O dissídio de Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 783110 no cargo de Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 2.116,40

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.728 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Caetano do Sul - SP

R$ 2.977,67

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.533 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Manobrador orienta e controla a execução de manobras de trens, guiando os maquinistas via rádio ou por sinais manuais ou luminosos, realizando o acoplamento e o desacoplamento de vagões de carga e carros de passageiros, operando aparelho de mudança de via (AMV), e efetuando o estacionamento dos trens Planeja a execução das manobras, examinando a programação.

Inspeciona os veículos ferroviários, executando pequenos reparos Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Chefe de Manobra - no Transporte Ferroviário

O Manobrador planeja a execução de manobras de trens, examinando a programação, verificando os tipos de vagões e seus destinos, e identificando bitolas e linhas Confere freios manuais e calços.

Engata mangueiras e abre torneira angular de ar.

Orienta os maquinistas via rádio ou por sinais manuais ou luminosos Prepara o acoplamento de vagões de carga e carros de passageiros, examinando a bitola das linhas e aproximando a máquina.

Verifica a posição, alinha e conecta engate no trem Confirma engate e conecta plugues ou jumpers entre vagões e locomotivas.

Verifica calço do trem.

Opera aparelho de mudança de via (AMV), conferindo e destravando a posição da chave Aciona chave manual e verifica ponta da agulha.

Trava a chave na posição desejada.

Abre o aparelho de mudança de via, limpando e lubrificando a chave Efetua o estacionamento do trem dentro do marco, acionando freio de emergência ou de serviço Aciona freio manual dos vagões.

Calça o trem Recarrega freio, se necessário Comunica ao Centro de Controle Operacional (CCO) o recolhimento de trens e a situação do pátio.

Inspeciona os veículos ferroviários, vistoriando o estado físico dos vagões e verificando o fechamento de suas portas ou seus lacres Executa pequenos reparos nos vagões.

Limpa as locomotivas, abastecendo-as com areia Comunica anormalidades à área de manutenção Prepara o desacoplamento de vagões e carros, aplicando freio de serviço de emergência no veículo.

Fecha a torneira de ar e desengata as mangueiras, prendendo-as no suporte Desacopla plugues ou jumpers e aciona a alavanca de corte do engate Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual, fazendo sinais manuais ou luminosos de alerta, verificando os sistemas de freios e a timoneira, e retirando obstáculos dos trilhos.

Orienta as pessoas sobre as áreas de risco, utilizando rádio transceptor.

Funções do Manobrador

O profissional Chefe de Manobra - no Transporte Ferroviário deve demonstrar competências pessoais, manobrar veículos ferroviários, controlar pátio de manobras, estacionar trem, acoplar vagões e carros, operar amv (aparelho de mudança de via), revisar veículos ferroviários, desacoplar vagões e carros, observar normas de segurança.

Condições de trabalho da profissão

Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos atuam em empresas ferroviárias de transporte de carga e de passageiros como assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e a céu aberto. O agente de pátio atua também em ambiente fechado e o manobrador, em veículos. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de materiais tóxicos, a ruído intenso e aos perigos inerentes a trabalhos realizados em rede aérea elétrica.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Manobrador

Um Manobrador deve cumprir ordens, atualizar-se, calçar o trem, conferir freios manuais e calços, acompanhar maquinistas em viagem, manter confidencialidade acerca de acidentes, demonstrar humildade, conectar plugues ou jumpers entre vagões locomotivas, verificar fechamento das portas ou lacres dos vagões, executar pequenos reparos nos vagões, identificar bitolas e linhas, certificar-se das manobras nos pátios, aplicar freio de serviço de emergência no veículo, verificar posição dos engates, fechar a torneira de ar, abrir amv, demonstrar força física, separar locomotiva dos vagões, acionar alavanca de corte do engate, limpar locomotivas, sinalizar manualmente, recarregar freio se necessário, deixar trem dentro do marco, acionar freio manual dos vagões, travar chave na posição desejada, combinar manobra com o manobrista, desacoplar plugues ou jumpers, retirar obstáculos dos trilhos, desengatar mangueiras, acompanhar cauda do trem, conectar adaptador de engate no trem, comunicar anormalidades à área de manutenção, informar situação do pátio, orientar maquinista via rádio ou por sinais manuais, demonstrar agilidade, utilizar rádio transceptor, demonstrar autocontrole, comunicar descarrilamento de trens, mostrar-se atento, inspecionar estado físico dos vagões, demonstrar iniciativa, utilizar sinais luminosos, aplicar procedimentos de primeiros socorros, engatar mangueiras de ar, assumir responsabilidades, lubrificar chave, inspecionar timoneira, exprimir polidez, abrir mandíbulas, prender mangueira no suporte, conectar engate no trem, verificar sistemas de freios, demonstrar presteza, conferir posição da chave, demonstrar visão logística, aproximar máquina do vagão, acompanhar descarregamento quando houver anormalidade, executar engate, verificar bitola das linhas, verificar calço do trem, atentar para anormalidades, averiguar local onde o trem está estacionado, limpar chave, abastecer locomotiva com areia, alinhar engates, acionar freio de emergência ou de serviço, manifestar prudência, verificar ponta da agulha, executar programação de manobras, confirmar engate, engatar máquina nos vagões, utilizar epi, abrir torneira angular de ar, identificar tipo de vagão e destino, acionar chave manual, comunicar-se com cco sobre recolhimento de trens, demonstrar paciência, destravar a chave.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos que ficou em 5.90% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário ficou em 6.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos 2024

O salário de Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário mostrado aqui é resultado do levantamento de 6531 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Chefe de Manobra - no Transporte Ferroviário CBO 783110 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Chefe de Manobra - no Transporte Ferroviário por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 1.935,61 2.010,63 2.837,46 9,32 5.30%
Minas Gerais 42h 1.653,07 1.717,14 2.423,28 8,11 7.20%
Paraná 43h 1.714,50 1.780,95 2.513,33 8,24 6.20%
Rio de Janeiro 42h 1.560,76 1.621,26 2.287,96 7,69 8.10%
Goiás 43h 1.726,28 1.793,19 2.530,60 8,30 4.80%
Ceará 44h 1.424,22 1.479,42 2.087,80 6,80 6.90%
Rio Grande do Sul 44h 1.668,00 1.732,65 2.445,17 7,92 4.30%
Espírito Santo 43h 1.730,09 1.797,14 2.536,18 8,45 5.50%
Pernambuco 44h 1.562,27 1.622,82 2.290,17 7,42 5.80%
Bahia 43h 1.610,49 1.672,91 2.360,86 7,69 6.20%
Santa Catarina 43h 2.037,44 2.116,40 2.986,73 9,85 7.20%
Distrito Federal 44h 1.593,05 1.654,79 2.335,30 7,61 4.20%
Mato Grosso do Sul 44h 1.671,59 1.736,37 2.450,42 7,90 5.50%
Mato Grosso 44h 1.824,57 1.895,28 2.674,68 8,61 4.80%
Pará 42h 1.599,62 1.661,62 2.344,93 7,85 6.30%
Maranhão 43h 1.726,46 1.793,37 2.530,86 8,40 5.40%
Amazonas 44h 1.650,01 1.713,96 2.418,80 7,79 7.30%
Alagoas 42h 1.707,45 1.773,63 2.502,99 8,42 7.10%
Rio Grande do Norte 44h 1.668,34 1.733,00 2.445,66 7,96 8.30%
Tocantins 37h 1.923,34 1.997,88 2.819,47 10,70 6.20%
Piauí 44h 1.780,97 1.850,00 2.610,78 8,41 4.20%
Rondônia 44h 1.890,56 1.963,83 2.771,42 8,93 4.80%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Chefe de Manobra - no Transporte Ferroviário.

Dissídio de Chefe de Manobra - no Transporte Ferroviário por cidade

Quanto ganha um Chefe de Manobra - no Transporte Ferroviário nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Chefe de Manobra - no Transporte Ferroviário na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 1.886,19 1.959,29 2.765,01 9,11 4.40%
Curitiba, PR 43 1.658,10 1.722,36 2.430,65 7,98 7.80%
Belo Horizonte, MG 43 1.664,34 1.728,85 2.439,80 8,08 6.50%
Rio de Janeiro, RJ 41 1.553,31 1.613,51 2.277,03 7,80 4.30%
Fortaleza, CE 43 1.421,75 1.476,85 2.084,18 6,79 4.30%
Porto Alegre, RS 44 1.588,53 1.650,10 2.328,67 7,56 7.70%
São Bernardo do Campo, SP 44 2.178,19 2.262,61 3.193,06 10,36 7.90%
Campinas, SP 43 1.822,42 1.893,05 2.671,53 8,78 6.70%
Uberlândia, MG 42 1.682,18 1.747,38 2.465,95 8,24 5.60%
Recife, PE 44 1.434,11 1.489,69 2.102,30 6,80 5.30%
Brasília, DF 44 1.593,05 1.654,79 2.335,30 7,61 7.60%
Goiânia, GO 43 1.718,70 1.785,31 2.519,49 8,34 7.10%
Juiz de Fora, MG 38 1.715,13 1.781,60 2.514,25 9,48 6.00%
Botucatu, SP 44 1.848,62 1.920,26 2.709,93 8,73 4.80%
Campo Grande, MS 44 1.675,90 1.740,86 2.456,75 7,92 6.90%
Guarulhos, SP 43 1.892,57 1.965,92 2.774,37 9,17 4.80%
Caldas Novas, GO 43 1.530,56 1.589,88 2.243,69 7,36 4.90%
Anápolis, GO 44 1.786,80 1.856,05 2.619,31 8,49 4.90%
Ribeirão Preto, SP 44 1.771,67 1.840,33 2.597,14 8,39 8.30%
João Monlevade, MG 43 1.626,20 1.689,23 2.383,89 7,83 7.70%
Vitoria, ES 40 1.565,24 1.625,91 2.294,53 8,05 5.70%
Jacareí, SP 44 2.659,00 2.762,06 3.897,90 12,55 4.60%
Barueri, SP 43 1.888,29 1.961,48 2.768,10 9,04 7.70%
Lauro de Freitas, BA 44 1.429,83 1.485,24 2.096,02 6,75 4.40%
Poços de Caldas, MG 43 1.554,08 1.614,31 2.278,17 7,52 8.00%
Mauá, SP 44 1.678,15 1.743,19 2.460,04 7,92 8.00%
Ipatinga, MG 43 1.795,45 1.865,04 2.632,00 8,66 7.50%
Santos, SP 40 1.939,38 2.014,54 2.842,99 10,17 5.10%
Contagem, MG 44 1.568,43 1.629,21 2.299,20 7,44 4.30%
Sarzedo, MG 40 1.800,60 1.870,38 2.639,54 9,33 6.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Chefe de Manobra - no Transporte Ferroviário. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Chefe de Manobra - no Transporte Ferroviário no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Estacionamento de veículos 1.682,64 1.747,86 2.466,63 4.10%
Transporte ferroviário de carga 1.747,38 1.815,10 2.561,53 5.70%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal 1.796,98 1.866,63 2.634,24 4.10%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.322,23 2.412,23 3.404,21 7.80%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana 2.099,95 2.181,34 3.078,38 7.60%
Outras atividades de serviços pessoais não especificadas anteriormente 1.822,41 1.893,04 2.671,52 4.10%
Restaurantes e similares 1.603,60 1.665,75 2.350,76 5.40%
Hotéis 1.665,04 1.729,57 2.440,83 5.30%
Locação de mão-de-obra temporária 1.814,27 1.884,58 2.659,58 6.80%
Condomínios prediais 1.727,96 1.794,93 2.533,06 4.20%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.604,87 1.667,07 2.352,61 4.40%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal 1.775,76 1.844,58 2.603,12 6.80%
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais 1.738,57 1.805,95 2.548,62 4.50%
Atividades de condicionamento físico 1.568,12 1.628,89 2.298,74 5.40%
Cabeleireiros 1.638,36 1.701,86 2.401,72 7.60%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal, exceto em região metropolitana 1.751,98 1.819,88 2.568,27 8.00%
Carga e descarga 1.616,98 1.679,65 2.370,37 7.80%
Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê 1.786,96 1.856,22 2.619,55 7.80%
Extração de minério de ferro 1.670,30 1.735,03 2.448,53 7.70%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual 1.826,57 1.897,36 2.677,61 7.70%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.