O dissídio de Gerente de Documentação 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261210 no cargo de Gerente de Documentação.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 4.804,26
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.833 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 3.799,65
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
884 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Pesquisa e Desenvolvimento Experimental em Ciências Físicas e Naturais
R$ 8.922,79
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Locação de Mão-De-Obra Temporária
307 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Documentalista Gerencia unidades, redes e sistemas de informação especializados, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, entre outras ações, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários Presta atendimento “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários.
Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
O que faz um Gerente de Documentação
O Documentalista organiza, implementa e administra sistemas de gerenciamento de documentos institucionais, estabelecendo procedimentos de captura, armazenagem, recuperação, conservação, compartilhamento e descarte de documentos e registros, disponíveis em vários tipos de suporte Gerencia unidades, redes e sistemas de informação, elaborando programas e projetos, administrando recursos informacionais e orçamentários, analisando tecnologias de informação e comunicação, automatizando unidades de informação, a fim de facilitar o acesso às informações, o relacionamento entre documentos, o controle dos prazos e evitar perdas e acúmulo de documentos desnecessários.
Pode trabalhar em instituições públicas e privadas, na área jurídica, em corporações, entre outras.
Presta atendimento personalizado e serviços de informação “online”, intercambiando informações e documentos, disponibilizando informações em diversos suportes, localizando-as, recuperando-as e elaborando estratégias de buscas avançadas para atender as necessidades específicas dos usuários Trata tecnicamente recursos informacionais, registrando-os, classificando-os, catalogando-os, desenvolvendo e efetuando a manutenção de bases de dados.
Elabora linguagens documentárias, resenhas e resumos Desenvolve recursos informacionais, selecionando-os, adquirindo-os, armazenando-os e descartando-os.
Cria processos e procedimentos para gerenciamento da documentação, elaborando o leiaute da documentação, adequando a documentação ao leiaute estabelecido, revisando, classificando e organizando os documentos.
Desenvolve diretrizes para a gestão de arquivos, estabelecendo critérios para avaliação documental e metodologias para a continuidade e expansão dos arquivos, do fluxo de informação e da organização dos acervos Desenvolve metodologias para a geração de documentos digitais ou eletrônicos, gerando e gerenciando a qualidade e o conteúdo de fontes de informação, a fim de garantir a veracidade das informações.
Desenvolve bibliotecas virtuais, digitais e interfaces de serviços informatizados.
Avalia, inventaria e preserva acervos, desenvolvendo planos de conservação preventiva, utilizando técnicas específicas para acesso e preservação de documentos Organiza a produção, administração, gerenciamento, manutenção e destinação dos documentos, identificando documentos administrativos, legais, científicos, entre outros, que estejam obsoletos, eliminando-os Desenvolve estudos e pesquisas, efetuando sondagem sob demanda informacional, coletando informações para a memória institucional, elaborando dossiês e sistemas de classificação de documentos.
Elabora trabalhos tecnocientíficos, acessando bases de dados e outras fontes em meio eletrônico, coletando e analisando dados estatísticos Presta serviço de assessoria e consultoria, fornecendo assessoria técnica a publicações e subsidiando informações para tomada de decisões Elabora diagnóstico de unidades de serviço, analisando fluxo de informações.
Implanta unidades, redes e sistemas de informação, buscando parcerias, contratando assessorias, elaborando políticas de funcionamento, manuais de serviços e procedimentos, avaliando serviços e produtos Desenvolve e controla a aplicação de plano de segurança ambiental.
Controla a execução dos planos de atividades de segurança patrimonial, da conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação Desenvolve planos de divulgação, políticas de informação, divulgando informações em meios de comunicação formais e informais Desenvolve ações educativas, capacitando usuários e recursos humanos, orientando estágios, elaborando serviços de apoio para educação presencial e à distância, ministrando palestras, participando de bancas acadêmicas.
Participa da elaboração de plano de carreira, avaliando o desempenho de pessoas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do Documentalista
O profissional Gerente de Documentação deve disponibilizar informação em qualquer suporte, desenvolver ações educativas, prestar serviços de assessoria e consultoria, realizar difusão cultural, disseminar informação, desenvolver estudos e pesquisas, tratar tecnicamente recursos informacionais, desenvolver recursos informacionais, demonstrar competências pessoais, gerenciar unidades, redes e sistemas de informação.
