O dissídio de Gerente de Sistemas e Métodos Administrativos 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142105 no cargo de Gerente de Sistemas e Métodos Administrativos.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 7.830,50

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

38.689 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Alta Floresta D Oeste - RO

R$ 2.666,19

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

15.711 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Fabricação de Defensivos Agrícolas

R$ 37.144,38

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Restaurantes e Similares

5.711 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente administrativo planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área administrativa de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia rotinas administrativas.

Monitora o atendimento aos usuários internos e externos dos serviços administrativos Faz uso de sistemas informatizados - de relacionamento com cliente, de planejamento de recursos empresariais, dentre outros -, promovendo a inserção das tecnologias digitais nas atividades da área de administração Gerencia recursos materiais.

Gerencia a organização de arquivos físico e eletrônico de documentos Realiza controle de qualidade dos serviços administrativos Administra equipe de trabalho.

Participa da gestão financeira e da gestão de serviços terceirizados Elabora relatórios Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Gerente de Sistemas e Métodos Administrativos

O Gerente administrativo presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Analisa informações - de contexto organizacional, de relatórios gerenciais, dentre outras -, com o intuito de obter subsídios para o processo de planejamento.

Planeja processos administrativos, estabelecendo diretrizes e processos operacionais.

Participa da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos Define indicadores de desempenho.

Emite instruções de serviço Organiza as atividades das equipes de apoio da área administrativa, em empresa pública ou privada, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.

Gerencia rotinas administrativas, controlando e aperfeiçoando fluxos de trabalho.

Monitora o atendimento aos usuários internos e externos – como clientes, trabalhadores de outros setores da empresa, fornecedores, entre outros - dos serviços administrativos, identificando suas necessidades, prestando esclarecimentos, recebendo reclamações e solucionando problemas Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade na área de administração.

Faz uso de sistemas informatizados - de relacionamento com cliente, de planejamento de recursos empresariais, dentre outros -, promovendo a inserção das tecnologias digitais nas atividades da área de administração.

Controla a qualidade do serviço, analisando indicadores de desempenho Inspeciona condições de atendimento e monitora tempo de resposta Atua para agilizar o atendimento e manter sua eficácia.

Em situações de autoatendimento, disponibiliza coordenador para triagem Revisa documentos e elabora relatórios Gerencia a organização de arquivos físico e eletrônico de documentos.

Arquiva documentos confidenciais Estabelece parâmetros de proteção de dados pessoais e privacidade, de acordo com a legislação específica.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Gerencia recursos materiais Organiza o processo de compra de materiais e serviços, compreendendo a cotação, a aprovação de requisições e a autorização de compra.

Atesta o recebimento de materiais e serviços Administra estoque de materiais Conduz inventário de bens imobilizados.

Colabora com a gestão da infraestrutura das edificações corporativas e de suas instalações e equipamentos, participando na definição de leiautes, na especificação de móveis e acessórios e na organização da comunicação visual Requisita serviços de manutenção de instalações e equipamentos Participa da gestão de serviços terceirizados.

Contrata prestadores de serviços Supervisiona os serviços de limpeza, vigilância, jardinagem, dentre outros Cadastra fornecedores e verifica sua regularidade fiscal Participa da gestão financeira, controlando receitas, contas a pagar, contas contábeis e custos Atua nas ações de crédito, de cobrança e de controle da inadimplência.

Monitora as operações de crédito, negociando parcelamento de débitos Controla inadimplência Organiza processo de cobrança judicial Controla a execução de rotinas tributárias Administra a equipe de trabalho da área administrativa, participando do processo de contratação Supervisiona entrada e saída de trabalhadores Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Implanta treinamentos em saúde e segurança no trabalho Avalia perfil profissional de acordo com preceitos de “compliance”, para contratação ou promoção Delega competências por níveis de responsabilidade Administra recursos financeiros da área, controlando custos e orçamento Libera verba para despesas de pequeno vulto Participa no processo de implantação de normas de sustentabilidade ambiental e monitora o seu cumprimento Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com clientes, fornecedores externos e setores internos da empresa Interage com outras empresas e instituições.

