O dissídio de Concierge 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422130 no cargo de Concierge.

Estado com maior salário médio

Alagoas

R$ 2.977,62

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.418 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 1.772,08

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

812 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Planos de Saúde

R$ 4.030,42

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividade Odontológica com Recursos para Realização de Procedimentos Cirúrgicos

865 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Concierge recepciona, atende e presta serviços de apoio personalizado a clientes, propiciando seu conforto e sua comodidade Recepciona o cliente, conhecendo suas solicitações de apoio personalizado.

Busca informações sobre a disponibilidade do serviço ou produto solicitado Informa ao cliente sobre a oferta disponível, auxiliando na seleção Encarrega-se dos trâmites administrativos e logísticos para a aquisição do produto ou para a execução do serviço solicitado.

Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Concierge

O Concierge prepara os recursos de trabalho, organizando os materiais e os equipamentos e mantendo, em sistema informatizado, cadastro de contatos para prestação de diferentes serviços Recepciona o cliente - de hotéis, hospitais, condomínios residenciais e comerciais, companhias aéreas, administradoras de cartão de crédito ou outras empresas de diversas naturezas -, informando-se sobre as suas preferências e hábitos.

Toma conhecimento das solicitações de apoio personalizado do cliente, que podem ser demandas rotineiras e previsíveis ou, ainda, problemas e demandas de urgência e emergência, geralmente imprevisíveis.

Busca informações sobre a disponibilidade dos serviços de apoio solicitados Pode averiguar agenda semanal de eventos, levantar programação cultural, verificar a oferta de serviços de hospedagem e transporte, analisar roteiros turísticos e avaliar outros produtos ou serviços.

Informa ao cliente sobre a oferta dos serviços ou produtos solicitados, auxiliando na sua seleção Efetiva as ações de apoio.

Nesse sentido, pode providenciar reservas, ingressos e inscrições em atividades de lazer, turismo e entretenimento.

Pode, ainda, agendar atendimento em serviços de saúde ou marcar compromissos profissionais e acadêmicos Pode, também, comprar objetos e produtos, especialmente os típicos de um local ou uma região.

Encarrega-se dos trâmites administrativos e logísticos para a aquisição do produto ou para a execução do serviço solicitado.

Controla a entrega das encomendas Documenta o serviço de apoio solicitado pelo cliente e organiza notas fiscais e outros comprovantes para prestação de contas Lança as despesas na conta do cliente.

Interage diretamente com clientes, parceiros, fornecedores e prestadores de serviços Comunica-se com diversas áreas e setores da empresa onde trabalha Pode prestar atendimento em língua(s) estrangeira(s), preferencialmente inglês e/ou espanhol.

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Funções do Concierge

O profissional Concierge deve comunicar-se, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, observar normas internas de segurança, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, demonstrar competências pessoais, agendar serviços, prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede, planejar o cotidiano.

Condições de trabalho da profissão

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Concierge

Um Concierge deve agendar transfers e carros executivos, protocolar documentos/encomendas de hóspedes, colher feedback das informações prestadas, auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral), oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades, agir com bom senso, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar conhecimentos de informática, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, ouvir com atenção, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar espírito de equipe, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, auxiliar o cliente com informações financeiras, providenciar solicitações de reservas especiais, providenciar a compra de ingressos para eventos em geral, estabelecer contato/comunicação visual com o cliente, acompanhar as solicitações dos hóspedes, consultar solicitações especiais de hóspedes, conferir documentos com identificação, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, lançar despesas em contas, organizar as entregas aos hóspedes, certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes, colher principais notícias e manchetes do dia, auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes, demonstrar paciência, oferecer transporte ao cliente, acionar alarme de segurança em caso de assalto, distribuir jornais, revistas, flores etc., coordenar equipe, agendar reservas / consultas dos clientes, demonstrar iniciativa, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, auxiliar o hóspede com atendimento médico, manter anonimidade do hóspede quando solicitado, demonstrar empatia, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, identificar o espaço físico da empresa, visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes, demonstrar eficiência, organizar materiais de trabalho, demonstrar respeito mútuo, atualizar banco de dados do estabelecimento, checar solicitações dos hóspedes, circular informações internas, acolher o cliente e passageiro, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, atender o cliente com informações precisas, fornecer informações meteorológicas, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, conferir idoneidade dos clientes, providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes, informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos), auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, demonstrar pró atividade, demonstrar interesse, planejar o dia seguinte, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, demonstrar senso de organização, interagir com os outros departamentos, estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes, providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, fornecer indicações de locais para câmbio de moedas, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem, averiguar agenda semanal de eventos, participar de reuniões na troca de turnos, solicitar o serviço de manobrista, demonstrar autonomia, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., demonstrar entusiasmo, resolver pendências do dia anterior.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Concierge ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Concierge e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Recepcionistas que ficou em 4.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Concierge em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Concierge ficou em 7.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Recepcionistas 2025

O salário de Concierge mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.399 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Recepcionistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Concierge com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Concierge CBO 422130 salário