O dissídio de Gerente Técnico Nas Operações de Correios e Telecomunicações 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141610 no cargo de Gerente Técnico Nas Operações de Correios e Telecomunicações.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 8.819,22

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

294 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Luís - MA

R$ 4.487,38

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

106 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Serviços de Telefonia Fixa Comutada - Stfc

R$ 13.937,53

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Manutenção de Estações e Redes de Telecomunicações

246 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de operações de correios e telecomunicações planeja, organiza, coordena e controla as atividades operacionais de correios (recepção e de distribuição de correspondências, produtos, encomendas e outros bens) e de telecomunicações (transmissão, emissão ou recepção - por fio, meios ópticos ou outro processo eletromagnético - de voz, imagens e dados) em empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Planeja expansão de capacidade de atendimento, de acordo com a demanda por novos serviços.

Gerencia contratos e projetos Avalia resultados, acompanhando indicadores de desempenho e adotando medidas para corrigir distorções Administra força de trabalho e recursos materiais e financeiros.

Aciona e controla serviços de manutenção Adapta processos operacionais às novas tecnologias Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Gerente Técnico Nas Operações de Correios e Telecomunicações

O Gerente de operações de correios e telecomunicações presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas de produção do planejamento tático Elabora planejamento operacional das atividades das equipes de trabalho, em áreas operacionais de correios e telecomunicações de empresa.

Propõe inovações tecnológicas.

Elabora orçamentos Elabora e aprova normas e procedimentos.

Organiza as atividades das equipes, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados Planeja expansão de capacidade de atendimento, de acordo com a demanda por novos serviços.

Desenvolve produtos, serviços e/ou equipamentos junto a fornecedores ou terceiros.

Desenvolve operações de apoio aos serviços de rastreamento associados às operações de correios Atua nas operações em serviços - de banda larga, televisão por assinatura paga, entre outros -, de acordo com demandas do mercado de telecomunicações.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.

Adapta processos operacionais às novas tecnologias, de acordo com a evolução das operações de correios e da concorrência, incluindo soluções de automação e de rede empregada nos serviços postais e de entrega em geral Pode colaborar nas iniciativas de diversificação da oferta de serviços de correio, desenvolvendo operações logísticas para comércio eletrônico (e-Commerce), importação e exportação, entre outras possibilidades Acompanha tendências pró-convergência de voz, dados e TV, disseminação da comunicação via internet, entre outros aspectos da evolução tecnológica em telecomunicações.

Nas operações de telecomunicações, pode desenvolver processos automatizados de operação e manutenção de equipamentos, sistemas e instalações Controla a execução dos serviços, definindo indicadores de desempenho para operações de correios e telecomunicações Monitora indicadores de desempenho diversificados, nas operações de correios.

Monitora segurança, tráfego, capacidade e outros indicadores de desempenho em operação de telecomunicações, podendo utilizar “software” e outros recursos tecnológicos específicos Monitora incidentes de quebra de segurança na proteção de dados, em operações de telecomunicações.

Analisa desempenho da área de operações de correios e telecomunicações, adotando medidas para corrigir distorções Soluciona reclamações de clientes, implementando ações de melhoria, para manter o padrão de qualidade requerido nas operações de correios e nas operações de telecomunicações Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias.

Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Administra pessoal, identificando necessidade de contratação, contribuindo na elaboração da descrição de cargos e do plano de carreiras, e promovendo a equalização entre cargos e remunerações Avalia desempenho das equipes de trabalho.

Planeja desenvolvimento de pessoal Gerencia recursos materiais e financeiros da área Analisa conjuntamente a demanda operacional e a capacidade de ocupação dos equipamentos, com os objetivos de otimizar o uso de recursos materiais e do espaço físico e de racionalizar custos das operações.

Autoriza requisição de compras e gastos com terceirização Avalia execução orçamentária Define plano de manutenção Aciona e controla serviços de manutenção Zela pelo cumprimento das normas de segurança.

Colabora na definição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) Promove ações de preservação ambiental Providencia descarte de resíduos de acordo com normas ambientais.

Funções do Gerente de operações de correios e telecomunicações

O profissional Gerente Técnico Nas Operações de Correios e Telecomunicações deve buscar novas tecnologias, controlar processo operacional, assessorar diretoria e setores da empresa, gerir recursos materiais e financeiros da Área, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, avaliar resultados, administrar equipes, planejar atividades de armazenamento, distribuição, transportes e comunicações, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) esses trabalhadores atuam em áreas operacionais de atividades de correio e telecomunicações, transporte aéreo, aquaviário e terrestre, armazéns gerais e serviços de distribuição. São assalariados, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado ou, como no caso do gerente de operações - transportes, também a céu aberto e em veículos. O horário de trabalho é diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante. O gerente de operações transportes pode estar exposto a ruído intenso e o gerente de operações - correios e telecomunicações ao uso contínuo de computadores, provocando dores.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o ingresso nesses empregos/ocupações, exige-se nível superior completo, exceto para o gerente de operações ¿ transportes, que tem como escolaridade mínima o ensino médio completo. A formação profissional é complementada por cursos especializados de duzentas a quatrocentas horas-aula para o gerente de operações ¿ transportes e mais de quatrocentas horas-aula para o gerente de logística. É recomendável mais de cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Gerente de operações de correios e telecomunicações

Um Gerente de operações de correios e telecomunicações deve acionar plano de contingência, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, demonstrar decisão, analisar capacidade de ocupação dos equipamentos, contribuir na elaboração de descrição de cargos, autorizar aluguel de equipamentos a terceiros, avaliar inovações, elaborar orçamentos, identificar a necessidade de estratégias de segurança, demonstrar capacidade de organização, administrar rotatividade de pessoal, administrar conflitos, propor inovações tecnológicas, atender auditoria e inspeções internas e externas, delegar tarefas, solucionar reclamações de clientes, demonstrar capacidade de negociação, planejar recursos humanos e materiais para as operações, otimizar uso de recursos materiais, definir metas (redução de custos, ganhos de produtividade, renovação de frota....), sugerir ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, implantar inovações, equalizar cargos e remunerações, planejar expansão de capacidade de atendimento, estabelecer padrões para serviços subcontratados, negociar condições e prioridades de projetos, distribuir tarefas, planejar soluções de atendimento a clientes, elaborar normas e procedimentos, demonstrar capacidade de empreendimento, controlar execução de serviços de terceiros, representar a empresa publicamente, agir com criatividade, planejar desenvolvimento de mão-de-obra, adaptar processos operacionais às novas tecnologias, preparar substituto, administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos...), avaliar execução orçamentária, assessorar na elaboração do plano estratégico, estimular a motivação da equipe, qualificar fornecedores, racionalizar custos operacionais, priorizar alocação de recursos, manter-se atualizado profissionalmente, requisitar contratações e desligamentos de funcionários, sensibilizar equipes para a utilização de novas tecnologias, trabalhar em equipe, controlar serviços de manutenção, administrar remanejamentos de pessoal, elaborar plano de contingência e ações preventivas, programar escala de férias, subsidiar, com informações, as tomadas de decisões relativas à sua área de atuação, aplicar medidas para corrigir distorções, monitorar tráfego dos serviços de correios e telecomunicações, interagir com outros setores, cooperar no desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos operacionais, promover ações de preservação ambiental, participar de feiras, seminários, congressos, simpósios...., eliminar não-conformidades, acompanhar indicadores de desempenho (% de redução de custos, nº de passageiros por viagem...), demonstrar flexibilidade, otimizar uso do espaço físico, autorizar comercialização de espaço físico para anúncios, exposições, serviços....), providenciar descarte de sucatas e resíduos em geral, detectar necessidade de contratação de pessoal, avaliar indicadores de desempenho (% de redução de custos, nº de passageiros por viagem...), acionar serviços de manutenção, redigir comunicados e orientações, preparar relatórios gerenciais, desenvolver produtos, serviços e/ou equipamentos junto a fornecedores ou terceiros, delegar atribuições, definir indicadores de desempenho (% de redução de custos, nº passageiros por viagem....), demonstrar capacidade de comunicação, revisar planos, relacionar-se interpessoalmente, definir processos de trabalho, avaliar desempenhos das equipes, selecionar candidatos, autorizar requisições de compras, aprovar normas e procedimentos, analisar demanda operacional, zelar pelo cumprimento das normas de segurança, planejar alternativas de terceirização, requisitar treinamento e desenvolvimento, demonstrar liderança, demonstrar credibilidade, divulgar implantação de inovações, definir plano operacional e de manutenção, autorizar alienação de equipamentos, zelar pela organização do local de trabalho, autorizar gastos com terceirização, demonstrar iniciativa, assessorar eventos promovidos por outros setores da empresa, colaborar na definição de epis e epcs, contribuir na elaboração do plano de carreira.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Gerente Técnico Nas Operações de Correios e Telecomunicações ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente Técnico Nas Operações de Correios e Telecomunicações e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) que ficou em 4.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente Técnico Nas Operações de Correios e Telecomunicações em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente Técnico Nas Operações de Correios e Telecomunicações ficou em 10.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) 2025

O salário de Gerente Técnico Nas Operações de Correios e Telecomunicações mostrado aqui é resultado do levantamento de 958 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente Técnico Nas Operações de Correios e Telecomunicações com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente Técnico Nas Operações de Correios e Telecomunicações CBO 141610 salário