O dissídio de Manobrador de Trem 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 783110 no cargo de Manobrador de Trem.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 2.256,62

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.807 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 1.927,67

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.556 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Transporte Ferroviário de Passageiros Municipal e em Região Metropolitana

R$ 3.640,27

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Estacionamento de Veículos

2.246 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Manobrador orienta e controla a execução de manobras de trens, guiando os maquinistas via rádio ou por sinais manuais ou luminosos, realizando o acoplamento e o desacoplamento de vagões de carga e carros de passageiros, operando aparelho de mudança de via (AMV), e efetuando o estacionamento dos trens Planeja a execução das manobras, examinando a programação.

Inspeciona os veículos ferroviários, executando pequenos reparos Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Manobrador de Trem

O Manobrador planeja a execução de manobras de trens, examinando a programação, verificando os tipos de vagões e seus destinos, e identificando bitolas e linhas Confere freios manuais e calços.

Engata mangueiras e abre torneira angular de ar.

Orienta os maquinistas via rádio ou por sinais manuais ou luminosos Prepara o acoplamento de vagões de carga e carros de passageiros, examinando a bitola das linhas e aproximando a máquina.

Verifica a posição, alinha e conecta engate no trem Confirma engate e conecta plugues ou jumpers entre vagões e locomotivas.

Verifica calço do trem.

Opera aparelho de mudança de via (AMV), conferindo e destravando a posição da chave Aciona chave manual e verifica ponta da agulha.

Trava a chave na posição desejada.

Abre o aparelho de mudança de via, limpando e lubrificando a chave Efetua o estacionamento do trem dentro do marco, acionando freio de emergência ou de serviço Aciona freio manual dos vagões.

Calça o trem Recarrega freio, se necessário Comunica ao Centro de Controle Operacional (CCO) o recolhimento de trens e a situação do pátio.

Inspeciona os veículos ferroviários, vistoriando o estado físico dos vagões e verificando o fechamento de suas portas ou seus lacres Executa pequenos reparos nos vagões.

Limpa as locomotivas, abastecendo-as com areia Comunica anormalidades à área de manutenção Prepara o desacoplamento de vagões e carros, aplicando freio de serviço de emergência no veículo.

Fecha a torneira de ar e desengata as mangueiras, prendendo-as no suporte Desacopla plugues ou jumpers e aciona a alavanca de corte do engate Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual, fazendo sinais manuais ou luminosos de alerta, verificando os sistemas de freios e a timoneira, e retirando obstáculos dos trilhos.

Orienta as pessoas sobre as áreas de risco, utilizando rádio transceptor.

Funções do Manobrador

O profissional Manobrador de Trem deve estacionar trem, demonstrar competências pessoais, observar normas de segurança, controlar pátio de manobras, operar amv (aparelho de mudança de via), manobrar veículos ferroviários, acoplar vagões e carros, desacoplar vagões e carros, revisar veículos ferroviários.

Condições de trabalho da profissão

Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos atuam em empresas ferroviárias de transporte de carga e de passageiros como assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e a céu aberto. O agente de pátio atua também em ambiente fechado e o manobrador, em veículos. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de materiais tóxicos, a ruído intenso e aos perigos inerentes a trabalhos realizados em rede aérea elétrica.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício da ocupação de manobrador requer-se ensino fundamental para o de agente de pátio, ensino médio. A formação profissional ocorre mediante curso básico de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas-aula, realizado na própria empresa ou em instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades é alcançado com a prática profissional no posto de trabalho.

Atividades exercidas por um Manobrador

Um Manobrador deve comunicar descarrilamento de trens, calçar o trem, manter confidencialidade acerca de acidentes, prender mangueira no suporte, separar locomotiva dos vagões, sinalizar manualmente, limpar locomotivas, desacoplar plugues ou jumpers, comunicar-se com cco sobre recolhimento de trens, mostrar-se atento, inspecionar estado físico dos vagões, utilizar sinais luminosos, manifestar prudência, demonstrar força física, recarregar freio se necessário, abrir mandíbulas, abastecer locomotiva com areia, comunicar anormalidades à área de manutenção, aproximar máquina do vagão, alinhar engates, travar chave na posição desejada, abrir amv, executar engate, conferir freios manuais e calços, executar pequenos reparos nos vagões, atualizar-se, acompanhar maquinistas em viagem, verificar ponta da agulha, atentar para anormalidades, verificar posição dos engates, verificar calço do trem, aplicar procedimentos de primeiros socorros, identificar tipo de vagão e destino, retirar obstáculos dos trilhos, desengatar mangueiras, informar situação do pátio, verificar bitola das linhas, verificar fechamento das portas ou lacres dos vagões, averiguar local onde o trem está estacionado, aplicar freio de serviço de emergência no veículo, deixar trem dentro do marco, acionar freio manual dos vagões, utilizar rádio transceptor, engatar máquina nos vagões, conferir posição da chave, demonstrar autocontrole, conectar engate no trem, demonstrar iniciativa, acionar freio de emergência ou de serviço, demonstrar agilidade, demonstrar humildade, orientar maquinista via rádio ou por sinais manuais, abrir torneira angular de ar, engatar mangueiras de ar, assumir responsabilidades, demonstrar presteza, destravar a chave, limpar chave, acompanhar descarregamento quando houver anormalidade, demonstrar visão logística, lubrificar chave, inspecionar timoneira, combinar manobra com o manobrista, verificar sistemas de freios, acionar alavanca de corte do engate, acompanhar cauda do trem, identificar bitolas e linhas, fechar a torneira de ar, conectar plugues ou jumpers entre vagões locomotivas, executar programação de manobras, certificar-se das manobras nos pátios, conectar adaptador de engate no trem, demonstrar paciência, acionar chave manual, utilizar epi, exprimir polidez, confirmar engate, cumprir ordens.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Manobrador de Trem ficou em 3.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Manobrador de Trem e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos que ficou em 3.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Manobrador de Trem em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Manobrador de Trem ficou em 3.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos 2025

O salário de Manobrador de Trem mostrado aqui é resultado do levantamento de 7.140 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Manobrador de Trem com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Manobrador de Trem CBO 783110 salário