O dissídio de Auxiliar de Cartório 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 411025 no cargo de Auxiliar de Cartório.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 2.536,65
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
6.454 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 1.479,73
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.973 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Fornecimento e Gestão de Recursos Humanos para Terceiros
R$ 2.455,38
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Cartórios
25.502 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Auxiliar de cartório executa serviços de apoio técnico-administrativo, realizando rotinas administrativas, controlando e organizando documentação, auxiliando na preparação de documentos, acompanhando processos, auxiliando na coleta de informações e atendendo o público Cumpre legislação, normas referentes a serviços notariais e de registro e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Auxiliar de Cartório
O Auxiliar de cartório realiza rotinas administrativas, requisitando e conferindo materiais, providenciando a manutenção dos equipamentos, prestando apoio na organização de reuniões, intermediando contatos, atualizando cadastros, controlando expedição e recebimento de correspondências Controla e organiza documentação, triando, distribuindo, classificando, tirando cópia, microfilmando, digitalizando e arquivando documentos.
Auxilia na preparação de documentos, preenchendo formulários e cadastros, conferindo dados e assinaturas para autenticação de documentos e elaborando minutas de correspondência.
Presta apoio operacional na elaboração de relatórios administrativos e de escrituras de compra e venda de bens imóveis Acompanha processos, efetuando o registro de entrada e saída de documentos, verificando prazos estabelecidos, submetendo documentos a análise e parecer de superiores, encaminhando protocolos internos e expedindo ofícios e memorandos.
Colhe assinaturas em documentos e processos Auxilia na coleta de informações em bancos de dados e na Internet, elabora planilhas de cálculos e confere dados.
Atende o público, prestando informações e registrando solicitações e reclamações.
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Funções do Auxiliar de cartório
O profissional Auxiliar de Cartório deve tratar documentos, atender clientes e/ou fornecedores, preparar relatórios, formulários e planilhas, prestar apoio logístico, acompanhar processos administrativos, demonstrar competências pessoais, preencher documentos, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos.
Condições de trabalho da profissão
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Auxiliar de cartório
Um Auxiliar de cartório deve distribuir documentos, redigir atas, coletar dados, classificar documentos, levantar a necessidade de material, digitar textos e planilhas, demonstrar capacidade de empatia, demonstrar iniciativa, demonstrar facilidade de comunicação, identificar natureza das solicitações dos clientes, orientar funcionários sobre direitos e deveres, verificar documentos, preparar minutas, demonstrar autocontrole, conferir dados e datas, demonstrar flexibilidade, expedir ofícios e memorandos, triar documentos, demonstrar capacidade de observação, identificar irregularidades nos documentos, requisitar materiais, fornecer informações sobre produtos e serviços, submeter pareceres, atualizar cadastros, distribuir material de expediente, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, demonstrar capacidade de organização, dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, conferir material solicitado, demonstrar persistência, transmitir credibilidade, atualizar dados de planejamento, arquivar documentos, registrar reclamações dos clientes, preencher formulários e/ou cadastros, trabalhar em equipe, registrar a entrada e saída de documentos, efetuar cálculos, providenciar devolução de material fora de especificação, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar criatividade, solicitar compra de materiais, localizar processos administrativos, convalidar publicação de atos, elaborar correspondência, contornar situações adversas, controlar material de expediente, encaminhar protocolos internos, verificar prazos estabelecidos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Auxiliar de Cartório ficou em 5.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar de Cartório e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos que ficou em 5.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar de Cartório em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Auxiliar de Cartório ficou em 7.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 14,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos 2025
O salário de Auxiliar de Cartório mostrado aqui é resultado do levantamento de 27.196 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Agentes, assistentes e auxiliares administrativos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar de Cartório com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: