O dissídio de Diretor de Tecnologia da Informação 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 123605 no cargo de Diretor de Tecnologia da Informação.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 38.633,75

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

834 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Fortaleza - CE

R$ 26.526,40

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

603 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Seguros Não-Vida

R$ 49.035,69

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Desenvolvimento de Programas de Computador e Software em Geral

122 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Diretor de tecnologia da informação dirige operações da área de Tecnologia da Informação (TI) em empresa pública ou privada, considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração – e levando em conta estratégias, metas e ações definidas no planejamento estratégico Organiza serviços de Tecnologia da Informação, gerenciando equipes, estabelecendo medidas na área de segurança da informação, e fazendo gestão de qualidade e eficiência.

Acompanha tendências tecnológicas em diversos temas, tais como linguagem natural e processamento de fala, computação visual, dispositivos inteligentes, armazenamento e processamento de grandes quantidades de dados Promove inovação tecnológica Presta serviços a clientes, validando escopo, custos, entre outros elementos.

Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Diretor de Tecnologia da Informação

O Diretor de tecnologia da informação prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa, acompanhando tendências do mercado e inovações tecnológicas, a partir da perspectiva da área de Tecnologia da Informação (TI), identificando necessidades dos clientes e do negócio, e avaliando tecnicamente a concorrência Participa de reuniões com a direção geral da empresa, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico, contribuindo para assegurar as condições adequadas na implantação de atividades, a efetividade dos processos de prestação de serviços, e a lucratividade prevista nas operações.

Organiza serviços de Tecnologia da Informação, estabelecendo escopo, definindo organograma, e desenhando processos.

Valida planejamento da operação de Tecnologia da Informação Alinha os projetos com o plano estratégico.

Valida planejamento de projetos, em relação a escopo, recursos tecnológicos, custos, prazos, entre outros atributos Define cronograma de projetos.

Avalia vulnerabilidades e riscos do negócio.

Estabelece, com a equipe gestora, medidas na área de segurança da informação, para diminuir exposição a riscos Incentiva ações preventivas, envolvendo a correta instalação de programas e sistemas operacionais, o estabelecimento de rotinas de teste, o monitoramento e a manutenção de programas e sistemas e o treinamento de equipes técnicas e usuários, para diminuir falhas e aumentar o nível de qualidade dos serviços.

Gerencia equipes, selecionando gestores e líderes, estruturando as áreas – infraestrutura, operação, projetos, segurança, desenvolvimento de sistemas, suporte técnico, entre outras – de Tecnologia de Informação, e definindo competências da equipe.

Administra relacionamento com fornecedores Supervisiona atividades e avalia desempenho de equipes Define plano de desenvolvimento de pessoas e promove capacitação de equipes.

Realiza a gestão de qualidade e eficiência dos serviços de Tecnologia da Informação, fixando metas, estabelecendo indicadores e avaliando resultados Acompanha execução de pesquisas de satisfação de clientes Analisa pareces de auditoria.

Define certificação de profissionais e processos Conduz a implementação de serviços e a geração de produtos sob responsabilidade da área de Tecnologia da Informação, validando escopo, prazos, custos, entre outros elementos.

Aprova liberação de verbas Administra recursos financeiros e materiais Pode conceber estruturas profissionais para atuar nas instalações de grandes clientes.

Pode implantar a gestão de riscos em Tecnologia da Informação nas empresas Estabelece parcerias estratégicas em Tecnologia da Informação Acompanha tendências tecnológicas em temas diversificados de Tecnologia da Informação, como linguagem natural e processamento de fala, computação visual, dispositivos inteligentes, armazenamento e processamento de grandes quantidades de dados, entre outros.

Promove a inovação tecnológica, identificando rápidos avanços tecnológicos e tecnologias emergentes, críticas e estratégicas, fomentando condições para a geração de ideias inovadoras Avalia soluções tecnológicas e ideias inovadoras Propõe utilização de novas tecnologias nos processos – como as tecnologias de automação de rede e os sistemas de gerenciamento de infraestrutura com uso de automação, recursos analíticos, inteligência artificial e aprendizado de máquina – e nos serviços ofertados ao cliente, envolvendo novos produtos de “hardware” e de “software”.

Apresenta à direção da empresa, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades, para reportar riscos e mostrar resultados Desenvolve ações para integração da empresa com a comunidade externa Publica conteúdo da área de Tecnologia da Informação Concede entrevistas à mídia Atua de acordo com normas de conformidade legal e jurídica.

Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho.

Funções do Diretor de tecnologia da informação

O profissional Diretor de Tecnologia da Informação deve comunicar-se, implementar serviços e produtos, demonstrar competências pessoais, interagir com diretores e acionistas, controlar qualidade e eficiência do serviço, coordenar projetos, dirigir equipes, planejar atividades de tecnologia da informação.

Condições de trabalho da profissão

Diretores de serviços de informática esses profissionais atuam em áreas ligadas à administração pública, defesa e seguridade social, atividades de informática e conexas, intermediação financeira e outras atividades empresariais. São empregados com carteira, trabalham sem supervisão, de forma individual, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, podem sofrer sobrecarga de informação.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para ingressar nesse emprego/ocupação, é necessário nível superior completo. A formação profissional é feita na prática, onde exige-se mais de cinco anos de experiência profissional na área de gerência.

Atividades exercidas por um Diretor de tecnologia da informação

Um Diretor de tecnologia da informação deve avaliar riscos, estimar desvios, desenhar processos, solicitar subsídios, avaliar desempenho da equipe, estabelecer parcerias estratégicas, analisar resultados de pesquisas de satisfação de clientes interno e externo, corrigir desvios, reportar andamento dos projetos, administrar equipe gerencial, analisar impacto de mudanças, negociar valores, fixar metas, reportar resultados de rentabilidade, acompanhar indicadores de desempenho, direcionar recursos humanos, planejar necessidades de hardware e software, acompanhar pesquisas de satisfação de clientes interno e externo, estabelecer metodologias, avaliar desempenho de fornecedores, contratar consultoria, agir sob pressão, antever impacto de mudanças, identificar líderes, administrar parcerias, definir quantidade e perfil de recursos humanos, definir visão da área da tecnologia da informação, reportar resultados de pesquisas de satisfação, determinar uso dos recursos humanos, materiais e financeiros, preparar apresentações, conceder entrevista à mídia, definir objetivos, analisar pareceres de auditoria, negociar prazos, estabelecer organograma, estabelecer escopo, contornar situações adversas, assumir riscos, fixar prazos, demonstrar fluência verbal e escrita, evidenciar contribuição da tecnologia da informação na ação empresarial, estabelecer indicadores de desempenho, coordenar reuniões de acompanhamento, analisar tendências do mercado, identificar necessidades dos clientes, acompanhar tendências tecnológicas, aplicar metodologias, participar na definição da missão da instituição, analisar causas de desvios, aperfeiçoar perfil da equipe (coaching), administrar recompensas, definir certificação, tomar decisões, demonstrar capacidade de síntese, delegar autoridade (empowerment), executar marketing de relacionamento, definir cronograma, alocar recursos, elaborar orçamento, demonstrar liderança, multiplicar talentos, atualizar-se, definir treinamento, demonstrar capacidade de negociação, participar na definição da visão da instituição, aprovar liberação de verbas, publicar boletins, "buscar ""feedback"" do cliente", demonstrar iniciativa, definir missão da área da tecnologia da informação, estabelecer prioridades, demonstrar raciocínio lógico, coordenar elaboração de contratos, confrontar o previsto com o realizado, demonstrar fluência em língua estrangeira, fixar valores, administrar recursos materiais e financeiros, combinar talentos complementares, escolher gerentes, redigir relatórios, reportar riscos, cobrar resultados, executar ações de endomarketing, "buscar ""feedback"" da equipe", montar equipes, demonstrar flexibilidade, negociar escopo dos serviços e produtos, selecionar pessoal, trabalhar em equipe, analisar orçamento, "identificar potencial de ""networking"" informal", divulgar estratégia empresarial, usar intuição, fornecer subsídios para tomada de decisão.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Diretor de Tecnologia da Informação ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor de Tecnologia da Informação e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de serviços de informática que ficou em 4.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor de Tecnologia da Informação em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Diretor de Tecnologia da Informação ficou em 3.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de serviços de informática 2025

O salário de Diretor de Tecnologia da Informação mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.196 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de serviços de informática que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor de Tecnologia da Informação com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Diretor de Tecnologia da Informação CBO 123605 salário