O dissídio de Funcionário de Setor de Informação 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422105 no cargo de Funcionário de Setor de Informação.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 1.858,02
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
179.850 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Bastos - SP
R$ 2.822,78
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
71.455 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Recepcionista, em geral realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.
Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Funcionário de Setor de Informação
O Recepcionista, em geral planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.
Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.
Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.
Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.
Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.
Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.
Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.
Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.
Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do Recepcionista, em geral
O profissional Funcionário de Setor de Informação deve comunicar-se, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, observar normas internas de segurança, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, agendar serviços, demonstrar competências pessoais, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, planejar o cotidiano.
Condições de trabalho da profissão
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral
Um Recepcionista, em geral deve comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, organizar materiais de trabalho, verificar cadastro e reserva, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, averiguar horário de saída dos grupos, ouvir com atenção, fornecer informações meteorológicas, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, anunciar a chegada do cliente, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demonstrar senso de organização, propor associação de programas de fidelidade, conferir idoneidade dos clientes, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, acionar alarme de segurança em caso de assalto, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar paciência, efetuar acertos em contas, anotar telefonemas e recados, demonstrar pró atividade, demonstrar autonomia, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., circular informações internas, demonstrar interesse, imprimir relatórios de controle, organizar malotes, pré-cadastrar o cliente, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, atender o cliente com informações precisas, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, coordenar equipe, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, receber pagamentos, demonstrar iniciativa, entregar o crachá de visitante na entrada, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, conferir documentos com identificação, distribuir malotes, providenciar solicitações de reservas especiais, agir com bom senso, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, participar de reuniões na troca de turnos, interagir com os outros departamentos, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, encaminhar o cliente para os diversos setores, transmitir recados e fax, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, agendar reservas / consultas dos clientes, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar espírito de equipe, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, identificar o espaço físico da empresa, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar respeito mútuo, demonstrar eficiência, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar empatia, demonstrar entusiasmo, guardar volumes de prestadores de serviços, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, acolher o cliente e passageiro, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Funcionário de Setor de Informação ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Funcionário de Setor de Informação e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Recepcionistas que ficou em 7.60% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Funcionário de Setor de Informação em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Funcionário de Setor de Informação ficou em 6.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 24,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Recepcionistas 2024
O salário de Funcionário de Setor de Informação mostrado aqui é resultado do levantamento de 562529 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Recepcionistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Funcionário de Setor de Informação com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Funcionário de Setor de Informação em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 43h | 1.740,44 | 1.807,89 | 2.551,35 | 8,49 | 7.80% |
Minas Gerais | 43h | 1.581,26 | 1.642,55 | 2.318,01 | 7,68 | 7.20% |
Rio de Janeiro | 42h | 1.605,11 | 1.667,32 | 2.352,97 | 7,89 | 6.70% |
Santa Catarina | 43h | 1.788,70 | 1.858,02 | 2.622,10 | 8,70 | 8.10% |
Paraná | 43h | 1.691,55 | 1.757,11 | 2.479,69 | 8,22 | 7.10% |
Rio Grande do Sul | 43h | 1.684,10 | 1.749,37 | 2.468,77 | 8,21 | 6.80% |
Bahia | 43h | 1.513,02 | 1.571,66 | 2.217,98 | 7,35 | 7.20% |
Goiás | 43h | 1.547,49 | 1.607,47 | 2.268,51 | 7,50 | 5.80% |
Distrito Federal | 43h | 1.656,89 | 1.721,11 | 2.428,88 | 8,08 | 7.70% |
Pernambuco | 43h | 1.470,43 | 1.527,42 | 2.155,55 | 7,10 | 5.90% |
Ceará | 43h | 1.525,66 | 1.584,79 | 2.236,50 | 7,37 | 8.20% |
Mato Grosso | 43h | 1.585,90 | 1.647,37 | 2.324,82 | 7,68 | 4.50% |
Espírito Santo | 42h | 1.522,88 | 1.581,91 | 2.232,43 | 7,46 | 5.30% |
Pará | 43h | 1.505,77 | 1.564,13 | 2.207,35 | 7,32 | 5.00% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 1.561,81 | 1.622,34 | 2.289,49 | 7,47 | 4.60% |
Paraíba | 43h | 1.481,71 | 1.539,14 | 2.172,08 | 7,09 | 4.60% |
Maranhão | 43h | 1.469,99 | 1.526,96 | 2.154,90 | 7,13 | 6.20% |
Rio Grande do Norte | 43h | 1.456,66 | 1.513,11 | 2.135,35 | 6,96 | 6.00% |
Rondônia | 43h | 1.531,66 | 1.591,03 | 2.245,30 | 7,34 | 4.50% |
Piauí | 43h | 1.442,53 | 1.498,44 | 2.114,65 | 6,97 | 5.00% |
Amazonas | 43h | 1.492,43 | 1.550,27 | 2.187,79 | 7,28 | 4.80% |
Alagoas | 44h | 1.470,09 | 1.527,07 | 2.155,04 | 7,01 | 4.70% |
Sergipe | 42h | 1.445,30 | 1.501,31 | 2.118,70 | 7,19 | 7.40% |
Tocantins | 43h | 1.507,48 | 1.565,90 | 2.209,85 | 7,26 | 7.80% |
Amapá | 43h | 1.505,67 | 1.564,02 | 2.207,20 | 7,24 | 5.50% |
Acre | 44h | 1.543,03 | 1.602,84 | 2.261,97 | 7,36 | 6.60% |
Roraima | 42h | 1.417,25 | 1.472,18 | 2.077,58 | 6,97 | 5.30% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Funcionário de Setor de Informação. |
Dissídio de Funcionário de Setor de Informação por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 43 | 1.792,66 | 1.862,14 | 2.627,90 | 8,73 | 8.10% |
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 1.649,59 | 1.713,52 | 2.418,17 | 8,12 | 7.80% |
Belo Horizonte, MG | 43 | 1.711,55 | 1.777,88 | 2.509,00 | 8,32 | 8.00% |
Brasília, DF | 43 | 1.656,89 | 1.721,11 | 2.428,88 | 8,08 | 6.50% |
Curitiba, PR | 42 | 1.724,54 | 1.791,38 | 2.528,04 | 8,49 | 6.20% |
Salvador, BA | 43 | 1.546,31 | 1.606,24 | 2.266,77 | 7,45 | 5.20% |
Goiânia, GO | 43 | 1.585,78 | 1.647,24 | 2.324,64 | 7,71 | 8.00% |
Fortaleza, CE | 43 | 1.549,22 | 1.609,26 | 2.271,04 | 7,51 | 5.20% |
Santo André, SP | 43 | 1.752,64 | 1.820,57 | 2.569,24 | 8,54 | 4.80% |
Porto Alegre, RS | 42 | 1.683,42 | 1.748,67 | 2.467,77 | 8,23 | 8.00% |
Campinas, SP | 42 | 1.745,38 | 1.813,03 | 2.558,60 | 8,70 | 6.50% |
Recife, PE | 43 | 1.494,11 | 1.552,01 | 2.190,25 | 7,24 | 5.00% |
Barueri, SP | 42 | 1.743,89 | 1.811,48 | 2.556,41 | 8,62 | 7.10% |
Florianópolis, SC | 42 | 1.851,28 | 1.923,03 | 2.713,84 | 9,12 | 8.10% |
Lauro de Freitas, BA | 41 | 1.536,85 | 1.596,42 | 2.252,91 | 7,74 | 7.60% |
Belém, PA | 43 | 1.544,17 | 1.604,02 | 2.263,64 | 7,54 | 8.20% |
São Bernardo do Campo, SP | 43 | 1.922,51 | 1.997,02 | 2.818,25 | 9,40 | 8.00% |
Ribeirão Preto, SP | 42 | 1.744,49 | 1.812,10 | 2.557,29 | 8,55 | 5.20% |
Joinville, SC | 43 | 1.716,99 | 1.783,53 | 2.516,98 | 8,34 | 8.20% |
Guarulhos, SP | 43 | 1.727,71 | 1.794,67 | 2.532,69 | 8,39 | 7.50% |
Campo Grande, MS | 43 | 1.563,68 | 1.624,29 | 2.292,24 | 7,48 | 6.60% |
Cuiabá, MT | 43 | 1.561,90 | 1.622,44 | 2.289,63 | 7,63 | 5.50% |
Manaus, AM | 43 | 1.488,53 | 1.546,22 | 2.182,07 | 7,27 | 5.70% |
Sorocaba, SP | 43 | 1.671,19 | 1.735,96 | 2.449,84 | 8,07 | 6.60% |
Uberlândia, MG | 43 | 1.571,52 | 1.632,42 | 2.303,73 | 7,67 | 6.70% |
Londrina, PR | 43 | 1.686,38 | 1.751,74 | 2.472,11 | 8,17 | 8.30% |
São Jose, SC | 42 | 1.799,18 | 1.868,91 | 2.637,46 | 8,89 | 7.10% |
Maringá, PR | 43 | 1.667,82 | 1.732,45 | 2.444,89 | 8,03 | 5.60% |
São José dos Campos, SP | 43 | 1.634,38 | 1.697,72 | 2.395,87 | 7,91 | 6.30% |
São Luís, MA | 43 | 1.500,53 | 1.558,69 | 2.199,67 | 7,32 | 5.70% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Funcionário de Setor de Informação. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Funcionário de Setor de Informação no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 1.647,03 | 1.710,86 | 2.414,42 | 7.70% | |
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.517,48 | 1.576,30 | 2.224,52 | 5.80% | |
Atividades de condicionamento físico | 1.471,85 | 1.528,90 | 2.157,63 | 6.30% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 1.899,58 | 1.973,20 | 2.784,64 | 4.20% | |
Limpeza em prédios e em domicílios | 1.711,69 | 1.778,03 | 2.509,21 | 8.30% | |
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas | 1.611,90 | 1.674,37 | 2.362,92 | 5.60% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.620,43 | 1.683,23 | 2.375,43 | 5.10% | |
Hotéis | 1.690,19 | 1.755,70 | 2.477,69 | 5.90% | |
Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza | 1.595,19 | 1.657,02 | 2.338,43 | 5.90% | |
Cabeleireiros | 1.571,47 | 1.632,37 | 2.303,65 | 8.00% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 1.707,26 | 1.773,43 | 2.502,71 | 5.70% | |
Laboratórios clínicos | 1.542,30 | 1.602,07 | 2.260,89 | 7.00% | |
Restaurantes e similares | 1.606,54 | 1.668,81 | 2.355,07 | 5.20% | |
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares | 1.580,75 | 1.642,01 | 2.317,26 | 6.70% | |
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais | 1.680,96 | 1.746,11 | 2.464,17 | 8.30% | |
Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia | 1.586,76 | 1.648,25 | 2.326,07 | 7.50% | |
Atividades veterinárias | 1.590,51 | 1.652,15 | 2.331,56 | 6.50% | |
Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências | 1.587,43 | 1.648,95 | 2.327,05 | 7.60% | |
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos | 1.770,96 | 1.839,60 | 2.596,10 | 5.40% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 1.690,70 | 1.756,23 | 2.478,44 | 4.40% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |