O dissídio de Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas (tratores) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914410 no cargo de Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas (tratores).
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 3.095,37
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.950 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 2.362,74
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Jundiaí - SP
262 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Obras de Terraplenagem
R$ 3.903,29
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Aluguel de Outras Máquinas e Equipamentos Comerciais e Industriais, sem Operador
972 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de empilhadeiras e outros veículos de cargas leves realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos de movimentação de cargas leves Elabora plano de manutenção.
Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas (tratores)
O Mecânico de manutenção de empilhadeiras e outros veículos de cargas leves elabora plano de manutenção de motores, sistemas e partes de veículos de movimentação de cargas leves – tais como empilhadeiras e rebocadores industriais -, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.
Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.
Remove e desmonta o motor, realizando o controle dimensional de peças e enviando peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.
Executa manutenção do sistema de transmissão, removendo-o, efetuando ajuste de montagem, limpando filtros e reinstalando o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos e hidráulicos.
Regula e faz sangria do sistema de freios, drena filtros da linha de alimentação e regula sistema de ignição e injeção.
Ajusta cubos de rodas e realiza o balanceamento das rodas Lubrifica articulações da suspensão, alinha e substitui braços do sistema de direção.
Substitui peças dos diversos sistemas de veículos de movimentação de cargas leves, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.
Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias e vedantes de óleo e água Repara componentes e sistemas de veículos de movimentação de cargas leves, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara bomba de combustível, válvula injetora diesel, bomba injetora, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.
Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos de movimentação de cargas leves, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro.
Testa sistema de transmissão e válvulas injetoras Efetua testes hidráulicos e pneumáticos.
Testa pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação e funcionamento do sistema de arrefecimento Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina condições da tubulação e do tanque de combustível.
Realiza teste de emissão de poluentes Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho.
Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material.
Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.
Funções do Mecânico de manutenção de empilhadeiras e outros veículos de cargas leves
O profissional Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas (tratores) deve realizar o trabalho com segurança, demonstrar competências pessoais, elaborar plano de manutenção, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, reparar componentes e sistemas de veículos, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, substituir peças dos diversos sistemas.
Condições de trabalho da profissão
Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de empilhadeiras e outros veículos de cargas leves
Um Mecânico de manutenção de empilhadeiras e outros veículos de cargas leves deve interpretar diagramas eletroeletrônicos, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, reparar sistema de arrefecimento, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, trocar sistema de embreagem, realizar o trabalho de modo eficiente, orientar o cliente no uso correto do veículo, instalar sistemas de transmissão no veículo, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, avaliar satisfação do cliente, trabalhar em equipe, desmontar sistema de transmissão, manter relacionamento interpessoal, manter o local de trabalho organizado, confirmar plano de manutenção com o cliente, trocar componentes eletroeletrônicos, cumprir compromissos assumidos, balancear rodas, trocar radiadores, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, identificar o trabalho a ser realizado, enviar peças para retificação, trocar filtros e lubrificantes, realizar manutenção do compressor de ar, remover o motor do veículo, trocar buchas, trocar mangueiras, correias e polias, trocar molas, demonstrar destreza manual, preencher requisição de material, substituir agregados da suspensão, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, conferir peças no recebimento, limpar filtros de transmissão, trocar válvula injetora, trocar terminais esféricos (pivôs), realizar manutenção da bomba hidráulica, identificar sons no ambiente, identificar áreas de risco, realizar teste de emissão de poluentes, alinhar sistema de direção, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, trocar componentes da unidade hidráulica, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, lubrificar articulações da suspensão, testar motor no veículo, ajustar válvulas no motor, trocar fluidos hidráulicos, reparar unidade hidráulica, testar pressão de alimentação e vazão, controlar dimensional das peças, regular freios, reparar sistema elétrico, testar estanqueidade do sistema de alimentação, coordenar braços e pernas, sangrar sistema de freios, montar motor, efetuar ajustes de montagem na transmissão, trabalhar com responsabilidade, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, reparar bomba de combustível, substituir braços do sistema, substituir agregados (compressor, alternador, bomba d'água etc.), verificar condições da tubulação e tanque de combustível, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, trocar válvulas pneumáticas, identificar tipos de transmissão e funcionamento, interpretar desenhos e normas técnicas, regular sistema de ignição e injeção, instalar motor no veículo, trocar peças com defeito de fabricação, trocar peças do sistema de escapamento, remover sistemas de transmissão, estimar tempo de execução, efetuar limpeza geral, desmontar o motor, testar circuitos eletroeletrônicos, reparar válvula injetora (diesel), trocar amortecedores, manter-se atualizado profissionalmente, trocar vedantes de óleo e água, trocar sensores térmicos, preencher ordem de serviço, reparar bomba hidráulica da direção, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, ajustar cubos de rodas, demonstrar orientação espacial, trocar tensores, trocar rolamentos de rodas, reparar caixa de direção, vestir equipamentos de proteção individual, drenar filtros da linha de alimentação, testar sistema de transmissão no veículo, reparar sistema de escapamento, reparar bomba d'água, trabalhar com atenção seletiva, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, reparar sistema de carga e partida, orçar serviços manuais e por computador, testar desempenho do motor em dinamômetro, reparar chassis, reparar sistema de sobrealimentação, reparar bomba injetora.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas (tratores) ficou em 6.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas (tratores) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores que ficou em 6.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas (tratores) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas (tratores) ficou em 7.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 26,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores 2025
O salário de Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas (tratores) mostrado aqui é resultado do levantamento de 5.348 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de veículos automotores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas (tratores) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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