O dissídio de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914425 no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 2.768,01
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
11.095 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Apore - GO
R$ 4.438,57
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.809 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.
Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
O que faz um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel
O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.
Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.
Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.
Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.
Regula e faz a sangria do sistema de freios.
Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.
Ajusta cubos de rodas.
Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.
Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.
Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.
Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.
Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.
Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.
Funções do Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)
O profissional Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel deve testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, substituir peças dos diversos sistemas, reparar componentes e sistemas de veículos, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, elaborar plano de manutenção, realizar o trabalho com segurança, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)
Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) deve trocar terminais esféricos (pivôs), conferir peças no recebimento, reparar válvula injetora (diesel), trocar sensores térmicos, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, trabalhar com atenção seletiva, montar motor, substituir agregados da suspensão, trocar peças com defeito de fabricação, trocar sistema de embreagem, sangrar sistema de freios, trocar rolamentos de rodas, instalar sistemas de transmissão no veículo, ajustar componentes pneumáticos, substituir braços do sistema, reparar unidade hidráulica, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, identificar áreas de risco, testar desempenho do motor em dinamômetro, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, identificar tipos de transmissão e funcionamento, testar motor no veículo, preencher requisição de material, remover sistemas de transmissão, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, trocar componentes da unidade hidráulica, desmontar o motor, manter relacionamento interpessoal, testar estanqueidade do sistema de alimentação, trocar molas, identificar o trabalho a ser realizado, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, reparar sistema de arrefecimento, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, cumprir compromissos assumidos, limpar filtros de transmissão, drenar filtros da linha de alimentação, trocar tensores, avaliar satisfação do cliente, reparar sistema de escapamento, reparar bomba hidráulica da direção, regular sistema de ignição e injeção, ajustar cubos de rodas, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, testar sistema de transmissão no veículo, testar válvulas injetoras, trabalhar em equipe, enviar peças para retificação, reparar sistema de sobrealimentação, trocar válvula injetora, realizar teste de emissão de poluentes, alinhar sistema de direção, instalar motor no veículo, interpretar diagramas eletroeletrônicos, preencher ordem de serviço, realizar manutenção do compressor de ar, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, controlar dimensional das peças, testar pressão de alimentação e vazão, estimar tempo de execução, vestir equipamentos de proteção individual, desmontar sistema de transmissão, reparar bomba de combustível, reparar válvulas pneumáticas, reparar bomba injetora, identificar sons no ambiente, demonstrar orientação espacial, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, reparar sistema de carga e partida, confirmar plano de manutenção com o cliente, manter o local de trabalho organizado, trocar componentes eletroeletrônicos, demonstrar destreza manual, regular freios, efetuar limpeza geral, remover o motor do veículo, testar circuitos eletroeletrônicos, lubrificar articulações da suspensão, trocar radiadores, realizar o trabalho de modo eficiente, trocar amortecedores, realizar manutenção da bomba hidráulica, reparar sistema elétrico, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, trocar vedantes de óleo e água, orçar serviços manuais e por computador, trocar filtros e lubrificantes, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, reparar chassis, trocar peças do sistema de escapamento, orientar o cliente no uso correto do veículo, coordenar braços e pernas, ajustar válvulas no motor, interpretar desenhos e normas técnicas, trabalhar com responsabilidade, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, trocar fluidos hidráulicos, substituir bolsas de ar, manter-se atualizado profissionalmente, trocar mangueiras, correias e polias, substituir agregados (compressor, alternador, bomba d'água etc.), reparar caixa de direção, trocar válvulas pneumáticas, trocar buchas, reparar bomba d'água.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores que ficou em 5.40% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel ficou em 7.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores 2024
O salário de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel mostrado aqui é resultado do levantamento de 41703 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de veículos automotores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 44h | 2.664,73 | 2.768,01 | 3.906,30 | 12,66 | 4.10% |
Minas Gerais | 43h | 2.218,01 | 2.303,97 | 3.251,44 | 10,62 | 7.00% |
Paraná | 44h | 2.317,91 | 2.407,74 | 3.397,88 | 11,00 | 4.10% |
Santa Catarina | 44h | 2.462,29 | 2.557,72 | 3.609,54 | 11,65 | 8.10% |
Rio Grande do Sul | 44h | 2.346,41 | 2.437,35 | 3.439,66 | 11,12 | 5.80% |
Goiás | 44h | 2.394,19 | 2.486,98 | 3.509,70 | 11,37 | 7.50% |
Rio de Janeiro | 43h | 2.401,08 | 2.494,14 | 3.519,80 | 11,52 | 7.60% |
Mato Grosso | 44h | 2.460,33 | 2.555,68 | 3.606,65 | 11,66 | 8.10% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 2.599,62 | 2.700,37 | 3.810,84 | 12,36 | 6.30% |
Bahia | 43h | 2.012,20 | 2.090,19 | 2.949,73 | 9,62 | 4.50% |
Espírito Santo | 44h | 2.171,96 | 2.256,14 | 3.183,94 | 10,35 | 6.90% |
Pará | 44h | 2.068,12 | 2.148,27 | 3.031,70 | 9,87 | 6.10% |
Pernambuco | 44h | 1.987,24 | 2.064,26 | 2.913,14 | 9,48 | 5.10% |
Ceará | 44h | 2.223,28 | 2.309,45 | 3.259,17 | 10,56 | 4.40% |
Maranhão | 43h | 2.230,37 | 2.316,81 | 3.269,55 | 10,84 | 7.40% |
Rondônia | 44h | 2.037,84 | 2.116,82 | 2.987,32 | 9,67 | 7.40% |
Distrito Federal | 43h | 2.184,77 | 2.269,44 | 3.202,70 | 10,52 | 7.30% |
Amazonas | 44h | 2.454,64 | 2.549,78 | 3.598,32 | 11,71 | 7.20% |
Sergipe | 44h | 1.951,57 | 2.027,21 | 2.860,86 | 9,26 | 7.20% |
Alagoas | 44h | 1.854,05 | 1.925,90 | 2.717,89 | 8,80 | 5.10% |
Tocantins | 43h | 2.058,15 | 2.137,92 | 3.017,09 | 9,85 | 4.40% |
Paraíba | 44h | 1.947,33 | 2.022,80 | 2.854,63 | 9,21 | 4.20% |
Piauí | 44h | 1.839,63 | 1.910,93 | 2.696,76 | 8,76 | 6.70% |
Rio Grande do Norte | 44h | 1.866,31 | 1.938,64 | 2.735,87 | 8,85 | 7.40% |
Amapá | 44h | 2.193,79 | 2.278,82 | 3.215,94 | 10,37 | 5.60% |
Acre | 44h | 1.968,91 | 2.045,22 | 2.886,28 | 9,32 | 4.60% |
Roraima | 44h | 1.987,68 | 2.064,72 | 2.913,79 | 9,46 | 6.90% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel. |
Dissídio de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 43 | 2.857,62 | 2.968,37 | 4.189,05 | 13,74 | 5.60% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 2.498,70 | 2.595,54 | 3.662,90 | 11,95 | 4.60% |
Belo Horizonte, MG | 44 | 2.160,00 | 2.243,71 | 3.166,40 | 10,29 | 4.10% |
Curitiba, PR | 43 | 2.534,76 | 2.633,00 | 3.715,78 | 12,15 | 5.30% |
Goiânia, GO | 44 | 2.340,70 | 2.431,42 | 3.431,29 | 11,11 | 5.80% |
Três Lagoas, MS | 44 | 2.501,73 | 2.598,69 | 3.667,35 | 11,86 | 4.10% |
Contagem, MG | 43 | 2.320,60 | 2.410,54 | 3.401,83 | 11,10 | 8.00% |
Ribeirão Preto, SP | 43 | 2.864,36 | 2.975,37 | 4.198,94 | 13,70 | 4.20% |
Uberlândia, MG | 44 | 2.221,31 | 2.307,40 | 3.256,28 | 10,53 | 4.10% |
Rio Verde, GO | 44 | 2.208,52 | 2.294,12 | 3.237,53 | 10,50 | 6.20% |
Ponta Grossa, PR | 44 | 2.006,39 | 2.084,15 | 2.941,22 | 9,52 | 4.50% |
Campinas, SP | 44 | 2.816,30 | 2.925,45 | 4.128,48 | 13,31 | 6.80% |
Guarulhos, SP | 44 | 3.052,40 | 3.170,70 | 4.474,59 | 14,44 | 5.30% |
Rondonópolis, MT | 44 | 2.210,29 | 2.295,96 | 3.240,12 | 10,48 | 8.00% |
Campo Grande, MS | 44 | 2.112,88 | 2.194,77 | 3.097,32 | 10,07 | 6.80% |
Brasília, DF | 43 | 2.184,77 | 2.269,44 | 3.202,70 | 10,52 | 7.40% |
Itajaí, SC | 44 | 2.751,56 | 2.858,21 | 4.033,59 | 13,00 | 4.30% |
Porto Alegre, RS | 44 | 2.498,24 | 2.595,06 | 3.662,23 | 11,90 | 5.40% |
Jundiaí, SP | 44 | 2.698,57 | 2.803,16 | 3.955,90 | 12,74 | 4.10% |
Maringá, PR | 43 | 2.347,32 | 2.438,29 | 3.440,99 | 11,24 | 6.30% |
Fortaleza, CE | 44 | 2.297,61 | 2.386,66 | 3.368,13 | 10,87 | 5.20% |
Cuiabá, MT | 44 | 2.430,98 | 2.525,20 | 3.563,64 | 11,58 | 5.20% |
Cascavel, PR | 44 | 2.293,78 | 2.382,68 | 3.362,51 | 10,86 | 4.40% |
Manaus, AM | 44 | 2.425,27 | 2.519,26 | 3.555,26 | 11,58 | 5.10% |
Chapeco, SC | 44 | 2.690,10 | 2.794,36 | 3.943,49 | 12,73 | 7.70% |
Limeira, SP | 44 | 2.952,94 | 3.067,39 | 4.328,79 | 13,96 | 7.40% |
Lençóis Paulista, SP | 44 | 2.921,31 | 3.034,53 | 4.282,42 | 13,88 | 6.30% |
Uberaba, MG | 43 | 2.331,81 | 2.422,19 | 3.418,26 | 11,20 | 6.00% |
Guaíba, RS | 43 | 2.724,38 | 2.829,97 | 3.993,74 | 13,07 | 7.00% |
Mucuri, BA | 43 | 1.988,29 | 2.065,35 | 2.914,69 | 9,51 | 4.10% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores | 2.141,66 | 2.224,67 | 3.139,52 | 7.50% | |
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores | 2.100,52 | 2.181,93 | 3.079,20 | 5.30% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.489,66 | 2.586,15 | 3.649,66 | 5.90% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal | 2.550,39 | 2.649,24 | 3.738,69 | 7.50% | |
Comércio por atacado de caminhões novos e usados | 2.026,05 | 2.104,58 | 2.970,04 | 8.30% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana | 2.350,69 | 2.441,80 | 3.445,94 | 5.40% | |
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos | 2.059,20 | 2.139,00 | 3.018,63 | 7.80% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.690,75 | 2.795,03 | 3.944,43 | 6.70% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal | 2.435,98 | 2.530,39 | 3.570,96 | 7.00% | |
Fabricação de álcool | 3.505,37 | 3.641,23 | 5.138,61 | 7.30% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal, exceto em região metropolitana | 2.534,06 | 2.632,27 | 3.714,74 | 6.80% | |
Transporte rodoviário de produtos perigosos | 2.518,33 | 2.615,93 | 3.691,68 | 4.60% | |
Fabricação de açúcar em bruto | 2.791,84 | 2.900,04 | 4.092,62 | 5.60% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual | 2.576,25 | 2.676,10 | 3.776,59 | 4.90% | |
Locação de automóveis sem condutor | 2.743,90 | 2.850,25 | 4.022,35 | 4.70% | |
Construção de rodovias e ferrovias | 3.423,55 | 3.556,24 | 5.018,67 | 6.90% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, municipal | 2.578,89 | 2.678,84 | 3.780,47 | 6.60% | |
Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar | 1.919,66 | 1.994,06 | 2.814,07 | 4.80% | |
Coleta de resíduos não-perigosos | 2.742,00 | 2.848,27 | 4.019,56 | 7.70% | |
Obras de terraplenagem | 3.011,27 | 3.127,97 | 4.414,29 | 8.10% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |