O dissídio de Auxiliar Administrativo 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 411005 no cargo de Auxiliar Administrativo.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 2.068,78

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

358.510 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Alta Floresta D Oeste - RO

R$ 1.735,20

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

116.514 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Organismos Internacionais e Outras Instituições Extraterritoriais

R$ 4.623,73

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Contabilidade

54.912 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Auxiliar de escritório executa serviços de apoio às áreas administrativas, auxiliando na execução de rotinas de escritório, controlando e organizando documentação, prestando apoio na elaboração e no encaminhamento de documentos, acompanhando processos administrativos e atendendo clientes e fornecedores Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Auxiliar Administrativo

O Auxiliar de escritório auxilia na execução de rotinas administrativas, requisitando e conferindo materiais, controlando insumos utilizados em escritório, intermediando contatos, atualizando cadastros, auxiliando na organização de eventos internos e de reuniões, controlando expedição e recebimento de malotes, comunicando autorização de entrada de visitantes e acompanhando a execução de serviços gerais (limpeza, transporte e vigilância) Auxilia na execução de rotinas de apoio nas áreas financeira e de recursos humanos, examinando dados e datas, verificando documentos, prestando suporte administrativo em processos de seleção e de treinamento, atualizando informações de pessoal e conferindo notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos.

Controla e organiza documentação, registrando entrada e saída, distribuindo, localizando, classificando, tirando cópia, digitalizando, protocolando e arquivando documentos.

Auxilia na preparação e no encaminhamento de documentos, colaborando na elaboração de relatórios e memorandos, digitando textos e planilhas e expedindo correspondências Acompanha processos administrativos, verificando prazos estabelecidos, encaminhando protocolos internos e localizando processos.

Atende clientes e fornecedores, recepcionando-os, fornecendo-lhes informações e registrando reclamações .

Funções do Auxiliar de escritório

O profissional Auxiliar Administrativo deve tratar documentos, acompanhar processos administrativos, preparar relatórios, formulários e planilhas, atender clientes e/ou fornecedores, demonstrar competências pessoais, prestar apoio logístico, preencher documentos, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos.

Condições de trabalho da profissão

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.

Atividades exercidas por um Auxiliar de escritório

Um Auxiliar de escritório deve registrar reclamações dos clientes, solicitar entrega de documentos, intermediar contatos, demonstrar capacidade de organização, controlar execução de serviços gerais (limpeza, transporte, vigilância), verificar documentos, organizar o setor, contornar situações adversas, organizar envio de brindes, executar procedimentos de recrutamento e seleção, auxiliar na organização de eventos internos, expedir ofícios e memorandos, comunicar autorização de entrada de visitantes, digitalizar documentos, digitar textos e planilhas, levantar a necessidade de material, distribuir material de expediente, receber clientes e/ou fornecedores, tirar cópias de documentos, transmitir credibilidade, atualizar dados dos funcionários, arquivar documentos, triar documentos, demonstrar autocontrole, localizar documentos, atualizar cadastros, verificar prazos estabelecidos, demonstrar capacidade de observação, controlar material de expediente, trabalhar em equipe, encaminhar protocolos internos, demonstrar capacidade de empatia, conferir material solicitado, fornecer informações da empresa, conferir dados e datas, requisitar materiais, demonstrar flexibilidade, redigir atas, localizar processos administrativos, classificar documentos, demonstrar iniciativa, demonstrar persistência, colher assinaturas, controlar expedição de malotes e recebimentos, convalidar publicação de atos, registrar a entrada e saída de documentos, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, demonstrar criatividade, demonstrar facilidade de comunicação, demonstrar capacidade de negociação, distribuir documentos, protocolar documentos, receber documentos, dar suporte administrativo à área de treinamento, elaborar correspondência, organizar reuniões, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, atualizar informações.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Auxiliar Administrativo ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar Administrativo e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos que ficou em 6.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar Administrativo em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Auxiliar Administrativo ficou em 3.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 15,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos 2025

O salário de Auxiliar Administrativo mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.176.459 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Agentes, assistentes e auxiliares administrativos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar Administrativo com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: