O dissídio de Mecânico de Manutenção de Aeronaves 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914105 no cargo de Mecânico de Manutenção de Aeronaves.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 4.759,97

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.265 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Itajuba - MG

R$ 8.799,21

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

604 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral realiza manutenção mecânica – preventiva e corretiva – de componentes, equipamentos e sistemas de aeronaves (aviões e helicópteros) Repara motores, estruturas e sistema de combustível.

Faz manutenção do sistema de trem de pouso, de sistemas elétricos, eletrônicos e hidráulicos, do sistema de comandos de voo, e do sistema interior de aeronaves Executa manutenção de sistemas diversificados, tais como sistemas de oxigênio, ar-condicionado, pressurização, água potável, detecção e extinção de fogo, e de sistemas antichuva e antigelo Repara sistemas de hélices e rotores de helicópteros.

Testa funcionamento de componentes Preenche relatórios e fichas de inspeção Atua de acordo com diretrizes de segurança aeronáutica.

Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

O que faz um Mecânico de Manutenção de Aeronaves

O Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral planeja o trabalho, verificando ordens de serviço Interpreta manuais, desenhos técnicos mecânicos e elétricos de motopropulsores, estruturas, sistemas diversificados da aeronave e componentes aviônicos, de acordo com o tipo – aviões e helicópteros, de grande, médio e pequeno porte – de aeronave.

Analisa “diretivas de aeronavegabilidade” – notificações ou avisos de que existem deficiências de segurança conhecidas, associadas às aeronaves, que podem estar relacionadas à manutenção, para cumprir diretrizes de segurança aeronáutica.

Utiliza sistemas de informação de apoio à manutenção Identifica novos materiais utilizados na construção de peças de motores e de estruturas.

Repara motores convencionais e motores a reação (a jato), removendo-os, corrigindo defeitos, instalando acessórios, executando ensaios não destrutivos e realizando revisão geral Balanceia e instala motores.

Coleta amostras de fluidos para análise laboratorial.

Pode reparar aeronaves com motorização elétrica Repara estruturas de aeronaves, inspecionando-as a fim de detectar defeitos e verificando fixação de rebites.

Repara chapeamento, aplica materiais compósitos e trata estruturas contra corrosão.

Alinha superfícies em relação à fuselagem Repara sistema de combustível, examinando tipo de combustível, verificando nível e pressão do sistema e realizando destanqueamento (retirada de combustível dos tanques) Remove componentes, repara tanques, descontaminha o sistema, substitui componentes, e instala tanques.

Realiza revisão geral de componentes e abastece os tanques Realiza manutenção do sistema de trem de pouso, removendo rodas, pneus, trens de pouso, amortecedores, atuadores e sistema de freios, revisando sistema de emergência e sistema de freio automático, montando e ajustando componentes Lubrifica componentes mecânicos e realiza testes operacionais em componentes do trem de pouso.

Executa manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos, verificando acionamento elétrico dos diversos sistemas, reparando e instalando componentes Faz manutenção do sistema de comandos de voo, inspecionando funcionamento de componentes, removendo comandos e balanceando superfícies de comando.

Regula e instala comandos de voo Realiza manutenção do sistema interior de aeronaves, substituindo componentes de poltronas e revisando estado geral de poltronas e de cintos de segurança Repara componentes do sistema da copa (“galley”).

Conserta sistemas de som, vídeo, iluminação e comunicação Substitui pisos e trilhos e repara componentes das toaletes Executa manutenção em sistemas diversificados, cumprindo rotinas de inspeção de manutenção e executando serviços de substituição de peças ou equipamentos.

Substitui peças dos sistemas de oxigênio, ar-condicionado, pressurização, água potável, e de detritos Substitui equipamentos de emergência Substitui peças do sistema antichuva e antigelo, bem como do sistema de detecção e extinção de fogo.

Pode realizar manutenção de sistemas hidráulicos Repara sistemas de hélices e de rotores de helicópteros, removendo-os e substituindo engrenagens, selos mecânicos e rolamentos Balanceia e monta os sistemas Ajusta conjunto de sincronismo de rotores Faz testes de componentes da aeronave, de acordo com procedimentos específicos, a fim de comprovar seu funcionamento.

Testa funcionamento de motores, de sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, e de sistema antiderrapagem Realiza testes de freio do rotor de helicópteros e testes de funcionamento de rotores e hélices de helicópteros Preenche relatórios de avarias e fichas de inspeção Mantém o local de trabalho limpo e organizado Descarta resíduos seguindo normas ambientais Trabalha com segurança, aplicando conceitos de ergonomia e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Sinaliza áreas de manutenção e delimita áreas de risco Opera equipamentos de extinção de incêndio Orienta balizamento de aeronaves Realiza aterramento elétrico da aeronave em manutenção.

Funções do Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral

O profissional Mecânico de Manutenção de Aeronaves deve realizar manutenção em diversos sistemas, reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, demonstrar competências pessoais, realizar manutenção do sistema de trem de pouso, provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave, trabalhar com segurança, reparar sistema de combustível, realizar manutenção do sistema de comandos de voo, realizar manutenção do sistema interior de aeronaves, realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico, reparar motores convencionais e À reação, realizar manutenção de sistemas hidráulicos, reparar estruturas de aeronaves.

Condições de trabalho da profissão

Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral

Um Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral deve responsabilizar-se pelo serviço realizado, remover amortecedores e atuadores, testar sistema antiderrapagem do trem de pouso, demonstrar destreza digital, instalar componentes elétricos e eletrônicos, inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo, monitorar nível de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema, interpretar diagramas elétricos, balancear helicópteros e aviões, testar sistema hidráulico, revisar sistema de emergência do trem de pouso, verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas, instalar acessórios do motor, revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança, ajustar componentes do sistema de trem de pouso, revisar sistema de freio automático, demonstrar atenção seletiva, substituir mangueiras e tubulações, remover comandos de voo, demonstrar acuidade auditiva, testar o funcionamento dos rotores, substituir selos mecânicos, instalar tanques de combustível, trabalhar de forma organizada, substituir equipamentos de emergência, instalar comandos de voo, reparar componentes dos toaletes, realizar inspeção visual, demonstrar acuidade visual, remover motores, regular comandos de voo, reparar componentes elétricos e eletrônicos, ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico, sugerir melhorias nos projetos, calibrar equipamentos eletrônicos, revisar funcionamento dos componentes (bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros), coletar amostras de fluidos para análise laboratorial, demonstrar orientação espacial, operar equipamentos de extinção de incêndio, substituir peças do sistema de oxigênio, demonstrar perseverança, instalar componentes do sistema hidráulico, interpretar manuais, pesar helicópteros e aviões, substituir componentes de poltronas, balancear superfícies de comando, substituir engrenagens da transmissão, instalar motores, calibrar pneus e amortecedores, substituir pisos e trilhos, remover sistema de freios, tratar estruturas contra corrosão, reparar componentes do sistema da copa (galley), substituir peças do sistema antichuva e antigelo, verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão, interpretar leitura de instrumentos, substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização, sinalizar áreas de manutenção, trabalhar em equipe, remover trens de pouso fixos e móveis, substituir peças do sistema de água potável e detritos, participar de programas de treinamento promovidos pela empresa, eliminar defeitos (vazamentos, variação de pressão e nível de óleo), entelar estruturas e superfícies de manobra, realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso, corrigir defeitos de funcionamento do motor, lubrificar componentes mecânicos, aterrar aeronave em manutenção, demonstrar precisão e controle, destanquear aeronaves, realizar revisão geral dos motores, montar componentes do sistema de trem de pouso, alinhar superfícies em relação à fuselagem, testar o funcionamento das hélices, identificar defeitos, montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, substituir peças do sistema de detecção e extinção de fogo, cumprir cronograma de trabalho, abastecer tanques de combustíveis, autocriticar-se, descontaminar o sistema de combustível (retirada de água e impurezas que possam causar defeitos), remover componentes do sistema de combustível, interpretar diagramas lógicos, testar freio do rotor de helicópteros, ajustar conjunto de sincronismo de rotores, testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, reparar tanque de combustível, realizar ensaios não destrutivos, remover componentes do sistema hidráulico, aplicar materiais compósitos, inspecionar estruturas quanto à presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito, inspecionar funcionamento dos componentes, balancear motores, vestir equipamentos de proteção individual, testar sistema antiderrapagem, balancear hélices e rotores de helicópteros, realizar revisão geral dos componentes, verificar fixação dos rebites, testar o funcionamento dos motores, remover hélices e rotores de helicópteros, delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas, reparar chapeamento, substituir rolamentos, remover rodas e pneus, substituir componentes do sistema, isolar área de testes de radar, alta frequência e motores, orientar balizamento de aeronaves, consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação, interpretar ordens de serviço, discriminar odores, preencher fichas de inspeção, preencher relatórios de avarias.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Mecânico de Manutenção de Aeronaves ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Aeronaves e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção aeronáutica que ficou em 4.90% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Manutenção de Aeronaves em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Mecânico de Manutenção de Aeronaves ficou em 8.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção aeronáutica 2024

O salário de Mecânico de Manutenção de Aeronaves mostrado aqui é resultado do levantamento de 3594 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção aeronáutica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Aeronaves com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Mecânico de Manutenção de Aeronaves CBO 914105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Mecânico de Manutenção de Aeronaves em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Mecânico de Manutenção de Aeronaves por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 41h 3.836,96 3.985,67 5.624,69 19,36 7.60%
Rio de Janeiro 40h 4.582,37 4.759,97 6.717,41 23,73 4.70%
Goiás 43h 2.652,34 2.755,14 3.888,14 12,75 7.50%
Minas Gerais 42h 3.716,50 3.860,54 5.448,11 18,32 5.90%
Paraná 43h 2.922,62 3.035,89 4.284,34 14,11 7.20%
Mato Grosso 44h 2.876,84 2.988,34 4.217,24 13,64 7.60%
Pará 42h 1.770,95 1.839,59 2.596,08 8,82 4.10%
Santa Catarina 43h 2.395,99 2.488,85 3.512,34 11,58 5.50%
Bahia 43h 3.125,92 3.247,07 4.582,37 15,17 5.70%
Amazonas 41h 3.034,34 3.151,94 4.448,11 15,31 5.70%
Rio Grande do Sul 43h 2.371,76 2.463,68 3.476,82 11,44 5.40%
Mato Grosso do Sul 43h 2.904,56 3.017,13 4.257,86 13,94 4.10%
Distrito Federal 41h 2.909,23 3.021,98 4.264,71 14,77 6.70%
Tocantins 43h 2.448,87 2.543,78 3.589,86 11,74 5.00%
Ceará 40h 2.245,98 2.333,03 3.292,44 11,55 8.30%
Pernambuco 40h 2.662,95 2.766,15 3.903,68 13,77 8.20%
Maranhão 43h 1.897,28 1.970,81 2.781,27 9,19 7.80%
Espírito Santo 43h 1.743,06 1.810,61 2.555,19 8,44 4.50%
Piauí 41h 3.213,13 3.337,67 4.710,22 16,41 4.10%
Alagoas 43h 4.313,97 4.481,17 6.323,96 21,01 5.50%
Roraima 41h 2.995,89 3.112,00 4.391,75 15,11 4.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Mecânico de Manutenção de Aeronaves.

Dissídio de Mecânico de Manutenção de Aeronaves por cidade

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Aeronaves nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Mecânico de Manutenção de Aeronaves na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro, RJ 40 4.538,06 4.713,94 6.652,46 23,66 6.10%
Guarulhos, SP 37 4.910,47 5.100,78 7.198,38 27,80 7.80%
Goiânia, GO 43 2.986,29 3.102,03 4.377,67 14,31 6.80%
São Paulo, SP 42 4.229,11 4.393,01 6.199,55 21,08 5.20%
São Carlos, SP 42 4.577,21 4.754,61 6.709,85 22,57 7.50%
São José dos Campos, SP 42 3.638,64 3.779,66 5.333,97 17,94 4.10%
Ribeirão Preto, SP 38 3.618,63 3.758,88 5.304,65 19,65 5.20%
Sorocaba, SP 44 2.979,83 3.095,32 4.368,21 14,08 7.80%
Belo Horizonte, MG 42 4.001,57 4.156,66 5.866,00 19,57 5.90%
Macaé, RJ 42 5.724,92 5.946,80 8.392,30 28,13 4.70%
Ananindeua, PA 42 1.375,11 1.428,41 2.015,81 6,79 7.40%
Jundiaí, SP 43 4.075,73 4.233,70 5.974,72 19,59 5.00%
Manaus, AM 40 3.167,38 3.290,14 4.643,15 16,26 7.80%
Tubarão, SC 44 1.577,81 1.638,97 2.312,96 7,45 6.60%
Brasília, DF 41 2.909,23 3.021,98 4.264,71 14,77 4.80%
Curitiba, PR 43 3.142,97 3.264,78 4.607,36 15,10 5.30%
Salvador, BA 43 2.750,92 2.857,54 4.032,64 13,43 7.10%
Osasco, SP 43 2.667,19 2.770,56 3.909,90 13,02 7.60%
Campo Grande, MS 43 3.110,31 3.230,86 4.559,49 14,91 6.60%
São José dos Pinhais, PR 42 3.466,08 3.600,42 5.081,02 17,06 5.10%
Porto Alegre, RS 42 2.524,47 2.622,31 3.700,68 12,42 4.10%
Rio Verde, GO 43 1.413,18 1.467,95 2.071,62 6,88 4.80%
Campinas, SP 42 4.060,80 4.218,19 5.952,83 20,07 6.60%
Recife, PE 39 2.986,85 3.102,61 4.378,50 15,85 5.20%
Fortaleza, CE 40 2.178,64 2.263,08 3.193,73 11,27 7.30%
Barreiras, BA 44 4.193,76 4.356,30 6.147,73 19,80 6.10%
Carapicuíba, SP 42 4.835,52 5.022,93 7.088,51 23,92 7.50%
Itajuba, MG 40 8.470,90 8.799,21 12.417,71 44,00 6.30%
Ponta Grossa, PR 42 4.294,46 4.460,91 6.295,36 21,40 7.40%
São José do Rio Preto, SP 44 2.322,10 2.412,10 3.404,03 11,07 5.40%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Mecânico de Manutenção de Aeronaves. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Mecânico de Manutenção de Aeronaves no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Manutenção e reparação de aeronaves, exceto a manutenção na pista 3.324,21 3.453,05 4.873,05 6.00%
Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação 4.153,41 4.314,39 6.088,59 4.10%
Transporte aéreo de passageiros regular 4.911,37 5.101,72 7.199,70 5.20%
Manutenção de aeronaves na pista 3.202,64 3.326,77 4.694,84 4.70%
Transporte aéreo de carga 3.556,59 3.694,43 5.213,69 4.60%
Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas 2.320,30 2.410,23 3.401,39 6.10%
Outras atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente 6.454,90 6.705,08 9.462,41 4.50%
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 1.607,77 1.670,08 2.356,87 6.30%
Instalação e manutenção elétrica 1.401,80 1.456,13 2.054,93 7.30%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 2.008,61 2.086,46 2.944,47 5.80%
Fabricação de aeronaves 6.290,90 6.534,72 9.221,99 6.00%
Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos 2.240,17 2.326,99 3.283,92 6.50%
Construção de edifícios 1.634,88 1.698,24 2.396,61 7.00%
Atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem 2.652,60 2.755,40 3.888,51 7.10%
Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais 1.509,25 1.567,74 2.212,44 4.90%
Cursos de pilotagem 2.407,73 2.501,05 3.529,55 5.40%
Comércio varejista de outros produtos 3.468,81 3.603,25 5.085,01 6.10%
Locação de mão-de-obra temporária 3.051,35 3.169,61 4.473,05 5.20%
Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas 1.378,69 1.432,13 2.021,06 5.20%
Cultivo de soja 4.364,38 4.533,53 6.397,86 6.40%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.