O dissídio de Coordenador de Serviço de Orientação Pedagógica 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239415 no cargo de Coordenador de Serviço de Orientação Pedagógica.
Estado com maior salário médio
Rondônia
R$ 3.388,57
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
3.616 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Osasco - SP
R$ 5.679,03
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.458 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Pedagogo Planeja, elabora, implementa e avalia programas e ações referentes aos processos de ensino e aprendizagem, considerando a atuação de docentes e alunos Orienta e coordena o trabalho pedagógico da equipe escolar, as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias.
Implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do ensino e da aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.
Elabora documentos administrativos e pedagógicos, materiais e recursos didáticos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Coordenador de Serviço de Orientação Pedagógica
O Pedagogo planeja, elabora, implementa e avalia programas e ações referentes aos processos de ensino e aprendizagem e à construção de conhecimentos, considerando o desempenho de docentes e alunos, definindo objetivos pedagógicos, o planejamento de ações e de programas educacionais, as metas educativas Orienta, coordena e analisa o trabalho pedagógico da equipe escolar, considerando práticas de ensino, didática, aplicação de metodologias, currículo.
Implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância.
Implementa o processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, propondo estratégias, produzindo material e recursos didáticos, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e o resultado de desempenho dos alunos Implementa ações pedagógicas, analisando dados dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, aplicando metodologias e procedimentos específicos, tendo em vista a formação integral e permanente do educando, preparando-o para o pleno exercício de sua cidadania e busca de autodesenvolvimento.
Pode auxiliar e orientar os alunos em relação às suas escolhas profissionais, identificando suas potencialidades intelectuais, psicomotoras, socioafetivas Promove estudos sobre o projeto pedagógico, currículo, metodologias de ensino, planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Define estratégias para analisar o desempenho dos alunos.
Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do ensino e da aprendizagem Propõe ações para recuperação da aprendizagem, sugerindo ações e projetos, propondo atividades e estratégias.
Faz a gestão das ações pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das turmas, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, utilizando instrumentos para detectar problemas e propor soluções.
Identifica elementos intervenientes no processo de ensino e de aprendizagem, propondo soluções conjuntas com coordenadores pedagógicos e docentes Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Pode propor projetos para desenvolvimento de competências socioemocionais, realização de projetos sociais, discussão de temas emergentes.
Participa da elaboração do projeto pedagógico, propondo princípios norteadores, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações.
Comunica-se com assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, registros de atividades educacionais Pode publicar livros, artigos e notas técnicas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Pedagogo
O profissional Coordenador de Serviço de Orientação Pedagógica deve comunicar-se, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Pedagogo
Um Pedagogo deve estimular a cooperação, criar espaços para o exercício da diversidade, trabalhar em equipe, compreender o contexto, intermediar conflitos entre a escola e a família, estimular o senso de justiça, estimular a criatividade, estimular a solidariedade, interagir com os pais, respeitar a alteridade, coordenar reuniões, dimensionar os problemas, estimular valores estéticos, demonstrar capacidade de observação, respeitar a autonomia do educador, auto avaliar-se, administrar tempo, dominar a língua portuguesa, demonstrar versatilidade, respeitar as diversidades, estimular o senso crítico, criar clima favorável de trabalho, respeitar a autoria do educador, demonstrar proatividade, demonstrar criatividade, demonstrar flexibilidade, desenvolver a autoestima, estimular o respeito mútuo, administrar conflitos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Coordenador de Serviço de Orientação Pedagógica ficou em 5.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Coordenador de Serviço de Orientação Pedagógica e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 5.80% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Coordenador de Serviço de Orientação Pedagógica em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Coordenador de Serviço de Orientação Pedagógica ficou em 8.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2024
O salário de Coordenador de Serviço de Orientação Pedagógica mostrado aqui é resultado do levantamento de 11628 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Coordenador de Serviço de Orientação Pedagógica com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Coordenador de Serviço de Orientação Pedagógica em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 39h | 3.072,09 | 3.191,16 | 4.503,46 | 16,32 | 4.70% |
Minas Gerais | 36h | 2.970,27 | 3.085,38 | 4.354,19 | 17,19 | 6.90% |
Paraná | 34h | 2.558,74 | 2.657,91 | 3.750,92 | 15,54 | 4.10% |
Rio de Janeiro | 38h | 2.806,55 | 2.915,32 | 4.114,19 | 15,51 | 5.10% |
Rio Grande do Sul | 36h | 2.585,87 | 2.686,09 | 3.790,69 | 15,12 | 6.60% |
Goiás | 32h | 2.479,59 | 2.575,69 | 3.634,89 | 16,01 | 7.00% |
Santa Catarina | 36h | 3.253,67 | 3.379,77 | 4.769,64 | 18,68 | 5.70% |
Rondônia | 35h | 3.262,14 | 3.388,57 | 4.782,05 | 19,31 | 5.70% |
Distrito Federal | 40h | 3.034,88 | 3.152,50 | 4.448,90 | 15,73 | 7.90% |
Bahia | 37h | 2.887,55 | 2.999,46 | 4.232,93 | 16,04 | 7.20% |
Pará | 41h | 2.362,07 | 2.453,62 | 3.462,62 | 12,11 | 4.10% |
Ceará | 40h | 2.378,80 | 2.471,00 | 3.487,15 | 12,22 | 6.10% |
Espírito Santo | 34h | 2.423,01 | 2.516,92 | 3.551,96 | 14,77 | 7.40% |
Pernambuco | 38h | 2.428,82 | 2.522,96 | 3.560,47 | 13,33 | 7.40% |
Mato Grosso | 32h | 2.768,90 | 2.876,22 | 4.059,01 | 17,72 | 5.40% |
Amazonas | 41h | 2.339,65 | 2.430,33 | 3.429,75 | 11,87 | 6.40% |
Sergipe | 38h | 2.014,46 | 2.092,53 | 2.953,04 | 10,99 | 4.10% |
Mato Grosso do Sul | 41h | 2.383,82 | 2.476,21 | 3.494,50 | 12,10 | 6.60% |
Rio Grande do Norte | 41h | 1.865,78 | 1.938,09 | 2.735,09 | 9,39 | 5.00% |
Maranhão | 42h | 2.488,11 | 2.584,55 | 3.647,39 | 12,32 | 5.40% |
Paraíba | 39h | 2.254,94 | 2.342,33 | 3.305,57 | 12,13 | 8.00% |
Alagoas | 37h | 2.585,95 | 2.686,17 | 3.790,80 | 14,68 | 7.70% |
Roraima | 40h | 2.631,72 | 2.733,72 | 3.857,90 | 13,76 | 4.20% |
Tocantins | 42h | 2.631,70 | 2.733,70 | 3.857,88 | 12,92 | 7.60% |
Acre | 41h | 3.146,79 | 3.268,75 | 4.612,95 | 16,14 | 6.00% |
Amapá | 40h | 3.134,71 | 3.256,20 | 4.595,25 | 16,41 | 4.70% |
Piauí | 40h | 1.920,14 | 1.994,56 | 2.814,78 | 9,88 | 6.50% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Coordenador de Serviço de Orientação Pedagógica. |
Dissídio de Coordenador de Serviço de Orientação Pedagógica por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 40 | 3.817,97 | 3.965,94 | 5.596,86 | 20,05 | 6.80% |
Rio de Janeiro, RJ | 39 | 3.035,52 | 3.153,17 | 4.449,85 | 16,29 | 5.90% |
Curitiba, PR | 32 | 2.712,24 | 2.817,36 | 3.975,94 | 17,80 | 6.20% |
Goiânia, GO | 31 | 2.650,80 | 2.753,53 | 3.885,87 | 17,58 | 5.30% |
Belo Horizonte, MG | 34 | 3.320,29 | 3.448,98 | 4.867,30 | 20,13 | 7.60% |
Brasília, DF | 40 | 3.034,88 | 3.152,50 | 4.448,90 | 15,73 | 5.40% |
Jundiaí, SP | 42 | 2.084,49 | 2.165,28 | 3.055,71 | 10,28 | 7.70% |
Fortaleza, CE | 40 | 2.435,31 | 2.529,70 | 3.569,99 | 12,60 | 5.80% |
Salvador, BA | 36 | 2.862,94 | 2.973,90 | 4.196,86 | 16,31 | 5.90% |
Manaus, AM | 41 | 2.357,64 | 2.449,02 | 3.456,13 | 11,95 | 8.30% |
Porto Alegre, RS | 38 | 2.871,15 | 2.982,42 | 4.208,89 | 15,53 | 5.10% |
Presidente Médici, RO | 29 | 2.896,16 | 3.008,41 | 4.245,55 | 20,45 | 5.20% |
Campinas, SP | 32 | 3.104,36 | 3.224,68 | 4.550,76 | 20,22 | 5.10% |
São José do Rio Preto, SP | 40 | 2.244,70 | 2.331,70 | 3.290,56 | 11,53 | 5.40% |
Belém, PA | 40 | 3.003,91 | 3.120,33 | 4.403,51 | 15,41 | 8.30% |
Recife, PE | 36 | 2.671,59 | 2.775,13 | 3.916,35 | 15,33 | 4.30% |
Uberlândia, MG | 39 | 3.067,81 | 3.186,71 | 4.497,17 | 16,34 | 5.50% |
Aracaju, SE | 39 | 2.165,35 | 2.249,27 | 3.174,24 | 11,42 | 4.90% |
Campo Grande, MS | 40 | 2.513,22 | 2.610,62 | 3.684,19 | 12,90 | 7.30% |
Piracicaba, SP | 38 | 2.117,52 | 2.199,59 | 3.104,12 | 11,51 | 6.60% |
Maringá, PR | 41 | 2.560,91 | 2.660,16 | 3.754,10 | 12,89 | 5.40% |
Niterói, RJ | 34 | 2.622,49 | 2.724,13 | 3.844,37 | 16,16 | 8.30% |
São Luís, MA | 42 | 2.688,76 | 2.792,97 | 3.941,53 | 13,17 | 4.80% |
João Pessoa, PB | 38 | 2.368,42 | 2.460,21 | 3.471,92 | 12,85 | 6.30% |
Itajaí, SC | 41 | 3.666,43 | 3.808,54 | 5.374,72 | 18,58 | 5.40% |
Osasco, SP | 38 | 5.467,14 | 5.679,03 | 8.014,41 | 30,12 | 7.40% |
Guarulhos, SP | 38 | 2.624,93 | 2.726,67 | 3.847,96 | 14,38 | 7.60% |
Maceió, AL | 37 | 2.755,69 | 2.862,50 | 4.039,64 | 15,39 | 8.00% |
Juiz de Fora, MG | 39 | 2.698,71 | 2.803,31 | 3.956,11 | 14,55 | 5.50% |
Parauapebas, PA | 43 | 1.543,79 | 1.603,63 | 2.263,09 | 7,43 | 6.50% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Coordenador de Serviço de Orientação Pedagógica. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Coordenador de Serviço de Orientação Pedagógica no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Ensino fundamental | 2.641,69 | 2.744,07 | 3.872,52 | 6.00% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 3.024,57 | 3.141,79 | 4.433,79 | 7.00% | |
Educação infantil - creche | 2.468,06 | 2.563,71 | 3.617,99 | 8.20% | |
Educação infantil - pré-escola | 2.515,03 | 2.612,51 | 3.686,85 | 4.40% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 3.083,43 | 3.202,94 | 4.520,08 | 6.20% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 3.414,05 | 3.546,36 | 5.004,74 | 6.20% | |
Administração pública em geral | 3.457,13 | 3.591,12 | 5.067,89 | 4.80% | |
Educação profissional de nível técnico | 1.725,79 | 1.792,67 | 2.529,87 | 8.00% | |
Ensino médio | 3.587,66 | 3.726,70 | 5.259,24 | 5.00% | |
Atividades de psicologia e psicanálise | 2.372,13 | 2.464,07 | 3.477,37 | 7.80% | |
Outras atividades esportivas não especificadas anteriormente | 2.871,77 | 2.983,08 | 4.209,81 | 5.90% | |
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente | 2.796,02 | 2.904,38 | 4.098,75 | 7.60% | |
Ensino de idiomas | 2.237,69 | 2.324,41 | 3.280,28 | 6.40% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 2.150,67 | 2.234,03 | 3.152,73 | 7.40% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 3.416,06 | 3.548,46 | 5.007,69 | 8.00% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 2.759,05 | 2.865,98 | 4.044,56 | 6.80% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 2.658,20 | 2.761,23 | 3.896,73 | 4.70% | |
Educação superior - graduação | 3.186,97 | 3.310,49 | 4.671,86 | 6.30% | |
Edição de livros | 2.841,09 | 2.951,21 | 4.164,83 | 4.70% | |
Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante | 2.715,69 | 2.820,94 | 3.981,00 | 4.90% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |