O dissídio de Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782515 no cargo de Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.783,81

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

11.250 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.205,84

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

2.913 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Fabricação de Máquinas e Equipamentos para a Agricultura e Pecuária, Peças e Acessórios

R$ 4.092,92

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Serviços de Reboque de Veículos

6.101 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Motorista operacional de guincho opera caminhão do tipo guincho, para remoção de veículos Mantém o caminhão guincho preparado para atender às solicitações, verificando as suas condições de funcionamento.

Preenche fichas ou documentação com informações do veículo removido Detecta defeitos e avarias no caminhão guincho, fazendo pequenos reparos Cumpre legislação de trânsito, normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk

O Motorista operacional de guincho mantém o caminhão guincho preparado para atender às solicitações diárias, verificando instrumentos do painel e as condições de funcionamento dos dispositivos mecânicos e elétricos, dos freios, dos itens obrigatórios de segurança e dos equipamentos de comunicação Inspeciona o funcionamento de plataformas elevatórias e observa as condições da rampa de acesso veicular, de cabos e dos demais acessórios.

Mantém o caminhão guincho em boas condições de higiene e limpeza e em bom estado de conservação.

Recebe comunicação da central para atendimento e planeja itinerário para chegar ao local onde se encontra o veículo avariado, estimando tempo e verificando o melhor caminho Pode utilizar software de navegação e aplicativos de comunicação.

Pode estimar custos e calcular valores para a prestação do serviço Dirige e manobra o caminhão guincho, seguindo itinerário predefinido.

Isola a área onde está o veículo avariado.

Posiciona-se adequadamente para a operação de remoção Retira o usuário do local de risco.

Vistoria as condições do veículo a ser removido.

Pode destombar veículo avariado ou içá-lo de rios e ribanceiras Remove o veículo avariado, operando guincho leve-plataforma hidráulica, guincho médio-plataforma hidráulica, guincho pesado com lança e com torre telescópica ou outro similar Confere a instalação do veículo para o transporte, verificando os cabos, a capacidade máxima de carga e outras condições que possam provocar deslocamentos.

Preenche fichas ou documentação com informações do veículo removido, das condições do condutor, de local, data e hora da retirada do veículo, e do local de destino Vistoria o caminhão guincho, verificando regularmente os sistemas dos veículos, os níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento, o estado de pneus e o funcionamento de itens de segurança e de acessórios Detecta defeitos e avarias, fazendo pequenos reparos e, quando necessário, providenciando serviços especializados de manutenção.

Aplica princípios de direção defensiva, conduzindo o caminhão guincho de forma prudente Usa equipamentos de proteção individual, como luvas, botas e coletes refletivos Opera equipamentos de combate a incêndio.

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Funções do Motorista operacional de guincho

O profissional Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk deve operar equipamentos, prestar socorro, comunicar-se em tempo real, realizar inspeções e reparos no veículo, vistoriar cargas transportadas, demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança, transportar cargas, verificar documentos do veículo e da carga, guinchar e destombar veículos, definir rotas.

Condições de trabalho da profissão

Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino fundamental e requer em cursos básicos de qualificação. O exercício pleno da atividade profissional se dá após o período de um a dois anos de experiência para a atuação é requerida supervisão permanente, exceto aos caminhoneiros autônomos.

Atividades exercidas por um Motorista operacional de guincho

Um Motorista operacional de guincho deve demonstrar rapidez de reflexos, demonstrar capacidade de resistência física, comunicar a chegada à central, montar relatório de sinistros, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), guinchar veículos engavetados por acidente, planejar itinerário, inspecionar parte mecânica, conferir bens e acessórios disponíveis no interior do carro acidentado, manusear carga com segurança, desenvolver dirigibilidade para carga viva, definir preço de remoção, prestar serviços com qualidade, contatar seguradora, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, destombar veículos com cargas inflamáveis, posicionar cabos de aço em grau de equilíbrio, identificar ruídos estranhos do veículo, realizar pequenos reparos no veículo, amarrar carga, carregar veículo com peso limite estabelecido, dominar noções básicas de mecânica, verificar limite máximo de carga do veículo, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, observar posicionamento de carga suspensa, comunicar-se via satélite (sistema gps), verificar cabos de aço, definir pontos de abastecimento, guinchar caminhões com freios travados, trajar-se adequadamente, limpar a pista com caminhão-pipa, prestar serviços para a concessionária, sinalizar local de acidente, operar guincho médio-plataforma hidráulica, dominar noções básicas de primeiros socorros, guinchar veículos articulados tombados, dominar noções básicas de condução econômica, preservar local de acidente com vítimas, preservar integridade da carga, operar guincho leve-plataforma hidráulica, anotar informações no diário de bordo, operar guincho pesado, com munk, patolar o guincho no terreno, demonstrar senso de responsabilidade, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, conectar mangueira de ar no freio do veículo rebocado, realizar manutenção corretiva, remover carro acidentado, respeitar os limites da sua força física, desligar bateria do veículo acidentado, posicionar veículo para carga e descarga, conferir mercadorias, operar guincho pesado (lança e torre telescópica), selecionar veículo por tipo de carga, obter informações precisas sobre o local do acidente, guinchar veículos com pivô dianteiro quebrado, inspecionar ferramentas obrigatórias, guinchar veículos do meio do canteiro e de cima da faixa de rolamento, inspecionar parte elétrica, destombar caminhão frigorífico, remover veículos pesados em sistema de lança, definir tempo de permanência na direção do veículo, operar equipamentos de combate a incêndio, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, propor itinerários, isolar área de descarga, com cones, manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, enviar mensagem de desvio de rota à central, remover caminhão pela traseira, inspecionar equipamentos do guincho, içar veículos acidentados de rios e ribanceiras, acionar o apoio da polícia militar rodoviária, inspecionar a lataria, guinchar caminhões vazios e ônibus quebrados, acionar o giroflex em situações de perigo, identificar avarias na mercadoria, identificar irregularidades na superfície, guinchar veículo com uso de munk, remover veículos de passeio em asa-delta e plataforma, remover veículos médios em plataforma, cumprir leis de trânsito, comunicar a saída à central, guinchar veículo com cardã quebrado, montar relatório de avarias no veículo, retirar usuário do local de risco, demonstrar coerência, propor mudanças operacionais, inspecionar pneus, dominar funcionamento da máquina, destombar caminhão e ônibus, destombar caminhão betoneira e cebolão, gerenciar autonomia do veículo, demonstrar determinação, desobstruir vias públicas e rodovias, realizar manutenção preventiva, guinchar caminhões e ônibus, comunicar-se por rádio, conferir roteiro, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, inspecionar água e óleo, ter consciência dos limites da máquina, comunicar a chegada e saída do cliente à central, participar de treinamentos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 4.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk ficou em 4.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2025

O salário de Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk mostrado aqui é resultado do levantamento de 46.930 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk CBO 782515 salário