O dissídio de Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782515 no cargo de Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.783,81

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

11.250 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.205,84

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

2.913 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Fabricação de Máquinas e Equipamentos para a Agricultura e Pecuária, Peças e Acessórios

R$ 4.092,92

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Serviços de Reboque de Veículos

6.101 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Motorista operacional de guincho opera caminhão do tipo guincho, para remoção de veículos Mantém o caminhão guincho preparado para atender às solicitações, verificando as suas condições de funcionamento.

Preenche fichas ou documentação com informações do veículo removido Detecta defeitos e avarias no caminhão guincho, fazendo pequenos reparos Cumpre legislação de trânsito, normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk

O Motorista operacional de guincho mantém o caminhão guincho preparado para atender às solicitações diárias, verificando instrumentos do painel e as condições de funcionamento dos dispositivos mecânicos e elétricos, dos freios, dos itens obrigatórios de segurança e dos equipamentos de comunicação Inspeciona o funcionamento de plataformas elevatórias e observa as condições da rampa de acesso veicular, de cabos e dos demais acessórios.

Mantém o caminhão guincho em boas condições de higiene e limpeza e em bom estado de conservação.

Recebe comunicação da central para atendimento e planeja itinerário para chegar ao local onde se encontra o veículo avariado, estimando tempo e verificando o melhor caminho Pode utilizar software de navegação e aplicativos de comunicação.

Pode estimar custos e calcular valores para a prestação do serviço Dirige e manobra o caminhão guincho, seguindo itinerário predefinido.

Isola a área onde está o veículo avariado.

Posiciona-se adequadamente para a operação de remoção Retira o usuário do local de risco.

Vistoria as condições do veículo a ser removido.

Pode destombar veículo avariado ou içá-lo de rios e ribanceiras Remove o veículo avariado, operando guincho leve-plataforma hidráulica, guincho médio-plataforma hidráulica, guincho pesado com lança e com torre telescópica ou outro similar Confere a instalação do veículo para o transporte, verificando os cabos, a capacidade máxima de carga e outras condições que possam provocar deslocamentos.

Preenche fichas ou documentação com informações do veículo removido, das condições do condutor, de local, data e hora da retirada do veículo, e do local de destino Vistoria o caminhão guincho, verificando regularmente os sistemas dos veículos, os níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento, o estado de pneus e o funcionamento de itens de segurança e de acessórios Detecta defeitos e avarias, fazendo pequenos reparos e, quando necessário, providenciando serviços especializados de manutenção.

Aplica princípios de direção defensiva, conduzindo o caminhão guincho de forma prudente Usa equipamentos de proteção individual, como luvas, botas e coletes refletivos Opera equipamentos de combate a incêndio.

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Funções do Motorista operacional de guincho

O profissional Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk deve definir rotas, operar equipamentos, verificar documentos do veículo e da carga, trabalhar com segurança, realizar inspeções e reparos no veículo, vistoriar cargas transportadas, transportar cargas, comunicar-se em tempo real, prestar socorro, guinchar e destombar veículos, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino fundamental e requer em cursos básicos de qualificação. O exercício pleno da atividade profissional se dá após o período de um a dois anos de experiência para a atuação é requerida supervisão permanente, exceto aos caminhoneiros autônomos.

Atividades exercidas por um Motorista operacional de guincho

Um Motorista operacional de guincho deve retirar usuário do local de risco, destombar veículos com cargas inflamáveis, guinchar caminhões vazios e ônibus quebrados, conferir bens e acessórios disponíveis no interior do carro acidentado, definir pontos de abastecimento, dominar noções básicas de condução econômica, inspecionar água e óleo, inspecionar equipamentos do guincho, conferir mercadorias, verificar cabos de aço, inspecionar pneus, propor itinerários, operar guincho pesado, com munk, definir tempo de permanência na direção do veículo, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), prestar serviços com qualidade, guinchar caminhões com freios travados, guinchar veículos com pivô dianteiro quebrado, operar equipamentos de combate a incêndio, limpar a pista com caminhão-pipa, definir preço de remoção, inspecionar ferramentas obrigatórias, respeitar os limites da sua força física, posicionar veículo para carga e descarga, guinchar veículos engavetados por acidente, desenvolver dirigibilidade para carga viva, remover carro acidentado, observar posicionamento de carga suspensa, remover veículos de passeio em asa-delta e plataforma, prestar serviços para a concessionária, guinchar veículo com cardã quebrado, enviar mensagem de desvio de rota à central, demonstrar determinação, destombar caminhão e ônibus, anotar informações no diário de bordo, realizar manutenção preventiva, sinalizar local de acidente, montar relatório de avarias no veículo, realizar pequenos reparos no veículo, participar de treinamentos, içar veículos acidentados de rios e ribanceiras, destombar caminhão betoneira e cebolão, dominar noções básicas de primeiros socorros, acionar o giroflex em situações de perigo, conectar mangueira de ar no freio do veículo rebocado, comunicar-se por rádio, montar relatório de sinistros, realizar manutenção corretiva, remover veículos médios em plataforma, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, dominar noções básicas de mecânica, comunicar-se via satélite (sistema gps), trajar-se adequadamente, acionar o apoio da polícia militar rodoviária, identificar ruídos estranhos do veículo, comunicar a chegada à central, guinchar veículo com uso de munk, conferir roteiro, identificar avarias na mercadoria, demonstrar capacidade de resistência física, desligar bateria do veículo acidentado, destombar caminhão frigorífico, carregar veículo com peso limite estabelecido, demonstrar coerência, posicionar cabos de aço em grau de equilíbrio, remover caminhão pela traseira, operar guincho pesado (lança e torre telescópica), gerenciar autonomia do veículo, amarrar carga, remover veículos pesados em sistema de lança, operar guincho médio-plataforma hidráulica, isolar área de descarga, com cones, manusear carga com segurança, comunicar a chegada e saída do cliente à central, contatar seguradora, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, propor mudanças operacionais, inspecionar parte mecânica, inspecionar a lataria, verificar limite máximo de carga do veículo, preservar local de acidente com vítimas, selecionar veículo por tipo de carga, demonstrar rapidez de reflexos, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, cumprir leis de trânsito, obter informações precisas sobre o local do acidente, patolar o guincho no terreno, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, preservar integridade da carga, desobstruir vias públicas e rodovias, inspecionar parte elétrica, identificar irregularidades na superfície, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, ter consciência dos limites da máquina, guinchar caminhões e ônibus, manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, demonstrar senso de responsabilidade, dominar funcionamento da máquina, comunicar a saída à central, operar guincho leve-plataforma hidráulica, guinchar veículos do meio do canteiro e de cima da faixa de rolamento, planejar itinerário, guinchar veículos articulados tombados.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 6.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk ficou em 9.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2025

O salário de Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk mostrado aqui é resultado do levantamento de 46.930 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk CBO 782515 salário