Condições de trabalho da profissão
Profissionais da informação trabalham em bibliotecas e centros de documentação e informação na administração pública e nas mais variadas atividades do comércio, indústria e serviços, com predominância nas áreas de educação e pesquisa. Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, de forma individual ou em equipe por projetos, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e com rodízio de turnos. Podem executar suas funções tanto de forma presencial como a distância. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e sob pressão, levando à situação de estresse. As condições de trabalho são heterogêneas, variando desde locais com pequeno acervo e sem recursos informacionais a locais que trabalham com tecnologia de ponta.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer bacharelado em Biblioteconomia e documentação. A formação é complementada com aprendizado tácito no local de trabalho e cursos de extensão.
Atividades exercidas por um Documentalista
Um Documentalista deve catalogar recursos informacionais, descartar recursos informacionais, compilar bibliografia, elaborar trabalhos técnico-científicos, elaborar dossiês de informações, gerar fontes de informação, subsidiar informações para tomada de decisões, elaborar estratégias de buscas avançadas, gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação, intercambiar informações e documentos, desenvolver bibliotecas virtuais e digitais, participar de bancas acadêmicas, desenvolver planos de divulgação e marketing, elaborar programas e projetos de ação, promover eventos culturais, controlar a aplicação do plano de segurança ambiental, elaborar clipping de informações, disseminar seletivamente a informação, analisar dados estatísticos, armazenar recursos informacionais, migrar dados, participar de bancas de concursos, elaborar linguagens documentárias, analisar tecnologias de informação e comunicação, localizar informações, elaborar políticas de funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação, desenvolver padrões de qualidade gerencial, desenvolver planos de conservação preventiva, elaborar políticas de desenvolvimento de recursos informacionais, elaborar levantamento bibliográfico, elaborar diagnóstico de unidades de serviço, ministrar palestras, elaborar manuais de serviços e procedimentos, desenvolver interfaces de serviços informatizados, implantar unidades, redes e sistemas de informação, administrar o compartilhamento de recursos informacionais, demonstrar conhecimento de outros idiomas, demonstrar capacidade de negociação, controlar segurança patrimonial da unidade, rede e sistema de informação, trabalhar em equipe e em rede, demonstrar capacidade de análise e síntese, conservar acervos, administrar consórcios de unidades, redes e sistemas de informação, analisar fluxos de informações, coletar dados estatísticos, demonstrar capacidade de comunicação, elaborar alerta bibliográfico, controlar circulação de recursos informacionais, administrar recursos orçamentários, assessorar no planejamento de espaço físico da unidade de informação, compilar sumários correntes, preparar provas para concursos, controlar conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação, desenvolver metodologias para geração de documentos digitais ou eletrônicos, inventariar acervos, elaborar boletim bibliográfico, realizar visitas técnicas, elaborar estudos de perfil de usuário e comunidade, buscar patrocínios e parcerias, demonstrar senso de organização, realizar estudos cientométricos, bibliométricos e infométricos, promover atividades para usuários especiais, desenvolver bases de dados, avaliar desempenho de pessoas em unidades, redes e sistema de informação, registrar recursos informacionais, participar da elaboração de planos e carreiras, manter-se atualizado, avaliar acervos, recuperar informações, orientar estágios, reformatar suportes, elaborar serviços de apoio para educação presencial e à distância, realizar atividades de ensino, preservar acervos, automatizar unidades de informação, selecionar recursos informacionais, projetar custos de serviços e produtos, implementar atividades cooperativas entre instituições, projetar unidades, redes e sistemas de informação, prestar atendimento personalizado, efetuar manutenção de bases de dados, classificar recursos informacionais, desenvolver critérios de controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação, elaborar resenhas e resumos, adquirir recursos informacionais, desenvolver políticas de informação, elaborar pesquisas temáticas, agir com ética, prestar assessoria técnica a publicações, coletar informações para memória institucional, acessar bases de dados e outras fontes em meios eletrônicos, divulgar informações através de meios de comunicação formais e informais, desenvolver planos de segurança ambiental, liderar equipes, promover atividades de fomento à leitura, avaliar serviços e produtos de unidades, redes e sistema de informação, promover ação cultural, demonstrar capacidade empreendedora, demonstrar raciocínio lógico, demonstrar capacidade de concentração, capacitar recursos humanos, contratar assessorias, elaborar relatórios, fazer sondagens sob demanda informacional, prestar serviços de informação on-line, demonstrar proatividade, demonstrar criatividade, controlar a execução dos planos de atividades, capacitar o usuário.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Gerente de Documentação ficou em 5.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Documentação e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais da informação que ficou em 5.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Documentação em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Documentação ficou em 9.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais da informação 2025
O salário de Gerente de Documentação mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.505 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais da informação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Documentação com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: