O dissídio de Coordenador de Ensino 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239405 no cargo de Coordenador de Ensino.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 4.773,30
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
9.454 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 3.209,35
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
3.962 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Atendimento Hospitalar
R$ 12.713,40
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Ensino Fundamental
6.017 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Coordenador pedagógico Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.
Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.
Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Coordenador de Ensino
O Coordenador pedagógico planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.
Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.
Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.
Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.
Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.
Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Coordenador pedagógico
O profissional Coordenador de Ensino deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais.
Condições de trabalho da profissão
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico
Um Coordenador pedagógico deve analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares, observar conselhos de classe e de escola, desenvolver a autoestima, articular a ação da escola com outras instituições, fornecer subsídios teóricos, orientar atividades interdisciplinares, organizar encontros, congressos e seminários, entrevistar, divulgar experiências pedagógicas, divulgar resultados de avaliação, estudar continuamente, estimular a transparência na condução dos trabalhos, formar equipes de trabalho, planejar reuniões com equipes de trabalho, dominar a língua portuguesa, respeitar a autonomia do educador, compreender o contexto, levantar necessidades educacionais e sociais, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, avaliar o desempenho das classes/turmas, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem, criar espaços de participação/interação, demonstrar criatividade, dimensionar os problemas, participar de cursos, seminários e congressos, planejar ações de operacionalização, valorizar experiências pedagógicas significativas, selecionar bibliografia, administrar tempo, acompanhar a trajetória escolar do aluno, demonstrar flexibilidade, detectar eventuais problemas educacionais, interagir com os pais, demonstrar versatilidade, estimular o senso crítico, equalizar informações, estimular o senso de justiça, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, avaliar o desempenho profissional dos educadores, criar mecanismos de participação/interação, respeitar a autoria do educador, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, divulgar deliberações, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, assessorar o trabalho docente, estimular o respeito mútuo, elaborar textos de orientação, elaborar relatórios, produzir material de apoio pedagógico, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, administrar recursos de trabalho, construir sistema de avaliação, promover trocas de experiências, selecionar referencial teórico, estimular a participação dos diferentes sujeitos, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente, estimular a participação nas instituições associativas, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, intermediar conflitos entre a escola e a família, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, organizar encontro de educandos, traçar objetivos educacionais, respeitar as diversidades, atualizar-se continuamente, expressar-se com clareza, analisar as reuniões de conselho de classe e de escola, avaliar a implementação de projetos educacionais, estimular a solidariedade, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, reunir-se com conselhos de classe, verificar o cumprimento das metas, formar-se continuamente, estimular valores estéticos, acompanhar a produção dos alunos, traçar metas educacionais, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, coordenar reuniões, trabalhar em equipe, construir instrumentos de avaliação, contextualizar historicamente a escola, possibilitar a avaliação da escola pela comunidade, sugerir mudanças no projeto pedagógico, respeitar a alteridade, criar espaços para o exercício da diversidade, olhar com intencionalidade pedagógica, observar o desempenho das classes, intervir na aplicação de medidas disciplinares, observar o processo de trabalho em salas de aula, pesquisar práticas educativas, avaliar a instituição escolar, administrar conflitos, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, demonstrar proatividade, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, administrar a demanda por vagas, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, estimular a criatividade, estruturar os tempos pedagógicos, emitir pareceres, estimular a cooperação, demonstrar capacidade de observação, socializar informações, propor soluções para problemas educacionais detectados, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, caracterizar o perfil dos alunos, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, participar das avaliações externas, analisar o desempenho das classes, organizar reuniões com equipes de trabalho, publicar experiências pedagógicas, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, criar clima favorável de trabalho, participar da avaliação proposta pela instituição, auto avaliar-se, organizar grupos de estudos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Coordenador de Ensino ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Coordenador de Ensino e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 4.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Coordenador de Ensino em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Coordenador de Ensino ficou em 7.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2025
O salário de Coordenador de Ensino mostrado aqui é resultado do levantamento de 32.787 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Coordenador de Ensino com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: