O dissídio de Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 783110 no cargo de Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 2.256,62
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.807 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 1.927,67
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.556 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Transporte Ferroviário de Passageiros Municipal e em Região Metropolitana
R$ 3.640,27
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Estacionamento de Veículos
2.246 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Manobrador orienta e controla a execução de manobras de trens, guiando os maquinistas via rádio ou por sinais manuais ou luminosos, realizando o acoplamento e o desacoplamento de vagões de carga e carros de passageiros, operando aparelho de mudança de via (AMV), e efetuando o estacionamento dos trens Planeja a execução das manobras, examinando a programação.
Inspeciona os veículos ferroviários, executando pequenos reparos Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Chefe de Manobra - no Transporte Ferroviário
O Manobrador planeja a execução de manobras de trens, examinando a programação, verificando os tipos de vagões e seus destinos, e identificando bitolas e linhas Confere freios manuais e calços.
Engata mangueiras e abre torneira angular de ar.
Orienta os maquinistas via rádio ou por sinais manuais ou luminosos Prepara o acoplamento de vagões de carga e carros de passageiros, examinando a bitola das linhas e aproximando a máquina.
Verifica a posição, alinha e conecta engate no trem Confirma engate e conecta plugues ou jumpers entre vagões e locomotivas.
Verifica calço do trem.
Opera aparelho de mudança de via (AMV), conferindo e destravando a posição da chave Aciona chave manual e verifica ponta da agulha.
Trava a chave na posição desejada.
Abre o aparelho de mudança de via, limpando e lubrificando a chave Efetua o estacionamento do trem dentro do marco, acionando freio de emergência ou de serviço Aciona freio manual dos vagões.
Calça o trem Recarrega freio, se necessário Comunica ao Centro de Controle Operacional (CCO) o recolhimento de trens e a situação do pátio.
Inspeciona os veículos ferroviários, vistoriando o estado físico dos vagões e verificando o fechamento de suas portas ou seus lacres Executa pequenos reparos nos vagões.
Limpa as locomotivas, abastecendo-as com areia Comunica anormalidades à área de manutenção Prepara o desacoplamento de vagões e carros, aplicando freio de serviço de emergência no veículo.
Fecha a torneira de ar e desengata as mangueiras, prendendo-as no suporte Desacopla plugues ou jumpers e aciona a alavanca de corte do engate Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual, fazendo sinais manuais ou luminosos de alerta, verificando os sistemas de freios e a timoneira, e retirando obstáculos dos trilhos.
Orienta as pessoas sobre as áreas de risco, utilizando rádio transceptor.
Funções do Manobrador
O profissional Chefe de Manobra - no Transporte Ferroviário deve operar amv (aparelho de mudança de via), manobrar veículos ferroviários, desacoplar vagões e carros, revisar veículos ferroviários, demonstrar competências pessoais, estacionar trem, controlar pátio de manobras, observar normas de segurança, acoplar vagões e carros.
Condições de trabalho da profissão
Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos atuam em empresas ferroviárias de transporte de carga e de passageiros como assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e a céu aberto. O agente de pátio atua também em ambiente fechado e o manobrador, em veículos. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de materiais tóxicos, a ruído intenso e aos perigos inerentes a trabalhos realizados em rede aérea elétrica.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício da ocupação de manobrador requer-se ensino fundamental para o de agente de pátio, ensino médio. A formação profissional ocorre mediante curso básico de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas-aula, realizado na própria empresa ou em instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades é alcançado com a prática profissional no posto de trabalho.
Atividades exercidas por um Manobrador
Um Manobrador deve abrir mandíbulas, acompanhar descarregamento quando houver anormalidade, averiguar local onde o trem está estacionado, aproximar máquina do vagão, conectar plugues ou jumpers entre vagões locomotivas, verificar calço do trem, exprimir polidez, limpar locomotivas, demonstrar agilidade, mostrar-se atento, atentar para anormalidades, prender mangueira no suporte, aplicar procedimentos de primeiros socorros, inspecionar timoneira, assumir responsabilidades, verificar bitola das linhas, verificar ponta da agulha, lubrificar chave, conferir posição da chave, abrir torneira angular de ar, utilizar rádio transceptor, engatar mangueiras de ar, manter confidencialidade acerca de acidentes, comunicar anormalidades à área de manutenção, orientar maquinista via rádio ou por sinais manuais, acompanhar maquinistas em viagem, certificar-se das manobras nos pátios, acionar freio de emergência ou de serviço, verificar posição dos engates, demonstrar humildade, identificar bitolas e linhas, cumprir ordens, acionar alavanca de corte do engate, recarregar freio se necessário, separar locomotiva dos vagões, identificar tipo de vagão e destino, engatar máquina nos vagões, alinhar engates, conferir freios manuais e calços, conectar engate no trem, executar programação de manobras, calçar o trem, utilizar sinais luminosos, informar situação do pátio, demonstrar paciência, demonstrar iniciativa, verificar fechamento das portas ou lacres dos vagões, executar pequenos reparos nos vagões, comunicar-se com cco sobre recolhimento de trens, demonstrar visão logística, atualizar-se, verificar sistemas de freios, sinalizar manualmente, acompanhar cauda do trem, desengatar mangueiras, utilizar epi, demonstrar força física, travar chave na posição desejada, limpar chave, acionar freio manual dos vagões, manifestar prudência, demonstrar autocontrole, abrir amv, inspecionar estado físico dos vagões, acionar chave manual, aplicar freio de serviço de emergência no veículo, fechar a torneira de ar, confirmar engate, desacoplar plugues ou jumpers, comunicar descarrilamento de trens, destravar a chave, combinar manobra com o manobrista, abastecer locomotiva com areia, conectar adaptador de engate no trem, demonstrar presteza, deixar trem dentro do marco, retirar obstáculos dos trilhos, executar engate.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário ficou em 6.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos que ficou em 6.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário ficou em 8.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos 2025
O salário de Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário mostrado aqui é resultado do levantamento de 7.140 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Chefe de Manobra – no Transporte Ferroviário com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: