O dissídio de Gerente de Seguros 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142110 no cargo de Gerente de Seguros.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 13.818,07
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.818 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Fortaleza - CE
R$ 7.095,92
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.483 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Comércio Varejista de Livros
R$ 24.970,27
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Outras Atividades de Serviços Prestados Principalmente às Empresas
360 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de riscos planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de gestão de riscos de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Identifica e dimensiona riscos em áreas diversificadas do negócio.
Recomenda alternativas para mitigação de riscos Prepara plano de prevenção de perdas Administra contratos de transferência de risco.
Faz uso de tecnologias digitais – tais como sistemas de informação de gestão de riscos empresariais, ferramentas de análise, modelagem e simulação de sistemas, entre outras - na área de gestão de riscos Analisa indicadores de desempenho pertinentes à área de gestão de riscos Seleciona parceiros e fornecedores.
Administra equipe de trabalho Elabora relatórios Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Gerente de Seguros
O Gerente de riscos presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Analisa conjuntura, contexto organizacional, relatórios gerenciais e informações de clientes – como suas necessidades e reclamações, com o intuito de obter subsídios para o processo de planejamento.
Planeja as atividades da área de gestão de riscos, definindo as metas e estabelecendo as estratégias a serem adotadas.
Participa da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos, de acordo com as convenções adotadas pela organização, incluindo a agenda de sustentabilidade ambiental, social e de governança e suas interfaces com a área de gestão de riscos Define indicadores para gestão de riscos.
Estabelece critérios para seleção de parceiros Traça plano orçamentário para gestão de riscos.
Participa da elaboração de planos de contingência.
Organiza as atividades das equipes de apoio da área de gestão de riscos, em empresa pública ou privada, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos e as normas - internas e externas - aplicáveis, com o objetivo de maximizar os resultados Identifica e dimensiona riscos.
Recomenda alternativas para mitigação de riscos, em áreas diversificadas do negócio, envolvendo infraestrutura de edificações, equipamentos, instalações, ambiente de trabalho, cibernética, proteção de dados pessoais e privacidade, governança corporativa, entre outras.
Dimensiona níveis de retenção para cobertura de eventuais perdas em função de riscos, como franquias e autosseguro Apresenta riscos ao mercado Negocia garantias, instrumentos financeiros de proteção e contratos de seguro.
Valora e prepara plano de prevenção de perdas Elabora contratos de transferência de risco Administra contratos de transferência de riscos, controlando orçamento de seguros, pagamentos de prêmios e recebimento de comissões e indenizações.
Monitora cumprimento de exigências contratuais Controla renovação de contratos de transferência de riscos.
Define processos operacionais para controle de riscos, aperfeiçoando fluxo de trabalho Seleciona parceiros e fornecedores Contrata serviços terceirizados.
Participa da avaliação de prestadores de serviços e fornecedores Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, sob o ponto de vista da gestão de riscos Faz uso de tecnologias digitais - tais como sistemas informatizados de planejamento de recursos empresariais e de gestão de riscos empresariais, ferramentas de análise, modelagem e simulação de sistemas, “software” de análise de causa raiz, entre outras - na área de gestão de riscos.
Analisa indicadores de desempenho pertinentes à área de gestão de riscos Acompanha resolução de não conformidades apontadas por auditorias Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.
Participa de projetos específicos Elabora relatórios Administra a equipe de trabalho da área de gestão de riscos, identificando necessidade de novas funções, definindo perfil de trabalhadores, e participando do processo de contratação Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Implanta treinamentos em saúde e segurança no trabalho e em conservação ambiental.
Avalia perfil profissional de acordo com preceitos de “compliance”, para contratação ou promoção Administra recursos materiais para a área de gestão de riscos Aprova requisição e autoriza compra de materiais e serviços Conduz inventário de bens imobilizados Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Funções do Gerente de riscos
O profissional Gerente de Seguros deve gerenciar riscos, administrar recursos materiais e serviços terceirizados, gerir rotinas administrativas e financeiras, comunicar-se, gerenciar pessoas, planejar processos administrativos, financeiros e de riscos, demonstrar competências pessoais, atender cliente e/ou cooperado, administrar contratos de transferência de riscos.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes administrativos, financeiros, de riscos os profissionais dessa família ocupacional desenvolvem suas atividades em organizações públicas e privadas, em atividades gerenciais e de apoio à atividade-fim e também em atividades de análise e avaliação dos padrões de integridade, ética empresarial, de proteção de dados pessoais e privacidade. Atuam como assalariados, com carteira assinada ou como prestadores de serviços (consultoria)no caso do DPO. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional em ambientes fechados e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício das ocupações de gerentes administrativos e financeiros, a escolaridade varia em função do porte da instituição empregadora: curso superior incompleto e cursos profissionalizantes de até quatrocentas horas ou graduação tecnológica, bacharelado e de pós-graduação. Os requisitos para os gerentes de riscos são mais elevados - curso superior mais pós-graduação na área. Neste caso, o pleno desempenho das atividades ocorre em torno de cinco anos gerenciando riscos em uma área específica. Para os analistas de compliance e de riscos é necessário graduação mais curso específico até 200 hs na área de atuação e experiência mínima de 2 anos e os requisitos exigidos para os oficiais de proteção de dados pessoais (DPO) são de curso superior, mais certificações no tema proteção de dados pessoais.
Atividades exercidas por um Gerente de riscos
Um Gerente de riscos deve demonstrar flexibilidade, avaliar potencial de riscos, dimensionar riscos, interagir com empresas e instituições, demonstrar capacidade de avaliação, apresentar riscos ao mercado, analisar relatórios gerenciais, definir metas do setor, realocar funcionários, monitorar o cumprimento de exigências contratuais, conduzir reuniões e apresentações, demonstrar capacidade de antever cenários, demonstrar capacidade de gerenciar conflitos, negociar instrumentos financeiros de proteção, elaborar contratos de transferência de risco, demonstrar comprometimento, definir processos operacionais, autorizar a compra de materiais e serviços, assegurar cumprimentos de normas internas e externas, gerenciar regulação de sinistros, demonstrar capacidade de motivar funcionários, criar condições materiais e humanas para o exercício do trabalho, divulgar resultados da equipe, gerenciar assiduidade e pontualidade, controlar contratos de fornecedores, participar de reuniões, selecionar parceiros e fornecedores, divulgar metas e objetivos para funcionários, avaliar prestadores de serviços e fornecedores, atender auditoria interna e externa, participar de projetos específicos, elaborar relatórios gerenciais, interagir com demais áreas da empresa, controlar custos, decidir sobre desligamento de funcionários, controlar renovação dos contratos de transferência de riscos, demonstrar versatilidade, dimensionar níveis de retenção (franquias, auto seguro), promover treinamento e reciclagem de funcionários, arquivar documentos confidenciais, acompanhar execução orçamentária, demonstrar proatividade, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, participar da elaboração de contratos, identificar riscos, participar da elaboração de planos de contingência, demonstrar liderança, identificar necessidade de novas funções, analisar contexto organizacional, sugerir promoção de funcionários, avaliar desempenho de funcionários, negociar garantias, delegar competências por níveis de responsabilidade, demonstrar visão organizacional global, traçar plano orçamentário, participar do processo de contratação de funcionários, receber reclamações de cliente e/ou cooperado, demonstrar persuasão, estabelecer indicadores de desempenho, controlar orçamento de seguros, escalar férias, compensação, folgas e horas extras, demonstrar capacidade de questionamento, acompanhar a solução de não-conformidades apontadas pela auditoria, recomendar alternativas para mitigação de riscos, orientar cliente e/ou cooperado, estabelecer critérios de seleção de parceiros, demonstrar empatia, divulgar código de ética da empresa, analisar contexto conjuntural, negociar contratos de seguro, liberar verba para despesas de pequeno vulto, solucionar problemas de cliente e/ou cooperado, elaborar plano de prevenção de perdas, controlar recebimento de comissões e indenizações, contratar serviços terceirizados, emitir instruções de serviço, aperfeiçoar fluxo de trabalho, demonstrar capacidade de decisão, contratar seguros, demonstrar fluência verbal e escrita, identificar necessidades do cliente e/ou cooperado, controlar receitas, distribuir tarefas, aprovar requisição de materiais e serviços, valorar perdas, controlar pagamento de prêmios, estabelecer estratégias, criar canais de comunicação entre chefia e funcionários, controlar contas a pagar, determinar perfil de funcionários da área, participar da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos, acompanhar indicadores de desempenho.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Gerente de Seguros ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Seguros e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes administrativos, financeiros, de riscos que ficou em 5.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Seguros em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Seguros ficou em 8.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes administrativos, financeiros, de riscos 2025
O salário de Gerente de Seguros mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.592 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes administrativos, financeiros, de riscos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Seguros com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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