O dissídio de Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 783110 no cargo de Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 2.256,62

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.807 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 1.927,67

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.556 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Transporte Ferroviário de Passageiros Municipal e em Região Metropolitana

R$ 3.640,27

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Estacionamento de Veículos

2.246 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Manobrador orienta e controla a execução de manobras de trens, guiando os maquinistas via rádio ou por sinais manuais ou luminosos, realizando o acoplamento e o desacoplamento de vagões de carga e carros de passageiros, operando aparelho de mudança de via (AMV), e efetuando o estacionamento dos trens Planeja a execução das manobras, examinando a programação.

Inspeciona os veículos ferroviários, executando pequenos reparos Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Chefe de Manobra - no Transporte Ferroviário

O Manobrador planeja a execução de manobras de trens, examinando a programação, verificando os tipos de vagões e seus destinos, e identificando bitolas e linhas Confere freios manuais e calços.

Engata mangueiras e abre torneira angular de ar.

Orienta os maquinistas via rádio ou por sinais manuais ou luminosos Prepara o acoplamento de vagões de carga e carros de passageiros, examinando a bitola das linhas e aproximando a máquina.

Verifica a posição, alinha e conecta engate no trem Confirma engate e conecta plugues ou jumpers entre vagões e locomotivas.

Verifica calço do trem.

Opera aparelho de mudança de via (AMV), conferindo e destravando a posição da chave Aciona chave manual e verifica ponta da agulha.

Trava a chave na posição desejada.

Abre o aparelho de mudança de via, limpando e lubrificando a chave Efetua o estacionamento do trem dentro do marco, acionando freio de emergência ou de serviço Aciona freio manual dos vagões.

Calça o trem Recarrega freio, se necessário Comunica ao Centro de Controle Operacional (CCO) o recolhimento de trens e a situação do pátio.

Inspeciona os veículos ferroviários, vistoriando o estado físico dos vagões e verificando o fechamento de suas portas ou seus lacres Executa pequenos reparos nos vagões.

Limpa as locomotivas, abastecendo-as com areia Comunica anormalidades à área de manutenção Prepara o desacoplamento de vagões e carros, aplicando freio de serviço de emergência no veículo.

Fecha a torneira de ar e desengata as mangueiras, prendendo-as no suporte Desacopla plugues ou jumpers e aciona a alavanca de corte do engate Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual, fazendo sinais manuais ou luminosos de alerta, verificando os sistemas de freios e a timoneira, e retirando obstáculos dos trilhos.

Orienta as pessoas sobre as áreas de risco, utilizando rádio transceptor.

Funções do Manobrador

O profissional Chefe de Manobra - no Transporte Ferroviário deve estacionar trem, demonstrar competências pessoais, observar normas de segurança, revisar veículos ferroviários, manobrar veículos ferroviários, controlar pátio de manobras, acoplar vagões e carros, operar amv (aparelho de mudança de via), desacoplar vagões e carros.

Condições de trabalho da profissão

Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos atuam em empresas ferroviárias de transporte de carga e de passageiros como assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e a céu aberto. O agente de pátio atua também em ambiente fechado e o manobrador, em veículos. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de materiais tóxicos, a ruído intenso e aos perigos inerentes a trabalhos realizados em rede aérea elétrica.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício da ocupação de manobrador requer-se ensino fundamental para o de agente de pátio, ensino médio. A formação profissional ocorre mediante curso básico de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas-aula, realizado na própria empresa ou em instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades é alcançado com a prática profissional no posto de trabalho.

Atividades exercidas por um Manobrador

Um Manobrador deve engatar mangueiras de ar, acompanhar descarregamento quando houver anormalidade, atentar para anormalidades, fechar a torneira de ar, abrir amv, executar programação de manobras, utilizar epi, separar locomotiva dos vagões, destravar a chave, cumprir ordens, conectar plugues ou jumpers entre vagões locomotivas, executar engate, alinhar engates, prender mangueira no suporte, desengatar mangueiras, informar situação do pátio, executar pequenos reparos nos vagões, utilizar rádio transceptor, aplicar procedimentos de primeiros socorros, atualizar-se, verificar ponta da agulha, comunicar-se com cco sobre recolhimento de trens, recarregar freio se necessário, conectar adaptador de engate no trem, inspecionar timoneira, conectar engate no trem, limpar locomotivas, orientar maquinista via rádio ou por sinais manuais, verificar bitola das linhas, acionar freio de emergência ou de serviço, certificar-se das manobras nos pátios, conferir freios manuais e calços, calçar o trem, retirar obstáculos dos trilhos, acompanhar maquinistas em viagem, limpar chave, averiguar local onde o trem está estacionado, inspecionar estado físico dos vagões, verificar fechamento das portas ou lacres dos vagões, acionar alavanca de corte do engate, demonstrar autocontrole, verificar posição dos engates, exprimir polidez, verificar sistemas de freios, demonstrar iniciativa, aplicar freio de serviço de emergência no veículo, comunicar anormalidades à área de manutenção, aproximar máquina do vagão, deixar trem dentro do marco, manter confidencialidade acerca de acidentes, mostrar-se atento, acionar chave manual, demonstrar agilidade, utilizar sinais luminosos, engatar máquina nos vagões, demonstrar paciência, acompanhar cauda do trem, desacoplar plugues ou jumpers, assumir responsabilidades, demonstrar humildade, identificar bitolas e linhas, manifestar prudência, identificar tipo de vagão e destino, verificar calço do trem, combinar manobra com o manobrista, demonstrar presteza, demonstrar visão logística, abrir torneira angular de ar, demonstrar força física, confirmar engate, abrir mandíbulas, abastecer locomotiva com areia, acionar freio manual dos vagões, conferir posição da chave, travar chave na posição desejada, sinalizar manualmente, comunicar descarrilamento de trens, lubrificar chave.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos que ficou em 4.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário ficou em 8.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 14,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos 2025

O salário de Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário mostrado aqui é resultado do levantamento de 7.140 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Chefe de Manobra - no Transporte Ferroviário CBO 783110 salário