O dissídio de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914425 no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.835,79

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

11.408 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ji-Parana - RO

R$ 2.211,53

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

2.005 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Extração de Carvão Mineral

R$ 5.296,43

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Serviços de Manutenção e Reparação Mecânica de Veículos Automotores

8.073 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.

Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente

O que faz um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.

Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.

Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.

Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.

Regula e faz a sangria do sistema de freios.

Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.

Ajusta cubos de rodas.

Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.

Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.

Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.

Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.

Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.

Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.

Funções do Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)

O profissional Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel deve demonstrar competências pessoais, reparar componentes e sistemas de veículos, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, substituir peças dos diversos sistemas, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, elaborar plano de manutenção, realizar o trabalho com segurança.

Condições de trabalho da profissão

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)

Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) deve interpretar desenhos e normas técnicas, realizar teste de emissão de poluentes, trocar peças com defeito de fabricação, trocar fluidos hidráulicos, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, trocar sistema de embreagem, regular freios, ajustar componentes pneumáticos, reparar sistema de carga e partida, testar estanqueidade do sistema de alimentação, trocar mangueiras, correias e polias, trocar vedantes de óleo e água, desmontar sistema de transmissão, manter-se atualizado profissionalmente, efetuar limpeza geral, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, trocar terminais esféricos (pivôs), trocar buchas, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, manter o local de trabalho organizado, realizar manutenção do compressor de ar, reparar sistema elétrico, reparar bomba d'água, trocar válvulas pneumáticas, reparar sistema de sobrealimentação, substituir bolsas de ar, instalar sistemas de transmissão no veículo, interpretar diagramas eletroeletrônicos, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, reparar bomba de combustível, trocar rolamentos de rodas, testar pressão de alimentação e vazão, preencher ordem de serviço, testar válvulas injetoras, realizar manutenção da bomba hidráulica, trocar válvula injetora, trocar amortecedores, testar circuitos eletroeletrônicos, estimar tempo de execução, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, demonstrar destreza manual, testar motor no veículo, substituir braços do sistema, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, trabalhar com responsabilidade, realizar o trabalho de modo eficiente, ajustar cubos de rodas, regular sistema de ignição e injeção, reparar chassis, orçar serviços manuais e por computador, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, identificar tipos de transmissão e funcionamento, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, trocar componentes eletroeletrônicos, identificar o trabalho a ser realizado, ajustar válvulas no motor, controlar dimensional das peças, trocar filtros e lubrificantes, preencher requisição de material, trabalhar com atenção seletiva, conferir peças no recebimento, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, remover o motor do veículo, demonstrar orientação espacial, instalar motor no veículo, montar motor, reparar sistema de escapamento, orientar o cliente no uso correto do veículo, testar sistema de transmissão no veículo, trocar peças do sistema de escapamento, reparar válvula injetora (diesel), reparar sistema de arrefecimento, reparar caixa de direção, trocar sensores térmicos, testar desempenho do motor em dinamômetro, desmontar o motor, coordenar braços e pernas, reparar bomba hidráulica da direção, identificar áreas de risco, sangrar sistema de freios, trocar molas, enviar peças para retificação, manter relacionamento interpessoal, identificar sons no ambiente, substituir agregados da suspensão, reparar bomba injetora, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, avaliar satisfação do cliente, lubrificar articulações da suspensão, confirmar plano de manutenção com o cliente, reparar válvulas pneumáticas, vestir equipamentos de proteção individual, remover sistemas de transmissão, trabalhar em equipe, reparar unidade hidráulica, substituir agregados (compressor, alternador, bomba d'água etc.), interpretar termos técnicos em língua estrangeira, trocar radiadores, trocar tensores, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, drenar filtros da linha de alimentação, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, trocar componentes da unidade hidráulica, cumprir compromissos assumidos, limpar filtros de transmissão, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, alinhar sistema de direção, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores que ficou em 8.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel ficou em 5.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 26,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores 2025

O salário de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel mostrado aqui é resultado do levantamento de 43.951 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de veículos automotores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 914425 salário