Funções do Gerente administrativo

O profissional Gerente de Sistemas e Métodos Administrativos deve gerir rotinas administrativas e financeiras, administrar recursos materiais e serviços terceirizados, planejar processos administrativos, financeiros e de riscos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, atender cliente e/ou cooperado, zelar pela segurança, higiene e saúde no trabalho, gerenciar pessoas.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes administrativos, financeiros, de riscos os profissionais dessa família ocupacional desenvolvem suas atividades em organizações públicas e privadas, em atividades gerenciais e de apoio à atividade-fim e também em atividades de análise e avaliação dos padrões de integridade, ética empresarial, de proteção de dados pessoais e privacidade. Atuam como assalariados, com carteira assinada ou como prestadores de serviços (consultoria)no caso do DPO. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional em ambientes fechados e em horário diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações de gerentes administrativos e financeiros, a escolaridade varia em função do porte da instituição empregadora: curso superior incompleto e cursos profissionalizantes de até quatrocentas horas ou graduação tecnológica, bacharelado e de pós-graduação. Os requisitos para os gerentes de riscos são mais elevados - curso superior mais pós-graduação na área. Neste caso, o pleno desempenho das atividades ocorre em torno de cinco anos gerenciando riscos em uma área específica. Para os analistas de compliance e de riscos é necessário graduação mais curso específico até 200 hs na área de atuação e experiência mínima de 2 anos e os requisitos exigidos para os oficiais de proteção de dados pessoais (DPO) são de curso superior, mais certificações no tema proteção de dados pessoais.

Atividades exercidas por um Gerente administrativo

Um Gerente administrativo deve demonstrar flexibilidade, atestar recebimento de materiais e serviços, demonstrar fluência verbal e escrita, demonstrar liderança, estabelecer indicadores de desempenho, requisitar instalação de equipamentos, agilizar atendimento, participar de projetos específicos, inventariar imobilizados, dispor seguranças em locais estratégicos, participar de reuniões, demonstrar persuasão, distribuir tarefas, especificar móveis e acessórios, disponibilizar coordenador de autoatendimento para triagem, liberar verba para despesas de pequeno vulto, demonstrar visão organizacional global, assegurar cumprimentos de normas internas e externas, administrar estoques de materiais, atender auditoria interna e externa, supervisionar comunicação visual, providenciar condições ambientais (luz, ar condicionado), decidir sobre desligamento de funcionários, realocar funcionários, divulgar resultados da equipe, verificar regularidade fiscal de fornecedores, organizar processo de cobrança judicial, demonstrar capacidade de questionamento, receber reclamações de cliente e/ou cooperado, inspecionar funcionamento dos equipamentos de segurança, negociar parcelamento de débitos, zelar pela limpeza, determinar perfil de funcionários da área, escalar férias, compensação, folgas e horas extras, aferir tempo de atendimento, demonstrar proatividade, supervisionar entrada e saída de funcionários, arquivar documentos confidenciais, inspecionar condições de atendimento, solucionar problemas de cliente e/ou cooperado, demonstrar capacidade de avaliação, definir processos operacionais, demonstrar comprometimento, interagir com demais áreas da empresa, estabelecer estratégias, demonstrar capacidade de gerenciar conflitos, efetuar pagamentos e repasses para terceiros, cadastrar fornecedores, definir metas do setor, elaborar relatórios gerenciais, demonstrar capacidade de motivar funcionários, validar documentos, planejar implantação de normas de qualidade, aperfeiçoar fluxo de trabalho, gerenciar assiduidade e pontualidade, criar canais de comunicação entre chefia e funcionários, controlar contas contábeis, criar condições materiais e humanas para o exercício do trabalho, divulgar metas e objetivos para funcionários, delegar competências por níveis de responsabilidade, conduzir processo de implantação de normas de qualidade, analisar contexto organizacional, demonstrar versatilidade, controlar receitas, demonstrar empatia, requisitar manutenção de instalações e equipamentos, analisar relatórios gerenciais, orientar cliente e/ou cooperado, conduzir reuniões e apresentações, controlar contas a pagar, aprovar requisição de materiais e serviços, demonstrar capacidade de antever cenários, cooperar na definição de leiaute, estabelecer diretrizes administrativas, monitorar operações de crédito, contratar serviços terceirizados, estabelecer plano de contingência, emitir instruções de serviço, promover treinamento e reciclagem de funcionários, avaliar desempenho de funcionários, monitorar carteira de títulos em cobrança, levantar cotação de materiais e serviços, validar processos de operações bancárias, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, acompanhar indicadores de desempenho, participar da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos, interagir com empresas e instituições, autorizar a compra de materiais e serviços, controlar inadimplência, participar do processo de contratação de funcionários, sugerir promoção de funcionários, divulgar código de ética da empresa, demonstrar capacidade de decisão, controlar custos, controlar contratos de fornecedores.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Gerente de Sistemas e Métodos Administrativos ficou em 3.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Sistemas e Métodos Administrativos e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes administrativos, financeiros, de riscos que ficou em 3.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Sistemas e Métodos Administrativos em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Sistemas e Métodos Administrativos ficou em 4.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes administrativos, financeiros, de riscos 2025

O salário de Gerente de Sistemas e Métodos Administrativos mostrado aqui é resultado do levantamento de 148.904 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes administrativos, financeiros, de riscos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Sistemas e Métodos Administrativos com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Sistemas e Métodos Administrativos CBO 142105 salário