O dissídio de Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782510 no cargo de Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta).

Estado com maior salário médio

Paraná

R$ 2.643,96

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

284.813 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Barra do Quarai - RS

R$ 4.099,36

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

38.262 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) transporta cargas, em rodovias nacionais e internacionais, atuando para uma empresa Prepara a realização das atividades diárias, verificando as condições de funcionamento do veículo.

Examina o plano de viagem e as características da carga Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação Efetua prestação de contas.

Vistoria o veículo, detectando problemas e fazendo pequenos reparos Cumpre a legislação de trânsito, as normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta)

O Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) prepara a realização das atividades diárias, examinando os instrumentos do painel, inspecionando as condições gerais do veículo e conferindo o funcionamento de acessórios, freios e itens obrigatórios de segurança Verifica calibragem de pneus, regulagem dos faróis e níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento.

Ajusta bancos, retrovisores e outros equipamentos auxiliares, de acordo com suas caraterísticas físicas e ergonômicas.

Mantém o veículo em boas condições de higiene e limpeza interna e externa Examina o plano de viagem e as características da carga.

Em caso de sua primeira viagem a um destino nacional ou internacional, utiliza software de mapas para examinar o trajeto e busca informações sobre as características da rota - como segurança e qualidade das estradas - na Internet e na comunicação com os demais motoristas da empresa Confere informações sobre o transporte e examina a conformidade da documentação, comparando a carga com a nota fiscal, checando a quantidade, o peso e o volume da carga, e conferindo documentos, tais como os necessários para movimentação de produtos químicos, de produtos inflamáveis ou de outras cargas perigosas.

Verifica a disponibilidade da documentação para viagens internacionais, como o Manifesto Internacional de Cargas / Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC/DTA).

Resolve, com a empresa, a falta ou eventuais problemas na documentação Distribui o peso da carga no caminhão, considerando os eixos.

Verifica o acondicionamento da carga, a colocação de lona, a amarração, os lacres e demais tipos de proteção, tendo em vista o transporte seguro e a integridade da mercadoria.

Verifica a conclusão do carregamento da carga a ser transportada, para início da viagem e execução do serviço Dirige e manobra o caminhão, seguindo itinerário predefinido Controla autonomia do veículo, estabelecendo pontos para abastecimento.

Controla os tempos de direção e de descanso, estacionando em locais preestabelecidos Presta atenção a perigos em pontos críticos de trajeto, como trechos com visibilidade reduzida, com obras ou com tráfego intenso Pode utilizar software de navegação, aplicativos de monitoramento do trânsito e aplicativos de comunicação.

Ao chegar ao destino, verifica possíveis avarias e entrega a carga Efetua prestação de contas para a empresa, referente às despesas realizadas durante a viagem.

Pode preencher documentos ou fichas de controle de viagens, trajetos, tipos de cargas transportadas, desempenho do veículo e tempo de viagem Vistoria o veículo, verificando as condições de funcionamento dos sistemas mecânicos e elétricos e observando o estado de pneus e o funcionamento de acessórios Detecta problemas, fazendo pequenos reparos e providenciando, para problemas maiores, serviços especializados de manutenção Conduz o caminhão de forma prudente, praticando princípios de direção defensiva.

Zela pela segurança, isolando área de carga e descarga Opera equipamentos de combate a incêndio Utiliza equipamentos de proteção individual, tais como luvas, botas e coletes refletivos.

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Funções do Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)

O profissional Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) deve demonstrar competências pessoais, movimentar cargas volumosas e pesadas, realizar inspeções e reparos no veículo, trabalhar com segurança, comunicar-se em tempo real, operar equipamentos, definir rotas, vistoriar cargas transportadas, verificar documentos do veículo e da carga, prestar socorro, transportar cargas.

Condições de trabalho da profissão

Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)

Um Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) deve conferir a carga com a nota fiscal, enviar mensagem de desvio de rota à central, demonstrar determinação, transportar líquidos em caminhão-tanque, conferir lacre, inspecionar ferramentas obrigatórias, inspecionar parte elétrica, definir ponto de equilíbrio da carga, observar posicionamento de carga suspensa, operar caminhão-pipa, inspecionar parte mecânica, verificar cabos de aço, conferir manifesto, verificar vazamentos de carga, comunicar a chegada e saída do cliente à central, centralizar cargas, transportar carga extra pesada, em caminhão biarticulado, operar equipamentos de combate a incêndio, dominar noções básicas de primeiros socorros, obter informações precisas sobre o local do acidente, acionar sistema hidráulico da cegonheira, com pinos de segurança, dominar noções básicas de mecânica, demonstrar capacidade de resistência física, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, inspecionar pneus, posicionar o caminhão no embarcadouro de animais, participar de treinamentos, verificar certificados de vacina dos animais, identificar altura, comprimento e largura do veículo, identificar ruídos estranhos do veículo, operar sistema bottom load, arrumar carga de acordo com o peso, conferir a posição dos animais na gaiola, conferir mercadorias, pesquisar itinerários, conferir ponto de descarga de inflamável, verificar limite máximo de carga do veículo, selecionar veículo por tipo de carga, definir tempo de permanência na direção do veículo, transportar carga dimensionada em veículos especiais, demonstrar rapidez de reflexos, controlar velocidade de batimento do balão, transportar produtos minerais em caçamba, conferir peso e volume da carga, isolar área de descarga, com cones, acionar concomitantemente registro d´água e alavanca de compressão, dominar noções básicas de condução econômica, enlonar carga, controlar descarga do concreto, realizar pequenos reparos no veículo, transportar grãos em caminhões graneleiros, comunicar-se por rádio, transportar cargas vivas em gaiola, manusear carga com segurança, operar veículo com plataforma e motosserra, comunicar-se via satélite (sistema gps), conferir ponto de carga na base (combustível), utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, inspecionar a lataria, verificar ficha de emergência de movimentação de cargas perigosas (mop) junto à nota fiscal, acionar o apoio da polícia militar rodoviária, posicionar veículo para carga e descarga, prestar serviços com qualidade, sinalizar local de acidente, contar cabeças de animais, trajar-se adequadamente, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), ter consciência dos limites da máquina, manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, operar empilhadeira com funções múltiplas, gerenciar autonomia do veículo, demonstrar senso de responsabilidade, operar caminhão bomba de lança e arrasto, comunicar a saída à central, preservar integridade da carga, operar rampa hidráulica (cegonheira), acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, dominar funcionamento da máquina, travar locks de contêiner, respeitar os limites da sua força física, propor itinerários, examinar acondicionamento da carga, coletar mercadorias, transportar carga excedente em veículo específico, entregar mercadorias, movimentar cargas perigosas, transportar alimentos perecíveis em caminhões frigoríficos, definir pontos de abastecimento, planejar itinerário, inspecionar água e óleo, medir altura da carga, realizar manutenção corretiva, contatar seguradora, identificar códigos de transportes classificados pela organização das nações unidas (onu), amarrar carga, transportar carga resfriada em baú isotérmico, desenvolver dirigibilidade para carga viva, identificar irregularidades na superfície, distribuir peso da carga entre eixos, dimensionar peso da carga, manusear cargas por meio de empilhadeira, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, propor mudanças operacionais, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, distribuir o peso em partes iguais, identificar avarias na mercadoria, transportar concreto em caminhão betoneira, montar relatório de avarias no veículo, elevar cargas, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, transportar produtos envasados em caminhão baú, carroceria convencional e sider, identificar tipos de produtos a serem carregados (combustível), anotar informações no diário de bordo, realizar manutenção preventiva, posicionar carga de acordo com ordem de entrega, controlar tempo de descarga do concreto, manusear alavanca de compressão da betoneira, conferir roteiro, demonstrar coerência, evitar o raio de ação de empilhadeiras, conferir quantidade de carga, transportar contêiner em porta-contêineres, transportar veículo em carreta com rampa hidráulica, carregar veículo com peso limite estabelecido, transportar veículos e máquinas pesadas em veículo-prancha, comunicar a chegada à central, cumprir leis de trânsito.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) ficou em 6.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 6.80% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) ficou em 7.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2024

O salário de Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) mostrado aqui é resultado do levantamento de 1148470 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) CBO 782510 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 2.452,92 2.547,98 3.595,79 11,64 4.70%
Minas Gerais 44h 2.228,13 2.314,48 3.266,27 10,63 4.80%
Paraná 44h 2.545,31 2.643,96 3.731,24 12,06 8.20%
Santa Catarina 44h 2.385,48 2.477,94 3.496,94 11,30 6.10%
Rio Grande do Sul 44h 2.350,18 2.441,26 3.445,18 11,14 6.30%
Goiás 44h 2.010,95 2.088,88 2.947,90 9,56 5.70%
Mato Grosso 44h 2.507,89 2.605,09 3.676,37 11,89 5.50%
Bahia 44h 2.263,15 2.350,86 3.317,61 10,78 7.20%
Rio de Janeiro 43h 2.119,18 2.201,32 3.106,56 10,20 7.30%
Mato Grosso do Sul 44h 2.125,79 2.208,18 3.116,25 10,10 6.60%
Espírito Santo 43h 2.202,64 2.288,01 3.228,91 10,57 5.80%
Pará 43h 2.439,96 2.534,52 3.576,79 11,65 6.70%
Pernambuco 43h 2.316,17 2.405,94 3.395,33 11,06 5.90%
Ceará 44h 2.067,97 2.148,12 3.031,49 9,84 4.20%
Maranhão 44h 2.287,24 2.375,89 3.352,93 10,92 4.50%
Rondônia 44h 2.242,38 2.329,29 3.287,16 10,63 6.40%
Tocantins 44h 2.264,56 2.352,33 3.319,68 10,74 6.70%
Distrito Federal 44h 1.960,42 2.036,40 2.873,82 9,30 5.70%
Alagoas 44h 1.886,41 1.959,53 2.765,34 8,96 5.00%
Rio Grande do Norte 44h 2.181,85 2.266,41 3.198,42 10,36 5.40%
Amazonas 43h 2.140,57 2.223,53 3.137,91 10,27 7.70%
Paraíba 44h 2.123,62 2.205,92 3.113,06 10,06 4.50%
Piauí 44h 2.054,59 2.134,22 3.011,87 9,75 5.80%
Sergipe 43h 1.972,60 2.049,05 2.891,68 9,47 5.00%
Acre 44h 1.865,42 1.937,72 2.734,57 8,83 6.30%
Roraima 44h 2.042,96 2.122,14 2.994,83 9,69 4.70%
Amapá 44h 2.109,01 2.190,75 3.091,65 10,00 6.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta).

Dissídio de Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) por cidade

Quanto ganha um Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 44 2.513,12 2.610,52 3.684,05 11,94 4.70%
Rio de Janeiro, RJ 43 2.086,97 2.167,86 3.059,34 10,01 4.80%
Curitiba, PR 44 2.512,01 2.609,37 3.682,42 11,91 6.70%
Guarulhos, SP 44 2.596,93 2.697,58 3.806,90 12,30 4.80%
Goiânia, GO 44 1.924,62 1.999,22 2.821,35 9,15 7.10%
Belo Horizonte, MG 44 2.195,98 2.281,09 3.219,14 10,45 6.40%
Maringá, PR 44 2.520,46 2.618,14 3.694,80 11,92 7.70%
Contagem, MG 44 2.218,88 2.304,87 3.252,71 10,56 8.30%
Brasília, DF 44 1.960,42 2.036,40 2.873,82 9,30 6.20%
Campo Grande, MS 44 2.027,82 2.106,41 2.972,63 9,60 4.50%
Uberlândia, MG 44 2.262,35 2.350,03 3.316,44 10,74 7.80%
Manaus, AM 43 2.131,01 2.213,61 3.123,91 10,23 4.50%
Itajaí, SC 44 2.262,36 2.350,05 3.316,46 10,71 8.00%
Fortaleza, CE 43 2.088,51 2.169,45 3.061,60 9,98 5.70%
Cuiabá, MT 44 2.373,29 2.465,27 3.479,06 11,27 4.60%
Ribeirão Preto, SP 44 2.398,48 2.491,44 3.515,99 11,36 5.70%
Barueri, SP 43 2.558,37 2.657,53 3.750,38 12,37 5.30%
Rondonópolis, MT 44 2.471,04 2.566,81 3.622,36 11,71 7.30%
Serra, ES 43 2.278,27 2.366,57 3.339,78 11,01 5.50%
Aparecida de Goiânia, GO 43 1.837,78 1.909,00 2.694,04 8,79 4.40%
Ponta Grossa, PR 44 2.634,72 2.736,84 3.862,31 12,47 7.50%
Betim, MG 43 2.313,15 2.402,80 3.390,90 11,09 6.90%
São Bernardo do Campo, SP 44 2.467,83 2.563,47 3.617,65 11,69 5.70%
Chapeco, SC 44 2.644,68 2.747,18 3.876,90 12,52 4.20%
São José dos Pinhais, PR 44 2.621,84 2.723,46 3.843,43 12,43 6.60%
Duque de Caxias, RJ 43 2.250,65 2.337,88 3.299,29 10,81 7.40%
Rio Verde, GO 44 2.163,17 2.247,01 3.171,05 10,25 7.40%
Anápolis, GO 44 2.058,98 2.138,78 3.018,30 9,77 7.00%
Campinas, SP 44 2.350,62 2.441,72 3.445,83 11,14 7.30%
Salvador, BA 43 2.169,51 2.253,60 3.180,35 10,38 5.20%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Carreteiro (motorista de Caminhão-carreta) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.398,49 2.491,44 3.516,00 5.00%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal 2.262,50 2.350,19 3.316,66 8.30%
Transporte rodoviário de produtos perigosos 2.423,16 2.517,07 3.552,17 7.20%
Construção de rodovias e ferrovias 2.425,89 2.519,91 3.556,17 7.80%
Comércio varejista de materiais de construção em geral 2.080,98 2.161,63 3.050,56 5.00%
Obras de terraplenagem 2.337,71 2.428,31 3.426,90 8.20%
Construção de edifícios 2.342,59 2.433,38 3.434,06 7.60%
Coleta de resíduos não-perigosos 2.292,48 2.381,33 3.360,60 4.90%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.204,75 2.290,20 3.232,00 5.90%
Fabricação de açúcar em bruto 2.186,56 2.271,31 3.205,34 7.10%
Cultivo de cana-de-açúcar 2.195,23 2.280,31 3.218,04 5.20%
Cultivo de soja 2.826,25 2.935,79 4.143,07 4.30%
Comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante 2.071,93 2.152,24 3.037,30 7.30%
Fabricação de álcool 2.250,48 2.337,70 3.299,03 5.80%
Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes 2.293,74 2.382,64 3.362,46 4.50%
Serviços de engenharia 2.296,54 2.385,55 3.366,56 5.80%
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente 2.444,35 2.539,09 3.583,24 7.80%
Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral 2.080,69 2.161,34 3.050,14 6.40%
Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos 2.204,25 2.289,68 3.231,27 7.20%
Comércio varejista de materiais de construção 2.168,28 2.252,31 3.178,53 6.40%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.