O dissídio de Diretor de Tecnologia da Informação 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 123605 no cargo de Diretor de Tecnologia da Informação.

Estado com maior salário médio

Alagoas

R$ 44.190,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

781 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 40.568,87

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

554 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Diretor de tecnologia da informação dirige operações da área de Tecnologia da Informação (TI) em empresa pública ou privada, considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração – e levando em conta estratégias, metas e ações definidas no planejamento estratégico Organiza serviços de Tecnologia da Informação, gerenciando equipes, estabelecendo medidas na área de segurança da informação, e fazendo gestão de qualidade e eficiência.

Acompanha tendências tecnológicas em diversos temas, tais como linguagem natural e processamento de fala, computação visual, dispositivos inteligentes, armazenamento e processamento de grandes quantidades de dados Promove inovação tecnológica Presta serviços a clientes, validando escopo, custos, entre outros elementos.

Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Diretor de Tecnologia da Informação

O Diretor de tecnologia da informação prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa, acompanhando tendências do mercado e inovações tecnológicas, a partir da perspectiva da área de Tecnologia da Informação (TI), identificando necessidades dos clientes e do negócio, e avaliando tecnicamente a concorrência Participa de reuniões com a direção geral da empresa, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico, contribuindo para assegurar as condições adequadas na implantação de atividades, a efetividade dos processos de prestação de serviços, e a lucratividade prevista nas operações.

Organiza serviços de Tecnologia da Informação, estabelecendo escopo, definindo organograma, e desenhando processos.

Valida planejamento da operação de Tecnologia da Informação Alinha os projetos com o plano estratégico.

Valida planejamento de projetos, em relação a escopo, recursos tecnológicos, custos, prazos, entre outros atributos Define cronograma de projetos.

Avalia vulnerabilidades e riscos do negócio.

Estabelece, com a equipe gestora, medidas na área de segurança da informação, para diminuir exposição a riscos Incentiva ações preventivas, envolvendo a correta instalação de programas e sistemas operacionais, o estabelecimento de rotinas de teste, o monitoramento e a manutenção de programas e sistemas e o treinamento de equipes técnicas e usuários, para diminuir falhas e aumentar o nível de qualidade dos serviços.

Gerencia equipes, selecionando gestores e líderes, estruturando as áreas – infraestrutura, operação, projetos, segurança, desenvolvimento de sistemas, suporte técnico, entre outras – de Tecnologia de Informação, e definindo competências da equipe.

Administra relacionamento com fornecedores Supervisiona atividades e avalia desempenho de equipes Define plano de desenvolvimento de pessoas e promove capacitação de equipes.

Realiza a gestão de qualidade e eficiência dos serviços de Tecnologia da Informação, fixando metas, estabelecendo indicadores e avaliando resultados Acompanha execução de pesquisas de satisfação de clientes Analisa pareces de auditoria.

Define certificação de profissionais e processos Conduz a implementação de serviços e a geração de produtos sob responsabilidade da área de Tecnologia da Informação, validando escopo, prazos, custos, entre outros elementos.

Aprova liberação de verbas Administra recursos financeiros e materiais Pode conceber estruturas profissionais para atuar nas instalações de grandes clientes.

Pode implantar a gestão de riscos em Tecnologia da Informação nas empresas Estabelece parcerias estratégicas em Tecnologia da Informação Acompanha tendências tecnológicas em temas diversificados de Tecnologia da Informação, como linguagem natural e processamento de fala, computação visual, dispositivos inteligentes, armazenamento e processamento de grandes quantidades de dados, entre outros.

Promove a inovação tecnológica, identificando rápidos avanços tecnológicos e tecnologias emergentes, críticas e estratégicas, fomentando condições para a geração de ideias inovadoras Avalia soluções tecnológicas e ideias inovadoras Propõe utilização de novas tecnologias nos processos – como as tecnologias de automação de rede e os sistemas de gerenciamento de infraestrutura com uso de automação, recursos analíticos, inteligência artificial e aprendizado de máquina – e nos serviços ofertados ao cliente, envolvendo novos produtos de “hardware” e de “software”.

Apresenta à direção da empresa, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades, para reportar riscos e mostrar resultados Desenvolve ações para integração da empresa com a comunidade externa Publica conteúdo da área de Tecnologia da Informação Concede entrevistas à mídia Atua de acordo com normas de conformidade legal e jurídica.

Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho.

Funções do Diretor de tecnologia da informação

O profissional Diretor de Tecnologia da Informação deve implementar serviços e produtos, demonstrar competências pessoais, dirigir equipes, planejar atividades de tecnologia da informação, controlar qualidade e eficiência do serviço, interagir com diretores e acionistas, comunicar-se, coordenar projetos.

Condições de trabalho da profissão

Diretores de serviços de informática esses profissionais atuam em áreas ligadas à administração pública, defesa e seguridade social, atividades de informática e conexas, intermediação financeira e outras atividades empresariais. São empregados com carteira, trabalham sem supervisão, de forma individual, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, podem sofrer sobrecarga de informação.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Diretor de tecnologia da informação

Um Diretor de tecnologia da informação deve reportar andamento dos projetos, contratar consultoria, fixar metas, cobrar resultados, desenhar processos, definir objetivos, demonstrar iniciativa, definir certificação, acompanhar pesquisas de satisfação de clientes interno e externo, analisar orçamento, alocar recursos, montar equipes, evidenciar contribuição da tecnologia da informação na ação empresarial, fixar valores, demonstrar capacidade de síntese, atualizar-se, definir cronograma, contornar situações adversas, reportar resultados de rentabilidade, coordenar elaboração de contratos, "buscar ""feedback"" da equipe", administrar recompensas, usar intuição, avaliar riscos, reportar resultados de pesquisas de satisfação, avaliar desempenho de fornecedores, reportar riscos, delegar autoridade (empowerment), escolher gerentes, aprovar liberação de verbas, definir quantidade e perfil de recursos humanos, tomar decisões, negociar valores, executar ações de endomarketing, conceder entrevista à mídia, elaborar orçamento, redigir relatórios, multiplicar talentos, analisar causas de desvios, trabalhar em equipe, demonstrar flexibilidade, demonstrar fluência verbal e escrita, demonstrar raciocínio lógico, definir visão da área da tecnologia da informação, definir treinamento, estabelecer indicadores de desempenho, aplicar metodologias, confrontar o previsto com o realizado, estabelecer parcerias estratégicas, participar na definição da missão da instituição, combinar talentos complementares, estabelecer organograma, fixar prazos, identificar líderes, agir sob pressão, fornecer subsídios para tomada de decisão, identificar necessidades dos clientes, estabelecer escopo, acompanhar indicadores de desempenho, definir missão da área da tecnologia da informação, negociar escopo dos serviços e produtos, selecionar pessoal, analisar tendências do mercado, aperfeiçoar perfil da equipe (coaching), solicitar subsídios, divulgar estratégia empresarial, analisar resultados de pesquisas de satisfação de clientes interno e externo, direcionar recursos humanos, determinar uso dos recursos humanos, materiais e financeiros, demonstrar fluência em língua estrangeira, acompanhar tendências tecnológicas, administrar equipe gerencial, assumir riscos, publicar boletins, demonstrar capacidade de negociação, analisar pareceres de auditoria, executar marketing de relacionamento, preparar apresentações, planejar necessidades de hardware e software, analisar impacto de mudanças, corrigir desvios, coordenar reuniões de acompanhamento, estabelecer prioridades, negociar prazos, antever impacto de mudanças, "buscar ""feedback"" do cliente", participar na definição da visão da instituição, avaliar desempenho da equipe, demonstrar liderança, estimar desvios, administrar parcerias, estabelecer metodologias, administrar recursos materiais e financeiros, "identificar potencial de ""networking"" informal".

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Diretor de Tecnologia da Informação ficou em 8.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor de Tecnologia da Informação e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de serviços de informática que ficou em 8.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor de Tecnologia da Informação em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Diretor de Tecnologia da Informação ficou em 7.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de serviços de informática 2024

O salário de Diretor de Tecnologia da Informação mostrado aqui é resultado do levantamento de 1139 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de serviços de informática que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor de Tecnologia da Informação com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Diretor de Tecnologia da Informação CBO 123605 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Diretor de Tecnologia da Informação em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Diretor de Tecnologia da Informação por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 37.104,46 38.542,52 54.392,35 183,66 5.80%
Rio de Janeiro 40h 30.415,34 31.594,15 44.586,62 156,37 5.80%
Minas Gerais 42h 19.999,07 20.774,18 29.317,14 99,84 5.80%
Rio Grande do Sul 42h 27.702,73 28.776,41 40.610,13 136,24 5.40%
Santa Catarina 41h 23.029,21 23.921,76 33.759,10 115,39 7.70%
Paraná 41h 27.154,01 28.206,42 39.805,74 136,39 5.10%
Ceará 41h 17.739,88 18.427,43 26.005,34 89,89 5.80%
Pernambuco 42h 12.722,51 13.215,60 18.650,25 62,51 5.70%
Bahia 43h 11.149,09 11.581,20 16.343,73 53,39 6.90%
Espírito Santo 42h 14.730,51 15.301,42 21.593,82 73,45 7.50%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Diretor de Tecnologia da Informação.

Dissídio de Diretor de Tecnologia da Informação por cidade

Quanto ganha um Diretor de Tecnologia da Informação nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Diretor de Tecnologia da Informação na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 39.055,20 40.568,87 57.252,00 193,59 7.00%
Barueri, SP 42 38.033,17 39.507,22 55.753,78 188,91 7.60%
Rio de Janeiro, RJ 41 33.589,38 34.891,20 49.239,51 170,96 7.10%
Campinas, SP 41 35.199,37 36.563,60 51.599,65 176,64 8.10%
Porto Alegre, RS 42 28.896,73 30.016,68 42.360,45 141,81 6.80%
Curitiba, PR 40 34.377,84 35.710,23 50.395,34 177,26 8.00%
Belo Horizonte, MG 42 30.124,62 31.292,17 44.160,44 148,42 7.00%
Osasco, SP 42 55.466,86 57.616,59 81.310,26 271,49 5.60%
Florianópolis, SC 41 30.529,68 31.712,92 44.754,22 153,45 6.60%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Diretor de Tecnologia da Informação. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Diretor de Tecnologia da Informação no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 32.433,57 33.690,60 47.545,19 7.80%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 32.523,02 33.783,52 47.676,32 4.50%
Consultoria em tecnologia da informação 31.028,53 32.231,11 45.485,50 5.90%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 34.355,16 35.686,66 50.362,09 5.60%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 42.598,96 44.249,97 62.446,89 6.50%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 41.928,54 43.553,57 61.464,10 8.10%
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 32.600,99 33.864,51 47.790,61 4.20%
Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 18.465,16 19.180,82 27.068,55 4.50%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 41.108,53 42.701,77 60.262,02 4.90%
Bancos múltiplos, com carteira comercial 27.920,08 29.002,18 40.928,75 8.30%
Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros não especificadas anteriormente 37.333,90 38.780,86 54.728,71 5.60%
Holdings de instituições não-financeiras 44.763,92 46.498,83 65.620,55 6.00%
Seguros não-vida 46.451,23 48.251,54 68.094,02 7.10%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 25.984,99 26.992,09 38.092,05 6.00%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 21.679,80 22.520,04 31.780,96 4.60%
Atividades de cobrança e informações cadastrais 35.324,10 36.693,16 51.782,48 4.70%
Laboratórios clínicos 43.511,94 45.198,33 63.785,24 7.40%
Serviços de comunicação multimídia - scm 16.476,97 17.115,57 24.154,01 7.80%
Fabricação de cervejas e chopes 27.955,35 29.038,82 40.980,45 7.40%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 36.613,08 38.032,09 53.672,03 4.20%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.