O dissídio de Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914105 no cargo de Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave.
Estado com maior salário médio
Alagoas
R$ 4.794,33
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.280 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 3.163,94
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
530 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Fabricação de Aeronaves
R$ 9.138,18
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Manutenção e Reparação de Aeronaves
1.059 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral realiza manutenção mecânica – preventiva e corretiva – de componentes, equipamentos e sistemas de aeronaves (aviões e helicópteros) Repara motores, estruturas e sistema de combustível.
Faz manutenção do sistema de trem de pouso, de sistemas elétricos, eletrônicos e hidráulicos, do sistema de comandos de voo, e do sistema interior de aeronaves Executa manutenção de sistemas diversificados, tais como sistemas de oxigênio, ar-condicionado, pressurização, água potável, detecção e extinção de fogo, e de sistemas antichuva e antigelo Repara sistemas de hélices e rotores de helicópteros.
Testa funcionamento de componentes Preenche relatórios e fichas de inspeção Atua de acordo com diretrizes de segurança aeronáutica.
Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
O que faz um Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave
O Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral planeja o trabalho, verificando ordens de serviço Interpreta manuais, desenhos técnicos mecânicos e elétricos de motopropulsores, estruturas, sistemas diversificados da aeronave e componentes aviônicos, de acordo com o tipo – aviões e helicópteros, de grande, médio e pequeno porte – de aeronave.
Analisa “diretivas de aeronavegabilidade” – notificações ou avisos de que existem deficiências de segurança conhecidas, associadas às aeronaves, que podem estar relacionadas à manutenção, para cumprir diretrizes de segurança aeronáutica.
Utiliza sistemas de informação de apoio à manutenção Identifica novos materiais utilizados na construção de peças de motores e de estruturas.
Repara motores convencionais e motores a reação (a jato), removendo-os, corrigindo defeitos, instalando acessórios, executando ensaios não destrutivos e realizando revisão geral Balanceia e instala motores.
Coleta amostras de fluidos para análise laboratorial.
Pode reparar aeronaves com motorização elétrica Repara estruturas de aeronaves, inspecionando-as a fim de detectar defeitos e verificando fixação de rebites.
Repara chapeamento, aplica materiais compósitos e trata estruturas contra corrosão.
Alinha superfícies em relação à fuselagem Repara sistema de combustível, examinando tipo de combustível, verificando nível e pressão do sistema e realizando destanqueamento (retirada de combustível dos tanques) Remove componentes, repara tanques, descontaminha o sistema, substitui componentes, e instala tanques.
Realiza revisão geral de componentes e abastece os tanques Realiza manutenção do sistema de trem de pouso, removendo rodas, pneus, trens de pouso, amortecedores, atuadores e sistema de freios, revisando sistema de emergência e sistema de freio automático, montando e ajustando componentes Lubrifica componentes mecânicos e realiza testes operacionais em componentes do trem de pouso.
Executa manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos, verificando acionamento elétrico dos diversos sistemas, reparando e instalando componentes Faz manutenção do sistema de comandos de voo, inspecionando funcionamento de componentes, removendo comandos e balanceando superfícies de comando.
Regula e instala comandos de voo Realiza manutenção do sistema interior de aeronaves, substituindo componentes de poltronas e revisando estado geral de poltronas e de cintos de segurança Repara componentes do sistema da copa (“galley”).
Conserta sistemas de som, vídeo, iluminação e comunicação Substitui pisos e trilhos e repara componentes das toaletes Executa manutenção em sistemas diversificados, cumprindo rotinas de inspeção de manutenção e executando serviços de substituição de peças ou equipamentos.
Substitui peças dos sistemas de oxigênio, ar-condicionado, pressurização, água potável, e de detritos Substitui equipamentos de emergência Substitui peças do sistema antichuva e antigelo, bem como do sistema de detecção e extinção de fogo.
Pode realizar manutenção de sistemas hidráulicos Repara sistemas de hélices e de rotores de helicópteros, removendo-os e substituindo engrenagens, selos mecânicos e rolamentos Balanceia e monta os sistemas Ajusta conjunto de sincronismo de rotores Faz testes de componentes da aeronave, de acordo com procedimentos específicos, a fim de comprovar seu funcionamento.
Testa funcionamento de motores, de sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, e de sistema antiderrapagem Realiza testes de freio do rotor de helicópteros e testes de funcionamento de rotores e hélices de helicópteros Preenche relatórios de avarias e fichas de inspeção Mantém o local de trabalho limpo e organizado Descarta resíduos seguindo normas ambientais Trabalha com segurança, aplicando conceitos de ergonomia e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Sinaliza áreas de manutenção e delimita áreas de risco Opera equipamentos de extinção de incêndio Orienta balizamento de aeronaves Realiza aterramento elétrico da aeronave em manutenção.
Funções do Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral
O profissional Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave deve reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, realizar manutenção de sistemas hidráulicos, trabalhar com segurança, reparar motores convencionais e À reação, realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico, reparar estruturas de aeronaves, demonstrar competências pessoais, realizar manutenção do sistema interior de aeronaves, realizar manutenção em diversos sistemas, realizar manutenção do sistema de comandos de voo, reparar sistema de combustível, realizar manutenção do sistema de trem de pouso, provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave.
Condições de trabalho da profissão
Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso técnico em mecânica (nível médio), com especialização em aeronaves. A habilitação é obtida no Departamento de Aviação Civil (DAC) por meio de exames. Há três especialidades(GMP) grupo motopropulsor, para trabalhar com motores de aviação geral, convencional ou a reação, os sistemas de hélices e rotores, e com os sistemas dos grupos moto-propulsores (CEL) célula, para trabalhar com os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos e na estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem) (AVI) aviônicos, para trabalhar com componentes elétricos e eletrônicos de aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio- comunicação, sistemas elétricos e de radar. Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), requer-se três anos de experiência em manutenção, em empresa homologada pelo DAC, para a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT).
Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral
Um Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral deve vestir equipamentos de proteção individual, revisar funcionamento dos componentes (bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros), demonstrar acuidade visual, inspecionar estruturas quanto à presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito, remover componentes do sistema de combustível, realizar inspeção visual, balancear hélices e rotores de helicópteros, realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso, testar sistema antiderrapagem, testar o funcionamento dos motores, remover hélices e rotores de helicópteros, substituir selos mecânicos, preencher relatórios de avarias, trabalhar de forma organizada, testar sistema hidráulico, instalar componentes elétricos e eletrônicos, interpretar leitura de instrumentos, interpretar ordens de serviço, demonstrar atenção seletiva, tratar estruturas contra corrosão, pesar helicópteros e aviões, verificar fixação dos rebites, revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança, trabalhar em equipe, preencher fichas de inspeção, abastecer tanques de combustíveis, instalar comandos de voo, cumprir cronograma de trabalho, montar componentes do sistema de trem de pouso, regular comandos de voo, destanquear aeronaves, aplicar materiais compósitos, calibrar equipamentos eletrônicos, instalar acessórios do motor, participar de programas de treinamento promovidos pela empresa, coletar amostras de fluidos para análise laboratorial, substituir componentes do sistema, substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização, ajustar conjunto de sincronismo de rotores, revisar sistema de freio automático, substituir componentes de poltronas, reparar tanque de combustível, balancear helicópteros e aviões, instalar tanques de combustível, identificar defeitos, remover comandos de voo, operar equipamentos de extinção de incêndio, realizar revisão geral dos componentes, revisar sistema de emergência do trem de pouso, remover trens de pouso fixos e móveis, substituir equipamentos de emergência, substituir rolamentos, calibrar pneus e amortecedores, remover amortecedores e atuadores, aterrar aeronave em manutenção, instalar componentes do sistema hidráulico, monitorar nível de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema, orientar balizamento de aeronaves, reparar componentes dos toaletes, reparar componentes elétricos e eletrônicos, interpretar diagramas lógicos, realizar revisão geral dos motores, demonstrar destreza digital, ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico, delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas, sugerir melhorias nos projetos, inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo, sinalizar áreas de manutenção, remover componentes do sistema hidráulico, interpretar manuais, testar o funcionamento dos rotores, entelar estruturas e superfícies de manobra, substituir peças do sistema de oxigênio, remover rodas e pneus, consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação, substituir peças do sistema antichuva e antigelo, eliminar defeitos (vazamentos, variação de pressão e nível de óleo), instalar motores, balancear motores, substituir engrenagens da transmissão, substituir pisos e trilhos, realizar ensaios não destrutivos, balancear superfícies de comando, testar o funcionamento das hélices, lubrificar componentes mecânicos, reparar chapeamento, demonstrar precisão e controle, testar freio do rotor de helicópteros, substituir mangueiras e tubulações, isolar área de testes de radar, alta frequência e motores, verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão, autocriticar-se, remover motores, inspecionar funcionamento dos componentes, substituir peças do sistema de detecção e extinção de fogo, verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas, reparar componentes do sistema da copa (galley), testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, discriminar odores, responsabilizar-se pelo serviço realizado, testar sistema antiderrapagem do trem de pouso, interpretar diagramas elétricos, substituir peças do sistema de água potável e detritos, montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, ajustar componentes do sistema de trem de pouso, demonstrar perseverança, descontaminar o sistema de combustível (retirada de água e impurezas que possam causar defeitos), corrigir defeitos de funcionamento do motor, demonstrar orientação espacial, remover sistema de freios, demonstrar acuidade auditiva, alinhar superfícies em relação à fuselagem.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção aeronáutica que ficou em 7.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave ficou em 7.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção aeronáutica 2025
O salário de Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.594 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção aeronáutica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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