O dissídio de Gerente de Seguros 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142110 no cargo de Gerente de Seguros.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 13.818,07
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.818 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Fortaleza - CE
R$ 7.095,92
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.483 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Comércio Varejista de Livros
R$ 24.970,27
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Outras Atividades de Serviços Prestados Principalmente às Empresas
360 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de riscos planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de gestão de riscos de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Identifica e dimensiona riscos em áreas diversificadas do negócio.
Recomenda alternativas para mitigação de riscos Prepara plano de prevenção de perdas Administra contratos de transferência de risco.
Faz uso de tecnologias digitais – tais como sistemas de informação de gestão de riscos empresariais, ferramentas de análise, modelagem e simulação de sistemas, entre outras - na área de gestão de riscos Analisa indicadores de desempenho pertinentes à área de gestão de riscos Seleciona parceiros e fornecedores.
Administra equipe de trabalho Elabora relatórios Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Gerente de Seguros
O Gerente de riscos presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Analisa conjuntura, contexto organizacional, relatórios gerenciais e informações de clientes – como suas necessidades e reclamações, com o intuito de obter subsídios para o processo de planejamento.
Planeja as atividades da área de gestão de riscos, definindo as metas e estabelecendo as estratégias a serem adotadas.
Participa da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos, de acordo com as convenções adotadas pela organização, incluindo a agenda de sustentabilidade ambiental, social e de governança e suas interfaces com a área de gestão de riscos Define indicadores para gestão de riscos.
Estabelece critérios para seleção de parceiros Traça plano orçamentário para gestão de riscos.
Participa da elaboração de planos de contingência.
Organiza as atividades das equipes de apoio da área de gestão de riscos, em empresa pública ou privada, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos e as normas - internas e externas - aplicáveis, com o objetivo de maximizar os resultados Identifica e dimensiona riscos.
Recomenda alternativas para mitigação de riscos, em áreas diversificadas do negócio, envolvendo infraestrutura de edificações, equipamentos, instalações, ambiente de trabalho, cibernética, proteção de dados pessoais e privacidade, governança corporativa, entre outras.
Dimensiona níveis de retenção para cobertura de eventuais perdas em função de riscos, como franquias e autosseguro Apresenta riscos ao mercado Negocia garantias, instrumentos financeiros de proteção e contratos de seguro.
Valora e prepara plano de prevenção de perdas Elabora contratos de transferência de risco Administra contratos de transferência de riscos, controlando orçamento de seguros, pagamentos de prêmios e recebimento de comissões e indenizações.
Monitora cumprimento de exigências contratuais Controla renovação de contratos de transferência de riscos.
Define processos operacionais para controle de riscos, aperfeiçoando fluxo de trabalho Seleciona parceiros e fornecedores Contrata serviços terceirizados.
Participa da avaliação de prestadores de serviços e fornecedores Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, sob o ponto de vista da gestão de riscos Faz uso de tecnologias digitais - tais como sistemas informatizados de planejamento de recursos empresariais e de gestão de riscos empresariais, ferramentas de análise, modelagem e simulação de sistemas, “software” de análise de causa raiz, entre outras - na área de gestão de riscos.
Analisa indicadores de desempenho pertinentes à área de gestão de riscos Acompanha resolução de não conformidades apontadas por auditorias Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.
Participa de projetos específicos Elabora relatórios Administra a equipe de trabalho da área de gestão de riscos, identificando necessidade de novas funções, definindo perfil de trabalhadores, e participando do processo de contratação Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Implanta treinamentos em saúde e segurança no trabalho e em conservação ambiental.
Avalia perfil profissional de acordo com preceitos de “compliance”, para contratação ou promoção Administra recursos materiais para a área de gestão de riscos Aprova requisição e autoriza compra de materiais e serviços Conduz inventário de bens imobilizados Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Funções do Gerente de riscos
O profissional Gerente de Seguros deve administrar contratos de transferência de riscos, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, atender cliente e/ou cooperado, gerir rotinas administrativas e financeiras, gerenciar pessoas, planejar processos administrativos, financeiros e de riscos, administrar recursos materiais e serviços terceirizados, gerenciar riscos.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes administrativos, financeiros, de riscos os profissionais dessa família ocupacional desenvolvem suas atividades em organizações públicas e privadas, em atividades gerenciais e de apoio à atividade-fim e também em atividades de análise e avaliação dos padrões de integridade, ética empresarial, de proteção de dados pessoais e privacidade. Atuam como assalariados, com carteira assinada ou como prestadores de serviços (consultoria)no caso do DPO. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional em ambientes fechados e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício das ocupações de gerentes administrativos e financeiros, a escolaridade varia em função do porte da instituição empregadora: curso superior incompleto e cursos profissionalizantes de até quatrocentas horas ou graduação tecnológica, bacharelado e de pós-graduação. Os requisitos para os gerentes de riscos são mais elevados - curso superior mais pós-graduação na área. Neste caso, o pleno desempenho das atividades ocorre em torno de cinco anos gerenciando riscos em uma área específica. Para os analistas de compliance e de riscos é necessário graduação mais curso específico até 200 hs na área de atuação e experiência mínima de 2 anos e os requisitos exigidos para os oficiais de proteção de dados pessoais (DPO) são de curso superior, mais certificações no tema proteção de dados pessoais.
Atividades exercidas por um Gerente de riscos
Um Gerente de riscos deve realocar funcionários, demonstrar capacidade de antever cenários, estabelecer critérios de seleção de parceiros, participar da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos, elaborar contratos de transferência de risco, demonstrar visão organizacional global, monitorar o cumprimento de exigências contratuais, controlar orçamento de seguros, demonstrar fluência verbal e escrita, demonstrar flexibilidade, divulgar código de ética da empresa, apresentar riscos ao mercado, receber reclamações de cliente e/ou cooperado, controlar receitas, demonstrar liderança, decidir sobre desligamento de funcionários, acompanhar execução orçamentária, identificar riscos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, determinar perfil de funcionários da área, demonstrar capacidade de gerenciar conflitos, definir metas do setor, divulgar resultados da equipe, demonstrar capacidade de motivar funcionários, orientar cliente e/ou cooperado, gerenciar assiduidade e pontualidade, identificar necessidade de novas funções, demonstrar capacidade de decisão, traçar plano orçamentário, demonstrar versatilidade, atender auditoria interna e externa, divulgar metas e objetivos para funcionários, delegar competências por níveis de responsabilidade, promover treinamento e reciclagem de funcionários, avaliar desempenho de funcionários, liberar verba para despesas de pequeno vulto, avaliar potencial de riscos, recomendar alternativas para mitigação de riscos, emitir instruções de serviço, escalar férias, compensação, folgas e horas extras, negociar contratos de seguro, analisar contexto organizacional, analisar contexto conjuntural, elaborar relatórios gerenciais, demonstrar capacidade de avaliação, participar da elaboração de planos de contingência, controlar renovação dos contratos de transferência de riscos, aperfeiçoar fluxo de trabalho, acompanhar a solução de não-conformidades apontadas pela auditoria, gerenciar regulação de sinistros, estabelecer indicadores de desempenho, estabelecer estratégias, assegurar cumprimentos de normas internas e externas, controlar custos, participar de reuniões, autorizar a compra de materiais e serviços, definir processos operacionais, interagir com empresas e instituições, controlar pagamento de prêmios, negociar garantias, contratar seguros, arquivar documentos confidenciais, acompanhar indicadores de desempenho, distribuir tarefas, controlar recebimento de comissões e indenizações, negociar instrumentos financeiros de proteção, participar do processo de contratação de funcionários, participar de projetos específicos, demonstrar persuasão, demonstrar comprometimento, dimensionar níveis de retenção (franquias, auto seguro), valorar perdas, interagir com demais áreas da empresa, identificar necessidades do cliente e/ou cooperado, criar canais de comunicação entre chefia e funcionários, controlar contratos de fornecedores, demonstrar capacidade de questionamento, sugerir promoção de funcionários, conduzir reuniões e apresentações, dimensionar riscos, demonstrar empatia, controlar contas a pagar, demonstrar proatividade, elaborar plano de prevenção de perdas, selecionar parceiros e fornecedores, avaliar prestadores de serviços e fornecedores, analisar relatórios gerenciais, contratar serviços terceirizados, criar condições materiais e humanas para o exercício do trabalho, participar da elaboração de contratos, aprovar requisição de materiais e serviços, solucionar problemas de cliente e/ou cooperado.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Gerente de Seguros ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Seguros e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes administrativos, financeiros, de riscos que ficou em 4.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Seguros em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Seguros ficou em 4.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes administrativos, financeiros, de riscos 2025
O salário de Gerente de Seguros mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.592 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes administrativos, financeiros, de riscos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Seguros com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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