O dissídio de Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914105 no cargo de Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 4.759,97
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.265 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Itajuba - MG
R$ 8.799,21
Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
604 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral realiza manutenção mecânica – preventiva e corretiva – de componentes, equipamentos e sistemas de aeronaves (aviões e helicópteros) Repara motores, estruturas e sistema de combustível.
Faz manutenção do sistema de trem de pouso, de sistemas elétricos, eletrônicos e hidráulicos, do sistema de comandos de voo, e do sistema interior de aeronaves Executa manutenção de sistemas diversificados, tais como sistemas de oxigênio, ar-condicionado, pressurização, água potável, detecção e extinção de fogo, e de sistemas antichuva e antigelo Repara sistemas de hélices e rotores de helicópteros.
Testa funcionamento de componentes Preenche relatórios e fichas de inspeção Atua de acordo com diretrizes de segurança aeronáutica.
Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
O que faz um Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave
O Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral planeja o trabalho, verificando ordens de serviço Interpreta manuais, desenhos técnicos mecânicos e elétricos de motopropulsores, estruturas, sistemas diversificados da aeronave e componentes aviônicos, de acordo com o tipo – aviões e helicópteros, de grande, médio e pequeno porte – de aeronave.
Analisa “diretivas de aeronavegabilidade” – notificações ou avisos de que existem deficiências de segurança conhecidas, associadas às aeronaves, que podem estar relacionadas à manutenção, para cumprir diretrizes de segurança aeronáutica.
Utiliza sistemas de informação de apoio à manutenção Identifica novos materiais utilizados na construção de peças de motores e de estruturas.
Repara motores convencionais e motores a reação (a jato), removendo-os, corrigindo defeitos, instalando acessórios, executando ensaios não destrutivos e realizando revisão geral Balanceia e instala motores.
Coleta amostras de fluidos para análise laboratorial.
Pode reparar aeronaves com motorização elétrica Repara estruturas de aeronaves, inspecionando-as a fim de detectar defeitos e verificando fixação de rebites.
Repara chapeamento, aplica materiais compósitos e trata estruturas contra corrosão.
Alinha superfícies em relação à fuselagem Repara sistema de combustível, examinando tipo de combustível, verificando nível e pressão do sistema e realizando destanqueamento (retirada de combustível dos tanques) Remove componentes, repara tanques, descontaminha o sistema, substitui componentes, e instala tanques.
Realiza revisão geral de componentes e abastece os tanques Realiza manutenção do sistema de trem de pouso, removendo rodas, pneus, trens de pouso, amortecedores, atuadores e sistema de freios, revisando sistema de emergência e sistema de freio automático, montando e ajustando componentes Lubrifica componentes mecânicos e realiza testes operacionais em componentes do trem de pouso.
Executa manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos, verificando acionamento elétrico dos diversos sistemas, reparando e instalando componentes Faz manutenção do sistema de comandos de voo, inspecionando funcionamento de componentes, removendo comandos e balanceando superfícies de comando.
Regula e instala comandos de voo Realiza manutenção do sistema interior de aeronaves, substituindo componentes de poltronas e revisando estado geral de poltronas e de cintos de segurança Repara componentes do sistema da copa (“galley”).
Conserta sistemas de som, vídeo, iluminação e comunicação Substitui pisos e trilhos e repara componentes das toaletes Executa manutenção em sistemas diversificados, cumprindo rotinas de inspeção de manutenção e executando serviços de substituição de peças ou equipamentos.
Substitui peças dos sistemas de oxigênio, ar-condicionado, pressurização, água potável, e de detritos Substitui equipamentos de emergência Substitui peças do sistema antichuva e antigelo, bem como do sistema de detecção e extinção de fogo.
Pode realizar manutenção de sistemas hidráulicos Repara sistemas de hélices e de rotores de helicópteros, removendo-os e substituindo engrenagens, selos mecânicos e rolamentos Balanceia e monta os sistemas Ajusta conjunto de sincronismo de rotores Faz testes de componentes da aeronave, de acordo com procedimentos específicos, a fim de comprovar seu funcionamento.
Testa funcionamento de motores, de sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, e de sistema antiderrapagem Realiza testes de freio do rotor de helicópteros e testes de funcionamento de rotores e hélices de helicópteros Preenche relatórios de avarias e fichas de inspeção Mantém o local de trabalho limpo e organizado Descarta resíduos seguindo normas ambientais Trabalha com segurança, aplicando conceitos de ergonomia e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Sinaliza áreas de manutenção e delimita áreas de risco Opera equipamentos de extinção de incêndio Orienta balizamento de aeronaves Realiza aterramento elétrico da aeronave em manutenção.
Funções do Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral
O profissional Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave deve demonstrar competências pessoais, realizar manutenção do sistema interior de aeronaves, trabalhar com segurança, realizar manutenção de sistemas hidráulicos, reparar motores convencionais e À reação, realizar manutenção em diversos sistemas, provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave, reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico, reparar sistema de combustível, reparar estruturas de aeronaves, realizar manutenção do sistema de comandos de voo, realizar manutenção do sistema de trem de pouso.
Condições de trabalho da profissão
Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral
Um Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral deve ajustar componentes do sistema de trem de pouso, substituir selos mecânicos, substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização, substituir peças do sistema de oxigênio, autocriticar-se, substituir rolamentos, verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão, verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas, interpretar leitura de instrumentos, substituir peças do sistema de detecção e extinção de fogo, revisar sistema de emergência do trem de pouso, corrigir defeitos de funcionamento do motor, trabalhar em equipe, revisar sistema de freio automático, reparar componentes do sistema da copa (galley), remover comandos de voo, balancear hélices e rotores de helicópteros, instalar componentes do sistema hidráulico, interpretar ordens de serviço, lubrificar componentes mecânicos, demonstrar atenção seletiva, realizar ensaios não destrutivos, balancear helicópteros e aviões, instalar comandos de voo, realizar inspeção visual, interpretar manuais, reparar chapeamento, realizar revisão geral dos motores, calibrar pneus e amortecedores, responsabilizar-se pelo serviço realizado, demonstrar acuidade visual, eliminar defeitos (vazamentos, variação de pressão e nível de óleo), isolar área de testes de radar, alta frequência e motores, reparar componentes dos toaletes, aterrar aeronave em manutenção, vestir equipamentos de proteção individual, alinhar superfícies em relação à fuselagem, cumprir cronograma de trabalho, remover componentes do sistema de combustível, substituir pisos e trilhos, interpretar diagramas lógicos, reparar componentes elétricos e eletrônicos, aplicar materiais compósitos, revisar funcionamento dos componentes (bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros), remover hélices e rotores de helicópteros, substituir componentes de poltronas, orientar balizamento de aeronaves, balancear motores, realizar revisão geral dos componentes, regular comandos de voo, ajustar conjunto de sincronismo de rotores, coletar amostras de fluidos para análise laboratorial, tratar estruturas contra corrosão, trabalhar de forma organizada, verificar fixação dos rebites, remover motores, demonstrar orientação espacial, consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação, substituir peças do sistema antichuva e antigelo, testar sistema antiderrapagem do trem de pouso, sinalizar áreas de manutenção, substituir mangueiras e tubulações, testar sistema antiderrapagem, montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, sugerir melhorias nos projetos, testar sistema hidráulico, descontaminar o sistema de combustível (retirada de água e impurezas que possam causar defeitos), interpretar diagramas elétricos, operar equipamentos de extinção de incêndio, remover rodas e pneus, substituir engrenagens da transmissão, demonstrar precisão e controle, testar o funcionamento dos rotores, identificar defeitos, revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança, inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo, destanquear aeronaves, demonstrar perseverança, reparar tanque de combustível, monitorar nível de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema, testar o funcionamento das hélices, testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, balancear superfícies de comando, instalar motores, preencher fichas de inspeção, remover sistema de freios, demonstrar acuidade auditiva, entelar estruturas e superfícies de manobra, remover componentes do sistema hidráulico, inspecionar estruturas quanto à presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito, calibrar equipamentos eletrônicos, participar de programas de treinamento promovidos pela empresa, realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso, preencher relatórios de avarias, instalar componentes elétricos e eletrônicos, pesar helicópteros e aviões, ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico, substituir componentes do sistema, demonstrar destreza digital, instalar acessórios do motor, abastecer tanques de combustíveis, testar freio do rotor de helicópteros, substituir equipamentos de emergência, delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas, testar o funcionamento dos motores, montar componentes do sistema de trem de pouso, remover amortecedores e atuadores, instalar tanques de combustível, inspecionar funcionamento dos componentes, discriminar odores, substituir peças do sistema de água potável e detritos, remover trens de pouso fixos e móveis.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave ficou em 3.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção aeronáutica que ficou em 3.70% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave ficou em 7.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção aeronáutica 2024
O salário de Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave mostrado aqui é resultado do levantamento de 3594 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção aeronáutica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
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- Técnico em Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves
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Valor do salário na CCT 2024 de Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 41h | 3.836,96 | 3.985,67 | 5.624,69 | 19,36 | 6.20% |
Rio de Janeiro | 40h | 4.582,37 | 4.759,97 | 6.717,41 | 23,73 | 6.60% |
Goiás | 43h | 2.652,34 | 2.755,14 | 3.888,14 | 12,75 | 5.00% |
Minas Gerais | 42h | 3.716,50 | 3.860,54 | 5.448,11 | 18,32 | 7.20% |
Paraná | 43h | 2.922,62 | 3.035,89 | 4.284,34 | 14,11 | 4.70% |
Mato Grosso | 44h | 2.876,84 | 2.988,34 | 4.217,24 | 13,64 | 4.20% |
Pará | 42h | 1.770,95 | 1.839,59 | 2.596,08 | 8,82 | 5.10% |
Santa Catarina | 43h | 2.395,99 | 2.488,85 | 3.512,34 | 11,58 | 4.10% |
Bahia | 43h | 3.125,92 | 3.247,07 | 4.582,37 | 15,17 | 5.20% |
Amazonas | 41h | 3.034,34 | 3.151,94 | 4.448,11 | 15,31 | 4.10% |
Rio Grande do Sul | 43h | 2.371,76 | 2.463,68 | 3.476,82 | 11,44 | 4.60% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 2.904,56 | 3.017,13 | 4.257,86 | 13,94 | 7.00% |
Distrito Federal | 41h | 2.909,23 | 3.021,98 | 4.264,71 | 14,77 | 4.10% |
Tocantins | 43h | 2.448,87 | 2.543,78 | 3.589,86 | 11,74 | 4.70% |
Ceará | 40h | 2.245,98 | 2.333,03 | 3.292,44 | 11,55 | 4.80% |
Pernambuco | 40h | 2.662,95 | 2.766,15 | 3.903,68 | 13,77 | 6.20% |
Maranhão | 43h | 1.897,28 | 1.970,81 | 2.781,27 | 9,19 | 7.70% |
Espírito Santo | 43h | 1.743,06 | 1.810,61 | 2.555,19 | 8,44 | 7.70% |
Piauí | 41h | 3.213,13 | 3.337,67 | 4.710,22 | 16,41 | 7.30% |
Alagoas | 43h | 4.313,97 | 4.481,17 | 6.323,96 | 21,01 | 5.40% |
Roraima | 41h | 2.995,89 | 3.112,00 | 4.391,75 | 15,11 | 4.70% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave. |
Dissídio de Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro, RJ | 40 | 4.538,06 | 4.713,94 | 6.652,46 | 23,66 | 6.20% |
Guarulhos, SP | 37 | 4.910,47 | 5.100,78 | 7.198,38 | 27,80 | 7.20% |
Goiânia, GO | 43 | 2.986,29 | 3.102,03 | 4.377,67 | 14,31 | 5.80% |
São Paulo, SP | 42 | 4.229,11 | 4.393,01 | 6.199,55 | 21,08 | 4.90% |
São Carlos, SP | 42 | 4.577,21 | 4.754,61 | 6.709,85 | 22,57 | 5.10% |
São José dos Campos, SP | 42 | 3.638,64 | 3.779,66 | 5.333,97 | 17,94 | 8.30% |
Ribeirão Preto, SP | 38 | 3.618,63 | 3.758,88 | 5.304,65 | 19,65 | 6.80% |
Sorocaba, SP | 44 | 2.979,83 | 3.095,32 | 4.368,21 | 14,08 | 5.50% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 4.001,57 | 4.156,66 | 5.866,00 | 19,57 | 6.40% |
Macaé, RJ | 42 | 5.724,92 | 5.946,80 | 8.392,30 | 28,13 | 8.30% |
Ananindeua, PA | 42 | 1.375,11 | 1.428,41 | 2.015,81 | 6,79 | 6.10% |
Jundiaí, SP | 43 | 4.075,73 | 4.233,70 | 5.974,72 | 19,59 | 6.70% |
Manaus, AM | 40 | 3.167,38 | 3.290,14 | 4.643,15 | 16,26 | 6.60% |
Tubarão, SC | 44 | 1.577,81 | 1.638,97 | 2.312,96 | 7,45 | 4.50% |
Brasília, DF | 41 | 2.909,23 | 3.021,98 | 4.264,71 | 14,77 | 4.60% |
Curitiba, PR | 43 | 3.142,97 | 3.264,78 | 4.607,36 | 15,10 | 5.80% |
Salvador, BA | 43 | 2.750,92 | 2.857,54 | 4.032,64 | 13,43 | 7.50% |
Osasco, SP | 43 | 2.667,19 | 2.770,56 | 3.909,90 | 13,02 | 4.30% |
Campo Grande, MS | 43 | 3.110,31 | 3.230,86 | 4.559,49 | 14,91 | 5.30% |
São José dos Pinhais, PR | 42 | 3.466,08 | 3.600,42 | 5.081,02 | 17,06 | 4.50% |
Porto Alegre, RS | 42 | 2.524,47 | 2.622,31 | 3.700,68 | 12,42 | 8.10% |
Rio Verde, GO | 43 | 1.413,18 | 1.467,95 | 2.071,62 | 6,88 | 7.30% |
Campinas, SP | 42 | 4.060,80 | 4.218,19 | 5.952,83 | 20,07 | 7.00% |
Recife, PE | 39 | 2.986,85 | 3.102,61 | 4.378,50 | 15,85 | 7.10% |
Fortaleza, CE | 40 | 2.178,64 | 2.263,08 | 3.193,73 | 11,27 | 5.30% |
Barreiras, BA | 44 | 4.193,76 | 4.356,30 | 6.147,73 | 19,80 | 6.50% |
Carapicuíba, SP | 42 | 4.835,52 | 5.022,93 | 7.088,51 | 23,92 | 4.70% |
Itajuba, MG | 40 | 8.470,90 | 8.799,21 | 12.417,71 | 44,00 | 8.10% |
Ponta Grossa, PR | 42 | 4.294,46 | 4.460,91 | 6.295,36 | 21,40 | 4.40% |
São José do Rio Preto, SP | 44 | 2.322,10 | 2.412,10 | 3.404,03 | 11,07 | 4.60% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Manutenção e reparação de aeronaves, exceto a manutenção na pista | 3.324,21 | 3.453,05 | 4.873,05 | 7.60% | |
Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação | 4.153,41 | 4.314,39 | 6.088,59 | 7.50% | |
Transporte aéreo de passageiros regular | 4.911,37 | 5.101,72 | 7.199,70 | 5.70% | |
Manutenção de aeronaves na pista | 3.202,64 | 3.326,77 | 4.694,84 | 5.60% | |
Transporte aéreo de carga | 3.556,59 | 3.694,43 | 5.213,69 | 6.20% | |
Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas | 2.320,30 | 2.410,23 | 3.401,39 | 6.00% | |
Outras atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente | 6.454,90 | 6.705,08 | 9.462,41 | 8.10% | |
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores | 1.607,77 | 1.670,08 | 2.356,87 | 4.60% | |
Instalação e manutenção elétrica | 1.401,80 | 1.456,13 | 2.054,93 | 6.60% | |
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores | 2.008,61 | 2.086,46 | 2.944,47 | 5.40% | |
Fabricação de aeronaves | 6.290,90 | 6.534,72 | 9.221,99 | 7.20% | |
Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos | 2.240,17 | 2.326,99 | 3.283,92 | 4.10% | |
Construção de edifícios | 1.634,88 | 1.698,24 | 2.396,61 | 4.70% | |
Atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem | 2.652,60 | 2.755,40 | 3.888,51 | 5.50% | |
Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais | 1.509,25 | 1.567,74 | 2.212,44 | 7.00% | |
Cursos de pilotagem | 2.407,73 | 2.501,05 | 3.529,55 | 6.10% | |
Comércio varejista de outros produtos | 3.468,81 | 3.603,25 | 5.085,01 | 5.40% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 3.051,35 | 3.169,61 | 4.473,05 | 6.30% | |
Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas | 1.378,69 | 1.432,13 | 2.021,06 | 7.70% | |
Cultivo de soja | 4.364,38 | 4.533,53 | 6.397,86 | 4.60% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |