O dissídio de Docente de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234515 no cargo de Docente de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional.
Estado com maior salário médio
Rio Grande do Norte
R$ 12.907,35
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
278 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 12.423,33
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
131 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional Ministra aulas, ensinando fundamentos e métodos de pesquisa educacional, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de formação de professores Articula ensino e aprendizagem, para a produção científica e a propagação de conhecimentos sobre processos educativos, por meio de teorias e práticas, considerando currículos, desenvolvimento profissional, metodologias de ensino e aprendizagem, entre outros temas.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional Orienta e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho e de trabalhos acadêmicos.
Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode participar de atividades administrativas Atua de acordo com a legislação educacional, protocolos de pesquisa, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho
O que faz um Docente de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional
O Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional planeja ações para desenvolvimento de pesquisa educacional, referente a currículo, culturas, saberes e práticas educativas, formação docente, cotidiano escolar, linguagens, educação e trabalho, educação especial, educação a distância, ensino e aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento Ministra aulas, atividades e programas, referentes a princípios, métodos, fundamentos de pesquisa educacional.
Define o conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica, de produção científica e de extensão, organiza visitas a instituições para pesquisa Coordena, orienta e supervisiona ações de formação pedagógica em pesquisas educacionais.
Medeia a relação do estagiário com instituições no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios, identificando oportunidades Orienta alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos de pesquisa, como tratamento e análise de dados, disseminação de resultados, relevância e exequibilidade, indica fontes de consulta, avalia textos e relatórios produzidos.
Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Orienta alunos quanto à elaboração de projetos, de termos de consentimento livre e esclarecido e a submetê-los ao comitê de ética em pesquisa, quando for o caso Realiza avaliações das atividades acadêmicas, sobre desenvolvimento das aulas, desempenho dos alunos, cursos e currículos, propostas e ações didático-pedagógicas, material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos.
Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais Produz material de trabalho, elabora planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos Organiza coletâneas e publicações da área educacional.
Realiza pesquisas científicas na área, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura Redige relatórios e publicações científicas Analisa a produção científica publicada e identifica formas de interação aplicáveis nas diversas situações de ensino.
Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado.
Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, em educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores.
Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção Aplica técnicas e estratégias de comunicação, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade e objetividade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
O profissional Docente de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional deve prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, participar de atividades administrativas, supervisionar formação pedagógica em estágios, orientar alunos, comunicar-se, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, atualizar-se na Área, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, produzir material de trabalho, avaliar o trabalho acadêmico científico, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
Um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional deve gerenciar projetos, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, produzir textos para uso pedagógico, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, participar de associações de classe, avaliar o desempenho dos alunos, coordenar reuniões, estudar a legislação educacional, participar de atividades culturais, elaborar pareceres, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, produzir instrumentos de avaliação, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, analisar os problemas da realidade brasileira, atender alunos, individualmente e em grupo, avaliar projetos de pesquisa, coordenar cursos, planejar projetos de extensão, planejar os ambientes de aprendizagem, exercer cargos de direção, orientar monitores, organizar publicações, auto avaliar-se, planejar aulas, realizar revisão da literatura na área, planejar a produção de materiais didáticos, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, produzir cartazes, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), exercer cargos de representação, avaliar planos de ação pedagógica, coordenar áreas, disciplinas e turmas, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), orientar alunos de iniciação científica, estudar a constituição de profissões no campo educacional, elaborar programas e cronogramas, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, proferir palestras, produzir planos de cursos e de aulas, atuar em comissões editoriais, coordenar projetos de extensão, produzir transparências, atuar em banca examinadora docente e discente, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, discutir resultados de avaliação, prestar assessoria a órgãos públicos, avaliar currículos de alunos, planejar eventos e seminários, redigir relatórios de pesquisa, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, dialogar com os alunos, organizar coletâneas, redigir publicações científicas, participar de comissões, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, coordenar projetos pedagógicos, analisar dados e materiais de pesquisa, avaliar projetos de extensão, coordenar equipes de trabalho, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, atuar em projetos de extensão, compromissar-se social e politicamente, participar de reuniões, estabelecer relações com os órgãos de fomento, elaborar projetos de extensão, demonstrar postura ética, atuar em debates, produzir vídeos, avaliar trabalhos científicos, avaliar o desenvolvimento das aulas, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, participar de colegiados, constituir grupos de pesquisa, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, gerenciar convênios, planejar projetos de intervenção pedagógica, estudar outros idiomas, coletar dados e materiais para pesquisa, estudar propostas e políticas educacionais, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, sistematizar conteúdos, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, sistematizar dados e materiais de pesquisa, coordenar eventos, estudar a produção científica da área, sugerir composição de bancas examinadoras, avaliar políticas educacionais, dialogar com os professores da instituição, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, atuar no processo de seleção de alunos e professores, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, coordenar pesquisas, participar de congressos e eventos científicos, coordenar grupos de pesquisa, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, programar cursos para atendimento a demandas externas, dialogar com as entidades representativas, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, planejar pesquisas, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, participar de associações científicas, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, treinar auxiliares de pesquisa, produzir hipertextos, avaliar material didático, produzir artigos para divulgação, demonstrar postura crítica, estudar diferentes formas de comunicação, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, coordenar convênios, avaliar currículos e propostas pedagógicas, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, realizar eventos, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, avaliar cursos, divulgar resultados de pesquisas, prever fontes de financiamento, analisar pesquisas educacionais, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, desenvolver atividades interativas, trabalhar em equipe, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, colaborar em comissões de avaliação, atribuir notas e conceitos, avaliar a própria prática de pesquisa, preencher relatórios de atividades, dominar a língua portuguesa, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, desenvolver propostas de avaliação, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, trabalhar com diferentes formas de interação humana.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Docente de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional ficou em 6.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Docente de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 6.90% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Docente de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Docente de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional ficou em 7.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2024
O salário de Docente de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional mostrado aqui é resultado do levantamento de 629 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Docente de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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Valor do salário na CCT 2024 de Docente de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 35h | 10.649,55 | 11.062,30 | 15.611,45 | 62,72 | 6.60% |
Paraná | 29h | 7.950,32 | 8.258,45 | 11.654,57 | 57,26 | 6.30% |
Santa Catarina | 26h | 7.786,75 | 8.088,54 | 11.414,79 | 61,75 | 4.30% |
Rio de Janeiro | 30h | 9.426,18 | 9.791,51 | 13.818,08 | 66,17 | 4.90% |
Rio Grande do Sul | 13h | 2.887,38 | 2.999,29 | 4.232,69 | 47,81 | 6.10% |
Minas Gerais | 26h | 6.415,36 | 6.664,00 | 9.404,44 | 50,39 | 4.20% |
Bahia | 23h | 6.936,59 | 7.205,43 | 10.168,52 | 62,29 | 4.20% |
Sergipe | 37h | 5.979,88 | 6.211,64 | 8.766,06 | 33,51 | 4.70% |
Maranhão | 13h | 2.272,06 | 2.360,12 | 3.330,67 | 36,31 | 6.80% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Docente de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional. |
Dissídio de Docente de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 38 | 11.959,80 | 12.423,33 | 17.532,17 | 65,84 | 4.40% |
Maringá, PR | 27 | 7.337,48 | 7.621,85 | 10.756,19 | 57,31 | 8.30% |
Votuporanga, SP | 31 | 9.123,50 | 9.477,10 | 13.374,37 | 61,11 | 5.50% |
Campinas, SP | 35 | 9.927,01 | 10.311,75 | 14.552,25 | 59,05 | 4.70% |
Rio de Janeiro, RJ | 24 | 8.435,45 | 8.762,38 | 12.365,74 | 72,67 | 6.40% |
Curitiba, PR | 35 | 10.009,74 | 10.397,69 | 14.673,53 | 59,34 | 5.40% |
Joinville, SC | 20 | 8.835,78 | 9.178,23 | 12.952,60 | 92,22 | 6.70% |
Aracaju, SE | 35 | 6.222,67 | 6.463,84 | 9.121,97 | 37,33 | 4.10% |
Balsas, MA | 7 | 1.968,70 | 2.045,00 | 2.885,97 | 55,46 | 6.90% |
Caxias do Sul, RS | 14 | 2.701,05 | 2.805,73 | 3.959,54 | 41,26 | 8.10% |
Blumenau, SC | 40 | 9.173,60 | 9.529,14 | 13.447,81 | 47,65 | 5.30% |
Barueri, SP | 37 | 9.986,87 | 10.373,93 | 14.640,00 | 56,08 | 4.70% |
Salvador, BA | 40 | 13.827,98 | 14.363,92 | 20.270,79 | 71,82 | 6.90% |
Sorocaba, SP | 44 | 7.591,20 | 7.885,42 | 11.128,14 | 36,12 | 5.90% |
Uberlândia, MG | 20 | 2.665,42 | 2.768,73 | 3.907,31 | 27,69 | 4.40% |
Saquarema, RJ | 43 | 12.808,77 | 13.305,20 | 18.776,70 | 62,17 | 6.50% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Docente de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Docente de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Educação superior - graduação e pós-graduação | 9.199,81 | 9.556,36 | 13.486,23 | 5.30% | |
Educação superior - graduação | 8.953,05 | 9.300,04 | 13.124,50 | 5.70% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 8.687,80 | 9.024,51 | 12.735,66 | 5.80% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 7.088,20 | 7.362,92 | 10.390,77 | 4.40% | |
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais | 3.793,32 | 3.940,33 | 5.560,72 | 7.80% | |
Educação profissional de nível técnico | 1.823,17 | 1.893,83 | 2.672,63 | 6.20% | |
Educação superior - pós-graduação e extensão | 4.380,04 | 4.549,80 | 6.420,81 | 4.20% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 4.244,50 | 4.409,00 | 6.222,11 | 4.30% | |
Ensino médio | 2.663,04 | 2.766,25 | 3.903,81 | 5.10% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 12.127,27 | 12.597,29 | 17.777,67 | 5.40% | |
Ensino fundamental | 2.480,61 | 2.576,75 | 3.636,39 | 6.50% | |
Educação infantil - pré-escola | 1.917,68 | 1.992,00 | 2.811,17 | 5.00% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.077,48 | 2.158,00 | 3.045,43 | 7.60% | |
Ensino de idiomas | 1.399,75 | 1.454,00 | 2.051,93 | 8.30% | |
Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências | 2.574,23 | 2.674,00 | 3.773,63 | 4.40% | |
Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos | 1.359,32 | 1.412,00 | 1.992,66 | 6.50% | |
Aluguel de equipamentos recreativos e esportivos | 5.776,13 | 6.000,00 | 8.467,38 | 7.00% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |