O dissídio de Gerente de Operações de Turismo 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141525 no cargo de Gerente de Operações de Turismo.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 8.191,16

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

123 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Conde - PB

R$ 2.606,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

80 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Agências de Viagens

R$ 2.505,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Agências de Viagens

177 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de turismo Gerencia operações, planeja e agencia viagens de lazer ou de negócios, feiras, congressos e exposições Administra a venda de passagens, reserva de hotéis e programação de passeios e excursões.

Gerencia atividades em hotéis, empresas de transporte, eventos, empreendimentos de lazer, supervisionando as programações Realiza pesquisas e análises de mercado visando melhorar resultados e replanejar estratégias Gerencia equipes e recursos financeiros e físicos.

Garante a qualidade de produtos e serviços oferecidos com base nos resultados da pesquisa de satisfação de clientes Pode atuar em órgãos públicos, na implantação de projetos de desenvolvimento turístico local, coordenando a exploração turística de uma região, promovendo e divulgando as atrações locais Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.

O que faz um Gerente de Operações de Turismo

O Gerente de turismo gerencia serviços em agências de turismo, planejando, organizando, promovendo e divulgando viagens, eventos e atividades de lazer e negócios Define políticas de atendimento a clientes, supervisiona serviços de reservas, de eventos e serviços de apoio.

Controla a qualidade dos serviços, monitorando os indicadores de desempenho, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações.

Inspeciona apresentação pessoal dos funcionários Realiza pesquisas e análises de mercado, identificando segmentos de turismo, avaliando destinos, produtos e serviços prestados.

Elabora roteiros e pacotes turísticos, de lazer, gastronômicos, feiras e eventos, definindo cronogramas de viagens, planejando a logística terrestre, aérea e aquaviária, estabelecendo parcerias para viabilizá-los Promove a venda de pacotes turísticos, passagens, reservas de hotéis, passeios e excursões, atuando em agências, operadoras e sites turísticos.

Estabelece estratégias comerciais, definindo preços de produtos e serviços e formas de pagamento.

Define políticas de divulgação e vendas de produtos e e junto à mídia Executa rotinas administrativas, definindo critérios de avaliação dos serviços, avaliando relatórios de desempenho comercial e operacional, elaborando relatórios gerenciais, controlando documentação, atendendo fiscalizações e auditorias.

Administra pessoal, definindo equipes de trabalho e critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de trabalhadores.

Realiza reuniões de equipe Define benefícios e planos de incentivo à equipe de trabalho Avalia a necessidade, viabiliza e monitora treinamento da equipe.

Aprova escalas de serviços, férias e folgas Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando fornecedores, elaborando cadastro, atendendo fornecedores, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento.

Autoriza compras Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos.

Administra recursos financeiros, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades e de aplicações financeiras Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Presta assessoria à diretoria da empresa ou aos proprietários, participa da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência.

Propõe reformas das instalações Fomenta parcerias com órgãos públicos e privados e participa da promoção de ações sociais Pode atuar em empreendimentos de lazer (parques temáticos e aquáticos), resorts, navios de cruzeiro, orientando e supervisionando as programações preparadas para grupos de turistas.

Pode atuar em prefeituras e órgãos públicos (como secretarias municipais e estaduais de turismo e áreas afins), na implantação de projetos de desenvolvimento turístico local, coordenando a exploração turística de uma região, promovendo e divulgando as atrações locais e o turismo sustentável Promove as inovações aplicadas às atividades turísticas, visando ao incremento da produtividade.

Funções do Gerente de turismo

O profissional Gerente de Operações de Turismo deve gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, administrar recursos financeiros, prestar assessoria, demonstrar competências pessoais, executar rotinas administrativas, administrar pessoal, gerenciar compras, promover vendas de produtos e serviços.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.

Atividades exercidas por um Gerente de turismo

Um Gerente de turismo deve negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, avaliar produtos e serviços adquiridos, supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática), avaliar destinos, produtos e serviços prestados, elaborar orçamento, demonstrar dinamismo, coordenar logística para recebimento de produtos, definir políticas de atendimento a clientes, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, propor investimentos, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, participar na definição da política financeira da empresa, controlar qualidade dos serviços, avaliar relatórios de desempenho, relacionar-se com a mídia, definir parcerias com outras empresas, definir fornecedores, controlar desperdícios, avaliar relatórios de atividades financeiras, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, avaliar necessidade treinamento, administrar andamento de questões trabalhistas, demonstrar fluência verbal, supervisionar serviços de eventos, autorizar compras, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, controlar estoque do almoxarifado, elaborar relatórios gerenciais, tomar decisões, identificar segmentos de turismo, alocar recursos, propor reformas de instalações, administrar conflitos, liderar equipes, montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos), monitorar treinamento de funcionários, demonstrar senso de organização, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, viabilizar treinamento, supervisionar serviços de reservas, demonstrar capacidade de negociação, atender auditorias, controlar documentação, medir satisfação do cliente, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, definir critérios de avaliação dos serviços, criar planos de incentivo, analisar previsões de mercado, acompanhar aplicações financeiras, participar na elaboração do plano estratégico, motivar equipes, definir benefícios aos funcionários, atender fiscalizações, definir equipes de trabalho, definir produtos, serviços e preços, definir critérios de seleção de pessoal, participar na elaboração de planos de emergência, tratar sugestões e reclamações de clientes, participar da promoção de ações sociais, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, atender fornecedores, acompanhar fluxo de caixa, participar da elaboração de normas e procedimentos, controlar inventários, montar cadastro de fornecedores, participar na avaliação da política de marketing, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, assumir responsabilidade, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, promover reuniões da equipe.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Gerente de Operações de Turismo ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Operações de Turismo e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que ficou em 4.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Operações de Turismo em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Operações de Turismo ficou em 6.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação 2025

O salário de Gerente de Operações de Turismo mostrado aqui é resultado do levantamento de 357 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Operações de Turismo com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Operações de Turismo CBO 141525 salário