O dissídio de Coordenador de Ensino 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239405 no cargo de Coordenador de Ensino.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 4.570,44

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

9.620 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Santana de Parnaíba - SP

R$ 10.800,29

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.052 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Coordenador pedagógico Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.

Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.

Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Coordenador de Ensino

O Coordenador pedagógico planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.

Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.

Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.

Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.

Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.

Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.

Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.

Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.

Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.

Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Coordenador pedagógico

O profissional Coordenador de Ensino deve comunicar-se, viabilizar o trabalho coletivo, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico

Um Coordenador pedagógico deve traçar objetivos educacionais, acompanhar a trajetória escolar do aluno, avaliar o desempenho profissional dos educadores, promover trocas de experiências, organizar encontro de educandos, intermediar conflitos entre a escola e a família, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, atualizar-se continuamente, organizar grupos de estudos, analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares, detectar eventuais problemas educacionais, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, dominar a língua portuguesa, observar o processo de trabalho em salas de aula, entrevistar, planejar reuniões com equipes de trabalho, interagir com os pais, possibilitar a avaliação da escola pela comunidade, propor soluções para problemas educacionais detectados, participar da avaliação proposta pela instituição, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, criar espaços para o exercício da diversidade, observar o desempenho das classes, elaborar textos de orientação, estudar continuamente, estimular valores estéticos, estimular a cooperação, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, avaliar a instituição escolar, compreender o contexto, verificar o cumprimento das metas, respeitar as diversidades, assessorar o trabalho docente, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, divulgar deliberações, analisar o desempenho das classes, valorizar experiências pedagógicas significativas, administrar a demanda por vagas, demonstrar proatividade, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, demonstrar criatividade, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, estimular o senso crítico, demonstrar capacidade de observação, estruturar os tempos pedagógicos, emitir pareceres, publicar experiências pedagógicas, estimular o respeito mútuo, expressar-se com clareza, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, articular a ação da escola com outras instituições, selecionar bibliografia, estimular a criatividade, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, coordenar reuniões, construir sistema de avaliação, selecionar referencial teórico, criar clima favorável de trabalho, avaliar a implementação de projetos educacionais, organizar encontros, congressos e seminários, participar das avaliações externas, equalizar informações, desenvolver a autoestima, estimular a solidariedade, planejar ações de operacionalização, dimensionar os problemas, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, orientar atividades interdisciplinares, criar espaços de participação/interação, respeitar a autonomia do educador, observar conselhos de classe e de escola, intervir na aplicação de medidas disciplinares, levantar necessidades educacionais e sociais, estimular a transparência na condução dos trabalhos, criar mecanismos de participação/interação, participar de cursos, seminários e congressos, estimular o senso de justiça, demonstrar flexibilidade, socializar informações, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem, estimular a participação dos diferentes sujeitos, analisar as reuniões de conselho de classe e de escola, demonstrar versatilidade, traçar metas educacionais, respeitar a alteridade, construir instrumentos de avaliação, pesquisar práticas educativas, acompanhar a produção dos alunos, sugerir mudanças no projeto pedagógico, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, contextualizar historicamente a escola, avaliar o desempenho das classes/turmas, olhar com intencionalidade pedagógica, divulgar experiências pedagógicas, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, administrar conflitos, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, produzir material de apoio pedagógico, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, reunir-se com conselhos de classe, respeitar a autoria do educador, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, fornecer subsídios teóricos, administrar tempo, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, divulgar resultados de avaliação, organizar reuniões com equipes de trabalho, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, trabalhar em equipe, administrar recursos de trabalho, elaborar relatórios, formar-se continuamente, estimular a participação nas instituições associativas, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, auto avaliar-se, caracterizar o perfil dos alunos, formar equipes de trabalho.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Coordenador de Ensino ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Coordenador de Ensino e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 6.30% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Coordenador de Ensino em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Coordenador de Ensino ficou em 9.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2024

O salário de Coordenador de Ensino mostrado aqui é resultado do levantamento de 32015 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Coordenador de Ensino com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Coordenador de Ensino CBO 239405 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Coordenador de Ensino em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Coordenador de Ensino por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 39h 4.399,91 4.570,44 6.449,94 23,24 5.80%
Rio de Janeiro 38h 3.238,82 3.364,35 4.747,87 17,87 5.60%
Minas Gerais 36h 3.452,33 3.586,14 5.060,86 19,77 5.20%
Paraná 39h 3.549,11 3.686,67 5.202,73 18,98 7.50%
Pernambuco 40h 3.031,54 3.149,03 4.444,01 15,93 6.80%
Bahia 39h 3.286,73 3.414,12 4.818,10 17,44 6.10%
Ceará 41h 2.765,78 2.872,97 4.054,42 14,12 8.30%
Rio Grande do Sul 36h 3.446,13 3.579,70 5.051,77 19,87 7.10%
Santa Catarina 38h 3.952,43 4.105,62 5.793,97 21,63 7.90%
Distrito Federal 40h 4.205,26 4.368,25 6.164,60 22,09 4.10%
Goiás 39h 2.947,96 3.062,21 4.321,49 15,90 7.10%
Pará 39h 2.842,07 2.952,22 4.166,27 15,00 6.90%
Espírito Santo 37h 3.061,03 3.179,67 4.487,24 17,29 6.20%
Paraíba 40h 2.754,17 2.860,91 4.037,40 14,32 4.90%
Maranhão 38h 3.063,43 3.182,16 4.490,76 16,70 4.80%
Mato Grosso 38h 3.547,75 3.685,25 5.200,74 19,49 5.50%
Mato Grosso do Sul 39h 3.330,33 3.459,40 4.882,01 17,76 5.90%
Rio Grande do Norte 40h 2.554,37 2.653,37 3.744,52 13,34 6.00%
Alagoas 38h 2.807,62 2.916,43 4.115,76 15,24 7.30%
Amazonas 41h 3.307,54 3.435,73 4.848,61 16,93 4.40%
Sergipe 39h 2.743,42 2.849,74 4.021,65 14,68 8.30%
Piauí 38h 3.142,51 3.264,30 4.606,68 17,12 5.00%
Rondônia 38h 3.484,50 3.619,55 5.108,01 19,04 7.50%
Tocantins 41h 3.869,64 4.019,61 5.672,60 19,50 5.50%
Amapá 41h 2.694,16 2.798,58 3.949,44 13,50 6.20%
Acre 39h 3.242,19 3.367,85 4.752,81 17,18 5.30%
Roraima 41h 2.809,64 2.918,53 4.118,72 14,23 6.50%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Coordenador de Ensino.

Dissídio de Coordenador de Ensino por cidade

Quanto ganha um Coordenador de Ensino nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Coordenador de Ensino na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 39 5.279,60 5.484,22 7.739,50 27,85 7.30%
Rio de Janeiro, RJ 39 3.553,64 3.691,37 5.209,37 19,13 6.90%
Fortaleza, CE 41 2.749,19 2.855,74 4.030,10 13,88 4.80%
Brasília, DF 40 4.205,26 4.368,25 6.164,60 22,09 6.90%
Belo Horizonte, MG 37 4.330,12 4.497,94 6.347,63 24,17 7.70%
Recife, PE 39 3.316,26 3.444,79 4.861,39 17,57 5.30%
Curitiba, PR 39 4.253,45 4.418,30 6.235,24 22,58 5.60%
Salvador, BA 39 3.488,80 3.624,01 5.114,32 18,58 4.80%
Porto Alegre, RS 39 3.598,63 3.738,11 5.275,33 19,41 8.10%
Goiânia, GO 39 3.118,17 3.239,03 4.571,01 16,53 4.30%
Guarulhos, SP 40 3.671,73 3.814,04 5.382,48 18,97 6.60%
Belém, PA 39 2.917,22 3.030,28 4.276,42 15,51 6.10%
Campinas, SP 39 4.116,30 4.275,84 6.034,19 21,81 5.40%
Campo Grande, MS 39 3.369,30 3.499,88 4.939,14 17,73 7.80%
São Luís, MA 39 3.068,63 3.187,56 4.498,38 16,14 7.20%
João Pessoa, PB 40 2.905,13 3.017,72 4.258,70 15,16 4.40%
Manaus, AM 41 3.102,93 3.223,19 4.548,66 15,68 8.20%
Niterói, RJ 36 3.287,45 3.414,86 4.819,16 18,88 5.30%
Maceió, AL 38 2.895,05 3.007,25 4.243,93 15,92 7.70%
Natal, RN 39 2.744,90 2.851,28 4.023,82 14,57 5.70%
Aracaju, SE 39 2.958,06 3.072,70 4.336,29 15,86 7.20%
Ribeirão Preto, SP 40 4.199,23 4.361,98 6.155,75 21,82 7.90%
Florianópolis, SC 38 3.755,97 3.901,54 5.505,96 20,40 6.00%
Juiz de Fora, MG 36 3.045,13 3.163,15 4.463,93 17,61 8.10%
Uberlândia, MG 38 3.319,90 3.448,57 4.866,73 17,94 5.80%
Teresina, PI 38 3.386,97 3.518,23 4.965,04 18,32 5.40%
São José dos Campos, SP 39 4.463,77 4.636,77 6.543,55 24,03 4.40%
São Bernardo do Campo, SP 41 4.289,62 4.455,87 6.288,26 21,95 4.80%
Osasco, SP 41 4.416,20 4.587,36 6.473,82 22,27 6.70%
Sorocaba, SP 40 3.536,80 3.673,87 5.184,68 18,42 5.00%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Coordenador de Ensino. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Coordenador de Ensino no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino fundamental 3.834,17 3.982,77 5.620,61 6.10%
Educação infantil - pré-escola 3.172,93 3.295,90 4.651,27 5.90%
Educação infantil - creche 3.396,89 3.528,54 4.979,58 4.90%
Educação superior - graduação e pós-graduação 4.476,66 4.650,16 6.562,45 7.60%
Ensino médio 3.843,64 3.992,61 5.634,49 7.20%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 3.629,30 3.769,97 5.320,29 4.80%
Educação superior - graduação 4.083,01 4.241,26 5.985,39 6.00%
Ensino de idiomas 2.748,36 2.854,87 4.028,88 5.20%
Educação profissional de nível técnico 2.410,83 2.504,26 3.534,09 7.10%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 4.244,13 4.408,62 6.221,58 7.40%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 2.130,61 2.213,18 3.123,31 5.40%
Serviços de assistência social sem alojamento 3.855,99 4.005,43 5.652,59 7.50%
Administração pública em geral 3.930,19 4.082,52 5.761,37 7.90%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 3.766,76 3.912,75 5.521,79 5.10%
Cursos preparatórios para concursos 3.142,88 3.264,69 4.607,23 5.30%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 3.403,07 3.534,96 4.988,64 5.40%
Treinamento em informática 2.047,81 2.127,17 3.001,93 7.40%
Edição de livros 6.066,70 6.301,83 8.893,33 7.60%
Comércio varejista de livros 2.796,63 2.905,02 4.099,66 7.70%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 3.500,34 3.636,00 5.131,23 4.40%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.