O dissídio de Coordenador de Ensino 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239405 no cargo de Coordenador de Ensino.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 4.773,30

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

9.454 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 3.209,35

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

3.962 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Atendimento Hospitalar

R$ 12.713,40

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

6.017 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Coordenador pedagógico Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.

Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.

Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Coordenador de Ensino

O Coordenador pedagógico planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.

Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.

Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.

Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.

Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.

Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.

Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.

Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.

Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.

Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Coordenador pedagógico

O profissional Coordenador de Ensino deve promover a formação contínua dos profissionais, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, viabilizar o trabalho coletivo, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional.

Condições de trabalho da profissão

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico

Um Coordenador pedagógico deve pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, pesquisar práticas educativas, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, olhar com intencionalidade pedagógica, selecionar bibliografia, estimular a participação dos diferentes sujeitos, articular a ação da escola com outras instituições, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, promover trocas de experiências, avaliar a instituição escolar, trabalhar em equipe, estimular o senso crítico, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, fornecer subsídios teóricos, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, detectar eventuais problemas educacionais, emitir pareceres, organizar encontro de educandos, estudar continuamente, criar clima favorável de trabalho, criar mecanismos de participação/interação, coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, entrevistar, publicar experiências pedagógicas, participar de cursos, seminários e congressos, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, socializar informações, estimular a criatividade, criar espaços para o exercício da diversidade, demonstrar proatividade, analisar o desempenho das classes, intervir na aplicação de medidas disciplinares, orientar atividades interdisciplinares, estimular valores estéticos, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, formar equipes de trabalho, construir sistema de avaliação, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, propor soluções para problemas educacionais detectados, respeitar a autonomia do educador, organizar reuniões com equipes de trabalho, selecionar referencial teórico, estimular a cooperação, administrar a demanda por vagas, formar-se continuamente, divulgar resultados de avaliação, demonstrar versatilidade, avaliar o desempenho profissional dos educadores, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, desenvolver a autoestima, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente, analisar as reuniões de conselho de classe e de escola, acompanhar a trajetória escolar do aluno, elaborar relatórios, planejar ações de operacionalização, estimular o senso de justiça, equalizar informações, avaliar o desempenho das classes/turmas, verificar o cumprimento das metas, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, contextualizar historicamente a escola, caracterizar o perfil dos alunos, estimular a participação nas instituições associativas, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, auto avaliar-se, possibilitar a avaliação da escola pela comunidade, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, traçar objetivos educacionais, levantar necessidades educacionais e sociais, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, estimular a transparência na condução dos trabalhos, estruturar os tempos pedagógicos, administrar recursos de trabalho, participar da avaliação proposta pela instituição, produzir material de apoio pedagógico, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, intermediar conflitos entre a escola e a família, respeitar a alteridade, sugerir mudanças no projeto pedagógico, observar o processo de trabalho em salas de aula, analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares, elaborar textos de orientação, observar conselhos de classe e de escola, demonstrar capacidade de observação, organizar grupos de estudos, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, compreender o contexto, administrar conflitos, expressar-se com clareza, acompanhar a produção dos alunos, dominar a língua portuguesa, observar o desempenho das classes, administrar tempo, assessorar o trabalho docente, atualizar-se continuamente, respeitar a autoria do educador, demonstrar criatividade, divulgar experiências pedagógicas, criar espaços de participação/interação, traçar metas educacionais, construir instrumentos de avaliação, organizar encontros, congressos e seminários, fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, coordenar reuniões, divulgar deliberações, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, respeitar as diversidades, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, interagir com os pais, valorizar experiências pedagógicas significativas, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, participar das avaliações externas, planejar reuniões com equipes de trabalho, avaliar a implementação de projetos educacionais, demonstrar flexibilidade, estimular a solidariedade, reunir-se com conselhos de classe, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, dimensionar os problemas, estimular o respeito mútuo.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Coordenador de Ensino ficou em 8.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Coordenador de Ensino e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 8.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Coordenador de Ensino em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Coordenador de Ensino ficou em 9.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2025

O salário de Coordenador de Ensino mostrado aqui é resultado do levantamento de 32.787 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Coordenador de Ensino com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Coordenador de Ensino CBO 239405 salário