O dissídio de Auxiliar Administrativo de Presidência 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252305 no cargo de Auxiliar Administrativo de Presidência.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 5.411,75
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
11.882 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 1.711,41
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
5.100 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Fabricação de Produtos do Refino de Petróleo
R$ 48.244,32
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividade Odontológica com Recursos para Realização de Procedimentos Cirúrgicos
4.439 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Secretária(o) executiva(o) Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando e atualizando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações qualitativas e quantitativas, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.
Cria e atualiza banco de dados Mantém organizado arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, gere atividades, prazos e recursos físicos, financeiros e humanos.
Pode administrar eventos protocolares Mantém-se atualizado quanto a inovações, promovendo a integração do desenvolvimento tecnológico, produtivo, gerencial, social, humano
O que faz um Auxiliar Administrativo de Presidência
O Secretária(o) executiva(o) assiste executivos e gestores de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, organizando e gerenciando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo, observando e cumprindo normas legais e técnicas.
Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.
Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.
Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, autoriza a entrada de pessoas e encaminha participantes para locais presenciais ou realiza “ensalamento” em ambientes virtuais.
Orienta e indica facilidades e serviços, relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.
Pode administrar eventos protocolares como reuniões de conselhos administrativos Tria ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados.
Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.
Cria, gerencia, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços Auxilia e instrumentaliza a gestão estratégica, o desenvolvimento de soluções, negociações e tomada de decisão Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização.
Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos.
Controla prazos para respostas de encaminhamentos, administra pendências, solicita respostas e encaminha lembretes na iminência do envio de pareceres, relatórios, informes e atendimentos de demandas Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, conforme a natureza da organização, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, transcrições, manuais e materiais de divulgação.
Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais.
Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas e processos secretariais Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, aplica e presta contas de verbas.
Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout”, locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa, elabora e instrumentaliza executivos com roteiros, itinerários de atividades profissionais, sociais e culturais Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos.
Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito .
Funções do Secretária(o) executiva(o)
O profissional Auxiliar Administrativo de Presidência deve arquivar documentos físicos e eletrônicos, demonstrar competências pessoais, assessorar executivo(s) / Área(s), organizar eventos e viagens, elaborar documentos, atender pessoas (cliente externo e interno), supervisionar equipes de trabalho, gerir suprimentos, controlar correspondência física e eletrônica, gerenciar informações.
Condições de trabalho da profissão
Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.
Atividades exercidas por um Secretária(o) executiva(o)
Um Secretária(o) executiva(o) deve pesquisar informações e dados, filtrar ligações telefônicas, demonstrar paciência, administrar pendências, elaborar relatórios, formatar documentos, elaborar prestação de contas, elaborar convites e convocações, demonstrar senso de organização, assinar documentação escolar, demonstrar capacidade de retórica, trabalhar em equipe, preparar apresentações, ordenar documentos, fazer ligações telefônicas, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), acompanhar processos, comprar material, equipamento e mobiliário, conferir material, priorizar compromissos e ligações telefônicas, encaminhar pessoas, anotar informações, administrar agenda do(s) executivo(s), enviar correspondência, reproduzir documentos, formular pedidos de compra, adaptar espaço para armazenagem, enviar convite ou convocação, atualizar arquivos, definir horários, administrar estresse, registrar correspondência, atender ligações telefônicas, classificar documentos, estabelecer atribuições da equipe, demonstrar iniciativa, trabalhar sob pressão, selecionar pessoal, recepcionar pessoas, demonstrar proatividade, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, estabelecer cronograma de atividades, elaborar ficha de avaliação, elaborar atas, cotar preços, redigir documentos, demonstrar dinamismo, tomar ditados, cobrar respostas, contratar serviços de terceiros, solicitar verbas, requisitar material, demonstrar sensibilidade, elaborar planilhas e gráficos, reservar sala/local, direcionar informações, transcrever textos, cobrar ações, administrar conflitos, digitar documentos, escolher cardápio, elaborar base de dados, capacitar equipe, transmitir recados, monitorar o trabalho da equipe, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), contratar expositores e palestrantes, despachar com o(s) executivo(s), arquivar correspondência, divulgar informações, demonstrar discrição, dar suporte em reuniões, programar as atividades da equipe, cancelar compromissos, cadastrar documentos, confeccionar clippings, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, elaborar lista de presença, protocolar correspondência, monitorar horários de entrada e saída, atender pedidos e solicitações, transmitir fax, avaliar a equipe, cobrar relatórios, datilografar documentos, identificar o assunto, controlar malote, fornecer informações, demonstrar espírito de liderança, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, administrar arquivos, triar correspondência, controlar prazos, encaminhar certificados, dar suporte durante o evento, receber correspondência, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, anotar recados, orientar pessoas, identificar a natureza do documento, colher assinatura, fazer checklist, encaminhar documentos, ler documentos, encaminhar ligações telefônicas, pesquisar local, confirmar presença, controlar cronogramas, contornar situações adversas, consultar profissionais de outras áreas, manter atualizado o banco de dados, marcar compromissos, acompanhar contratos e garantias, secretariar reuniões, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, preparar sala/local, demonstrar capacidade de comunicação, adaptar-se a mudanças, levantar necessidades de material.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Auxiliar Administrativo de Presidência ficou em 6.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar Administrativo de Presidência e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 6.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar Administrativo de Presidência em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Auxiliar Administrativo de Presidência ficou em 9.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2025
O salário de Auxiliar Administrativo de Presidência mostrado aqui é resultado do levantamento de 69.519 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar Administrativo de Presidência com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: