O dissídio de Auxiliar Administrativo de Presidência 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252305 no cargo de Auxiliar Administrativo de Presidência.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 5.411,75
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
11.882 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 1.711,41
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
5.100 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Fabricação de Produtos do Refino de Petróleo
R$ 48.244,32
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividade Odontológica com Recursos para Realização de Procedimentos Cirúrgicos
4.439 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Secretária(o) executiva(o) Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando e atualizando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações qualitativas e quantitativas, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.
Cria e atualiza banco de dados Mantém organizado arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, gere atividades, prazos e recursos físicos, financeiros e humanos.
Pode administrar eventos protocolares Mantém-se atualizado quanto a inovações, promovendo a integração do desenvolvimento tecnológico, produtivo, gerencial, social, humano
O que faz um Auxiliar Administrativo de Presidência
O Secretária(o) executiva(o) assiste executivos e gestores de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, organizando e gerenciando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo, observando e cumprindo normas legais e técnicas.
Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.
Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.
Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, autoriza a entrada de pessoas e encaminha participantes para locais presenciais ou realiza “ensalamento” em ambientes virtuais.
Orienta e indica facilidades e serviços, relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.
Pode administrar eventos protocolares como reuniões de conselhos administrativos Tria ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados.
Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.
Cria, gerencia, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços Auxilia e instrumentaliza a gestão estratégica, o desenvolvimento de soluções, negociações e tomada de decisão Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização.
Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos.
Controla prazos para respostas de encaminhamentos, administra pendências, solicita respostas e encaminha lembretes na iminência do envio de pareceres, relatórios, informes e atendimentos de demandas Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, conforme a natureza da organização, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, transcrições, manuais e materiais de divulgação.
Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais.
Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas e processos secretariais Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, aplica e presta contas de verbas.
Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout”, locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa, elabora e instrumentaliza executivos com roteiros, itinerários de atividades profissionais, sociais e culturais Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos.
Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito .
Funções do Secretária(o) executiva(o)
O profissional Auxiliar Administrativo de Presidência deve gerir suprimentos, elaborar documentos, supervisionar equipes de trabalho, arquivar documentos físicos e eletrônicos, assessorar executivo(s) / Área(s), organizar eventos e viagens, atender pessoas (cliente externo e interno), controlar correspondência física e eletrônica, gerenciar informações, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.
Atividades exercidas por um Secretária(o) executiva(o)
Um Secretária(o) executiva(o) deve fornecer informações, enviar convite ou convocação, anotar recados, redigir documentos, fazer checklist, elaborar ficha de avaliação, elaborar relatórios, administrar arquivos, programar as atividades da equipe, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, digitar documentos, controlar malote, formular pedidos de compra, secretariar reuniões, encaminhar ligações telefônicas, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), ler documentos, comprar material, equipamento e mobiliário, administrar agenda do(s) executivo(s), encaminhar documentos, acompanhar processos, controlar cronogramas, transcrever textos, identificar o assunto, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, elaborar base de dados, cotar preços, preparar apresentações, manter atualizado o banco de dados, demonstrar dinamismo, cobrar ações, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), estabelecer cronograma de atividades, transmitir recados, demonstrar capacidade de comunicação, estabelecer atribuições da equipe, elaborar atas, cancelar compromissos, elaborar lista de presença, administrar pendências, filtrar ligações telefônicas, adaptar espaço para armazenagem, elaborar convites e convocações, divulgar informações, encaminhar certificados, selecionar pessoal, priorizar compromissos e ligações telefônicas, contratar serviços de terceiros, cobrar respostas, avaliar a equipe, anotar informações, preparar sala/local, transmitir fax, ordenar documentos, formatar documentos, encaminhar pessoas, tomar ditados, cadastrar documentos, despachar com o(s) executivo(s), contratar expositores e palestrantes, demonstrar discrição, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, administrar estresse, trabalhar em equipe, elaborar prestação de contas, receber correspondência, monitorar horários de entrada e saída, atender ligações telefônicas, demonstrar proatividade, colher assinatura, confirmar presença, enviar correspondência, arquivar correspondência, confeccionar clippings, demonstrar senso de organização, identificar a natureza do documento, demonstrar capacidade de retórica, adaptar-se a mudanças, protocolar correspondência, demonstrar paciência, demonstrar espírito de liderança, datilografar documentos, pesquisar local, controlar prazos, reproduzir documentos, solicitar verbas, conferir material, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, dar suporte durante o evento, reservar sala/local, escolher cardápio, triar correspondência, assinar documentação escolar, trabalhar sob pressão, consultar profissionais de outras áreas, recepcionar pessoas, requisitar material, registrar correspondência, levantar necessidades de material, orientar pessoas, definir horários, atualizar arquivos, cobrar relatórios, demonstrar sensibilidade, administrar conflitos, atender pedidos e solicitações, direcionar informações, acompanhar contratos e garantias, pesquisar informações e dados, dar suporte em reuniões, elaborar planilhas e gráficos, monitorar o trabalho da equipe, capacitar equipe, demonstrar iniciativa, classificar documentos, fazer ligações telefônicas, contornar situações adversas, marcar compromissos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Auxiliar Administrativo de Presidência ficou em 7.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar Administrativo de Presidência e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 7.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar Administrativo de Presidência em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Auxiliar Administrativo de Presidência ficou em 7.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2025
O salário de Auxiliar Administrativo de Presidência mostrado aqui é resultado do levantamento de 69.519 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar Administrativo de Presidência com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: