádio ou por sinais manuais ou luminosos Prepara o acoplamento de vagões de carga e carros de passageiros, examinando a bitola das linhas e aproximando a máquina.

Verifica a posição, alinha e conecta engate no trem Confirma engate e conecta plugues ou jumpers entre vagões e locomotivas.

Verifica calço do trem.

Opera aparelho de mudança de via (AMV), conferindo e destravando a posição da chave Aciona chave manual e verifica ponta da agulha.

Trava a chave na posição desejada.

Abre o aparelho de mudança de via, limpando e lubrificando a chave Efetua o estacionamento do trem dentro do marco, acionando freio de emergência ou de serviço Aciona freio manual dos vagões.

Calça o trem Recarrega freio, se necessário Comunica ao Centro de Controle Operacional (CCO) o recolhimento de trens e a situação do pátio.

Inspeciona os veículos ferroviários, vistoriando o estado físico dos vagões e verificando o fechamento de suas portas ou seus lacres Executa pequenos reparos nos vagões.

Limpa as locomotivas, abastecendo-as com areia Comunica anormalidades à área de manutenção Prepara o desacoplamento de vagões e carros, aplicando freio de serviço de emergência no veículo.

Fecha a torneira de ar e desengata as mangueiras, prendendo-as no suporte Desacopla plugues ou jumpers e aciona a alavanca de corte do engate Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual, fazendo sinais manuais ou luminosos de alerta, verificando os sistemas de freios e a timoneira, e retirando obstáculos dos trilhos.

Orienta as pessoas sobre as áreas de risco, utilizando rádio transceptor.

Funções do Manobrador

O profissional Maquinista de Manobras deve estacionar trem, demonstrar competências pessoais, observar normas de segurança, controlar pátio de manobras, manobrar veículos ferroviários, revisar veículos ferroviários, desacoplar vagões e carros, acoplar vagões e carros, operar amv (aparelho de mudança de via).

Condições de trabalho da profissão

Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos atuam em empresas ferroviárias de transporte de carga e de passageiros como assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e a céu aberto. O agente de pátio atua também em ambiente fechado e o manobrador, em veículos. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de materiais tóxicos, a ruído intenso e aos perigos inerentes a trabalhos realizados em rede aérea elétrica.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício da ocupação de manobrador requer-se ensino fundamental para o de agente de pátio, ensino médio. A formação profissional ocorre mediante curso básico de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas-aula, realizado na própria empresa ou em instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades é alcançado com a prática profissional no posto de trabalho.

Atividades exercidas por um Manobrador

Um Manobrador deve comunicar anormalidades à área de manutenção, verificar ponta da agulha, conectar adaptador de engate no trem, abrir torneira angular de ar, fechar a torneira de ar, manifestar prudência, executar engate, travar chave na posição desejada, identificar bitolas e linhas, manter confidencialidade acerca de acidentes, acionar freio manual dos vagões, informar situação do pátio, abastecer locomotiva com areia, engatar mangueiras de ar, demonstrar visão logística, confirmar engate, atualizar-se, verificar fechamento das portas ou lacres dos vagões, separar locomotiva dos vagões, recarregar freio se necessário, executar pequenos reparos nos vagões, deixar trem dentro do marco, assumir responsabilidades, demonstrar paciência, demonstrar presteza, verificar bitola das linhas, demonstrar humildade, demonstrar iniciativa, prender mangueira no suporte, calçar o trem, aplicar freio de serviço de emergência no veículo, orientar maquinista via rádio ou por sinais manuais, comunicar descarrilamento de trens, acionar chave manual, demonstrar força física, desengatar mangueiras, utilizar rádio transceptor, abrir amv, abrir mandíbulas, utilizar sinais luminosos, averiguar local onde o trem está estacionado, retirar obstáculos dos trilhos, verificar sistemas de freios, lubrificar chave, acionar alavanca de corte do engate, conferir posição da chave, conectar engate no trem, aproximar máquina do vagão, limpar locomotivas, engatar máquina nos vagões, inspecionar timoneira, destravar a chave, acompanhar descarregamento quando houver anormalidade, inspecionar estado físico dos vagões, demonstrar agilidade, executar programação de manobras, identificar tipo de vagão e destino, conectar plugues ou jumpers entre vagões locomotivas, exprimir polidez, verificar posição dos engates, demonstrar autocontrole, alinhar engates, desacoplar plugues ou jumpers, certificar-se das manobras nos pátios, verificar calço do trem, cumprir ordens, limpar chave, aplicar procedimentos de primeiros socorros, acionar freio de emergência ou de serviço, mostrar-se atento, utilizar epi, comunicar-se com cco sobre recolhimento de trens, combinar manobra com o manobrista, atentar para anormalidades, conferir freios manuais e calços, acompanhar cauda do trem, sinalizar manualmente, acompanhar maquinistas em viagem.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Maquinista de Manobras ficou em 5.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Maquinista de Manobras e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos que ficou em 5.50% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Maquinista de Manobras em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Maquinista de Manobras ficou em 5.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos 2025

O salário de Maquinista de Manobras mostrado aqui é resultado do levantamento de 7.140 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Maquinista de Manobras com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Maquinista de Manobras CBO 783110 salário