O dissídio de Concierge 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422130 no cargo de Concierge.

Estado com maior salário médio

Alagoas

R$ 2.977,62

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.418 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 1.772,08

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

812 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Planos de Saúde

R$ 4.030,42

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividade Odontológica com Recursos para Realização de Procedimentos Cirúrgicos

865 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Concierge recepciona, atende e presta serviços de apoio personalizado a clientes, propiciando seu conforto e sua comodidade Recepciona o cliente, conhecendo suas solicitações de apoio personalizado.

Busca informações sobre a disponibilidade do serviço ou produto solicitado Informa ao cliente sobre a oferta disponível, auxiliando na seleção Encarrega-se dos trâmites administrativos e logísticos para a aquisição do produto ou para a execução do serviço solicitado.

Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Concierge

O Concierge prepara os recursos de trabalho, organizando os materiais e os equipamentos e mantendo, em sistema informatizado, cadastro de contatos para prestação de diferentes serviços Recepciona o cliente - de hotéis, hospitais, condomínios residenciais e comerciais, companhias aéreas, administradoras de cartão de crédito ou outras empresas de diversas naturezas -, informando-se sobre as suas preferências e hábitos.

Toma conhecimento das solicitações de apoio personalizado do cliente, que podem ser demandas rotineiras e previsíveis ou, ainda, problemas e demandas de urgência e emergência, geralmente imprevisíveis.

Busca informações sobre a disponibilidade dos serviços de apoio solicitados Pode averiguar agenda semanal de eventos, levantar programação cultural, verificar a oferta de serviços de hospedagem e transporte, analisar roteiros turísticos e avaliar outros produtos ou serviços.

Informa ao cliente sobre a oferta dos serviços ou produtos solicitados, auxiliando na sua seleção Efetiva as ações de apoio.

Nesse sentido, pode providenciar reservas, ingressos e inscrições em atividades de lazer, turismo e entretenimento.

Pode, ainda, agendar atendimento em serviços de saúde ou marcar compromissos profissionais e acadêmicos Pode, também, comprar objetos e produtos, especialmente os típicos de um local ou uma região.

Encarrega-se dos trâmites administrativos e logísticos para a aquisição do produto ou para a execução do serviço solicitado.

Controla a entrega das encomendas Documenta o serviço de apoio solicitado pelo cliente e organiza notas fiscais e outros comprovantes para prestação de contas Lança as despesas na conta do cliente.

Interage diretamente com clientes, parceiros, fornecedores e prestadores de serviços Comunica-se com diversas áreas e setores da empresa onde trabalha Pode prestar atendimento em língua(s) estrangeira(s), preferencialmente inglês e/ou espanhol.

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Funções do Concierge

O profissional Concierge deve responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, organizar informações a serem prestadas, comunicar-se, observar normas internas de segurança, demonstrar competências pessoais, agendar serviços, planejar o cotidiano.

Condições de trabalho da profissão

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Concierge

Um Concierge deve consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, protocolar documentos/encomendas de hóspedes, demonstrar respeito mútuo, providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes, prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem, auxiliar o cliente com informações financeiras, demonstrar espírito de equipe, acionar alarme de segurança em caso de assalto, resolver pendências do dia anterior, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, estabelecer contato/comunicação visual com o cliente, demonstrar senso de organização, conferir documentos com identificação, coordenar equipe, interagir com os outros departamentos, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes, providenciar a compra de ingressos para eventos em geral, ouvir com atenção, demonstrar paciência, providenciar solicitações de reservas especiais, participar de reuniões na troca de turnos, oferecer auxílio para a bagagem, colher principais notícias e manchetes do dia, auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes, visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., acolher o cliente e passageiro, distribuir jornais, revistas, flores etc., organizar as entregas aos hóspedes, oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, auxiliar o hóspede com atendimento médico, planejar o dia seguinte, checar solicitações dos hóspedes, fornecer informações meteorológicas, providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes, demonstrar interesse, demonstrar conhecimentos de informática, colher feedback das informações prestadas, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, atender o cliente com informações precisas, manter anonimidade do hóspede quando solicitado, consultar solicitações especiais de hóspedes, identificar o espaço físico da empresa, organizar materiais de trabalho, oferecer transporte ao cliente, demonstrar eficiência, demonstrar iniciativa, atualizar banco de dados do estabelecimento, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral), agir com bom senso, acompanhar as solicitações dos hóspedes, agendar reservas / consultas dos clientes, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar entusiasmo, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, solicitar o serviço de manobrista, fornecer indicações de locais para câmbio de moedas, agendar transfers e carros executivos, conferir idoneidade dos clientes, lançar despesas em contas, circular informações internas, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, demonstrar autonomia, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos), certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes, averiguar agenda semanal de eventos, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, demonstrar empatia, demonstrar pró atividade, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Concierge ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Concierge e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Recepcionistas que ficou em 4.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Concierge em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Concierge ficou em 3.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Recepcionistas 2025

O salário de Concierge mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.399 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Recepcionistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Concierge com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Concierge CBO 422130 salário