O dissídio de Concierge 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422130 no cargo de Concierge.

Estado com maior salário médio

Alagoas

R$ 2.977,62

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.418 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 1.772,08

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

812 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Planos de Saúde

R$ 4.030,42

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividade Odontológica com Recursos para Realização de Procedimentos Cirúrgicos

865 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Concierge recepciona, atende e presta serviços de apoio personalizado a clientes, propiciando seu conforto e sua comodidade Recepciona o cliente, conhecendo suas solicitações de apoio personalizado.

Busca informações sobre a disponibilidade do serviço ou produto solicitado Informa ao cliente sobre a oferta disponível, auxiliando na seleção Encarrega-se dos trâmites administrativos e logísticos para a aquisição do produto ou para a execução do serviço solicitado.

Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Concierge

O Concierge prepara os recursos de trabalho, organizando os materiais e os equipamentos e mantendo, em sistema informatizado, cadastro de contatos para prestação de diferentes serviços Recepciona o cliente - de hotéis, hospitais, condomínios residenciais e comerciais, companhias aéreas, administradoras de cartão de crédito ou outras empresas de diversas naturezas -, informando-se sobre as suas preferências e hábitos.

Toma conhecimento das solicitações de apoio personalizado do cliente, que podem ser demandas rotineiras e previsíveis ou, ainda, problemas e demandas de urgência e emergência, geralmente imprevisíveis.

Busca informações sobre a disponibilidade dos serviços de apoio solicitados Pode averiguar agenda semanal de eventos, levantar programação cultural, verificar a oferta de serviços de hospedagem e transporte, analisar roteiros turísticos e avaliar outros produtos ou serviços.

Informa ao cliente sobre a oferta dos serviços ou produtos solicitados, auxiliando na sua seleção Efetiva as ações de apoio.

Nesse sentido, pode providenciar reservas, ingressos e inscrições em atividades de lazer, turismo e entretenimento.

Pode, ainda, agendar atendimento em serviços de saúde ou marcar compromissos profissionais e acadêmicos Pode, também, comprar objetos e produtos, especialmente os típicos de um local ou uma região.

Encarrega-se dos trâmites administrativos e logísticos para a aquisição do produto ou para a execução do serviço solicitado.

Controla a entrega das encomendas Documenta o serviço de apoio solicitado pelo cliente e organiza notas fiscais e outros comprovantes para prestação de contas Lança as despesas na conta do cliente.

Interage diretamente com clientes, parceiros, fornecedores e prestadores de serviços Comunica-se com diversas áreas e setores da empresa onde trabalha Pode prestar atendimento em língua(s) estrangeira(s), preferencialmente inglês e/ou espanhol.

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Funções do Concierge

O profissional Concierge deve recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, demonstrar competências pessoais, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, observar normas internas de segurança, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, agendar serviços, prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede, planejar o cotidiano, comunicar-se, organizar informações a serem prestadas, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros.

Condições de trabalho da profissão

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Concierge

Um Concierge deve auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar paciência, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes, colher feedback das informações prestadas, fornecer indicações de locais para câmbio de moedas, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem, agendar reservas / consultas dos clientes, conferir documentos com identificação, providenciar a compra de ingressos para eventos em geral, organizar materiais de trabalho, auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral), atender o cliente com informações precisas, agendar transfers e carros executivos, conferir idoneidade dos clientes, demonstrar eficiência, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, demonstrar espírito de equipe, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, interagir com os outros departamentos, demonstrar empatia, agir com bom senso, demonstrar respeito mútuo, demonstrar conhecimentos de informática, providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, resolver pendências do dia anterior, visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes, organizar as entregas aos hóspedes, planejar o dia seguinte, certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes, auxiliar o cliente com informações financeiras, lançar despesas em contas, ouvir com atenção, checar solicitações dos hóspedes, oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades, demonstrar pró atividade, providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes, providenciar solicitações de reservas especiais, protocolar documentos/encomendas de hóspedes, atualizar banco de dados do estabelecimento, manter anonimidade do hóspede quando solicitado, distribuir jornais, revistas, flores etc., solicitar o serviço de manobrista, demonstrar interesse, oferecer transporte ao cliente, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, consultar solicitações especiais de hóspedes, demonstrar entusiasmo, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, identificar o espaço físico da empresa, acolher o cliente e passageiro, estabelecer contato/comunicação visual com o cliente, fornecer informações meteorológicas, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, colher principais notícias e manchetes do dia, circular informações internas, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, participar de reuniões na troca de turnos, demonstrar senso de organização, auxiliar o hóspede com atendimento médico, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, averiguar agenda semanal de eventos, coordenar equipe, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar iniciativa, oferecer auxílio para a bagagem, auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes, demonstrar autonomia, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, acompanhar as solicitações dos hóspedes, acionar alarme de segurança em caso de assalto, informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos).

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Concierge ficou em 7.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Concierge e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Recepcionistas que ficou em 7.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Concierge em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Concierge ficou em 4.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 28,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Recepcionistas 2025

O salário de Concierge mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.399 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Recepcionistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Concierge com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Concierge CBO 422130 salário