O dissídio de Gerente de Documentação 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261210 no cargo de Gerente de Documentação.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 4.756,12

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.753 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Cotia - SP

R$ 6.715,30

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

864 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Documentalista Gerencia unidades, redes e sistemas de informação especializados, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, entre outras ações, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários Presta atendimento “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários.

Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental

O que faz um Gerente de Documentação

O Documentalista organiza, implementa e administra sistemas de gerenciamento de documentos institucionais, estabelecendo procedimentos de captura, armazenagem, recuperação, conservação, compartilhamento e descarte de documentos e registros, disponíveis em vários tipos de suporte Gerencia unidades, redes e sistemas de informação, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, analisando tecnologias de informação e comunicação, automatizando unidades de informação, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários.

Pode trabalhar em instituições públicas e privadas, na área jurídica, em corporações, entre outras.

Presta atendimento personalizado e serviços de informação “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados.

Elabora linguagens documentárias, resenhas e resumos Desenvolve recursos informacionais, selecionando-os, adquirindo-os, armazenando-os e descartando-os.

Cria processos e procedimentos para gerenciamento da documentação, elaborando o leiaute da documentação, adequando a documentação ao leiaute estabelecido, revisando, classificando e organizando os documentos.

Desenvolve diretrizes para a gestão de arquivos, estabelecendo critérios para avaliação documental e metodologias para a continuidade e expansão dos arquivos, do fluxo de informação e da organização dos acervos Desenvolve metodologias para a geração de documentos digitais ou eletrônicos, gerando e gerenciando a qualidade e o conteúdo de fontes de informação, a fim de garantir a veracidade das informações.

Desenvolve bibliotecas virtuais, digitais e interfaces de serviços informatizados.

Avalia, inventaria e preserva acervos, desenvolvendo planos de conservação preventiva, utilizando técnicas específicas para acesso e preservação de documentos Organiza a produção, administração, gerenciamento, manutenção e destinação dos documentos, identificando documentos administrativos, legais, científicos, entre outros, que estejam obsoletos, eliminando-os Desenvolve estudos e pesquisas, efetuando sondagem sob demanda informacional, coletando informações para a memória institucional, elaborando dossiês e sistemas de classificação de documentos.

Elabora trabalhos tecnocientíficos, acessando bases de dados e outras fontes em meio eletrônico, coletando e analisando dados estatísticos Presta serviço de assessoria e consultoria, fornecendo assessoria técnica a publicações e subsidiando informações para tomada de decisões Elabora diagnóstico de unidades de serviço, analisando fluxo de informações.

Implanta unidades, redes e sistemas de informação, buscando parcerias, contratando assessorias, elaborando políticas de funcionamento, manuais de serviços e procedimentos, avaliando serviços e produtos Desenvolve e controla a aplicação de plano de segurança ambiental.

Controla a execução dos planos de atividades de segurança patrimonial, da conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação Desenvolve planos de divulgação, políticas de informação, divulgando informações em meios de comunicação formais e informais Desenvolve ações educativas, capacitando usuários e recursos humanos, orientando estágios, elaborando serviços de apoio para educação presencial e à distância, ministrando palestras, participando de bancas acadêmicas.

Participa da elaboração de plano de carreira, avaliando o desempenho de pessoas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do Documentalista

O profissional Gerente de Documentação deve desenvolver recursos informacionais, prestar serviços de assessoria e consultoria, desenvolver estudos e pesquisas, desenvolver ações educativas, demonstrar competências pessoais, realizar difusão cultural, tratar tecnicamente recursos informacionais, disseminar informação, gerenciar unidades, redes e sistemas de informação, disponibilizar informação em qualquer suporte.

Condições de trabalho da profissão

Profissionais da informação trabalham em bibliotecas e centros de documentação e informação na administração pública e nas mais variadas atividades do comércio, indústria e serviços, com predominância nas áreas de educação e pesquisa. Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, de forma individual ou em equipe por projetos, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e com rodízio de turnos. Podem executar suas funções tanto de forma presencial como a distância. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e sob pressão, levando à situação de estresse. As condições de trabalho são heterogêneas, variando desde locais com pequeno acervo e sem recursos informacionais a locais que trabalham com tecnologia de ponta.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Documentalista

Um Documentalista deve participar de bancas acadêmicas, registrar recursos informacionais, conservar acervos, projetar unidades, redes e sistemas de informação, controlar conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação, demonstrar capacidade de análise e síntese, projetar custos de serviços e produtos, controlar circulação de recursos informacionais, intercambiar informações e documentos, acessar bases de dados e outras fontes em meios eletrônicos, participar da elaboração de planos e carreiras, classificar recursos informacionais, demonstrar capacidade de concentração, compilar bibliografia, promover eventos culturais, disseminar seletivamente a informação, implementar atividades cooperativas entre instituições, avaliar acervos, preparar provas para concursos, analisar dados estatísticos, analisar tecnologias de informação e comunicação, elaborar boletim bibliográfico, selecionar recursos informacionais, demonstrar capacidade de negociação, implantar unidades, redes e sistemas de informação, controlar a aplicação do plano de segurança ambiental, demonstrar proatividade, elaborar políticas de funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação, prestar assessoria técnica a publicações, desenvolver padrões de qualidade gerencial, armazenar recursos informacionais, realizar estudos cientométricos, bibliométricos e infométricos, prestar serviços de informação on-line, promover atividades de fomento à leitura, elaborar programas e projetos de ação, capacitar recursos humanos, elaborar clipping de informações, avaliar desempenho de pessoas em unidades, redes e sistema de informação, efetuar manutenção de bases de dados, promover atividades para usuários especiais, desenvolver bibliotecas virtuais e digitais, coletar informações para memória institucional, elaborar resenhas e resumos, administrar recursos orçamentários, manter-se atualizado, realizar atividades de ensino, elaborar trabalhos técnico-científicos, analisar fluxos de informações, demonstrar criatividade, ministrar palestras, elaborar serviços de apoio para educação presencial e à distância, demonstrar capacidade de comunicação, inventariar acervos, desenvolver políticas de informação, subsidiar informações para tomada de decisões, desenvolver planos de segurança ambiental, divulgar informações através de meios de comunicação formais e informais, controlar segurança patrimonial da unidade, rede e sistema de informação, catalogar recursos informacionais, demonstrar capacidade empreendedora, reformatar suportes, elaborar alerta bibliográfico, elaborar estudos de perfil de usuário e comunidade, gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação, automatizar unidades de informação, elaborar relatórios, agir com ética, administrar o compartilhamento de recursos informacionais, realizar visitas técnicas, desenvolver planos de divulgação e marketing, elaborar diagnóstico de unidades de serviço, contratar assessorias, desenvolver metodologias para geração de documentos digitais ou eletrônicos, demonstrar raciocínio lógico, elaborar linguagens documentárias, descartar recursos informacionais, buscar patrocínios e parcerias, compilar sumários correntes, fazer sondagens sob demanda informacional, prestar atendimento personalizado, liderar equipes, coletar dados estatísticos, demonstrar senso de organização, desenvolver critérios de controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação, localizar informações, desenvolver interfaces de serviços informatizados, elaborar políticas de desenvolvimento de recursos informacionais, elaborar pesquisas temáticas, participar de bancas de concursos, migrar dados, desenvolver planos de conservação preventiva, trabalhar em equipe e em rede, elaborar estratégias de buscas avançadas, elaborar levantamento bibliográfico, orientar estágios, elaborar dossiês de informações, administrar consórcios de unidades, redes e sistemas de informação, preservar acervos, controlar a execução dos planos de atividades, elaborar manuais de serviços e procedimentos, promover ação cultural, avaliar serviços e produtos de unidades, redes e sistema de informação, gerar fontes de informação, capacitar o usuário, recuperar informações, adquirir recursos informacionais, assessorar no planejamento de espaço físico da unidade de informação, demonstrar conhecimento de outros idiomas, desenvolver bases de dados.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Gerente de Documentação ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Documentação e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais da informação que ficou em 5.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Documentação em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Documentação ficou em 4.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais da informação 2025

O salário de Gerente de Documentação mostrado aqui é resultado do levantamento de 4264 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais da informação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Documentação com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Documentação CBO 261210 salário

Valor do salário na CCT 2025 de Gerente de Documentação em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Gerente de Documentação por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
São Paulo 42h 4.578,66 4.756,12 6.711,97 22,64 7.20%
Rio de Janeiro 42h 4.355,86 4.524,68 6.385,37 21,73 6.30%
Minas Gerais 42h 3.097,31 3.217,36 4.540,43 15,19 5.00%
Goiás 40h 2.461,08 2.556,47 3.607,76 12,67 4.70%
Bahia 44h 3.051,82 3.170,10 4.473,74 14,53 7.70%
Paraná 43h 3.752,94 3.898,39 5.501,52 18,30 6.10%
Santa Catarina 43h 3.188,31 3.311,88 4.673,82 15,29 7.70%
Espírito Santo 41h 2.906,30 3.018,94 4.260,42 14,78 7.00%
Rio Grande do Sul 42h 3.203,07 3.327,21 4.695,46 15,77 5.40%
Distrito Federal 39h 2.735,43 2.841,45 4.009,94 14,65 7.60%
Mato Grosso 44h 2.815,29 2.924,40 4.127,00 13,32 6.50%
Pernambuco 42h 2.610,51 2.711,68 3.826,81 12,90 5.50%
Ceará 43h 3.992,88 4.147,64 5.853,27 19,18 4.70%
Sergipe 31h 3.565,41 3.703,59 5.226,62 24,12 6.50%
Rio Grande do Norte 44h 2.742,14 2.848,42 4.019,77 12,95 5.10%
Amazonas 42h 3.288,90 3.416,37 4.821,29 16,21 6.30%
Pará 44h 3.651,11 3.792,62 5.352,25 17,30 4.70%
Mato Grosso do Sul 43h 3.740,39 3.885,35 5.483,13 18,09 4.20%
Maranhão 44h 2.594,67 2.695,24 3.803,60 12,30 7.40%
Piauí 44h 4.054,65 4.211,80 5.943,82 19,14 4.60%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Gerente de Documentação.

