O dissídio de Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914110 no cargo de Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 3.540,39

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

34 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belo Horizonte - MG

R$ 4.955,70

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

24 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Comércio a Varejo de Peças e Acessórios Novos para Veículos Automotores

R$ 4.633,55

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Serviço de Táxi Aéreo e Locação de Aeronaves com Tripulação

30 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) realiza manutenção mecânica – preventiva e corretiva – de sistemas hidráulicos de aeronaves (aviões e helicópteros), na pista ou no hangar, aplicando técnicas de detecção de defeitos, executando procedimentos de remoção e de instalação de componentes e fazendo ajustes nos componentes mecânicos dos sistemas hidráulicos Testa o funcionamento de componentes e do sistema revisado.

Pode realizar manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos diretamente associados aos sistemas hidráulicos da aeronave, verificando acionamento eletro-hidráulico, reparando e instalando componentes elétricos e eletrônicos Preenche relatórios e fichas de inspeção Atua de acordo com diretrizes de segurança aeronáutica.

Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

O que faz um Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar)

O Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) planeja o trabalho, verificando ordens de serviço Interpreta manuais e desenhos técnicos mecânicos e elétricos de sistemas hidráulicos da aeronave e de componentes elétricos e eletrônicos diretamente associados aos sistemas hidráulicos, de acordo com o tipo – aviões e helicópteros, de grande, médio e pequeno porte – de aeronave.

Analisa “diretivas de aeronavegabilidade” – notificações ou avisos de que existem deficiências de segurança conhecidas, associadas às aeronaves, que podem estar relacionadas à manutenção, a fim de cumprir diretrizes de segurança aeronáutica.

Utiliza sistemas de informação de apoio à manutenção Realiza manutenção de sistemas hidráulicos, na pista ou no hangar, executando testes e examinando uniões, juntas e outros componentes do sistema – utilizando instrumentos ou por observação direta, para identificação de defeitos.

Remove o componente defeituoso, isolando o circuito hidráulico, utilizando ferramentas comuns e específicas, para realizar sua manutenção na oficina do hangar Substitui mangueiras e tubulações.

Elimina vazamentos, variação de pressão e nível de óleo, entre outros defeitos.

Instala componentes – revisados ou novos, empregando ferramentas apropriadas e fluidos hidráulicos, para restabelecer o pleno funcionamento do sistema hidráulico Monitora níveis de fluidos hidráulicos, de lubrificantes e de pressão do sistema.

Procede à renovação do fluido hidráulico do sistema e elimina o ar existente na canalização, utilizando chaves e equipamentos especiais, para devolver as condições exigidas ao sistema.

Substitui componentes que tenham atingido o tempo-limite, usando ferramentas convenientes e fluido hidráulico, para garantir a segurança de operação das aeronaves Revisa funcionamento de bombas, atuadores, reservatórios, válvulas, filtros e outros componentes Ajusta componentes mecânicos dos sistemas hidráulicos.

Realiza testes de componentes de sistemas hidráulicos da aeronave, de acordo com procedimentos específicos, a fim de comprovar que o seu funcionamento atende às especificações técnicas Testa funcionamento de bombas, atuadores, válvulas e outros componentes Comprova o funcionamento do sistema revisado, observando indicações de instrumentos de painéis, para certificar-se da exatidão dos serviços concluídos.

Pode realizar manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos diretamente associados aos sistemas hidráulicos da aeronave, verificando acionamento eletro-hidráulico, reparando e instalando componentes elétricos e eletrônicos, e interpretando leitura de instrumentos de medidas elétricas e eletrônicas Comunica à supervisão eventuais anormalidades encontradas em outras partes da aeronave - oralmente ou por escrito - a fim de colaborar com outros serviços de manutenção aeronáutica.

Elabora documentos, preenchendo relatórios de avarias e fichas de inspeção Mantém o local de trabalho limpo e organizado Descarta resíduos seguindo normas ambientais.

Trabalha com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI), aplicando conceitos de ergonomia nas atividades de manutenção, sinalizando áreas de manutenção e delimitando áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas Opera equipamentos de extinção de incêndio Orienta balizamento de aeronaves.

Realiza aterramento elétrico de aeronave em manutenção.

Funções do Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar)

O profissional Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar) deve realizar manutenção do sistema de comandos de voo, demonstrar competências pessoais, reparar estruturas de aeronaves, reparar sistema de combustível, realizar manutenção de sistemas hidráulicos, trabalhar com segurança, realizar manutenção em diversos sistemas, reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, realizar manutenção do sistema de trem de pouso, provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave, reparar motores convencionais e À reação, realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico, realizar manutenção do sistema interior de aeronaves.

Condições de trabalho da profissão

Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer curso técnico em mecânica (nível médio), com especialização em aeronaves. A habilitação é obtida no Departamento de Aviação Civil (DAC) por meio de exames. Há três especialidades(GMP) grupo motopropulsor, para trabalhar com motores de aviação geral, convencional ou a reação, os sistemas de hélices e rotores, e com os sistemas dos grupos moto-propulsores (CEL) célula, para trabalhar com os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos e na estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem) (AVI) aviônicos, para trabalhar com componentes elétricos e eletrônicos de aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio- comunicação, sistemas elétricos e de radar. Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), requer-se três anos de experiência em manutenção, em empresa homologada pelo DAC, para a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT).

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar)

Um Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) deve demonstrar destreza digital, trabalhar em equipe, consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação, reparar componentes elétricos e eletrônicos, remover comandos de voo, alinhar superfícies em relação à fuselagem, interpretar manuais, abastecer tanques de combustíveis, reparar tanque de combustível, isolar área de testes de radar, alta frequência e motores, autocriticar-se, remover trens de pouso fixos e móveis, verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas, substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização, responsabilizar-se pelo serviço realizado, instalar componentes do sistema hidráulico, destanquear aeronaves, substituir selos mecânicos, realizar ensaios não destrutivos, balancear helicópteros e aviões, substituir engrenagens da transmissão, reparar componentes do sistema da copa (galley), instalar tanques de combustível, remover componentes do sistema hidráulico, balancear motores, testar sistema antiderrapagem do trem de pouso, demonstrar perseverança, remover amortecedores e atuadores, montar componentes do sistema de trem de pouso, inspecionar funcionamento dos componentes, inspecionar estruturas quanto à presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito, substituir rolamentos, realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso, remover hélices e rotores de helicópteros, remover componentes do sistema de combustível, interpretar leitura de instrumentos, ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico, entelar estruturas e superfícies de manobra, participar de programas de treinamento promovidos pela empresa, interpretar diagramas lógicos, realizar revisão geral dos componentes, testar sistema antiderrapagem, substituir peças do sistema antichuva e antigelo, substituir componentes de poltronas, montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, demonstrar precisão e controle, calibrar pneus e amortecedores, regular comandos de voo, instalar motores, reparar chapeamento, testar o funcionamento das hélices, monitorar nível de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema, descontaminar o sistema de combustível (retirada de água e impurezas que possam causar defeitos), ajustar conjunto de sincronismo de rotores, inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo, interpretar ordens de serviço, balancear superfícies de comando, sugerir melhorias nos projetos, substituir pisos e trilhos, realizar revisão geral dos motores, orientar balizamento de aeronaves, delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas, identificar defeitos, testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, demonstrar atenção seletiva, lubrificar componentes mecânicos, corrigir defeitos de funcionamento do motor, trabalhar de forma organizada, substituir componentes do sistema, testar o funcionamento dos rotores, substituir peças do sistema de detecção e extinção de fogo, reparar componentes dos toaletes, realizar inspeção visual, revisar sistema de emergência do trem de pouso, revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança, testar sistema hidráulico, aterrar aeronave em manutenção, revisar sistema de freio automático, coletar amostras de fluidos para análise laboratorial, tratar estruturas contra corrosão, remover motores, instalar comandos de voo, eliminar defeitos (vazamentos, variação de pressão e nível de óleo), substituir equipamentos de emergência, remover rodas e pneus, substituir mangueiras e tubulações, instalar acessórios do motor, pesar helicópteros e aviões, demonstrar acuidade auditiva, aplicar materiais compósitos, operar equipamentos de extinção de incêndio, substituir peças do sistema de água potável e detritos, verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão, balancear hélices e rotores de helicópteros, interpretar diagramas elétricos, verificar fixação dos rebites, demonstrar acuidade visual, ajustar componentes do sistema de trem de pouso, testar freio do rotor de helicópteros, vestir equipamentos de proteção individual, remover sistema de freios, preencher relatórios de avarias, instalar componentes elétricos e eletrônicos, cumprir cronograma de trabalho, demonstrar orientação espacial, testar o funcionamento dos motores, discriminar odores, preencher fichas de inspeção, substituir peças do sistema de oxigênio, revisar funcionamento dos componentes (bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros), sinalizar áreas de manutenção, calibrar equipamentos eletrônicos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar) ficou em 5.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção aeronáutica que ficou em 5.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar) ficou em 3.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 24,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção aeronáutica 2025

O salário de Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar) mostrado aqui é resultado do levantamento de 181 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção aeronáutica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar) CBO 914110 salário