Dissídio de Gerente de Documentação por cidade

Quanto ganha um Gerente de Documentação nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Gerente de Documentação na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
São Paulo, SP 42 4.856,12 5.044,33 7.118,71 24,27 7.40%
Rio de Janeiro, RJ 41 4.811,67 4.998,16 7.053,55 24,10 5.30%
Belo Horizonte, MG 42 3.013,87 3.130,68 4.418,11 14,84 8.30%
Goiânia, GO 39 2.105,97 2.187,59 3.087,20 11,14 4.70%
São Bernardo do Campo, SP 42 5.030,75 5.225,73 7.374,71 24,84 6.90%
Brasília, DF 39 2.735,43 2.841,45 4.009,94 14,65 4.90%
Campinas, SP 41 3.937,71 4.090,33 5.772,39 19,93 6.10%
Vitoria, ES 40 2.888,02 2.999,95 4.233,63 14,83 5.50%
Salvador, BA 44 2.811,56 2.920,53 4.121,54 13,37 7.60%
Curitiba, PR 42 3.787,21 3.933,99 5.551,76 18,86 8.30%
Barueri, SP 42 4.938,30 5.129,69 7.239,18 24,41 6.60%
Santos, SP 43 3.540,80 3.678,03 5.190,54 17,17 6.60%
Recife, PE 41 2.533,89 2.632,09 3.714,49 12,71 4.10%
Niterói, RJ 41 2.695,83 2.800,31 3.951,88 13,69 5.10%
Camaçari, BA 44 3.190,99 3.314,67 4.677,76 15,07 6.10%
Cuiabá, MT 44 2.330,61 2.420,94 3.416,50 11,00 4.90%
Aracaju, SE 30 3.536,59 3.673,65 5.184,37 24,54 4.20%
Ribeirão Preto, SP 43 3.574,34 3.712,87 5.239,71 17,13 6.70%
Fortaleza, CE 43 3.317,58 3.446,16 4.863,32 15,94 6.60%
Macaé, RJ 43 4.194,33 4.356,89 6.148,57 20,46 6.00%
Cotia, SP 41 6.464,74 6.715,30 9.476,83 32,52 6.40%
Blumenau, SC 44 3.588,20 3.727,27 5.260,03 17,03 8.20%
Manaus, AM 42 3.286,78 3.414,16 4.818,17 16,22 4.50%
Uberlândia, MG 42 3.666,53 3.808,63 5.374,86 18,19 4.20%
Sete Lagoas, MG 42 2.062,40 2.142,33 3.023,33 10,30 4.70%
Porto Alegre, RS 42 3.814,36 3.962,19 5.591,56 19,03 7.90%
Taubaté, SP 44 3.491,50 3.626,82 5.118,28 16,59 5.10%
Itajaí, SC 44 3.239,79 3.365,36 4.749,29 15,43 8.20%
Florianópolis, SC 43 2.960,27 3.075,00 4.339,53 14,45 6.90%
Sorocaba, SP 44 3.987,34 4.141,88 5.845,15 19,03 5.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Gerente de Documentação. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Gerente de Documentação no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2025 (%)
Locação de mão-de-obra temporária 3.870,39 4.020,39 5.673,70 5.20%
Serviços de engenharia 3.827,13 3.975,46 5.610,28 4.10%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 3.975,58 4.129,66 5.827,90 7.30%
Serviços de desenho técnico relacionados à arquitetura e engenharia 5.072,37 5.268,96 7.435,71 8.00%
Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.837,06 1.908,26 2.692,99 8.30%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 2.877,89 2.989,43 4.218,77 5.90%
Construção de edifícios 3.478,53 3.613,34 5.099,26 6.40%
Atividades de contabilidade 2.867,88 2.979,04 4.204,10 6.20%
Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano 8.196,27 8.513,94 12.015,12 5.60%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 3.074,77 3.193,94 4.507,38 4.30%
Obras de montagem industrial 3.657,13 3.798,87 5.361,09 5.20%
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais 6.660,25 6.918,38 9.763,42 7.70%
Testes e análises técnicas 2.562,38 2.661,69 3.756,26 6.40%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 3.023,31 3.140,48 4.431,94 6.20%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 5.328,30 5.534,81 7.810,89 5.10%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 4.877,73 5.066,78 7.150,39 8.10%
Serviços de arquitetura 2.987,18 3.102,96 4.378,98 8.00%
Instalação e manutenção elétrica 3.519,86 3.656,28 5.159,85 7.00%
Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano 4.736,69 4.920,27 6.943,64 7.30%
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 1.997,01 2.074,41 2.927,46 5.80%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.